• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleição EUA 2020 / Governo Joe Biden

Quem vencerá a eleição presidencial dos EUA


  • Total de votantes
    11
  • Votação encerrada .

É, parece que a eleição vai ser judicializada de novo. Acho isso péssimo pra democracia americana.

EDIT: Olhando os números do G1 agora, o Biden lidera a apuração no Wisconsin por pouco, com 95% dos votos apurados. Nevada tem muitos votos a ser contados (67% da apuração ), mas me parece que os que restam são votos por correio, que tendem para Biden. Em Michigan, Trump tem vantagem de 12 mil votos, e como lugares como o condado de Wayne reportaram poucos votos (63% agora) e o Biden tem vantagem lá, a maior parte dos analistas considera mais provável que Biden acabe levando o estado. Então, somando Nevada, Wisconsin e Michigan, seriam 32 votos, o número exato que daria os 270 de que Biden precisa. Nesse cenário, surpreendentemente, a Pensilvânia seria irrelevante. Biden tem que torcer para manter Michigan.

Agora, não faço a mínima ideia de como se resolveria o imbróglio judicial.
Biden assumiu liderança em Michigan, por cerca de 10 mil votos neste momento (estava em 4 mil uns dois minutos atrás), com 2.502.185, contra 2.492.118 do Trump, com 94% dos votos apurados.

Confesso que, embora o processo eleitoral americano seja uma confusão dos diabos, acho fantásticos o trabalho jornalístico e as projeções que a mídia aplica para cantar os vencedores dos Estados.
 
As regras podem ser bizarras, mas estão pra serem cumpridas.

Se existe o voto pelo correio e ele vale tanto quanto o presencial, tem que computar e se o Trump vier a perder por aí, seu ridículo lamento antecipado não comoverá ninguém.
 
E o Biden ainda pode virar na Pensilvânia.

Aliás, um pouco de contexto: em 2000, Al Gore fechou o dia da eleição vencendo a Flórida por 200 e poucos votos. Foram votos tardios que deram a vitória a Bush. Parece que algo parecido pode ocorrer esse ano, mas com os papéis trocados.

EDIT: E Trump ainda tem chances de reverter e ganhar o Arizona também - a Fox News conta lá como Biden vencedor, mas outras emissoras ainda estão relutantes em bater o martelo lá.
 
Última edição:
Trump sendo Trump. Inventando regras da cabeça dele, incentivando os cidadãos a votar duas vezes (i.e., cometer fraude eleitoral), declarando-se vencedor antes da hora, ameaçando entrar na Justiça, pedindo recontagem de votos em Wisconsin etc... Pra quem achava que ia ganhar fácil até que a água tá batendo bastante na bunda...

Sobre a contagem de votos, o canal Vox fez um vídeo explicando.
Vejo pouquíssima margem pra fraude, ainda mais fraude em massa, capaz de alterar os rumos da coisa:
Todos os votos precisam ser antes verificados por uma dupla — um de cada partido —, checados se o local de votação é o correto, com base numa lista prévia, e o nome da pessoa é riscado dessa lista (assim como aqui no Brasil). Portanto, inviável acontecer voto duplo.

 
O Trump perde uma oportunidade de ouro de pelo menos encerrar seu mandato com o mínimo de bom senso, dignidade e o respeito pelo processo democrático. E o pior é que temos uma versão bem mais tosca dele aqui que se esforça em agir igual ou pior.
 
Última edição:
Michigan logo logo termina e dá mais 16 votos ao Biden, que chegaria a 264.
Faltariam só o 6 de Nevada...

Mas são projeções, por mais precisas que sejam.
Daí é só esperar e ver se realmente não ficou faltando voto perdido pra contar em algum lugar, pra alguma coisa mudar na última hora...
 
Eu não vejo tanta incerteza nas notícias de hoje, não quanto ao resultado da apuração em si - a maioria das notícias aponta o favoritismo de Biden. A ressalva que todos fazem é a mesma que eu já citei no post anterior: se Trump se sair ligeiramente em estados-chave (principalmente a Pensilvânia) ele pode ganhar o Colégio Eleitoral, mesmo perdendo o voto popular, como aconteceu em 2016.

Eu boto muita fé no modelo do Nate Silver. Acredito que uma vitória do Trump se daria nos moldes que o FiveThirtyEight aponta, Trump levando a Pensilvânia. Mas o Nate Silver aponta - 10% é a chance de chover em Los Angeles em um dia qualquer, e, bem, chove em Los Angeles. 10% faz de Trump uma zebra, não um cavalo fora do páreo.

A incerteza vem mais da reação do Trump a uma possível derrota, seja rejeitando o resultado e se declarando vencedor, seja judicializando a eleição.

Além disso, Haran, francamente, eu posto aqui as coisas que acho interessantes e que contribuem para o debate, não pra ganhar ou perder aposta não. Não levo internet tão a sério assim.

Contraditório responder seriamente um post jocoso afirmando que não leva internet a sério, né? Enfim, nem sugeri que alguém levava a sério "a internet": "levar minimamente a sério" foi no sentido de "dar credibilidade" / "considerar a hipótese do sujeito ter razão". Na discussão foi levado minimamente a sério a possibilidade de Trump ganhar, isso nada diz sobre a seriedade da discussão mesma. E num debate é perfeitamente normal se adiantar aos argumentos de quem discorda, isso não contrapõe "contribuir para o debate" ou não implica em levar o debate demasiadamente a sério.

Enfim, segunda vez que Trump ganha / quase ganha e as pesquisas apontavam um cenário bem mais fácil para o adversário do republicano. A mim me parece sim um demérito dessas pesquisas - e nisso sou acompanhado por gente de esquerda.[1][2] Imagina um tipo de situação análoga em uma empresa de pesquisas contratada no setor privado para mensurar um cenário mercadológico. Sei lá, a empresa prevê que "seu produto tem só 10% de chances de não dar lucro", e o produto não flopa por muito pouco, por fatores que mais parecem efeito borboleta do que detalhes finos capazes de serem embarcados pelo modelo. Decerto a empresa não seria contratada em outra oportunidade, especialmente se isso acontecesse mais de uma vez. Focar no fato de que as pesquisas permitiam a vitória do Trump é tirar retoricamente a falseabilidade das previsões - afinal tal fato valeria mesmo se as pesquisas apontassem 99% de chances para Biden. Como disse o Guga Chacra: "90% de chances de vitória (...) isso não se consolidou em hipótese alguma".
 
Michigan logo logo termina e dá mais 16 votos ao Biden, que chegaria a 264.
Faltariam só o 6 de Nevada...

Mas são projeções, por mais precisas que sejam.
Daí é só esperar e ver se realmente não ficou faltando voto perdido pra contar em algum lugar, pra alguma coisa mudar na última hora...

Em se confirmando será uma vitória no limite do aperto, ainda mas que nesse estado a margem de folga do Biden é muito pequena.
 
Tem que separar as coisas.
Chance de vitória não é a mesma coisa que margem de vitória. Ser mais provável de ganhar não significa de modo algum que tenha que ser uma vitória fácil. E, sinceramente, probabilidade é um negócio lindo pra quando se tem uma infinidade de eventos. Pra um evento único e irreprodutível, como é o caso de uma eleição, pouco importa.
Agora, essas pesquisas que mostram margem de vitória, com tantos pontos pra cada candidato, costumam dar errado com certa frequência. Embora indiquem tendências, eu acho que em muitos casos acabam mais influenciando nos votos do que estimando-os apenas.
 
Acho que a minha gripe vai durar menos do que a apuração das eleições presidenciais dos EUA.
 
Acho que a minha gripe vai durar menos do que a apuração das eleições presidenciais dos EUA.
Eu achei que fosse finalizar hoje. Até estava acessando o site para ver se saia o resultado. Pelo visto vai demorar um tempo mesmo.

Até o momento as coisas estão bem encaminhadas para o candidato Biden.
 
Com as apelações protelatórias do Trump pra atrasar as apurações, é bem capaz de conhecermos primeiro que serão os novos prefeitos daqui.
 
Vocês criaram uma expectativa surreal para essa eleição. semana passada mesmo NV, PA, AZ falaram que os resultados da "election night" poderiam demorar até sexta feira para serem divulgados e o final até 15 dias.
 
E os votos pelo correio como uma torneira vazando que pinga bem lentamente vão reduzindo a pouca vantagem que o Trump ainda sustenta em alguns estados-chave. Pra quem perde é uma sensação de dor bem agonizante.
 
E os votos pelo correio como uma torneira vazando que pinga bem lentamente vão reduzindo a pouca vantagem que o Trump ainda sustenta em alguns estados-chave. Pra quem perde é uma sensação de dor bem agonizante.
eu só quero eleições assim
agarradas
cada voto conta
seu voto faz a diferença
tentativa de supressão eleitoral

porra bixo, mané pilili, eu quero é loucura
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo