• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eclipses em 2011

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
575879.jpg


Pra quem curte este fenômeno segue a tabela prevista pra esse ano

* 4 de Janeiro 2011 - Solar Parcial
* 1 de Junho 2011 - Solar Parcial
* 15 de Junho 2011 - Lunar Total
* 1 de Julho 2011 - Solar Parcial
* 25 de Novembro 2011 - Solar Parcial
* 10 de Dezembro - Lunar Total

Em negrito apenas o único eclipse visível em território brasileiro e que neste caso será total apenas uma parte mais ao leste e parcial nas demais regiões, com a ressalva que no caso do nosso país na região onde será total, será possível ver somente o finalzinho da fase de totalidade já que quando a lua aparecer no horizonte, já irá aparecer "eclipsada", ou seja teremos um nascer da lua bem interessante.

O site abaixo mostra a simulação do eclipse de 15 de Junho

http://astronomia.org/2011/eclipseluna06.pt.html
 
Última edição:
Bacana, Fúria!
Infelizmente não teremos nenhum solar que poderá ser visto aqui no Brasil este ano... aliás, não sabia que eclipses solares, mesmo que parciais, eram tão frequentes assim (teremos 4 esse ano).

Me lembro de um Solar Total que teve em 1999 que o pessoal fez o maior alvoroço por causa daquela história de fim de mundo e talz, mas este também não foi visto daqui do Brasil. Depois disso nunca mais tive notícias de eclipses solares, só de lunares mesmo, que já pude presenciar inclusive. Espero poder presenciar um eclipse solar (de preferência total) ainda!
 
Os eclipses solares são fantásticos.

Pena que são mais dificeis de ver pelo fato que a Lua projeta um cone de sombra muito pequeno o suficiente pra encobrir o sol somente por alguns minutos e por isso só uma pequena região do planeta é privilegiada com a totalidade e uma parte um pouco maior a parcialidade. Mesmo o Brasil sendo enorme, ficamos vários anos sem ver um total por causa dessa dificuldade de alinhamento.

Já o lunar é a sombra da Terra projetada lá que é muito maior e aí grande parte do nosso planeta consegue ver mais e é um fenômeno que dura algumas horas.

E justamente hoje dia 4 ocorreu o primeiro eclipse do ano.
 
pow, legal, vou tentar lembrar dia 15 de Junho de olhar pro céu
acho que vou por um lembrete nomeu celular ^^
 
Muito legal, Fúria, já tive a chance de "descobir" um eclipse parcial do sol, eu estava na 7ª série indo pra aula quando olhei pro céu e vi o sol começando encobrir, cheguei na escola e ninguém tinha percebido, eu dei a notícia pra todo mundo, mal teve aula no dia, todo mundo foi ver o eclipse.
E tentarei me lembrar dia 15 de junho de ver esse total da Lua, vai ser lindo.
 
Não esqueçam de no dia 15/06 observar o céu se possível já na linha do horizonte já que será um eclipse que vai acontecer logo no anoitecer e a lua já vai aparecer encoberta logo de cara. Na simulação do site, o Brasil vai pegar só o finalzinho.

E lógico, torcendo pro céu estar limpo, já que dia 15/06 será quase inverno.

País de terceiro mundo é assim mesmo...

Vai dizer então que a culpa é da NASA que artificialmente modifica a órbita da Lua pra favorecer mais o hemisfério norte. Já que esse hemisfério tem mais gente morando e dá mais "audiência"?
 
Última edição:
Citação:
Post Original de Menegroth
País de terceiro mundo é assim mesmo...

Vai dizer então que a culpa é da NASA que artificialmente modifica a órbita da Lua pra favorecer mais o hemisfério norte. Já que esse hemisfério tem mais gente morando e dá mais "audiência"?

---

(citar ++ não funcionou ¬¬')
uhhuhauhauahuahuahauhaua o pior é que não duvido que façam uma edição especial da fazenda ou do bbb na época do eclipse pro povo ficar feito uns bestas na frente da TV vendo outros bestas assistindo o eclipse!!!

Eu lembro de ter visto um eclipse quando era criança. Aquela história de pegar o filme fotográfico e olhar para o céu durante o eclipse fez parte da minha infância (me senti muito idosa agora...), mas só me lembro disso ter acontecido uma vez. Acho que vou colocar um aviso no meu celular e espalhar post-its pela casa toda para lembrar de olhar para o céu em junho.
 
É hoje!! Eclipse da lua.

Não se esqueçam que ele será logo no inicio da noite ao anoitecer. Quem ficar esperando rolar somente a meia noite se dará mal pois já terá acabado bem antes disso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo