• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Economia da Terra-média!!

Re: Economia da Terra Média!!

Ok, é citado o comércio. Mas, Moedas não. Mascates não trabalhavam necessariamente com moedas. Existia a troca, sim.como no caso das pérolas. Isso eu sei, mas Dinheiro mesmo, não tem nenhum indício certo? Apenas na TE.
 
Re: Economia da Terra Média!!

Ok, é citado o comércio. Mas, Moedas não. Mascates não trabalhavam necessariamente com moedas. Existia a troca, sim.como no caso das pérolas. Isso eu sei, mas Dinheiro mesmo, não tem nenhum indício certo? Apenas na TE.
No próprio SdA é citado moedas Neithan...mas como eu disse...não foi citado o nome...eram apenas moedas de prata

A moeda aparece novamente quando os cavalos e pôneis são roubados do estaleiro em Bri. Carrapicho paga a Merry 18 moedas de prata para compensá-lo pela perda dos pôneis dos Hobbits e compra um pônei de Bill Samambaia por outras 12 moedas de prata, 3 vezes o que o pônei valia naquelas partes.Depois deste ponto, os Hobbits e seus companheiros, depois que estes se juntam, são providos de suprimentos e transporte pelas várias pessoas que os ajudam pelo caminho, logo a citação de moeda se torna por demais superficial pelo resto da história.
 
Re: Economia da Terra Média!!

SIM! Mas na Primeira Era Mene! Em Beleriand..Cirdan deu pérolas....

Na Terceria Era sim, eu sei que tinham moedas, mas queria saber se na PE tinham...pois, não foram citadas em momento algum durante toda a PE.
 
Re: Economia da Terra Média!!

Por favor...leiam o texto que postei...tá ai na Valinor é um excelente Ensaio feito por Michael Martinez.
AS moedas era feitas beeeeemmm antes dos Duendain e tem referencia a elas nos primórdios rascunhos do SdA.

:mrgreen:OOOPS nem vi o link do artigo...me desculpe vou ler OBRIGADO!
 
Re: Economia da Terra Média!!

A prévia publicação de “O Senhor dos Anéis” foi forçada a resumir o extensivo material que ele havia preparado para os apêndices. Dentre as passagens excluídas, a qual foi somente publicada no “The peoples of Middle-earth” de forma breve, mas fascinante seção detalhando os nomes do dinheiro usado em Gondor. O “tharni”, que nós sabemos, era a moeda de prata, a quarta parte de um “castar”. O “tharni” pode, deste modo, ter sido equivalente as moedas de prata (silver pennies) de Eriador.

O equivalente élfico para “tharni” e “castar” eram “canath” (do kanat-, ‘four’) e “mirian” (do mir, ‘uma jóia ou preciosidade’). "The Etymologies" fornece a palavra primitiva, “mbakh”, significando ‘troca’, pela qual as palavras para ‘comércio’ e ‘comerciante’ são derivadas no Qenya (precursor do Quenya). Existiam também palavras para ‘mascate’ e ‘mercadoria’ em Sindarin.

O fato das línguas antigas da Terra média reconhecer palavras como ‘comércio’ e ‘comerciante’ dá a entender que Tolkien chegou a pensar nas atividades econômicas no começo, entre Elfos e Anões, entretanto ele não providenciou detalhes destas atividades. Nós não sabemos na verdade se ‘moedas’ eram usadas em Beleriand, por exemplo, mas Círdan segundo boatos comercializou ou deu pérolas para Thingol, quem abastecia destas os anões de Ered Luin.

Ta ai matou a charada.....Leiam tbm!!!! http://www.valinor.com.br/artigos/mi...édia.html
 
Re: Economia da Terra Média!!

Essas formas monetárias parecem ser utilizadas apenas no comércio inter-racial, ou inter-regional. Será que os elfos se utilizavam desses recursos dentro de suas próprias comunidades?
 
A econômia em Endor, como um pano de fundo mítico a um universo lingüístico, e uma reelaboração mítica, nos remete ao desenvolvimento econômico quase aos moldes históricos. Exatamente por esse motivo, em regiões como Bree, podem ser encontradas moedas de troca, seria o surgimento dos primeiros comerciantes, donos de estalagens, negociadores. O próprio Condado possuía o comércio da erva-de-fumo, por exemplo, não com uma autonômia, nem autosuficiência, mas é um indício do comércio em seu molde capitalista; diferente das relações de um númenoriano, por exemplo, em seus momentos de colonização em Endor.
 
Podemos pensar, também, sob a ótica de um sistema misto: uso da troca direta de mercadorias e da troca de mercadoria por dinheiro.

Pois o que vocês fazem todo dia quando compram suas camisetas, seu pao de batata de catupiry enfim, todos os produtos que se dá dinheiro em troca da coisa é, ainda, uma troca. Traditio. A tradição, como previsto no nosso código civil, se vocês quiserem dar uma conferida.

Valeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo