• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elefante (Elephant, 2003)

Sister Jack

Usuário
WOW eu acabei de ver o TRAILER e PUTA QUE PARIU me atingiu com tanta força que eu estou quase vomitando (eu digo isso positivamente).

Vamos ver alguns fatos aqui...

É dirigido por Gus Van Sant (Gerry, Gênio Indomável, etc).

É sobre tiroteios em colégios (tema extremamente polêmico e possivelmente chocante).

O trailer está F-O-D-A.

Mike D'Angelo deu nota 0/100 para o filme e disse:

MDA no seu site disse:
Strange world, this, in which the same people who angrily stormed out of Irreversible a year ago sit placidly and attentively through its loathsome, vile mirror image -- a film wholly dedicated to the creation of blissful innocents, whose impending slaughter we await with mounting dread. Ironically, Van Sant's tender humanism proves far more offensive than Noé's incendiary nihilism; the harder Gus works to invest these doomed kids with feeling and promise (not very successfully, I might add -- the improvisatory performances are swallowed whole by Van Sant's elegantly choreographed camera moves), the more horribly sadistic Elephant becomes. I haven't seen the Alan Clarke short from which this feature borrows its title, but my understanding is that it consists of one senseless murder after another, all of them utterly context-free; here, by contrast, we're asked to spend an hour anticipating the violence we know will come (there's a shot very early on of the Harris and Klebold characters -- gay lovers in Van Sant's version of the story -- entering the school with their weapons), after which we're "rewarded" with a sensational bloodbath. Might have been justifiable (albeit still pretty glib) had the film explored the social milieu that produced such a fucked-up pair of kids -- I think that's what Van Sant thinks he's doing -- but a single shot of one of the killers getting covered in spitballs does not incisive analysis make, and if ever there was a movie that didn't require bravura Steadicam work and clever jumbling of chronology (various moments seen repeatedly from different points of view, etc.), this was the one. Moment I knew I despised it: the sad, painfully shy library girl who's too self-conscious about her body to wear gym shorts hears the SNICK-SNICK of a rifle being cocked, turns around -- and Van Sant cuts away to a different time frame, turning her fate into a moment of cheap suspense. (This is before the carnage proper has begun.) Skillfully made, gets your attention; sure to have its defenders, if not passionate advocates. I say it's pornography, and I say Fuck it.

Roger Ebert adorou (mas não achei um review ainda)

Ganhou o Palm'dor em Cannes.

Etc.

Não achei fotos, mas eu não estou nem muito afim de procurar pois temo o que eu possa encontrar... :|
 
Sabe o q gosto no Festival do Rio?
O fato de passar filmes legais como esse! :mrgreen:
Vou ver no domingo da semana que vem (se correr atras do ingresso)
 
Eu não sei, mas vou tentar de todos os jeitos ver no Festival esse filme, mas ele está sendo o Número 1 em procura dos espectadores pro festival e não vai passar em muitas sessões. Fora que é durante a semana.

Mas estou muito empolgado pra esse filme.
 
Eu pretendo ver... Está depois de Dogville nas minhas pretenções...

Pena que RHPS, que era minha prioridade, já foi por água abaixo :(
 
Ei gostei do trailer, combinação interessante entre Fur Elise e acontecimentos de um colégio.
Espero que o filme seja bem desenvolvido.
(sem chance de ir até o rio pra ver o filme :osigh: )
 
QUARTA FEIRA DIA 01

14:00 - Elefante - Art Fashion Mall 2 - FM023

20% chances de eu ir. Mas não descarto uma possibilidade de matar aula. :|
 
é só esperar um pouco mais pois esse filme com certeza vai ser relançado depois, como um filme normal, apos o festival....
já dogville o ideal era ver agora mesmo, no festival, pois vai ser o de 3 horas.....quando for relançado vai vir a cópia com 2h e30min....
 
:clap: :clap: :clap:

Não é todo dia que se vê um filme desses passando na telona. É um refresco pra quem está de saco cheio do roteiro linear, dos personagens legais e do começo, meio e fim. A impressão que se tem é que o filme é uma espiada nos fatos. Do mesmo jeito que a câmera invade a escola, ela vai embora, sem dar respostas, sem explicar nada. Os momentos que antecedem o curto clímax do filme são vistos de todas as formas possíveis, sem que para isso sejam utilizados um narrador ou um personagem que sirva de fio condutor da trama.

Em alguns pouquíssimos momentos o filme derrapa em tentar demonstrar algum sentimento ou moralismo, mas nada que estrague o resultado. Apesar de ter ouvido algumas vaias ao fim da sessão, adorei! E é o tipo de filme que, a cada vez que for assistido, pode trazer uma nova visão da história. Não há nada mastigado para que o espectador entenda, não há um julgamento prévio, apenas fatos.

Além disso, me incomodei um pouco com a câmera "Big Brother" no início, mas depois a vista se acostuma e acaba virando um jogo tentar captar tudo o que ela tenta passar. Isso sem falar que há uma seqüência sem cortes gigantesca, mas muito interessante de ser assistida.

Bom, foi o melhor filme da safra 2003 que eu assisti até agora no Festival do Rio.
 
Eles usaram aquelas cameras de segurança pra dar realismo?

Não não... mas a câmera é, o tempo todo, invasiva, segue os personagens onde eles vão e, toda vez que eles chegam a algum ambiente de importância pra história, ela dá um lento giro pra situar o espectador. Isso é utilizado durante todo o filme, não muda, mas como é algo que eu não vejo sempre, demorei um pouco pra me acostumar.
É bem aquela coisa de "espiada" mesmo. É como se alguém estivesse casualmente passando por aquela escola e resolvesse prestar atenção no que está acontecendo. Mas é uma atenção quase distraída...
 
Putz esse filme é terrível! Te leva pra um passeio na escola aparentemente num dia normal, mas você sabe o tempo todo o que vai acontecer! Não é recomendável aos que sofrem de problemas cardíacos!
Mas poxa, eu não gostei de uma coisa...
A maior parte do elenco é de modelos internacionais (como acho que já é de costume nos filmes desse cara)! Um filme realista desses não podia ter esse furo! Assim fica difícil se identificar!

Como bem compararam anteriormente, parece que o tal Van Sant foi na onda dos reality shows, mas o cara não deixou o abacaxi cair e orquestrou tudo muito bem. E a trilha sonora também ficou boa, com o manjadão Ludwig Van.

Parece também que não só o diretor levou a palma de ouro em Cannes como o filme também, e para isso tiveram que mexer uns palitos. Tá certo que o filme é excepcional, mas eles nunca premiaram uma produção assim! Será que foi só uma jogada dos franceses pra alfinetar seus desafetos americanos?
 
Parece também que não só o diretor levou a palma de ouro em Cannes como o filme também, e para isso tiveram que mexer uns palitos. Tá certo que o filme é excepcional, mas eles nunca premiaram uma produção assim! Será que foi só uma jogada dos franceses pra alfinetar seus desafetos americanos?

Por que não premiariam Elefante? Qualquer premiação geralmente favorece a filmes retratam algum acontecimento importante ou trágico e chocante.
 
Por que não premiariam Elefante? Qualquer premiação geralmente favorece a filmes retratam algum acontecimento importante ou trágico e chocante.
Me refiro ao fato de que a mesma produçâo levou melhor diretor e melhor filme. As regras do festival não permitem isso. É a primeira vez que acontece em Cannes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo