• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ecologistas contra a recriação da Terra-Média na Espanha

Pandatur

Usuário
O grupo espanhol Ecologistas en Acción se colocou contra o "Projeto Pequena Terra-Média", no qual um grupo de 22 municípios da Sierra Norte de Madrid, Espanha, pretende recriar a Terra-Média, com rotas temáticas na serra, pelas localizações que se assemelham com as descrições presentes em "O Senhor dos Anéis",e também construindo restaurantes, hotéis e pousadas inspirados na obra.

O grupo entrou em contato com os representantes do autor J.R.R.Tolkien, manifestando a rejeição por parte dos vizinhos da região da Sierra Norte em substiruir o nome de seus povos pelos da Terra Média, e mudar suas tradições e costumes por aqueles protagonizados nos livros.

Ecologistas en Acción se queixam da falta de informação sobre o projeto, que nunca foi debatido nos plenários municipais, nem fora submetido a votação alguma.
Também manifestam que o fato dos municípios da Sierra Norte de Madrid passarem a ser conhecidos por nomes diferentes dos reais tem incomodado bastante a população de todas as idades. E os vizinhos da região "não vêem com bons olhos se converterem em atores de um projeto privado em lugar de vizinhos de seus povos.".

Outro ponto levantado pelo grupo é que consideram uma contradição que os prefeitos propaguem o projeto como uma atuação que servirá para conservar e revalorizar os valores naturais da região, já que na verdade nenhum desses prefeitos têm se destacado pelo entusiasmo na proteção do entorno da Sierra Norte, mas sim pela preocupação pelas operações urbanísticas em seus municípios, em muitos casos incompatíveis com a conservação da natureza.

Os ecologistas então solicitam aos herdeiros de Tolkien que antes que se leve a cabo qualquer projeto na Sierra Norte de Madrid, entrem em contato com a população e com os grupos ecologistas, que seriam os únicos a realmente demonstrar interesse pela conservação do meio ambiente e dos valores culturais e históricos da região.

A briga está comprada...



Fonte: Ecologistas en Accíon
 
Última edição:
á claro que eu to torcendo para que esse projeto seja feito aki no brasil(eu sei q nao, mas nao custa torce, neh?), mas eu nao ia gostar nada se fizessem algo aki que nao fosse SDA...tipo, se o povo nao gosta de SDA, axo q eh meio chato... mas eu to torcendo pra que esse projeto dê certo, entao quando der eu do um pulo lá... soh falta arruma a grana...
 
Também gostaria que a Terra-Média fosse aqui, mas como lá é melhor...
E também, qual é o problema de ter um lugar, com um nome bem bonito ao lado de casa?
é, a briga está comprada.
 
O projeto é bem legal, mas acho que poderiam ter pedido a opinião dos moradores do local. Não creio que seja legal um grupo chegar e construir uma coisa que os moradores local não aprovem. Mas creio que esse projeto pode trazer bastante benefícios para eles.
 
Eu acho o projeto muito bacana, mas se interferir na natureza, destruindo muitas árvores e coisa assim, certamente não faria sentido fazer isso em homenagem à Tolkien, já que o Professor por sua vez sempre amou a natureza, não vendo motivos às vezes para destruirem árvores e construirem uma estrada no lugar, por exemplo.

Se for um projeto bem feito, em harmonia com a natureza, como os elfos o fariam, estou de apoio. Se for interferir no meio ambiente, é melhor, apesar de tudo, reavaliar o projeto.

Agora, se for adiante o rpojeto, que isso isso poderá dar dor de cabeça para Christopher Tolkien, isso dará! :lol:
 
Sou contra. Parece uma fantasia infantil tentar recriar um cenário de livro em uma região já povoada, e ainda há um grande interesse econômico. Creio que o único lugar adequado para se recriar as histórias de Tolkien é em nossa mente, e não num empreendimento especulativo que tem por único fim permitir que os turistas finjam que estão na Terra-média. E dá para imaginar o grau de perfeição com que eles vão representar a fantasia... provavelmente nos deixarão com saudades de PJ. :lol:
 
Morpheu disse:
Sou contra. Parece uma fantasia infantil tentar recriar um cenário de livro em uma região já povoada, e ainda há um grande interesse econômico. Creio que o único lugar adequado para se recriar as histórias de Tolkien é em nossa mente, e não num empreendimento especulativo que tem por único fim permitir que os turistas finjam que estão na Terra-média. E dá para imaginar o grau de perfeição com que eles vão representar a fantasia... provavelmente nos deixarão com saudades de PJ. :lol:


tenho que concordar com o Morpheu nestes aspectos, mas acharia legal poder um dia viajar para um lugar onde, sei la , coma lembas, beba Hidromel ou possa conhecer Medusel ou Bri e o Ponei saltitante.
Porem prefiro que esse lugar fique na minha mente se Smaug estiver ser porque o prefessor não iria se sentir bem se para "recriar"qualquer lugal de terra média um bosque fosse destruido.

isso vai dar muito ainda o que brigar e descutir
 
Morpheu disse:
Sou contra. Parece uma fantasia infantil tentar recriar um cenário de livro em uma região já povoada, e ainda há um grande interesse econômico. Creio que o único lugar adequado para se recriar as histórias de Tolkien é em nossa mente, e não num empreendimento especulativo que tem por único fim permitir que os turistas finjam que estão na Terra-média. E dá para imaginar o grau de perfeição com que eles vão representar a fantasia... provavelmente nos deixarão com saudades de PJ. :lol:
Tenho que concordar plenamente.
E pelo que tá aí em cima, o problema não é só a falta de visão ecológica das pessoas que estão querendo implantar o projeto.
É também pela falta de respeito às tradições locais. Puxa, se eu morasse numa aldeia/vila ou cidade que tem o mesmo nome a mais de 600 anos, não gostaria que ela passasse a ser chamada por outro nome. E um nome que não tem anda a ver com as tradições do local. Se fosse pra homenagear Cervantes, ainda vá.. Ele é "O" grande escritor espanhol, e estamos em plena comemoração dos 400 anos de D. Quixote..... Mas um escritor britânico?
Tolkien com certeza iria abominar isso, como abominava as mudanças ocorridas em Sarehole ou mesmo nos arredores de Oxford.
E a Nova Zelândia já explora esse filão de turismo, por conta dos filmes.
 
Eu tava super entusiasmado com o projeto, pensando que o pessoal de lá também estaria, afinal, acho que isso traria uma renda a mais pro local.
Mas agora fiquei em dúvida. Fazer um projeto que vai contra as tradições de um local não daria certo. E fazer algo que vá contra a Natureza é totalemente anti-Tolkien.

Espero que eles possam entrar em acordo de modo que todos saiam beneficiados, incluindo o meio ambiente. Caso contrário, o melhor a fazer a mesmo vetar o projeto. =/
 
Não vamos pensar em ecologia apenas... Tolkien era um estudioso de línguas e tradições... substituir as tradições locais para colocar algo alienígena é muito tosco. Seria como obrigar uma cidade como Holambra a não ter mais festividades holandesas, e trocar por um tema mais brasil, como cangaço.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo