• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Efetivos Militares....

Lord Khamûl

Usuário
No livro as Duas Torres quando Isengard foi esvaziada para atacar Rohan foram mais ou menos 10 mil.
Bom, no cerco a Gondor não vi mencionado o tamanho do exército inimigo; com certeza muito maior e mais poderoso que o de Saruman...

E no cerco ao Portão Negro (último debate) qual era a força e o tamanho do exercito de Mordor? Vale relembrar que quando Rohan, Gondor mais Légolas, Gimli, Gandalf e Pipin partiram para Mordor havia menos de 10 homens.

A Guerra da Última Aliança foi a maior que ocorreu na Terra Média?

Obrigado!!!!
 
Não, foi a Guerra da Ira, na qual incontaveis exercitos (Dos Valar e de Melkor) se debateram.

No cerco contra Gondor se não me engano era 30.000 Orcs, uma pequena força de Mordor, e no portão, eram Incontaveis, ja que Mordor fora esvaziada.

Incontaveis = Literalmente, nao dá pra contar de tantos que são.
 
Se não me falha a memória, o efetivo que Aragorn conseguiu reunir para uma marcha imediata foi de sete mil homens, aproximadamente. Mil deles retornaram por temerem as Ephel Dúath.

Bom, na batalha do Pelennor não faço idéia do tamanho dos exércitos enviados por Mordor, já que eram formados na maioria pelos orientais de Khand, Corsários de Umbar e os bárbaros de Harad. Claro, o exército poderia ter sido maior, caso Aragorn não tivesse interceptado os Corsários e os arqueiros de Ithilien não tivessem impedido os homens de Harad de avançar pelo Sul da floresta. Ah, Aragorn teve o auxílio da Ghan-Buri-Ghan e dos Drúadan, dos huorns de Fangorn em Isengard e Helm, dos elfos de Lothlórien de da Florestas das Trevas ao longo do Anduin, dos Anões de Erebor e do rei Brand e seu povo de Valle. E se não me engano, Gandalf também tinha feito algumas incursões no Leste e no Sul.
 
Em Isengard foram dez mil soldados Isengardenses, contando Orcs, Homens da Terra Parda e aqueles vesgos contra Dois mil homens de Rohan + a força a pé de Erkebrand e Gandalf, que era de mil homens a pé + Huorns, que eram centenas e centenas.

Em Gondor foram:

DENETHOR:
Lossarnach= 200 bem armados;
Vale do Ringló= 300;
Morthond= 500 arqueiros;
Anfalas 150 parcamente equipados;
Lamedon= 50 (aproximadamente)
Ethir Anduin= 100 pescadores (que dó);
Pinnath Gelin=300
Dol Amroth=1200 (700 mais uma companhia a cavalo);
Minas Tirith=2000
Rohirin=6000 cavaleiros
Aragonr=1030 (estimativa de miml feudos do sul + companhia cinzenta)
TOTAL=11250 soldados
_______________________________________________
Sauron:
Hostes de Barad-Dûr + Morgul=20000 (estimativa)
Haradrin=18000 (estimativa)
Rhûn, Khand=7000
TOTAL=Mínimo=45000


No portão negro foram realmente sete mil que partiram de Minas Tirith, mas mil foram para Cair Andros, ou seja: No portão Negro, tinham seis mil soldados (entre Rohan, filhos de Elrond, Gandalf, Aragorn e Gondor) Contra "forças dez vezes maiores ainda que isso" (isso seria os Seis mil, ou sjea: No mínimo sessenta mil soldados)


Sobre a maior Guerra, foi a Guerra da ira, onde a hoste do Oeste destruiu a Hoste do Norte, e Melkor foi derrotado pelo exército dos Valar. Diz o Silma que Beleriand brilhou com o explendor das armaduras e que o Norte Inteiro (sim, todo o norte) tremeu, e Anfauglith ficou cheia de soldados. Os número não são dados. Mas, creio eu que seria no mínimo quinhentos mil soldados de Angband, contando Orientais....por pura logica*.


*lógica doida do Neithan: Imharil diz que o exército que desafiou Sauron, com Seis mil soldados, não era nem a vanguarda de Gondor nos seus dias de glória. A vanguarda deveria seria ser apenas um décimo do exército inteiro certo? Pois bem, então Gondor possuía um exército de sessenta mil soldados certo? Ok, então, a Última aliança possuía no mínimo uns cento e dez mil soldados e Sauron, uns cem mil...talvez....então, se dá Duzentos e dez mil soldados na batalha. Se a Guerra da Ira foi a Maior batalha, e lotou o Norte todo, deveria ser quase ou mais que o dobro das hostes da última aliança, já que a última aliança ocupou toda a Dagorlad e a Guerra da Ira toda Anfauglith (que era bem maior que a Dagorlad). Muita viagem ou faz sentido?:think:
 
Acredito que somando ambos os lados na Guerra da Ira, o número deveria ter ultrapassado 1 milhão com certa tranquilidade.

Já em Dagorlad, acredito que tenha sido mais ou menos os valores que Neithan falou. Uns 150 mil do lado dos homens e elfos e uns 100 mil do lado de Sauron.

Já na batalha em frente aos portões de Sauron, já na 3ª Era, acredito que, sendo realista, o número não tenha chegado a 70mil. Mas pelo lado vencedor, sempre se aumenta a história, portanto, se eu fosse um homem ou elfo, diria que mais de 100 mil orcs e trolls sairam pelo portão! ^^
 
Acredito que somando ambos os lados na Guerra da Ira, o número deveria ter ultrapassado 1 milhão com certa tranquilidade.

Já em Dagorlad, acredito que tenha sido mais ou menos os valores que Neithan falou. Uns 150 mil do lado dos homens e elfos e uns 100 mil do lado de Sauron.

Já na batalha em frente aos portões de Sauron, já na 3ª Era, acredito que, sendo realista, o número não tenha chegado a 70mil. Mas pelo lado vencedor, sempre se aumenta a história, portanto, se eu fosse um homem ou elfo, diria que mais de 100 mil orcs e trolls sairam pelo portão! ^^

Então, Um milhão?? Pode até ser...ocuparam o norte todo..mas, fico imaginando o desembarque das tropas de Valinor no Litoral de Beleriand...os Aliados na Normandia e Xerxes ficariam com inveja...

Sobre o Morannon, o trecho diz "pelo menos dez vezes" algo assim....ou seja: no mínimo sessenta mil soldados...então, pode até ser Setenta sim.
 
Nossa Neithan, tá tudo errado o que tu falou. Pelo amor de deus... todo tópico que fala-se de tropa vem você falando desses efetivos que só saem da sua cabeça.


*Na boa cara, pare de propagar estas informações erradas... desde que eu entrei na Valinor vem você com seus 18 mil homens de khand... tenha dó...
 
1-18 mil Haradrin, não de Khand;
2-Leia "Minas Tirith", "cerco de Gondor" e "batalha nos campos do Pelennor" para ver os números;
3-Khand E Rhûnd juntos, formavam a estimativa de Sete mil guerreiros;
4-Por favor, me mostre meus posts que falam sobre os dezoito mil homens de Khand, para eu editar sim. Enquanto não ver, ficará difícil saber né?
5-Por favor, antes de vir com pedras na mão, pelo menos leia o tópico direito né?
 
11º disse:
Aliados na Normandia e Xerxes ficariam com inveja...

:lol:

Um milhão é muita viagem se você pensar apenas nos que vieram do norte. O número total pode ter sido isso, mas só dos exércitos do norte... sei não, viagei legal.

Belfalas disse:
Ele não disse que foi só o norte, ele concordou "Pode ser 1 milhão, ja que ocouparam o norte todo"

Releia direito Asca.

Mesmo assim, quinhentos mil de uma lapada só? Se bem que eram os Valar e tals... :think:




:roll:
 
Última edição:
Contra Mordor:
O 11º membro da Sociedade disse:
TOTAL=11250 soldados

A favor de Mordor:
O 11º membro da Sociedade disse:
TOTAL=Mínimo=45000

Não está muito despropocional não?! Eu imagino que Mordor deveria ter mais gente em seu exército, mais que Gondor, Rohan e toda essa ajuda contra Sauron, mas tanto assim? Gostaria que você me mostrasse como estimou os orcs e aliados de Mordor...
 
Estou sem os livrs. Mas, vou tentar:

A Cavalaria de Rohan, quando chegou, se deparou com os Haradrin, que eram três vezes mais numerosos. Isso dá 18mil (não Khand, Harad tá gr?). E aí tem 4 para 1. Contando que Gondor é a defesa, e começa com grande vantagem, não creio muuito desproporcional.

E outra, não fica nem forçado. Eu sei, vou pegar um exempl velho, mas funciona: Xerxes X Esparta nas Termopilitas (tá certo?). Xerex possuía quase (ou mais, nem lembro) Duzentos mil soldados, e os gregs tinham Trezentos espartanos e 700 grregos (acho que era isso). Xerxes perdeu dez mil guerreiros, e só não perdeu mais porque achou a outra trilha.
 
O 11º membro da Sociedade disse:
E outra, não fica nem forçado. Eu sei, vou pegar um exempl velho, mas funciona: Xerxes X Esparta nas Termopilitas (tá certo?). Xerex possuía quase (ou mais, nem lembro) Duzentos mil soldados, e os gregs tinham Trezentos espartanos e 700 grregos (acho que era isso). Xerxes perdeu dez mil guerreiros, e só não perdeu mais porque achou a outra trilha.

Ah, nesse caso um fator que beneficiou Esparta, pelo que sei, foi o relevo de planície, fendas e precipícios que eles conheciam muito bem. Pelennor era plano. Tem muita diferença. Bem, talvez o fato de os Haradrim serem 3x mais numerosos que Rohan fosse outra estimativa, sei lá. Mas que é estranho 40 e cacetada contra 11 mil e gatos pingados, isso é. Mas ainda assim, talvez não esteja errado nos cálculos. Talvez...
 
Repetirei: Leia você mesmo e veja s números de lá.

Outra coisa: Sabia que tinha uma muralha indestrutível entre o campo e a cidade? Isso sem dúvida é relevante sabia?
 
Não levem pelo filme não viu. A História do Rei Leonidas e os 300 Spartanos, não havia apenas isso de soldados. Alem deles tinha 7.000 Soldados divididos de varias cidades Gregas diferentes, acha mesmo que 300 Soldados bem treinados iriam segurar 200mil homens ?
 
Eu acho melhor rever esses números...mas to sem livro...
Não que eu ache que o Neithan, digo o 11º:roll:, esteja errado, até porque era uma proporção bem grande mesmo.
Mas, não podemos deixar informações erradas.
 
Disso eu sei, Belfalas. Eu só estava rebatendo que o relevo do local que os Espartanos conheciam muito bem foi vantajoso para eles, coisa que não seria tão comparável no fato de o Campo do Pelennor ser plano.

O 11º membro da Sociedade disse:
Outra coisa: Sabia que tinha uma muralha indestrutível entre o campo e a cidade? Isso sem dúvida é relevante sabia?

Disso eu sei, e é verdade. Mas se destruíssem os portões que cercavam o local, vazariam pra dentro normalmente... enfim, não adiantou tanto, só atrasou mais.
 
1-Belf, eu tinha esquecido o nmero, mas não fui pelo filme. No filme são Um milhão de soldados
2-Alisson, quand o portão (de aço com madeira) foi destruído, Rohan chegou. Só o Rei bruxo entrou na cidade, e saiu em seguida.
3-Ok, vamos rever os números.
 
Disso eu sei, Belfalas. Eu só estava rebatendo que o relevo do local que os Espartanos conheciam muito bem foi vantajoso para eles, coisa que não seria tão comparável no fato de o Campo do Pelennor ser plano.

A Claro Alisson, disso você está indiscutivelmente certo. Conhecendo bem o terreno, dá pra ter uma vantagem muito boa. Tanto que o desfiladeiro da Termópilas, dava uma boa vantagem para a formação "Falange", e o objetivo deles não era ganhar, e sim atrasa-los, o que ocorreu, logo eles tiveram Vitória.

No Pelennor, acho que os Haradrim tiveram uma certa vantagem, ja que em campo aberto os Olifantes tinham mais liberdade para os seus devastadores ataques, tanto que a milicia de Faramir foi bem sucedida na estrada de Ithilien, ja que o campo é uma Floresta.
 
Olha...
Quem dúvida que o exército de Sauron era bem maior que o de Gondor, repense o seguinte.

Não existe cerco de poucos dias, como foi em Gondor, sem ter uma força brutalmente maior que a da cidade. Mais de 50.000 eu creio.

Um cerco, em média, dura o que durou o cerco a Barad-Dur na 2ª Era, isto é, uns 4 anos!

Além disso, Minas Tirith possuia maquinas de cerco prontas para contra-atacar, uma muralha bem forte e quase 12.000. Isso conseguiria manter, por exemplo, 30.000 orcs fora da cidade por 1 ano. Ai a luta poderia ser diferente, ao invés de combate, poderia ser feita através da fome, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo