• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos Eiichiro Oda - Mangaká da 1ª Semana

Turgon

Mugiwara no Ichimi
attachment.php

Eiichiro Oda nasceu em 01 de Janeiro de 1975 na cidade de Kumamoto (Japão). Ele decidiu seguir a carreira de mangaká aos quatro anos de idade, sonho que se concretizou.

Ele estudou no College Dropout quando criança e adorava histórias sobre os vikings, principalmente a série de tv Vicky the Viking. Uma de suas primeiras criações foi um personagem chamado Pandaman para Yudetamago do clássico mangá Kinnikuman, que não só foi utilizado em um capítulo do mangá, mas que mais tarde viria a regressar como um personagem recorrente que entrou na própria obra de Oda, como podemos ver pela imagem abaixo.

attachment.php


Aos 17 anos, no 44° Tezuka Awards recebeu pela sua pequena história WANTED!, uma Jun-Nyuusen (Honra Prateada), a segunda maior condecoração do festival. Após, publicou Kami Kara Mirai No Present (Um Presente do Futuro de Deus) em 1993 na edição de outubro da Jump Original. Seu talento foi notado pelo pessoal da Weekly Jump e em 1993 com o seu trabalho Ikki Yakou (Uma Viagem na Noite do Diabo) conseguiu chegar a um Nyuusen (Honra Dourada), a maior condecoração do Tenkaichi Manga Awards (o antigo Hop-Step Awards).

Em 1994, aos 19 anos de idade, após o fim do seu ano como calouro na sua faculdade ele decidiu deixá-la e ir para Tóquio, aonde estudou como assistente de três autores da Jump: Shinobu Kaitani (Midoriyama Police Gang), Masaya Tokuhiro (Jungle no Ouja Tar-chan e Mizu no Tomodachi Kapparman), e Nobuhiro Watsuki (Rurouni Kenshin).

Durante seu aprendizado publicou dois one-shot’s (histórias curtas): Monters, no Autumn Special (especial de outono de uma revista criada pelo pessoal da Weekly Jump, hoje em dia chamada de Akamaru Jump) de 1994, e a primeira das duas versões do Romance Dawn no Summer Special (especial de verão) de 1996. No mesmo ano, alguns meses depois ele arrebentou nas páginas da Weekly Jump com a segunda encarnação de Romance Dawn, publicado na edição nº 41. Foi essa segunda que deu início a inspiração para a criação de One Piece em 1997, seu mangá mais famoso.

attachment.php


Podemos conferir em suas obras algumas homenagens feitas pelo autor a alguns ídolos. Exemplos disso são nos nomes de personagens como Marshall D. Teach (o nome verdadeiro do rapper americado Eminem é Marshall). Há também outras referências aos seus ídolos não somente quanto a nomes, mas também aparências: o design, por exemplo, dos vilões de One Piece, Enel, Jango e Spandam são, respectivamente, homenagens a Eminem, Michael Jackson e possivelmente a WWE Wrestler Mankind.

Oda também teve sua participação no anime One Piece onde ele deu voz ao personagem "Odacchi" - apelido pelo qual o próprio Oda é conhecido - num curta temático de futebol que foi ao ar junto ao 3º longa da série.

De acordo com uma entrevista de Oda para a Shonen Jump, seu vilão favorito de One Piece é Buggy, o Palhaço. Ele chegou a brincar que Buggy foi literalmente juntado de qualquer jeito, numa referência ao poder de Akuma no Mi atribuído ao personagem. Ele revelou que seu personagem masculino preferido é Monkey D. Luffy e sua personagem feminino é a Nami.

Ele revelou ser fã do pirata Edward Teach (Blackbeard) na real. Tanto que fez um personagem com tal nome para seu anime.

Em 2005 ele se casou com Chiaki Inaba e teve 2 filhos.

Oda revelou que sua maior influência é Akira Toriyama, criador de Dragon Ball e Dr. Slump.

Em 2007, Oda desenvolveu para a Shonen Jump, em parceria a Toriyama, uma história curta, composta por apenas um capítulo (one-shot) chamada Cross Epoch, na qual era feito um crossover entre personagens das mais famosas séries de ambos, One Piece e Dragon Ball.

Em 2008, numa pesquisa realizado pela empresa de pesquisa de marketing Oricon, Eiichiro Oda foi eleito como quinto mangaka favorito do Japão. Ele compartilhou o lugar com Yoshihiro Togashi, criador das célebres séries Hunter x Hunter e Yu Yu Hakusho.

Houve também, numa enquete dos fãs no Japão, onde Eiichiro Oda foi rankeado como o 48º personagem mais popular em One Piece, a despeito do fato deste nunca ter incluído a si mesmo em nenhum capítulo do mangá.

É notório o trabalho feito por Oda em One Piece. Tanto que ele é um dos mangakás que mais saem em notícias com quebras de recordes de seus volumes. One Piece, por exemplo, já quebrou praticamente todos os recordes de vendas no Japão. Nesse último ano, o mangá conquistou o primeiro lugar novamente de vendas, sendo Naruto em segundo lugar, mas com um volume bem abaixo de vendas comparado com One Piece.

Muitos fãs brasileiros apelidaram Oda de [F]Oda, por suas histórias serem sempre surpreendentes. Todos que acompanham o anime ou o mangá, acredito que dificilmente vão dizer algo ao contrário disso.

Uma boa notícia para os fãs é o fato do mangá One Piece vai começar a sair novamente no próximo ano (2012) aqui no Brasil. Mangá que havia entrado em pausa pela editora Conrad, mas que virá com força total agora pela editora Panini. E isso é uma notícia muito aguardada por todos os fãs do anime e mangá.

E gostaria de concluir dizendo que adorei escrever um pouco sobre esse grande mestre. Amo sua obra One Piece e fiquei bem contente por ter começado por ele.

Trabalhos:

  • One Piece (desde 1997)
  • Wanted! (1998, Coleção de histórias curtas)
  • Wanted! (1992)
  • God's Present for the Future (1993)
  • Ikki Yakou (1993)
  • Monsters (1994)
  • Romance Dawn (Version 2, 1996)
  • Dragon Ball x One Piece: Cross Epoch (2007)
  • One Piece x Toriko (2011)
 

Anexos

  • Pandaman.png
    Pandaman.png
    133,9 KB · Visualizações: 228
  • oda.jpg
    oda.jpg
    43,9 KB · Visualizações: 383
  • One_Piece_vol._01.jpg
    One_Piece_vol._01.jpg
    51,1 KB · Visualizações: 222
Última edição:
Re: Eiichiro Oda - Mangaká da Semana

Acho One Piece estranho. O traço é bem diverso daquilo que gosto mas como eu passei a adorar Fairy Tail (que tem um traço parecido), acho que posso superar esse preconceito. Talvez eu passe a comprar One Piece agora e comprovar se é tudo isso mesmo que falam.
 
Re: Eiichiro Oda - Mangaká da Semana

Acho One Piece estranho. O traço é bem diverso daquilo que gosto mas como eu passei a adorar Fairy Tail (que tem um traço parecido), acho que posso superar esse preconceito. Talvez eu passe a comprar One Piece agora e comprovar se é tudo isso mesmo que falam.
Hiro Mashima, criador de Fairy Tail, foi assistente de Oda. Por isso a semelhança nos traços e história. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo