• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eclipses e observações astronômicas em 2022

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Chuva de meteoros, eclipses, luas cheias: os motivos para olhar o céu em 2022​


Veja os principais eventos celestes de 2022, para que você possa preparar seus binóculos e telescópio

Terra vista do Espaço



Eclipses lunares totais, várias chuvas de meteoros e superluas vão iluminar o céu em 2022. O novo ano certamente será um deleite para quem contemplar o céu, que estará repleto de eventos celestes previstos no calendário.

Existe sempre a possibilidade de que a Estação Espacial Internacional esteja nos sobrevoando (é possível encontrar as oportunidades de avistá-la nesta página da Nasa, em inglês). E se algum dia você quiser saber quais planetas estarão visíveis no céu, a partir da sua localidade, confira o guia do The Old Farmer’s Almanac, também disponível em inglês.

Veja, abaixo, os principais eventos celestes de 2022, para que você possa preparar seus binóculos e telescópio.

Luas cheias e superluas


Haverá 12 luas cheias em 2022, e duas delas são classificadas como superluas. As definições de superlua podem variar, mas o termo denota, de maneira geral, uma lua cheia que é mais brilhante e que está mais próxima da Terra do que o usual, aparentando, portanto, ser maior.

Alguns astrônomos dizem que o fenômeno acontece quando a lua está a 90% do perigeu — ponto mais próximo da Lua em relação à Terra. De acordo com essa definição, as luas cheias de junho e de julho podem ser consideradas superluas.
Esta é a lista de luas cheias de 2022, segundo o Farmers’ Almanac:
  • 17 de janeiro: Lua do Lobo
  • 16 de fevereiro: Lua de Neve
  • 18 de março: Lua de Minhoca
  • 16 de abril: Lua Rosa
  • 16 de maio: Lua da Flor
  • 14 de junho: Lua de Morango
  • 13 de julho: Lua dos Cervos
  • 11 de agosto: Lua do Esturjão
  • 10 de setembro: Lua da Colheita
  • 9 de outubro: Lua do Caçador
  • 8 de novembro: Lua do Castor
  • 7 de dezembro: Lua Fria
Embora esses sejam os nomes populares associados às luas cheias de cada mês, eles também carregam significados variados relativos aos povos indígenas norte-americanos.

Eclipses lunares e solares


Haverá dois eclipses lunares totais e dois eclipses solares parciais em 2022, segundo o The Old Farmer’s Almanac.

Eclipses solares parciais ocorrem quando a Lua passa na frente do Sol, mas bloqueia apenas uma parte da luz. Certifique-se de usar óculos apropriados para eclipse solar (não são óculos de sol convencionais) caso deseje observar o fenômeno em segurança, uma vez que a luz solar pode ser prejudicial para os olhos.

Um eclipse solar parcial poderá ser visto em 30 de abril na parte sul da América do Sul, no sudeste do Oceano Pacífico e na península Antártica. O fenômeno acontecerá novamente em 25 de outubro, quando será visível na Groenlândia, Islândia, Europa, nordeste da África, Oriente Médio, oeste da Ásia, Índia e oeste da China.

Já o eclipse lunar ocorre apenas durante uma lua cheia, quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, e a Lua passa na sombra da Terra. A Terra projeta duas sombras na Lua durante o eclipse. A penumbra é a “sombra parcial”, mais externa menos forte, e a umbra é a “sombra total”, mais escura.

Quando a lua cheia passa pela sombra da Terra, ela fica mais escura, mas não desaparece. Os raios de sol que passam pela atmosfera terrestre iluminam a Lua de uma maneira dramática, dando a ela um tom avermelhado — motivo pelo qual ela pode ser chamada de Lua de Sangue. Dependendo das condições climáticas na sua região, ela pode aparentar um tom de ferrugem, de tijolo ou, mesmo, de sangue.

Isso acontece porque a luz azul passa por uma dispersão atmosférica maior. Então, a luz vermelha será a cor dominante quando os raios solares passarem pela nossa atmosfera e forem projetados na Lua.

Um eclipse lunar total será visível entre os dias 15 e 16 de maio na Europa, África, América do Sul e América do Norte (exceto nas regiões mais a noroeste).

Outro eclipse lunar total acontecerá em 8 de novembro, visível na Ásia, Austrália, no Pacífico, América do Sul e América do Norte.

Chuvas de meteoro


O novo ano já começou com a chuva de meteoros Quadrântidas, que deve atingir seu auge na noite desta segunda-feira (3), com maior visibilidade no leste asiático. Esta é a primeira das 12 chuvas de meteoros que acontecerão ao longo do ano. A próxima, a chuva de meteoros Líridas, deve atingir seu auge apenas em abril.
Veja as próximas chuvas de meteoro para assistir em 2022:
  • Líridas: 21 e 22 de abril
  • Eta Aquáridas: 4 e 5 de maio
  • Delta Aquáridas do Sul: 29 e 30 de julho
  • Alfa Capricornídeos: 30 e 31 de julho
  • Perseidas: 11 e 12 de agosto
  • Oriónidas: 20 e 21 de outubro
  • Táuridas do Sul: 4 e 5 de novembro
  • Táuridas do Norte: 11 e 12 de novembro
  • Leónidas: 17 e 18 de novembro
  • Gemínidas: 13 e 14 de dezembro
  • Úrsidas: 21 e 22 de dezembro
Se você mora em área urbana, é aconselhável ir até uma região que não esteja coberta pelas luzes da cidade, que podem obstruir a sua visão. Se encontrar uma área não afetada pelas luzes, os meteoros podem estar visíveis a cada dois minutos, desde as últimas horas da noite até o amanhecer.

Encontre uma área aberta, com uma visão ampla do céu. Certifique-se de ter uma cadeira ou toalha para se sentar e poder olhar diretamente para cima. Espere de 20 a 30 minutos, para que seus olhos se acostumem à escuridão (nada de olhar para o celular), e assim os será mais fácil conseguir enxergar os meteoros.

 
Ápice do fenômeno ocorrerá à 1h11 da madrugada

Na madrugada de 16 de maio, todo o Brasil poderá assistir a um eclipse lunar total, evento raro da astronomia. O fenômeno acontece quando a Lua é encoberta pela sombra da Terra no espaço, a partir do alinhamento entre Sol, a Terra e a Lua.

Além disso, a Terra servirá como uma espécie de filtro, dando um toque avermelhado à imagem do satélite natural, gerando a famosa “Lua de Sangue”.

Segundo o Astronomiaum, página especializada no tema, o eclipse começará a se formar às 22h32 (horário de Brasília) do dia 15 e seu ápice ocorrerá à 1h11 da madrugada do dia 16. O fim do evento está previsto para às 3h51.

Para quem acompanhar o evento pela internet, o Observatório Nacional costuma realizar transmissões ao vivo dos eclipses em seu canal do YouTube.



Eis algo legal de se acompanhar sem precisar sair de casa.
 
Acho que salvo alguma zebra, dia 16 vai ser um ótimo dia pra observação aonde moro. Nessa época chove muito pouco.
 
É hoje! Eclipse lunar pra todo o Brasil.
Por aqui onde moro, céu limpo e o maior privilégio de todos que é estar fora da zona urbana sem luzes externas pra atrapalhar.
 
Foto direto do meu quintal alguns minutos atrás ... nem consigo acreditar que o céu de Jaraguá tá colaborando hoje.

IMG_1187_fromraw1.jpg


A edição tá bem nheca, ando mais preocupado em tirar as fotos no momento pra editar depois.
 
Pra mim, depois de muito tempo o acompanhamento do eclipse foi mais pra apreciar o comportamento da intensidade da vida noturna do mato (cigarras, pássaros, vaga-lumes, etc) que foi mudando levemente conforme o avanço do eclipse. Desde que me mudei pra onde estou desde o final de 2019, esse foi o primeiro eclipse total com abrangência, céu favorável e ausência total de outras fontes de luz e ficando excelente pra apreciar :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo