• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleição do Melhor Jogador do Mundo 2013

Coluna do Tostão: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/tostao/2014/01/1393324-a-magia-dos-craques.shtml
A magia dos craques

Messi é o melhor jogador do mundo, mas o que mais brilhou, em 2013, foi Cristiano Ronaldo. Por causa das várias conquistas do Bayern e de suas ótimas atuações, Ribéry também disputa o título. Se fosse escolher os três melhores do ano, seriam Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Ribéry, e os três do mundo, Messi, Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic. Neymar seria o quarto melhor do ano e do mundo. Todos são atacantes.

O melhor jogador de meio-campo do ano foi Yaya Touré, da seleção da Costa do Marfim e do Manchester City, acima de Xavi, Pirlo e Schweinsteiger. Todos são volantes e atuam de uma intermediária à outra. O futebol mudou. Muitos não perceberam. Já os volantes brasileiros que têm atuado melhor são Ramires, que, na seleção, é reserva dos meias Oscar e Hulk, e Fernandinho, que nunca foi chamado por Felipão.

O grande craque reúne muita habilidade, técnica, criatividade, além de ótimas condições físicas e emocionais. O talento é a síntese de tudo isso. Não se deve confundir talento com habilidade, técnica ou criatividade. Todos os grandes craques são diferentes. Cada um faz de seu jeito. Jogadores extremamente habilidosos, como Robinho, não se tornaram craques por não terem ótima técnica. Outros, como Rivaldo, com extraordinária técnica, se tornaram craques, mesmo com pouca habilidade.

O perfeccionismo e a ambição são características comuns aos grandes craques. Para brilharem intensamente, precisam estar presentes, juntos, o talento individual, o coletivo, o esplendor físico e a gana de ir além. Assim como não se sabe qual é o momento exato em que um bom jogador se torna um craque, não sabemos também o instante em que começa sua queda nem se o motivo inicial é a diminuição da ambição, da concentração ou uma piora da forma física.

Cristiano Ronaldo possui mais virtudes técnicas que Messi. O português, além de alto, forte e veloz, faz gols de todos os lugares e de todos os jeitos. Passa bem e cruza como um autêntico ponta. Messi é menos completo, mas é mais encantador, mais espetacular. Faz também muitos gols, dribla em pequenos e grandes espaços e conduz a bola em grande velocidade, colada aos pés. O encanto não pode ser medido nem colocado nas estatísticas.

Neymar pode se tornar tão bom ou até melhor que Messi e Cristiano Ronaldo. Ainda não é. Diferentemente dos dois, Neymar ainda não atingiu o máximo do esplendor técnico. Ele possui um repertório mais variado, mais artístico e com mais efeitos especiais.

A torcida brasileira vai exigir que Neymar decida a Copa para o Brasil, mesmo se o time não estiver bem. Isso é cruel, pois concentra toda a responsabilidade no jogador, além de encobrir as deficiências da seleção e as mazelas do futebol brasileiro.

Concordo com praticamente tudo.
Lembro que vinha comentando isso há algum tempo e poucas pessoas tentam entender que quando se diz que o Cristiano Ronaldo é mais completo que o Messi não necessariamente isso quer dizer que ele é melhor ou pior. É simplesmente que a quantidade de fundamentos que o português domina é maior, mesmo que os que o Messi domina ele utiliza com excelência total (controle de bola em velocidade, drible simples curto, finalização colocada, etc).

Só não sei se o Neymar é esse jogador com potencial de juntar as duas coisas. Ser tão completo quanto o C. Ronaldo e ao mesmo tempo atingir a excelência/magia em alguns como o Messi. Não vejo o Neymar se tornando agora um exímio cabeceador ou um chutador com força como C. Ronaldo consegue. Ou preferir os dribles simples e eficientes como o Messi ao invés de buscar as firulas mais acrobáticas e lúdicas que ele tanto gosta.
 
Deu a lógica, o luso levou. Depois de quatro anos, não apenas pelo que jogou ano passado, mas também nos anteriores merecia ganhar mais uma.
 
Ano passado já era pra ele ter vencido, que deixaria a disputa de bolas de ouro em 3 x 3. Se levar em conta que em 2010 o Sneijder merecia ter sido lembrado, o português poderia até estar na frente.
 
Mas deu pra ver que ele venceu por margem bem pequena, hein.
E com Messi ainda em segundo quase beliscando.

É isso mesmo. Voto é popularidade, não tem outra.
Pelo menos dessa vez as atuações do português foram fantásticas o suficiente para superar a antipatia que ele desperta em alguns.


Considerando-se que Portugal não é uma seleção que se tem esperanças de fazer bonito, ainda mais caindo no segundo grupo mais difícil da copa. Talvez seja mais uma Copa em que o jogador que chega como melhor do mundo vai sair pela porta dos fundos.
 
Foi ridículo o Messi em segundo, na boa. O Francês merecia muito mais. E a lista dos votos é de dar raiva.

Mas, super merecido o prêmio pro Ronaldo. E sua reação foi emocionante. :clap:
 
Poderia falar mais meia hora que tava beleza, pois falou bem.

Fiquei surpreso com a reação do Cristiano Ronaldo ao vencer o prêmio. Ganhou meu respeito.
 
S

Genial! Pena que acho que ele não será mais convidado tão cedo...

Fui ver mais tarde. Realmente surpreendeu pois de certa forma que ele quebrou o protocolo de discursos curtos e rápidos "politicamente corretos" e escrotos a la Dilma e discursou sobre o que pensa. Acho que tão cedo não veremos outro fazendo parecido.
 
Cara, a reação do R7 mostrou o tanto que ele queria vencer essa competição, ele já devia estar chateado.
 
Resultado esperado para o melhor do mundo e merecido.

Só não gostei do fato do Neymar ter sido indicado como um dos melhores 3 gols do ano, sendo que haviam outros ali muito melhores para estar no top 3.
 
O que achei absurdo foi o abismo de pontuação dos três primeiros colocados pros demais. Não era pra tanto.

1° C. Ronaldo - 1365
2° L. Messi - 1205
3° F. Ribéry - 1127
4° Z. Ibrahimovic - 257
5° Neymar Jr. - 155
6° A. Iniesta - 103
7° R. Van Persie - 88
8° A. Robben - 85
9° G. Bale - 65
10° A. Pirlo - 55
 
Porque não @Furia de la ciudad ? Eles são os melhores no momento, algo bem compreensivo para uma votação. Foram os nomes mais lembrados nas listas de votos. O que eu achei um pouco estranho foi o Neymar em quinto lugar. Não acho que era para tanto, mas vejo que seu marketing é bom mesmo.
 
Mudanças!

image38-1024x768.jpg
 
Porque não @Furia de la ciudad ? Eles são os melhores no momento, algo bem compreensivo para uma votação. Foram os nomes mais lembrados nas listas de votos. O que eu achei um pouco estranho foi o Neymar em quinto lugar. Não acho que era para tanto, mas vejo que seu marketing é bom mesmo.

A escolha dos três finalistas não discuto.

Mas tinha esquecido que existe a chamada seleção final com os finalistas que funciona como uma espécie de 2° turno de eleição e nessa etapa só eles somam pontos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo