• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eihei Dogen

Sorel

Usuário
dogen.jpg


Pelo que andei vendo por aqui, existem algumas pessoas no fórum interessadas em literatura japonesa.
Não poderia deixar de citar, portanto, Dogen.

Mestre budista e criador da escola Soto, escreveu o livro Shobogenzo, um verdadeiro tratado sobre budismo, com uma visão impressionantemente simples e bonita do mundo. É uma leitura diferente, totalmente embasbacante e necessária a todos aqueles que queiram conhecer um pouco mais sobre essa religião tão comentada, porém tão mal entendida.

Já me disseram que, além da beleza do que ele escreve, os escritos dele possuem uma beleza especial por causa do jeito que ele, literalmente, escreve. O uso que ele faz dos kanjis, segundo uma pessoa fluente em japonês que eu conheço, é completamente original e belo. Isso, infelizmente, não sou capaz de entender, já que não falo japonês. Mas tá aí a minha recomendação a todos que se sintam atraídos pela cultura japonesa, em especial pelo Zen Budismo.

Um poema dele, em inglês:

Longya Judun (Ryuge Koton, 835-923)

1.
A rag-robed chewer of vegetables,
my heart is like the clear autumn moon
through and through.

Ask me where I’m from,
all I can say is
blue waters, blue mountains.

2.
One room,
one quilt,
one jar,
one bowl.
Enough.

The path
winds down
to the village but
I don’t even know
what the houses look like.

fonte: http://www.wwzc.org/translations/allMistake.htm
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo