• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2004 - Balanço final.

Lordpas

Le Pastie de la Bourgeoisie
Monto esse tópico com a intenção de fazer um panorama geral das eleições 2004. Começam a surgir os resultados e acho interessante discutirmos algumas considerações.

Bom, começo propondo algumas situações.

Para mim o PT teve papel de destaque nas eleições municipais, digo isso pelos números.

Olhando por cima, me corrijam se algum dado saiu errado, temos as seguintes perspectivas:

No RS, meu estado, o PT está elegendo 3 prefeitos no primeiro turno entre as maiores cidades e fazendo o segundo turno em outras três, incluindo aí a Capital Porto Alegre.

Em SP Martha e Serra vão para o segundo turno.

Em outras 6 capitais o PT elege prefeitos no primeiro turno: Recife, Aracaju, Palmas, Belo Horizonte, Macapá e Rio Branco.

Em outras 9 as disputas vão para o segundo turno: Vitória, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Porto Velho, Belem, Goiania, Cuiaba.

Ou Seja, são 6 capitais garantidas e 9 outras possibilidades.

Bom, é interessante ver nessas projeções de Segundo Turno as alianças formadas, como nesse caso: http://noticias.terra.com.br/eleicoes2004/interna/0,,OI396070-EI4051,00.html

Enfim, proponho uma análise do novo quadro político municipal brasileiro, uma avaliação como um todo de que forças cresceram e que forças perderam com esse pleito.

Ps1: Que a discução não fique restrita a PT e suas prefeituras, eu apenas sugeri um tópico para ser abordado, :mrgreen: .
 
lordpas disse:
Em SP Martha e Serra vão para o segundo turno.

Infelizmente, não gostaria que nenhum dos dois fosse eleito. Mas enfim, o negócio agora é decidir em quem votar no 2º turno, que pra mim vai ser um voto no menos ruim dos dois.

Bom, pra votar foi tudo tranqüilo, não deu problema na urna, não tinha fila. Como sempre havia muita gente fazendo boca de urna, e eu fiz questão de pegar todos os santinhos que me deram no caminho e guardar, pra quando eu chegasse em casa mandasse um e-mailzinho pra TRE contando que tinha candidato fazendo coisa errada... Tsc tsc tsc... :twisted:

Teve uma coisa bizarra também: um cara gritando no meio da rua que certo candidato ia abaixar o preço de tudo, desde os doces da bomboniere até a cerveja do boteco... :gotinha:
 
e eu fiz questão de pegar todos os santinhos que me deram no caminho e guardar, pra quando eu chegasse em casa mandasse um e-mialzinho pra TRE contando que tinha candidato fazendo coisa errada...


Eu nem me toquei, podia ter feito o mesmo... Eu acabei botando tudo no lixo mesmo. O pior desse final de eleição é o lixo acumulado nas ruas, infelizmente não exise um candidato que zele por esse lado. :evil:
 
Aqui na minha cidade(Guarujá) foram presas acho q 40 pessoas incluindo 15 adolescentes por estarem fazendo Boca de Urna.
Quanto ao resultado da eleição, foi o q já era esperado, o principal candidato da oposição(q não é do PT) ganhou.
 
Cesar Maia ganhou em primeiro turno, Cesar Maia ganhou em primeiro turno, lalalalaláaaaaaaaaaa :dance:
 
Aqui na minha cidade o resultado foi inesperado....
Pois o candidato que tinha se dado bem em todas as pesquisas acabou perdendo pro prefeito atual da cidade com uma diferença de 12%....
O eleito foi o atual prefeito Erich Hetlz com 42% dos votos.....
 
PT versus PPS aqui em Porto Alegre...vai dar muita briga e discussão esse segundo turno.
Tinha prometido que não ia fazer campanha pro PT esse ano (votei no PSB no 1o turno), mas Jose Fogaça nao!
Enquanto não estiver dando aula vou andar com adesivos do PT e convencer parentes e namorado a votar nele.
O PT tem feito um excelente trabalho nos último 12 (ou 16?) anos na nossa prefeitura....tomara q continue!
 
The Transcendent One disse:
Cesar Maia ganhou em primeiro turno, Cesar Maia ganhou em primeiro turno, lalalalaláaaaaaaaaaa :dance:

Você fica feliz com isso? Meu Deus... :?

Se bem que, visto as outras opções... Conde... Crivella ( :puke: )...

Bom, na minha cidade, Santo André, irão para o segundo turno João Avamileno (PT, ex-vice de Celso Daniel) e Dr. Brandão (PSDB, já foi prefeito entre 1993 e 1996), como já era esperado. Espero MUITO que Avamileno seja eleito, Brandão é um pilantra.

Já na cidade onde eu faço faculdade, Bauru, também haverá segundo turno, entre Tuga Angerami (PDT, foi prefeito nos anos 80) e Caio Coube (PSDB, filho de família tradicional e poderosa na cidade). Se tudo der certo, Tuga será eleito.
 
Ahn, certo. Alguns comentários:

Sobre as pessoas que foram detidas fazendo boca de urna, eu sei que lei é lei e devemos seguí-las (:mrpurple:), mas a sacanagem é maior do que aparenta. Esses sujeitos *raramente* dão a cara a tapa, eles pagam para outras pessoas fazerem o serviço por eles, certo?

Só que aí, quando escutei ontem no rádio que "X adolescentes estavam detidos por fazer boca de urna", eu fiquei louca da vida. Lembrei do Taura dizendo que na escola onde ele dá aula um dos candidatos (o da situação) mandou os professores falarem que se "Eles quisessem um troquinho a mais, ele estaria pagando 15 reais para quem distribuísse santinhos no dia da eleição."

Meudeusdocéu, fazer isso em uma comunidade carente é cruel. Não me venham com a balela que "Ó, 15 reais ajuda no orçamento de quem não tem nada", porque o cretino do político que fez isso só queria tirar o dele da reta no dia da campanha.

Enfim, 'xa pra lá.

A eleição em Curitiba foi surpreendente dentro do que o povo curitibano consegue surpreender. Interessante foi ver candidato como Rubens Bueno do PPS com 20% dos votos, muito a frente do candidato da atual gestão. Além disso, o fato de Beto Richa (para quem não sabe, ele era vice do atual prefeito) ter virado no dia das eleições: ele que sempre ficava em segundo nas pesquisas, acabou faturando 4% de votos a mais.

Para Vereadores os mesmos nomes (e sobrenomes) de sempre. Aqui eu acho que já entra na história do pouco espaço de divulgação, o pessoal acaba ficando com candidatos que "já conhecem".

Eu conheci bem o filho de um :anjo:
 
O balanço aqui foi positivo

Vai ter Segundo Turno, amém :clap: :amem:

Nem acreditei! 8O Uma surpresa e tanto! Amazonino vai ter que cortar um dobrado agora e isso é tão bommmmmmmmm. :obiggraz:
 
Faramir Estel ¥ disse:
Aqui na minha cidade o resultado foi inesperado....
Pois o candidato que tinha se dado bem em todas as pesquisas acabou perdendo pro prefeito atual da cidade com uma diferença de 12%....
O eleito foi o atual prefeito Erich Hetlz com 42% dos votos.....

Eu não achei tão inesperado assim. As pesquisas aqui eram totalmente tendenciosas, o candidato que encomendava a pesquisa aparecia na frente.

Eu tava achando q o Erich Hetlz (PDT, PC do B) iria ganhar mesmo, mas achei q iria ser bem mais apertado. Foi bem feito pro Sardelli, que gastou uma nota na campanha dele e deu com os burros n'água, de novo. O Erich, bem mais modesto, quase sem fazer propaganda acabou vencendo. Se bem que só por causa do apoio do Tebaldi, que é quem manda aqui em Americana.

O legal de se trabalhar nas eleições (fora as risadas) é que qdo acaba sai o resultado da urna na hora, ai da pra vc ter uma ideia. No meu colegio eleitoral, em todas as urnas q eu vi, o Erich tava vencendo com uma vantagem de cerca de 100 votos em cada uma, ai já dava pra eu ter uma noção de como ia ser a coisa.
 
Ana Lovejoy disse:
Só que aí, quando escutei ontem no rádio que "X adolescentes estavam detidos por fazer boca de urna", eu fiquei louca da vida. Lembrei do Taura dizendo que na escola onde ele dá aula um dos candidatos (o da situação) mandou os professores falarem que se "Eles quisessem um troquinho a mais, ele estaria pagando 15 reais para quem distribuísse santinhos no dia da eleição."

Meudeusdocéu, fazer isso em uma comunidade carente é cruel. Não me venham com a balela que "Ó, 15 reais ajuda no orçamento de quem não tem nada", porque o cretino do político que fez isso só queria tirar o dele da reta no dia da campanha.
ninguem denuncia...?
se bem que se denunciasse, provavelmente não ia dar em nada.

triste, mesmo.

--

aqui ficou um do psdb (luiz almir) e um do psb (carlos eduardo, o atual prefeito) pro segundo turno. odeio o atual prefeito, mas estou pouco me lixando.. qualquer um desses dois, não faz diferença nenhuma, pra mim.
 
O PT tem feito um excelente trabalho nos último 12 (ou 16?) anos na nossa prefeitura....tomara q continue!

:eek:
Bem, nem vou entrar no mérito da discussão.... Mas tomara que o Raul Pont perca. E a Suplicy também.
 
Charlie Brown disse:
lordpas disse:
Em SP Martha e Serra vão para o segundo turno.

Infelizmente, não gostaria que nenhum dos dois fosse eleito. Mas enfim, o negócio agora é decidir em quem votar no 2º turno, que pra mim vai ser um voto no menos ruim dos dois.

E quem você gostaria que fosse pro segundo turno (somente por curiosidade)?

Maluf novamente: não, pelo amor de Deus, ninguém merece o Maluf governando São Paulo novamente! Eu não me esqueço de tudo o que ele (não) fez por São Paulo em 8 anos (os 4 anteriores a gestão da Marta, com o horrendo Pitta no comando). A Erundina no comando seria a mesma coisa de anos atrás, quando ela assumiu o comando.

O PT, sem querer encher bola de Marta Suplicy, é bom para a educação. Um exemplo foi a gestão da Erundina, que foi boa somente no lado educacional. A gestão da Marta foi a mesma coisa (embora ela tenha tentado fazer algo no Transporte e dado continuidade a projetos de outroas gestões), embora um pouco melhor neste setor. Porém, o fraco do PT é a Saúde, isso é fato, pois nestes 4 anos de gestão em São Paulo, a saúde piorou mais ainda - embora já no governo do Pitta isso vinha ocorrendo.

Sinceramente, não tem opção muito boa pra prefeito em São Paulo. Se um ganha, a educação acaba de vez na cidade, mas a saúde melhora até certo ponto; se o outro vence, a educação se eleva, mas a saúde cai de vez; se o ciclano vence, tudo piora e ficamos a mercê de Deus; se o beltrano é eleito, a cidade só vai ganhar viadutos e pontes, e mais nada será feito.

A minha felicidade seria se o Serra tivesse perdido o primeiro turno, seja em segundo ou terceira colocação. Nunca simpatizei com ele, muito menos como partido dele. E paro por aqui.


O PT realmente saiu muito bem nessas eleições, obteve resultados positivos em várias capitais e outros municipios do Brasil. Eu estava lendo os jornais há poucos dias, e credita-se tal crescimento do partido a dois fatores: Lula presidetente e a economia brasileira que teve um crescimento grande nos últimos tempos, em pleno governo Lula.

No geral, as eleições ocorreram bem. Não enfrentei fila alguma, mas tive que aturar a nojenta boca de urna - o mais engraçado disso é quem em 2002, ocorreu o inverso.
 
O PT tem feito um excelente trabalho nos último 12 (ou 16?) anos na nossa prefeitura....tomara q continue!

Bom O PT em Porto Alegre está presente a 16 anos, e conhececendo a cidade e o senhor José Fogaça eu posso afirmar que POA só tem a ganhar com a reeleição de Pont. Na verdade Porto é uma cidade aonde o PT realmente deu certo. Teria eleição garantida se não fosse uma "força oposicioista marketeira".

Falando sobre Boca de Urna, é incrível como em cidades menores a ladroera ocorre de forma escancarada. Existe uma cidade vizinha a minha com cerca de 80 mil habitantes, creio. A atual coligação distribuiu um número incalculado de cestas básicas a duas semanas da eleição. Por isso digo, voto tem preço, coronelismo e forças oligarquicas (por mais q o termo paraeça ultrapassado) existem e estão por aí enquanto muitos celebram a Democracia.

Para Vereadores os mesmos nomes (e sobrenomes) de sempre. Aqui eu acho que já entra na história do pouco espaço de divulgação, o pessoal acaba ficando com candidatos que "já conhecem".

Nesse ponto me surpreendem que no poder legislativo daqui (Caxias, cerca de 400 mil habitantes) as pessoas se reelejam pela quarta, quinta vez seguida e sem ter claro suas realizações.

O PT realmente saiu muito bem nessas eleições, obteve resultados positivos em várias capitais e outros municipios do Brasil. Eu estava lendo os jornais há poucos dias, e credita-se tal crescimento do partido a dois fatores: Lula presidetente e a economia brasileira que teve um crescimento grande nos últimos tempos, em pleno governo Lula.

O PT realmente contou com o empurrãozinho do "milagre do crescimento" a tanto esperado e com o número record de empregos criados. Pode-se citar duas forças marcantes de antagonicas nessas eleições: PT e PSDB.
 
Aqui em Aracaju foi a eleição mais tranquila de todos os tempos. O atual prefeito Marcelo Deda colocou 50% dos votos na frente da segunda colocada (ajudado tambem pelo fato de só haverem candidatos inexpressivos) e levou fácil a reeleição. O lado ruim é que ele provavelmente vai tentar o governo do estado em 2006, e pra isso vai ter que renunciar. Mas se o vice manter o trabalho dele, principalmente na área de saude, ta beleza (aqui, ao invés de reclamarem que as ambulâncias da prefeitura demoram pra chegar, reclamam que elas andam rápido demais :lol: )
 
Idril Nénmacil disse:
E quem você gostaria que fosse pro segundo turno (somente por curiosidade)?

Eu não gostaria nem que houvesse segund turno, queria que o Penna (o candidato do PV, em quem eu votei) ganhasse logo de cara. Mas, eu sabia que o cara não tinha chances, mesmo assim votei nele. Simpatizo com o partido e tal.
 
Charlie Brown disse:
Idril Nénmacil disse:
E quem você gostaria que fosse pro segundo turno (somente por curiosidade)?

Eu não gostaria nem que houvesse segund turno, queria que o Penna (o candidato do PV, em quem eu votei) ganhasse logo de cara. Mas, eu sabia que o cara não tinha chances, mesmo assim votei nele. Simpatizo com o partido e tal.

Minduin.... vc é bizarro.


Eu me surpreendi com o resultado, o Serra ficou muito na frente do esperado, oq claro não garante a vitoria, porq o pessoa q vota na Erundina provavelmente vota em Marta, e apesar dos eleitores do Maluf serem anti PT o Maluf e capaz de ensentivar os seus eleitores a votarem na Marta... porq como todos sabem a "Guerra Santa" do Maluf e com o eterno adversario o PSDB pode ir ate Eneias la pra cima para ele menos PSDB.

Então com isso tereiamos q prever um segundo turno apertadissimo entre Marta e Serra, eu gosto mais da Marta tb, mas estou meio indiferente qto a isso... Mas como a Idril disse, ela e boa pra educação. O Serra vai ter q trabalhar muito pra nao obter rejeiçao pelo PSDB então talvez ele seja util em algo. Mas eu ainda tenho problema com a cara elitista e sem carimas dele, e esse lance de tucano ficar em cima do muro nao me agrada em nada.

Bem, o perigo maior passo q era o filho da puta do Maluf ( falo mesmo)... agora oq vier q quase lucro.


A na minha cidade, onde eu voto, Sta Rita.. o meu candidato venceu...hehehe. Parente e tal, lá é interessante por q ganha quem tem familia maior, ja q a cidade é pequena, todo mundo tem os mesmos interesses, tanto q os candidatos sao amigos ate... População tem em medi o mesmo nivel finaceiro... então ganha o candidato q for mais simpatico tiver mais amigos e mais familia mesmo...hehe
 
Aqui em Santos teve muita boca de urna, muita gente falando besteira...

Mas enfim, Telma e Papa pro segundo turno. A meu ver, Papa vai ser um pau mandado do Beto Mansur se ganhar. Não queria Telma, mas entre o ruim e o pior, menos mal o ruim...
 
Lordpas disse:
O PT tem feito um excelente trabalho nos último 12 (ou 16?) anos na nossa prefeitura....tomara q continue!

Bom O PT em Porto Alegre está presente a 16 anos, e conhececendo a cidade e o senhor José Fogaça eu posso afirmar que POA só tem a ganhar com a reeleição de Pont. Na verdade Porto é uma cidade aonde o PT realmente deu certo. Teria eleição garantida se não fosse uma "força oposicioista marketeira".

Em Santo André também o PT deu certo. Aliás, Santo André é tomada como modelo para muitas outras cidades governadas pelo PT, inclusive São Paulo.

Tomara muito que Avamileno ganhe. O andreense não pode esquecer o desastre em que Brandão tornou a cidade. E ele acha que mudando de partido, para o PSDB, engana o povo. É, se bem que muitos já foram enganados.

E não sei se é pior ele ou o vice dele, Duílio Pisaneschi. Aliás, os dois não se bicam, fizeram a candidatura por conveniência, e vazou uma história de um acordo: Brandão governaria dois anos, renunciaria e Duílio governaria os outros dois. Olha que absurdo!

Quanto à eleição paulistana... Bem, não tenho talvez muita base para opinar, mas pelo que eu sei Maluf e Pitta arrasaram a cidade, e Marta está tendo um trabalho muito duro para reerguê-la do rombo dos cofres públicos. Agora que ela está conseguindo colocar as coisas em ordem, vão entregar São Paulo de mão beijada para um salafrário como o Serra?

Bom... Façam o que achar melhor. Mas temo por São Paulo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo