• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleição melhor jogador do mundo 2022

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Bola de Ouro muda critérios, e Copa do Mundo só vai contar para 2023



Lionel Messi recebe o sétimo prêmio da Bola de Ouro da carreira - REUTERS/Benoit Tessier

Lionel Messi recebe o sétimo prêmio da Bola de Ouro da carreira Imagem: REUTERS/Benoit Tessier


O jornal francês "L'Équipe", responsável ao lado da revista "France Football" pela "Bola de Ouro", que premia anualmente o melhor jogador do mundo - Messi foi o vencedor em 2021 -, anunciou quatro mudanças importantes nos critérios para a entrega do troféu. Com as novidades, o desempenho na Copa do Mundo do Qatar, em dezembro, só será levado em conta para a avaliação em 2023.

A partir de 2022, o tempo de avaliação, os responsáveis pelas indicações e pelos votos, e os critérios que definem a escolha de um jogador passarão por alterações para seguir as novas regras, que têm a clareza como principal objetivo.

1 - Temporada no lugar do ano​

A primeira mudança tem a ver com o tempo para avaliação. Antes, o ano era levado em conta. Agora, a temporada europeia (que se encerra 31 de julho, com a Eurocopa Feminina) será a janela de análise dos atletas.
Assim, a Copa do Mundo de 2022, que será disputada entre 21 de novembro e 18 de dezembro, só valerá para a eleição da Bola de Ouro de 2023.

2 - Variedade nas indicações​

A segunda mudança importante está na elaboração da lista de indicados. Além dos jornalistas do "L'Équipe" e da "France Football", a partir de 2022, também participarão da elaboração da lista o ex atacante Didier Drogba, embaixador do prêmio, e os jornalistas de outras publicações que mais se aproximaram de acertar o resultado final.
Assim, em 2022, Truong Anh Ngoc, do Vietnã, Gordon Watson, da Nova Zel ndia e Karolina Hlavackova também participarão da elaboração da lista de indicados, que conta com 30 candidatos ao prêmio masculino, vinte para o feminino e dez para os Troféus Yashin e Kopa (goleiro e atleta jovem).

3 - Restrição nos votos​

Até última edição, representantes de 170 países votavam na lista de candidatos. Entendendo que "países sem cultura futebolística e com pouco acesso a imagens das principais competições pode enfraquecer o juri", o L'Équipe anunciou que apenas representantes das 100 melhores seleções no ranking da Fifa poderão votar. Entre as mulheres, apenas representantes das 50 melhores seleções.

4 - Novos critérios​

Argumentando que "A Bola de Ouro é um prêmio individual", o L'Équipe propôs os novos critérios para a votação. Em primeiro lugar, deve ser levado em conta o desempenho individual e caráter decisivo e impactante dos candidatos para suas equipes.
O rendimento coletivo e os números da equipe durante a temporada devem ser levados em conta como o segundo critério mais importante. Por fim, os eleitores devem se atentar ao comportamento do jogador em campo, no sentido do jogo limpo.

Vencedores em 2021​

Na última edição com as regras antigas, Lionel Messi, ganhou com sua sétima Bola de Ouro. Alexia Putellas ficou com o troféu feminino. Além deles, Pedri, do Barcelona recebeu o Troféu Kopa, e Donnarumma foi contemplado com o Troféu Yashin.

 
Com a Copa do mundo ausente da contabilidade desse ano, Mbappé, Messi e Neymar sendo eliminados prematuramente na CL, ficou um caminho aberto muito bom pra outros concorrentes.
 
Foi uma pena o PSG ser eliminado tão cedo da Champions League. Eu acredito que o Mbappé este ano teria muitas chances de terminar em primeiro lugar.
 
Ficou ruim pro Mbappé ter que depender da CL pra ter chance, pois mesmo que ele faça uma quantidade enorme de gols no francês, esse campeonato não é valorizado. É uma pena mesmo, pois estava jogando muito bem.
 
Na premiação deu o obvio que foi Messi
Scaloni melhor treinador e Martinez melhor goleiro achei meio forçado, mas foi mais pros argentinos tirarem a barriga da miséria futebolística, já que na miséria econômica, dessa eles não vão sair tão cedo.
 
Emiliano Martínez é o melhor goleiro do mundo mas não é o goleiro da seleção do mundo lol vai entender...
 
mas não é o goleiro da seleção do mundo lol vai entender...
Pra mim Martinez não passa de um Goycochea melhorado, sendo excelente pra pegar penaltis desconcentrando os batedores o máximo que puder, mas fora isso é apenas um goleiro comum que nunca fez uma temporada completa acima da média pelos clubes que passou pra que isso fosse suficiente pra leva-lo a um grande time de ponta do futebol europeu com o decorrer dos anos.

Não a toa que na escolha da seleção do mundo de 2022, prevaleceu o bom senso de levarem em conta o ano todo e não apenas a Copa do Mundo. Ainda que a participação da Bélgica na Copa tenha sido um desastre, Courtois fez uma grande CL e uma temporada regular muito boa.
 
Messi ganhou muito pela Copa do Mundo. Lá não dá para negar mesmo.
Eu acho que Mbappé merecia mais, inclusive pelo que fez na Copa do Mundo, e inclusive pelo que fez na final. E com toda a certeza teria levado, se a França tivesse levado o título.

Acho isso meio bizarro, quando o resultado coletivo influencia excessivamente o reconhecimento individual. É como se Messi fosse melhor porque seu goleiro foi mais competente em pegar pênaltis, ou seus companheiros mais competentes em converter.
 
Se formos olhar pelo contexto do ano como um todo e não apenas a Copa, o Mbappé jogou mais que o Messi, mas como foi uma Copa em que tudo conspirou a favor da Argentina, até se o Messi tivesse ficado só nas assistências sem marcar nenhum gol, acabariam dando o prêmio a ele.
 
Eu acho que Mbappé merecia mais, inclusive pelo que fez na Copa do Mundo, e inclusive pelo que fez na final. E com toda a certeza teria levado, se a França tivesse levado o título.

Acho isso meio bizarro, quando o resultado coletivo influencia excessivamente o reconhecimento individual. É como se Messi fosse melhor porque seu goleiro foi mais competente em pegar pênaltis, ou seus companheiros mais competentes em converter.
É que o Messi tá se aposentando, daí eles pensaram: Ah, deixa que na próxima o Mbappé leva. :lol:
 
Messi à parte, Fifa precisa mudar votação para não matar seu próprio prêmio

Messi é o melhor do mundo.

O simples fato de a Fifa ter esperado a Copa do Mundo, para eleger o destaque do ano de 2022 fez todo o sentido e tornou sua premiação mais relevante do que a Bola de Ouro, da France Football.

Mas há pontos do regulamento que precisam ser revistos. Urgentemente.

Especialmente os votos em amigos.

Scaloni votou em Messi em primeiro lugar, Julián Álvarez em segundo.

Messi escolheu Neymar em primeiro. Seu amigo do peito e que não representava ameaça. Normalmente, Messi não votava em Cristiano Ronaldo e Cristiano não votava em Messi. Mbappé foi o segundo colocado na lista do capitão da Argentina, Benzema em terceiro,

Pepe, capitão de Portugal, votou em Mbappé, Modric e Benzema. Amigo de Cristiano, não votou em Messi,.

Thiago Silva e Tite escolheram Neymar, de sua seleção.

Modric, capitão croata, escolheu Benzema em primeiro, seu colega de quipe. Messi em segundo.

Didier Deschamps votou em Mbappé em primeiro, Benzema em segundo, Messi em terceiro.

No início da história do prêmio da Fifa, técnico não podia votar em jogador que dirigia.

É simples: não se deve poder votar em quem joga no seu próprio time ou seleção.

Quem percebeu a distorção foi o Real Madrid, que boicotou a festa por não ter Vinicius Junior nem entre os dez melhores do planeta.

Palmas para Messi, Lionel Scaloni, Alexia Putellas, Sarina Wiegman e todos os contemplados.

Prêmio é para comemorar quando se conquista e parabenizar quando se perde.

Mas a votação tem de mudar suas regras.
 
Emiliano Martínez é o melhor goleiro do mundo mas não é o goleiro da seleção do mundo lol vai entender...
No caso, é porque os votantes da seleção do mundo são exclusivamente jogadores. Somente eles tem o "poder" de escolher os melhores jogadores do mundo em cada posição.

Nas outras premiações (como melhor goleiro) votam capitães (e não mais todos os jogadores), técnicos e jornalistas. E no caso do Puskás a votação é aberta para todas as pessoas do mundo.

Provavelmente, técnicos e jornalistas votaram mais no Martínez, enquanto capitães votaram no Courtois.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo