• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Electra - (Eurípedes)

Pandatur

Usuário
Electra era filha de Agamemnon (Rei de Argos (ou Micenas), que levou o imenso exército grego à Tróia para resgatar Helena, mulher de seu irmão) e de Clitemnestra (irmã de Helena).
Quando retornou da Guerra de Tróia, Agamemnon e sua amante troiana Cassandra foram mortos por Clitemnestra e seu amante Egisto.
Orestes, filho de Agamemnon e Clitemnestra foi salvo por um velho que fora mestre do rei de Argos, e criado longe do reino de seu pai. Electra fora criada pela mãe e pelo padastro, e a mando deles casou-se com um homem simples, que vivia em uma choupana fora da cidade.

A história tem então início com Orestes retornando a Argos para vingar a morte do pai. Encontra sua irmã e juntos tramam a morte de Egisto e Clitemnestra.

Um conto interessante, vale a pena ser lido. Em certo momento, Clitemnestra diz certas palavras à Electra, que depois pretendo colocar aqui para discutirmos também. Vou esperar antes, para ver se alguém já leu ou se ao menos conhece esta bela história grega.
 
Não se pode chamar um drama de conto? Tipo... apesar de tudo é um conto... não?

Aulinha da Joy, tra lá lá lá lá lá! :mrgreen:
 
Não, não é um conto. Drama é o texto para teatro (o caso do Electra), com falas, rubricas e tudo mais. O conto é uma narrativa curta, quase um mini-romance. :wink:
 
Ah tá... agora eu entendi... :kiss:

Joy, você podia aproveitar e dar seu parecer sobre Electra, né... :mrgreen:
 
Bem, eu gosto mais do que da Electra do Sófocles porque a de Eurípedes tem um caráter mais humano, mas como tragédia não acho grandes coisas se comparada com uma Oréstia de Ésquilo, por exemplo.

Para falar bem a verdade, de Eurípedes eu gosto mais de As Bacantes. É bem interessante, ainda mais porque tem muito sobre os costumes nessa tragédia.
 
Uma coisa que eu achei interessante é a diferença de opiniões em relação à mulher, entre Clitemnestra e Electra, durante a discussão delas sobre o que levou a rainha a matar Agamemnon.

Clitemnestra primeiramente mostra o ódio que sentiu pelo marido ao saber que ele sacrificou Ifigênia, filha dos dois:
Se é verdade que ele a matou para salvar a Grécia, ou sua casa, e seus demais filhos, sacrificando uma por todos, ainda seria perdoável; mas por ter sido Helena uma mulher impudica, e porque seu marido não soube castigar sua traição, -- por isso! -- ele matou minha filha!
Em seguida ele afirma que apesar de tal ato, ela não matara o marido por isso, mas por outra causa:
No entando, embora cruelmente ferida, não me irritaria tanto, e não mataria esse homem; mas ele voltou, trazendo uma concubina, cheio de entusiasmo, e pô-la no seu leito, mantendo, assim, duas eposas na mesma casa!
E eis agora o que ela diz quanto a atitude de Agamemnon, e sua postura mais feminista:
Não nego que as mulheres sejam lascivas; mas se um marido comete o crime de desrespeitar o leito conjugal, é lícito que a esposa o imite, angariando um amante! Contra nós, mulheres, ergue-se, porém, o opróbrio; e ninguém maldiz dos homens que de tudo são causadores!
O estranho é que mesmo dizendo anteriormente que ao sacrifício da filha não a levaria a matar o marido, Clitemnestra termina por dizer (negrito meu):
Menelau tivesse sido raptado, seria o caso de sacrificar eu o meu filho Orestes para salvar Menelau, o marido de minha irmã? Como receberia teu pai este ato? Seria conveniente, pois, que não morresse aquele que sacrificou minha filha, e que eu continuasse maltratada por ele? Matei-o!

Voltando à questão da opinião acerca da mulher, Electra diz a mãe:
(...) uma mulher digna deve, em tudo, ceder a seu marido.
Ou seja, vemos aí, ao meu entender, que Electra defendia uma posição mais submissa da mulher em relação ao homem, enquanto Clitemnestra já não aceita isso.

Com relação aos motivos da mãe em ter matado Agamemnon devido ao sacrifício de Ifigênia, Electra a repreende afirmando:
(...) mataste o homem mais ilustre da Grécia, sob o pretexto de que punias teu marido pelo sacrifício de uma filha (...) tu, que, mesmo antes da morte de tua filha, logo após a partida de teu esposo, já compunhas diante do espelho as louras madeixas de teus cabelos! Ora, uma mulher que se requinta em enfeitar-se na ausência do esposo, devemos desprezá-la como desonesta, pois não há motivo para que se exiba assim tão bela, ao menos que premedite algum deslize. Tu foste a única mulher grega que se mostrava alegre quando a sorte favorecia os Troianos;
Isso quer dizer que, para Electra, a morte da irmã não foi o motivo para Clitemnestra matar Agamemnon, mas apenas um "bode espiatório".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo