• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Eduardo Spohr

Eu até gostei d'A Batalha do Apocalipse - uma boa exposição da Jornada do Heroi, um estilo que remetia um pouco a Robert E. Howard. Contudo, aquele "Herdeiros de Atlântida" desceu indigesto - na hora de criar um thriller, resolveu ir de Sidney Sheldon. :lol:

Eu fui ler o ABdA logo depois que terminei uma coletânea de contos do Conan, e tive essa mesma impressão. Mas achei que fosse coisa da minha cabeça :P Depois li em algum lugar ele citando o Howard como referência.

No mais, gostei dos livros dele que li (Batalha do Apocalipse e Filhos do Éden). Acho a temática e o plot geral bem interessante, e o estilo de escrita dele melhorou do primeiro pro segundo. Concordo com o que o Neithan disse, ele se repete um pouco nas descrições e principalmente nas explicações (como é cada casta, o que é o tecido da realidade, etc etc etc). Mas no geral os livros funcionam bem. Pretendo comprar os outros dele que já saíram :P
 
Eu fui ler o ABdA logo depois que terminei uma coletânea de contos do Conan, e tive essa mesma impressão. Mas achei que fosse coisa da minha cabeça :P Depois li em algum lugar ele citando o Howard como referência.

Uma coisa eu tenho que admitir: ele e o Draccon tem uma bagagem literária boa. Já a qualidade de suas obras é que é questionável.

No mais, gostei dos livros dele que li (Batalha do Apocalipse e Filhos do Éden). Acho a temática e o plot geral bem interessante, e o estilo de escrita dele melhorou do primeiro pro segundo.

Nossa, eu achei o reverso do inverso do contrário.
 
Nossa, eu achei o reverso do inverso do contrário.

Já eu desconcordo do inverso que você não quis dizer com essa frase.

Mas eu senti que o livro ficou um pouco mais ágil, menos explicações repetidas. Depois de ler o Anjos da Morte talvez dê pra ter uma idéia de qual o ritmo que ele tá seguindo (se ascendente ou descendente). Em qual aspecto você acha que piorou?
 
Mas eu senti que o livro ficou um pouco mais ágil, menos explicações repetidas. Depois de ler o Anjos da Morte talvez dê pra ter uma idéia de qual o ritmo que ele tá seguindo (se ascendente ou descendente). Em qual aspecto você acha que piorou?

Em compensação ele repetiu as mesmas explicações do livro anterior - mas vá lá, isso é um spin-off, logo, perdoável.

Enquanto lia, senti que havia algo muito estranho na forma como ele intercalava os focos narrativos - não era natural. Você diz que era ágil, mas as mudanças eram um tanto quanto abruptas, principalmente nas partes dos flashbacks. Enquanto ele tinha apenas o Ablon em ABdA, segui-la, mesmo com os flashbacks e aquele deus ex machina de 30 anos (rs), a leitura era fluida. As quebras em HdA para estabelecer os PdV do protagonista e dos antagonistas pareciam muito, mas muito coincidentes - acho que falta ele dominar a "arma de Tchékov" pra melhorar um pouco.

Agora, Denyel? Kaira? Really? :lol:
 
Nunca li nada do autor... Na verdade é a primeira vez que vejo falar nele, com a Erendis indicando.
 
Às vezes dá vontade de ler isso aí só para selecionar os trechos mais ridículos e esculhambar com mais profundidade. Mas daí eu vejo, tipo, um Doutor Fausto na prateleira que poderia ser lido com essas horas... Claro que nem só de clássicos viverá o homem, mas também não posso ir tão na contramão. De mal pra mim já me bastam Coca-Cola e muito queijo.

Spohr, você está eliminado: :redcard:
 
Às vezes dá vontade de ler isso aí só para selecionar os trechos mais ridículos e esculhambar com mais profundidade. Mas daí eu vejo, tipo, um Doutor Fausto na prateleira que poderia ser lido com essas horas... Claro que nem só de clássicos viverá o homem, mas também não posso ir tão na contramão. De mal pra mim já me bastam Coca-Cola e muito queijo.

Spohr, você está eliminado: :redcard:

né. eu acho que com o tempo a gente começa a conhecer melhor os nossos gostos e saber o que será uma cilada, bino. aí a regra é clara: se você não pode ler todos os livros do mundo, vai perder tempo com um que sabe que não vai gostar? eu li o começo de a batalha do apocalipse, o estilo de escrita dele (e não o gênero, plot, ou whatever) me irritou e eu abandonei para nunca mais voltar. :byebye:
 
Às vezes dá vontade de ler isso aí só para selecionar os trechos mais ridículos e esculhambar com mais profundidade. Mas daí eu vejo, tipo, um Doutor Fausto na prateleira que poderia ser lido com essas horas... Claro que nem só de clássicos viverá o homem, mas também não posso ir tão na contramão. De mal pra mim já me bastam Coca-Cola e muito queijo.

Spohr, você está eliminado: :redcard:

né. eu acho que com o tempo a gente começa a conhecer melhor os nossos gostos e saber o que será uma cilada, bino. aí a regra é clara: se você não pode ler todos os livros do mundo, vai perder tempo com um que sabe que não vai gostar? eu li o começo de a batalha do apocalipse, o estilo de escrita dele (e não o gênero, plot, ou whatever) me irritou e eu abandonei para nunca mais voltar. :byebye:

justo, mas aí vai do gosto pessoal de cada um, né gentêêêê!!!
eu por exemplo não gosto desses clássicos escritos "no estilo antigo" com aquela linguagem rebuscada e que você tem que ler com um dicionário do lado pra saber do que se trata, mas tem que goste... ou seja, não necessariamente por alguém me dizer que um livro é bom e todo mundo "endeusar" determinado escritor, significa que eu vou gostar...
 
justo, mas aí vai do gosto pessoal de cada um, né gentêêêê!!!
eu por exemplo não gosto desses clássicos escritos "no estilo antigo" com aquela linguagem rebuscada e que você tem que ler com um dicionário do lado pra saber do que se trata, mas tem que goste... ou seja, não necessariamente por alguém me dizer que um livro é bom e todo mundo "endeusar" determinado escritor, significa que eu vou gostar...

Entendo o que você diz e vou além: nem mesmo os clássicos estão acima de serem criticados - só é preciso saber se sua crítica é válida ou não. Contudo, ao mesmo tempo é preciso levar em conta que deve haver algum motivo para ser clássico, e é certo que o motivo não é nem banal nem arbitrário.

Agora, voltando ao Spohr, já li livro clássico que eu tive que consultar menos o dicionário que ao ler ABdA ou HdA. Sério. Ele mesmo comentou sobre isso uma vez, que as obras que ele lia eram em português de Portugal.
 
justo, mas aí vai do gosto pessoal de cada um, né gentêêêê!!!
eu por exemplo não gosto desses clássicos escritos "no estilo antigo" com aquela linguagem rebuscada e que você tem que ler com um dicionário do lado pra saber do que se trata, mas tem que goste... ou seja, não necessariamente por alguém me dizer que um livro é bom e todo mundo "endeusar" determinado escritor, significa que eu vou gostar...

estranho, não lembro de ter dito aqui no tópico que todo mundo tinha que odiar o spohr. :eh: é óbvio que trata-se de uma questão de gosto, erendis. agora cada vez que alguém colocar uma opinião contrária a algum autor a gente vai ter que voltar para isso de questão de gosto, como que para justificar o gosto por algo que nem todo mundo baba ovo? eu só disse que não é minha praia, e expliquei por que não sinto remorso em não ler algo dele até o fim, só isso.
 
estranho, não lembro de ter dito aqui no tópico que todo mundo tinha que odiar o spohr. :eh: é óbvio que trata-se de uma questão de gosto, erendis. agora cada vez que alguém colocar uma opinião contrária a algum autor a gente vai ter que voltar para isso de questão de gosto, como que para justificar o gosto por algo que nem todo mundo baba ovo? eu só disse que não é minha praia, e expliquei por que não sinto remorso em não ler algo dele até o fim, só isso.
não, claro que não! inclusive você falou:
a gente começa a conhecer melhor os nossos gostos e saber o que será uma cilada, bino. aí a regra é clara: se você não pode ler todos os livros do mundo, vai perder tempo com um que sabe que não vai gostar?
o que dá a entender que você estava falando mesmo de gosto bem pessoal seu... acho que na verdade, meu post foi mais sobre o do Calib:
Às vezes dá vontade de ler isso aí só para selecionar os trechos mais ridículos e esculhambar com mais profundidade.
e eu acabei citando o seu junto, Ana...
ok?
 
Bruce me karmeando em post de um ano atrás e eu lembrei que não dei os livros pra @Erendis

.
.
.
.
.

sou uma ótima amiga ou péssima amiga? :gira: :dente:
(vam' combinar via wats, gata <3 )
 
ihh caramba! até acabei desanimando de ler, sabia?
nem lembrava mais que você tinha ficado de me emprestar, eu tenho tanto livro na espera lá em casa que nem sei se vale a pena perder tempo com o Spohr :rofl:
e esse ano eu me propus a ler, pelo menos, alguns clássicos, então acho que vou passar!
mas você continua sendo uma ótima amiga, @Liv sua linda!
:abraco:
 
Entendo o que você diz e vou além: nem mesmo os clássicos estão acima de serem criticados - só é preciso saber se sua crítica é válida ou não. Contudo, ao mesmo tempo é preciso levar em conta que deve haver algum motivo para ser clássico, e é certo que o motivo não é nem banal nem arbitrário.

Agora, voltando ao Spohr, já li livro clássico que eu tive que consultar menos o dicionário que ao ler ABdA ou HdA. Sério. Ele mesmo comentou sobre isso uma vez, que as obras que ele lia eram em português de Portugal.
concordo,eu por exemplo fui com todas as forças positivas do mundo para tentar gostar do Outra volta do parafuso(pois só ouvi criticas negativas do livro sobre o final ser "ambíguo",e eu pessoalmente odeio o escritor)e odiei com todas as forças:puke:,nem terminei de ler e não pretendo dar uma segunda chance tão cedo.e apesar disso continua sendo um clássico da literatura universal.:?
quanto ao Spohr pretendo dar uma chance para ABdA algum dia... mas vai demorar,tenho muita coisa melhor na frente.
da forma como falam do Draccon aqui nesse forum não me surpreenderia se vocês já estiverem na sua lista negra.:assobio:
 
Última edição:
Olha, do Henry James só li um livrinho bem meia-boca chamado "A herdeira" (Washington Square), numa coleção antiga. Inclusive estou me desfazendo dele, se interessar a alguém. hehe. Estou ciente de que não é a obra-prima dele, mas fiquei meio com o pé atrás e não me sinto muito animado a procurar outro livro do cara tão cedo (com exceção de "A volta do parafuso" mesmo, que é famosão e tal).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo