1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Economia da Terra-média!!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Erion Storm eyes, 17 Out 2007.

1. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

:cerva: Alguem sabe me dizer se os elfos tem alguma moeda ou economia semelhante aos humanos?

2. miharu

miharu Wild~

Re: Economia da Terra Média!!

não me lembro de ter lido nada sobre isso - mas nem conta, eu não li quase nada :dente:

3. Tuor

Tuor Usuário

Eu não poderia confirmar nada, pois nunca li nada sobre. Mas acho que seria como os índios sul-americanos: pela caça, ou algo do tipo, que no fim é distribuída. Não imagino uma padaria de lembas ou uma loja de roupas e quinquilharias em Caras Galadhon. Talvez eles até usassem a troca para adquirir pertences...

4. elrohir99

elrohir99 Banned

Usava-se pagar em jóias e pedras preciosas, mas nunca ouvi falar em dinheiro. Eles se calhar nem precisavam pois viviam em comunidade e trocavam outras coisas.

5. miharu

miharu Wild~

a hipótese da troca é a que soa melhor...

6. Amanda Hammond

Amanda Hammond Well-Known Member

voto na troca também ...

7. Belfalas

Belfalas Ele é legal

Pra mim sempre foi a troca e as pedras preciosas

8. angeloalvarenga

angeloalvarenga Seria eu um

Realmente, tudo indica que eles utilizavam o Escambo e o Sistema Cooperativo de Produção para a aquisição dos bens que necessitavam, difícil imaginar que eles utilizavam algum tipo de moeda, mas acredito que o que mais se aproximaria disso seriam as pedras preciosas.

9. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Se não me engano usava-se dinheiro em Bri. :think:

10. Wilwarin Vanya

Wilwarin Vanya Usuário

Pode ser que em cada comunidade, casa, eles produzissem seus próprios alimentos, ou fizessem suas próprias roupas...

Ou, eles faziam trocas entre eles e elfos d outros lugares, povos diferentes...

Acho que o conceito de economia, capital, não era bem claro naquelas épocas como é hoje em dia... o que valia mais era a necessidade e o bem-comum das nações.

:cerva:

11. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Existem moedas sim

Não referenciada é verdade...
    Frodo comprou uma casa em Cricôncavo não é?
    Sam, logo no começo, diz que Bilbo é um esbanjador.
    Carrapicho paga, se eu não me engano, 14 moedas de prata pelos pôneis roubados.

Edit: Opá..achei onde está escrito tudo isso:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Leiam esse ensaio...

12. Danee

Danee Demônio angelical

Não acho que os elfos usassem moedas ou dinheiro não. Acredito que havia a troca de materiais quando fosse preciso e até o uso de pedras preciosas ou objetos de valor para pagamento de serviço.

Já anões ou até homens não é de se duvidar que usassem moedas. Mas não me lembro de ter lido nada sobre.

13. Bárbara Teixeira

Bárbara Teixeira Eu não quero mais ser um

Verdade! Também me lembro disso... será moedas de ouro e prata???

14. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Meninas...leiam isso aqui:

15. Melimë Úndomiel

Melimë Úndomiel Just freak out, let it go!!!

Tambem lembro que usavasse dinheiro em Bri...mas Mene, acho que esclareceu as duvidas neh^^

16. Neithan

Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

Mas então, podemos pensar que os Dunedain fizeram as moedas? Pois na Primeira Era não existia moedas. E na Terceria Era, parece que sim. Podemos pensar que isso foi desenvolvido por Numenor certo?

Ou melhor, tenho outra teoria: Bree e o Condado possuiam moedas pois Tolkien, quando escreveu sobre o Condado, escreveu n'O Hobbit, e foi mais infantil. Com isso, escreveu sobre as moedas, para que as crianças entendessem melhor a história. Ou não?

E nem em Gondor, nem em Rohan, me lembro de moedas. O que reforça a tese de que essas moedas de ouro que Pippin deu a Carrapicho podem ser apenas um caso em exceção. Ou não?

17. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

Mas usam moedas em bri e no condado mas e os elfos tipo de lothlorien ou de vaufenda? será que fazem uso tbm?:think:

18. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Por favor...leiam o texto que postei...tá ai na Valinor é um excelente Ensaio feito por Michael Martinez.
    AS moedas era feitas beeeeemmm antes dos Duendain e tem referencia a elas nos primórdios rascunhos do SdA.

19. CirdanDoOeste

CirdanDoOeste Lord sobre Mithlond

é realmente nunca ouvir falar sobre moeda dos elfos
    acho q eles devem fazr trocas
    como nos antigamente
    !

20. Menegroth

Menegroth Bocó-de-Mola

Vou ser chato se eu pedir novamente para, antes de darem uma opinião sobre um assunto dificil, vocês lerem o texto?

Compartilhar