• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Economia da Terra-média!!

Re: Economia da Terra Média!!

não me lembro de ter lido nada sobre isso - mas nem conta, eu não li quase nada :dente:
 
Re: Economia da Terra Média!!

Eu não poderia confirmar nada, pois nunca li nada sobre. Mas acho que seria como os índios sul-americanos: pela caça, ou algo do tipo, que no fim é distribuída. Não imagino uma padaria de lembas ou uma loja de roupas e quinquilharias em Caras Galadhon. Talvez eles até usassem a troca para adquirir pertences...
 
Re: Economia da Terra Média!!

Usava-se pagar em jóias e pedras preciosas, mas nunca ouvi falar em dinheiro. Eles se calhar nem precisavam pois viviam em comunidade e trocavam outras coisas.
 
Re: Economia da Terra Média!!

Realmente, tudo indica que eles utilizavam o Escambo e o Sistema Cooperativo de Produção para a aquisição dos bens que necessitavam, difícil imaginar que eles utilizavam algum tipo de moeda, mas acredito que o que mais se aproximaria disso seriam as pedras preciosas.
 
Re: Economia da Terra Média!!

Pode ser que em cada comunidade, casa, eles produzissem seus próprios alimentos, ou fizessem suas próprias roupas...

Ou, eles faziam trocas entre eles e elfos d outros lugares, povos diferentes...

Acho que o conceito de economia, capital, não era bem claro naquelas épocas como é hoje em dia... o que valia mais era a necessidade e o bem-comum das nações.

:cerva:
 
Re: Economia da Terra Média!!

Não acho que os elfos usassem moedas ou dinheiro não. Acredito que havia a troca de materiais quando fosse preciso e até o uso de pedras preciosas ou objetos de valor para pagamento de serviço.

Já anões ou até homens não é de se duvidar que usassem moedas. Mas não me lembro de ter lido nada sobre.
 
Re: Economia da Terra Média!!

Verdade! Também me lembro disso... será moedas de ouro e prata???

Não acho que os elfos usassem moedas ou dinheiro não. Acredito que havia a troca de materiais quando fosse preciso e até o uso de pedras preciosas ou objetos de valor para pagamento de serviço.

Já anões ou até homens não é de se duvidar que usassem moedas. Mas não me lembro de ter lido nada sobre.

Meninas...leiam isso aqui:

Existem moedas sim

Não referenciada é verdade...
Frodo comprou uma casa em Cricôncavo não é?
Sam, logo no começo, diz que Bilbo é um esbanjador.
Carrapicho paga, se eu não me engano, 14 moedas de prata pelos pôneis roubados.

Edit: Opá..achei onde está escrito tudo isso: http://www.valinor.com.br/artigos/michael_martinez/os_comerciantes_da_terra-média.html

Leiam esse ensaio...
 
Re: Economia da Terra Média!!

Tambem lembro que usavasse dinheiro em Bri...mas Mene, acho que esclareceu as duvidas neh^^
 
Re: Economia da Terra Média!!

Mas então, podemos pensar que os Dunedain fizeram as moedas? Pois na Primeira Era não existia moedas. E na Terceria Era, parece que sim. Podemos pensar que isso foi desenvolvido por Numenor certo?

Ou melhor, tenho outra teoria: Bree e o Condado possuiam moedas pois Tolkien, quando escreveu sobre o Condado, escreveu n'O Hobbit, e foi mais infantil. Com isso, escreveu sobre as moedas, para que as crianças entendessem melhor a história. Ou não?

E nem em Gondor, nem em Rohan, me lembro de moedas. O que reforça a tese de que essas moedas de ouro que Pippin deu a Carrapicho podem ser apenas um caso em exceção. Ou não?
 
Re: Economia da Terra Média!!

Existem moedas sim

Não referenciada é verdade...
Frodo comprou uma casa em Cricôncavo não é?
Sam, logo no começo, diz que Bilbo é um esbanjador.
Carrapicho paga, se eu não me engano, 14 moedas de prata pelos pôneis roubados.

Edit: Opá..achei onde está escrito tudo isso: http://www.valinor.com.br/artigos/michael_martinez/os_comerciantes_da_terra-média.html

Leiam esse ensaio...


Mas usam moedas em bri e no condado mas e os elfos tipo de lothlorien ou de vaufenda? será que fazem uso tbm?:think:
 
Re: Economia da Terra Média!!

Mas então, podemos pensar que os Dunedain fizeram as moedas? Pois na Primeira Era não existia moedas. E na Terceria Era, parece que sim. Podemos pensar que isso foi desenvolvido por Numenor certo?

Ou melhor, tenho outra teoria: Bree e o Condado possuiam moedas pois Tolkien, quando escreveu sobre o Condado, escreveu n'O Hobbit, e foi mais infantil. Com isso, escreveu sobre as moedas, para que as crianças entendessem melhor a história. Ou não?

E nem em Gondor, nem em Rohan, me lembro de moedas. O que reforça a tese de que essas moedas de ouro que Pippin deu a Carrapicho podem ser apenas um caso em exceção. Ou não?

Mas usam moedas em bri e no condado mas e os elfos tipo de lothlorien ou de vaufenda? será que fazem uso tbm?:think:


Por favor...leiam o texto que postei...tá ai na Valinor é um excelente Ensaio feito por Michael Martinez.
AS moedas era feitas beeeeemmm antes dos Duendain e tem referencia a elas nos primórdios rascunhos do SdA.
 
Re: Economia da Terra Média!!

é realmente nunca ouvir falar sobre moeda dos elfos
acho q eles devem fazr trocas
como nos antigamente
!
 
Re: Economia da Terra Média!!

Vou ser chato se eu pedir novamente para, antes de darem uma opinião sobre um assunto dificil, vocês lerem o texto?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo