1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Edgar Allan Poe

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Anica, 29 Nov 2007.

1. Anica

Anica Usuário

Bom, como nunca canso de dizer, é um dos meus autores favoritos, até pelo cuidado que tinha com as palavras. Sei que ele também é bastante conhecido pelas poesias (especialmente O Corvo), mas deixo a questão para vocês: qual seu conto favorito de Poe, e por quê?

2. Miguêz

Miguêz You talkin' to me?

Eu gosto muito de Poe, o principal fator que me faz gostar de ler seus contos não é, na maioria das vezes o enredo, mas sim a atmosfera que ele coloca na situação.

Por exemplo: em O Barril de Amontilado, contando assim o enredo não tem muito efeito assustador. Um cara leva seu detestado conhecido para provar um vinho e lá ele o trancafia.
    Mas lendo o conto é possível sentir a terrível atmosfera daquele lugar, o pavor do cara, etc

Isso fica mais claro em A Queda da Casa de Usher. O enredo é sem graça, mas ler o conto é "extraordináio".

3. lipecosta

lipecosta Usuário

É dificil escolher um só, mas já que tem que escolher eu vo no:
    " Nunca aposte sua cabeça com o diabo". Pode não ser tão bom quanto o Gato preto e A Queda da Casa de Usher, ma é o meu preferido porque tem uma espécie de humor na narrativa.

Vlw

4. Anica

Anica Usuário

O que eu acho mais genial no caso dele, é como ele consegue fazer isso com tão poucas palavras. Ele quase nos transporta para dentro da história, podemos sentir o úmido do ar junto com Fortunato, é realmente muito legal.

Mas meu conto favorito não é esse. No momento, meu favorito é William Wilson =D

5. Ronzi

Ronzi Oh, Crap!

Hoje o meu preferido é "Nunca aposte sua cabeça com o diabo" (acho que esse é o nome correto, o livro está na estante e eu com preguiça de pegar). Já tive minha época do Barril de Amontilado, mas hoje vejo no "Nunca aposte..." um humor fantástico.

6. Miguêz

Miguêz You talkin' to me?

Dá a impressão que o cara tem a alma sombria de natureza.

É verdade. O legal é que ele não faz uma narrativa tolkeniana, descrevendo as coisas com infinitos detalhes, ele é direto. Rápidamente se percebe a morbidez da situação.

------------

Outra coisa que tenho notado ao reler alguns contos, é que ele consegue ser surreal e verossímil ao mesmo tempo. Um desavisado, lendo "Manuscrito Encontrado Numa Garrafa" por exemplo não suspeitaria que o conto se trata de algo desse tipo.

Eu não gosto muito de fazer tops mas...

1- O Poço e o Pêndulo
    2- Wiian Wilson
    3-Manuscrito Encontrado Numa Garrafa
    4-Gato Preto
    5-A Queda da Casa de Usher

7. Niphredil

Niphredil Usuário

Também gosto do jeito dele descrever tudo com poucas palavras, mas mesmo assim ser capaz de nos passar a sensação do que seria estar no local em que se passa a história.
    Li poucos contos do Poe:
    Os crimes da rua Morgue, O Escaravelho de Ouro, Gato Preto, O Barril de Amontilado, Manuscrito encontrado numa garrafa e Eleonora.
    Meus preferidos são o Gato Preto, e Escaravelho de Ouro.
    Eleonora, ele descreve muito mais a paisagem, e é possível imaginar com perfeição o lugar, acho magnífico, mas apesar disso, foi o conto que menos gostei.

8. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Eu não li muita coisa do Poe até o momento. Dentre as coisas que li, o que mais gostei foram clássicos mesmo: O Barril de Amontilado, Gato Preto e Os Crimes na Rua Morgue.

9. Satyr

Satyr Visitante

Ainda não li O Corvo, que todo mundo comenta.

O conto que mais gostei foi Os crimes da Rua Morgue, disparado. Este conto é simplesmente perfeito. O modo como ele detalha o crime é seimplesmente fascinante.

O único livro que li dele foi um de contos. Em todo lugar que vou é o único que consigo encontrar, infelizmente. :\

10. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Bem, ainda não conheço muita coisa de Edgar Allan Poe, mas do pouco que eu já li gostei muito, ele consgeue criar contos com inúmeros detalhes e também contos muito envolventes.

Dos que eu já li acho que o top 5 seria assim:

1 - A Carta Roubada
    2 - William Wilson
    3 - O Poço e o Pendulo
    4 - A Queda da Casa de Usher
    5 - O Barril de Amontilado

11. Anica

Anica Usuário

Para quem tiver interesse, aqui está minha monografia sobre "A Ambientação em a Máscara da Morte Rubra" -> http://www.anica.com.br/wp-content//a%20ambienta%C3%A7%C3%A3o%20em%20a%20m%C3%A1scara%20da%20morte%20rubra%20de%20ea%20poe.pdf

Se o link não funfar me avisem. O arquivo está em pdf, então precisa do acrobat reader para abrir.

12. Bagrong

Bagrong RaG

Ana, cliquei e apareceu:

"You step in the stream
    But the water have moved on
    This page is not here."

13. Anica

Anica Usuário

adoro esses versinhos de not found que coloquei no hellfire. :lol:

vou subir o arquivo novamente e depois arrumo o link, valeu por avisar, Bags =]

14. LatinoAmericano

LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

Quando arrumar avisa, A Máscara da Morte Rubra também é um conto "respeitável" de Edgar Allan Poe.

15. Anica

Anica Usuário

Acho que agora vai: http://www.anica.com.br/wp-content//a-ambientacao-em-a-mascara-da-morte-rubra-de-ea-poe.pdf

16. Bagrong

Bagrong RaG

Foi!

Muito bons os versinhos. :lol:

Vou ler o estudo. =]

17. Oropher

Oropher Hmm... oi?

Eu li um livro de contos do Edgar Allan Poe e, dentre as várias histórias, a que mais me chamou a atenção foi 'A Queda da Casa de Usher'. Eu gostei mesmo, um dos poucos contos que fizeram meu coração bater apressado. ^^

Outras histórias, como 'O Poço e o Pêndulo', eu procurei na Internet motivado por algumas intertextualizações por aí. O compositor do Nightwish escreveu recentemente uma música chamada "The Poet and the Pendulum", com várias alusões à história, mesmo que o tema seja outro. Procurei o conto, e é um dos que eu mais gosto.

Esse 'A Máscara da Morte Rubra' também parece ser lembrado em músicas de outra banda, mas como eu não entendi a história (quer dizer, acredito que haja muito mais por trás dela, alegorias que eu não entendo), não consegui relacionar as letras com o conto. Vou dar uma lida nessa monografia da Anica para ver se fica um pouco mais claro para mim. ;)

18. Lethaargic

Lethaargic Usuário

Li vários contos do Poe, e gosto de tudo. É um dos meus prediletos!
    Nunca esqueço da primeira vez em que tive contato com ele, no
    primeiro ano. Minha professora levou o conto 'O Gato Preto', e fomos
    lendo - até aqueles que detestam leitura estavam interessados -
    até encararmos a última página, na qual havia um pedido para escrever
    o final do conto, que ela traria na próxima aula. Tive que me conter
    para não procurar tudo dele antes de escrever o meu final, mas depois...
    Pesquisei tudo, comprei livros, e gosto até hoje! Mas acho difícil escolher um conto apenas como predileto, gosto de vários. Vou dar uma olhada aqui, se conseguir escolher um volto a este tópico!

19. Anica

Anica Usuário

Vocês sabem que eu ando com meu lado fã número 1 do Neil Gaiman no máximo recentemente, certo? Bem, lá no site dele achei um ensaio que ele escreveu sobre o Poe, e vou colocar aqui para vocês (pelo menos para quem lê em inglês)

fonte: http://www.neilgaiman.com/p/Cool%20Stuff/Essays/Essays%20By%20Neil/Some%20Strangeness%20in%20the%20Proportion:%20The%20Exquisite%20Beauties%20of%20Edgar%20Allan%20Poe.

20. Fernando Giacon

Fernando Giacon [[[ ÚLTIMO CAPÍTULO ]]]

Como não falar em Edgar Allan Poe, e naoo lembrar
    do sensacional: "O CORVO" huaha..., eh impossivel eu diria!
    o suspense q ele coloca, deixa o leitor em momentos aflitos,
    a imagem do corvo q encara q disfere aquelas palavras: NUNCA MAIS!

:uhu:

Compartilhar