1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Efeitos do Um Anel em pessoas diferentes.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Glonduil, 15 Fev 2013.

  1. Glonduil

    Glonduil Quase uma forja de anão

    Bem gente, com a madrugada surgem ideias malucas. Vamos lá: quando qualquer pessoa colocava o Um Anel, ficava invisível certo? Então nada mais logico do que dizer que o Um Anel deixa aquele que o porta invisível Se isso é vero, como Isuldur conseguiu cortar fora o anel do dedo de Sauron, sendo que se a premissa anteriormente descrita, for verdadeira, o dark lord deveria estar invisível ? :think:
     
    Última edição: 15 Fev 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Acho que já li em algum tutorial que ele não fica invisível não... que isso depende de quem usa.

    Tom Bombadil tbm não fica invisível. Acho que ele tbm é um maia! :lol:

    Na verdade, tenho como palpite que apenas os mortais ficavam invisiveis, dado que os portadores dos anéis élficos tbm não ficavam invisíveis - no caso de Galadriel quem ficava invisível no dedo dela era o anel, rsrsrs!!
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sauron conseguia controlar o Um Anel, e, presumivelmente, poderia controlar também seus efeitos, escolhendo ou não ficar invisível.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. Rauthar Hast

    Rauthar Hast Usuário

    Tudo que falarei aqui é minha opinião:

    Quando se coloca o Anel, você adentra em outro mundo: O mundo de Sauron, o mundo do Anel, o mundo dos Espectros ou o mundo da Escuridão. Você decide como chamar. Tal mundo ocupa o mesmo espaço que o nosso, porém, aquilo que se está no outro mundo é invisível para nós - porém, aqueles que estão no outro mundo podem ver tudo que está no nosso mundo.
    Isso explica pq os Espectros (e, ao meu ver, Sauron também) eram invisíveis, mas podiam usar "capas" (ou no caso de Sauron, uma armadura) para que aqueles do nosso mundo pudessem vê-los. Isso explica tbm pq Frodo, quando colocou o Anel e adentrou o outro mundo, pôde ver a "verdadeira face" dos Espectros: Altos reis dos homens.

    É assim que vejo.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
  5. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário

    Essa tb é minha opinião: esse era o poder automático que funcionava "sozinho" em mentes não-treinadas pra magia como era o caso de Isildur, Gollum, Bilbo e Frodo, mas em gente que tinha algum tipo de treino, o poder de invisibilidade era controlável pela vontade do portador. Uma passagem em "Dos anéis do Poder e da Terceira-Era dá, claramente, essa impressão ao falar dos Nazgûl.

     
    Última edição: 15 Fev 2013
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    O Um Anel, ao menos, leva sim, para o mundo espiritual, pra onde também foi levada Aman. Porém Ainur, com Sauron, tem naturalmente o poder de circular entre os dois mundos. Sauron, simplesmente, usou seu poder pra permanecer visível.
     
  7. Eferos Masopias

    Eferos Masopias Senhor dos Pastéis

    O trecho postado pelo Ilmarien mostra que os 9 ficaram permanentemente invisíveis ("...they became forever invisible ..."). Mesmo assim, estavam visíveis pelo uso das capas. Me pergunto se de fato Sauron não estava já mesmo invisível e aquela indumentária o tornava visível.

    De qualquer forma, o anel deixava Frodo e Bilbo invisíveis, e a invisibilidade afetava até a roupa!
     
  8. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Pois é e os efeitos dos anéis estavam vinculados também ao destino do plano original que os forjou.

    Por exemplo, o anel de um anão fora projetado para alcançar o desejo de Sauron se estivesse no dedo de uma anão e se um humano o pegasse o efeito poderia não ser o esperado (e vice-versa com os anéis dos humanos para outras raças, ou troncando os anéis entre si.).
     
  9. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Agora eu parei pra pensar numa coisa!!

    Será que Sauron, na verdade, não estava usando "hröa" algum, e na verdade o "Um Anel" era sua única ligação com a Terra-Média?!

    8-O

    Até pq ele perdeu o "hröa" em Númenor... será que ele o refaria tão facilmente?
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    Sauron nunca refez seu fána, realmente. Ele criou um novo hröa pra si, mantendo-o funcional com o poder do anel. Creio que, sem o anel, o hröa jamais teria servido a ele.
     
  11. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Ele o refez em Mordor, após a queda de Númenor, porém não conseguiu recriar a aparência bela de antes.

    .
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  12. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Sauron ficou brucutu!! :lol:

    Mas fico pensando que, pro Um ter levado o Sauron embora da TM, provavelmente era pq ele colocou MUITO poder no Um... inclusive sobre seu "hröa".
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  13. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    Exatamente, Estrela Cantante. Sauron criou pra si um hröa utilizando o anel. Isso explica a perda permanente do dedo anular, e seu posterior banimento do mundo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  14. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    FINALMENTE gostei de um post do Calion!! 8-O
     
    • LOL LOL x 2
  15. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Eferos, você está falando sobre aquele armadura que Sauron usa no filme? Se for esse o caso, acho que aquela forma física não tem nenhuma ligação com a questão da invisibilidade. No filme (eu sei que o esse espaço é sobre os livros, mas enfim), mais precisamente no prólogo, Sauron aparece criando o Um Anel e ele já está com a tal armadura. De acordo com a cronologia da Segunda Era, no entanto, quando Sauron forja o Um Anel, Númenor ainda existia, de modo que possivelmente a forma física de Sauron ainda era a de Annatar. Conclusão: Nos filmes, a armadura de Sauron não é consistente com esse argumento de sua invisibilidade.

    Eu não lembro exatamente como que Sauron é descrito nos livros duranta a batalha da Última Aliança. Se não me engano, a armadura foi uma liberdade de PJ. É verdade, todavia, que a forma física criada após a Queda de Númenor era dependente do Um Anel.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  16. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    Mas isso impõe um novo dilema: Tendo Sauron perdido permanentemente o dedo anular, e tendo sido expulso de Endor, por, além da perda do Anel, ter Barad-dûr desabado em sua cabeça, isso prova que seu corpo dependente do Anel era um hröa e não um fána. Se Sauron criara o Anel com o poder infinito, não deveria o Um Anel poder criar um fána? Seria o limite do poder do Anel?
     
  17. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Bem, em primeiro lugar o Anel não tem o poder infinito. Creio que a resposta à sua questão é que, Sauron, como Melkor, se tornou tão ligado às coisas da Terra que seu corpo foi lentamente se transformando em um hröa. Tornou-se impossível para Sauron usar um fána. Tolkien comenta sobre esse tipo de coisa no Osanwë-kenta.
     
  18. Excluído049

    Excluído049 Excluído a pedido

    O Anel, a princípio, não tem mesmo poder infinito. Mas, em algum tópico por aí (Não sei qual), foi discutido o poder gradualmente crescente do Anel, que ia ajuntando mais e mais Elemento Morgoth, até que Sauron queimasse no Fogo Negro, se tornando um super-Ainu, formado por Sauron e Morgoth dentro do mesmo corpo. Mas o que importa agora é que, se o poder do Anel gradualmente crescia, teoricamente, Sauron teria um hröa capaz de se tornar fána com o passar do tempo. Mas parecia o contrário, um corpo que se enfraquecia e curvava cada vez mais, e ia acumulando cicatrizes (como a ausência de um dedo), e deterioração, até o ponto de se tornar, aparentemente, mortal, e morrer esmagado com o peso de uma torre, que seria como uma pena (de ave) sobre Morgoth na Guerra da Ira.
     
    Última edição: 17 Fev 2013
  19. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Tem uma coisa interessante. Esses dias eu li o trecho do Pippin olhando no Palantír, e ele viu Sauron também. Reparou quando Sauron riu, quando Sauron o olhou todo satisfeito (achando q ele era um hobbit com o Um) e etc.

    Logo, Sauron aparentava ter uma forma física visível SIM. Feia ou bonita, armadura ou não, dava pra ver inclusive expressões faciais - por um hobbit, que não tinha poderes mágicos.

    Logo, dependente do Um ou não, era um corpo - ou uma imagem holográfica, sei lá!! :lol:
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  20. Ilmarinen

    Ilmarinen Usuário

    O problema, Alcarinollon, é que Tolkien, na última vez que tratou do tema, na nota do Osanwë Kenta que Meneldur citou, estabeleceu que o lance da transformação definitiva de um fána pra hröa como "vestimenta permanente" NÃO ERA uma questão de QUANTIDADE de poder inerente ao espírito ainu ( embora essa, aparentemente fosse mesmo a idéia original dele) ou mesmo transferida a ele por um conduíte externo sujeito a se descarregar se usado em excesso mas que repunha a energia com o passar do tempo, como presumimos que acontecia com o Anel Soberano mas, sim, uma "Lei" ( Axan-uma condição que rege o mundo da matéria) segundo a qual um ainu que praticasse atos corpóreos vinculantes com a forma fána adotada acabaria por transformá-la em hröa, ou um trajo de aparência constante e permanente que seria HERDADO ( por isso chamado "hábito") pelos sucessivos processos de encarnação depois do processo de "atamento".

    Ou seja, mesmo recriando a partir de manipulação de matéria um novo corpo( como o da Terceira Era) esse corpo NÃO ERA mais um fána( trajo de mera conveniência) mas um UNIFORME "costumeiro" obrigatório, ou seja, um hröa praticamente desde o início porque os atos de depravação e perversidade de Sauron "ataram" definitivamente seu espírito a esse "hábito" em particular NÃO importando o seu nível de poder e o alcance de seus demais poderes.

    Trocando em miúdos: na Terceira Era, por causa da lambança que aprontou em Númenor, Sauron NÃO TINHA MAIS a capacidade de metamorfose da Primeira Era ( repare que ele não fez uso aparente dela já na Segunda Era ou a capacidade de "desfazer fána" numa boa e recriá-lo em outra localização, correspondendo a "teleporte", natural dos ainur quando encarnados em fánar ainda não "habituados", o que sugere que a infiltração de Elemento Morgoth no seu corpo via Anel INTENSIFICAVA e já tinha iniciado o "atamento".

    Nem ele nem, presumivelmente, quaisquer outros maiar malignos como o Balrog de Moria eram dotados da capacidade transmórfica EXTREMA de Sauron na Guerra das Jóias( de homem demoníaco pra lobisomen, de lobisomem pra vampiro etc). E isso acontecia NÃO por serem mais "fracos" ou terem gasto a energia original de que dispunham pra essa faculdade mas como uma punição acarretada pela axan de atamento ao fána adotado usado para a fruição do Mundo Material permeado por EM.

    Outro corolário dessa noção: a natureza do corpo físico adotado por Sauron, fána ou hröa "habituado", NÃO TEM NADA a ver com ocorrer invisibilidade ou não em relação aos demais encarnados; o fána é matéria do mundo normal "manipulado" por magia "telecinética" mas ainda É "matéria" do Mundo Visível Normal que se desloca para o plano "astral" ou do Invisível consoante a VONTADE para se tornar invisível e não por causa da natureza da matéria ser distinta.

     
    Última edição: 18 Fev 2013
    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1

Compartilhar