1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eclipse Phase

Tópico em 'RPG' iniciado por Arcanjo[SK], 23 Set 2010.

1. Arcanjo[SK]

Arcanjo[SK] Spartan Supersoldier

Eu estava passeando pela net e me deparei com um review do RedeRPG de "um tal de Eclipse Phase". Curioso sobre o livro, procurei saber mais e descobri que ele pode ser adquirido gratuitamente pela net, de maneira legal.

Após olhar o site oficial e ler algumas informações sobre, parei e finalmente folheei o livro.

E então fiquei surpreso. Além de ser um livro internamente muito bonito, possuía um cenário futurista bem interessante, que misturava bastante de cyberpunk com umas pitadas de pós-apocalipse, além de suspense/terror "lovecraftiano". Não apenas a proposta do jogo era bem legal, como o cenário era bem montado, tento capítulos dedicado a economia, cultura, entreterimento, etc.

O sistema é simples e usa %. Eu, que nunca morri de amores por %, acabei curtindo bastante o mesmo no sistema.

Em um ultra-resumo: O jogo se passa em um futuro onde mais de 90% da humanidade foi devastada por uma "supra-IA" chamada TITANs. A razão do ataque é incerta. Em algum momento no futuro, em meios a diversos conflitos, tanto na terra quanto em "colônias" espaciais, surge uma poderosa IA, que começa a eliminar os humanos. Entretanto, por algum motivo desconhecido, elas desaparecem tão rapidamente quanto surgiram, levando consigo milhares, se não bilhares, de mentes humanas digitalizadas. A maior parte dos sobreviventes se encontravam em uma forma digital, sem corpo, e foram obrigados a aguardar até que pudessem ser transferidos para um corpo, seja biológico ou mecânico. Dez anos depois de tal cataclisma, a humanidade se espalhou pelo sistema solar e, em maior ou menor grau, vão se recuperando.

Ao invés de se unirem para evitar um problema similar no futuro, os humanos, entretanto, foram se segregando. Com uma tecnologia cada vez mais avançadas, diversas estações puderam criar diversas experiências sociais diferentes. A humanidade se divide uma vez mais em diversas novas culturas e maneira de se viver.

Os humanos, aliás, mesmo antes de tal evento, havia se aprimorado a ponto de passarem a ser chamado de "Trans-humanos"'. A tecnologia evoluiu a ponto de não apenas você poder transferir sua mente para outro corpo, como também fazer vários backups de sua mente. Ou seja, sob certo ponto de vista, a morte foi extinta.

Entretanto, ainda há perigo. A morte como nós conhecemos pode ter sido extinta, mas há coisas lá fora que podem ser bem pior que a morte. A loucura é uma delas, mas não a única.

Enfim. Eu poderia fazer um texto longo sobre o cenário, mas deixarei aqui algumas palavras de outros lugares:

Do site oficial, sobre o jogo:

Review do rede RPG:

Um review do rpg.net:

Links:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Como eu disse, o jogo pode, pelo próprio site e livro, ser distribuido gratuitamente em PDF.

Do livro:
    Eles mesmo há um tempo atrás chegaram a distribuir torrents, se bem me lembro.

Logo, aqui está a 2a impressão do livro, versão apenas para jogadores (ou seja, sem o capítulo de Spoilers e segredos do cenário)

E a primeira (ou seja, sem as erratas), completa:

E aí, o que acharam?

PS: Comprei o meu livro pela Amazon pouco depois que folheei o livro e agora vou ver se compro os suplementos.

Última edição: 7 Out 2010
  2. Oromë

Oromë Purge 'em all

Parece bem interessante. Vou baixar, dar uma boa lida nele, e depois venho comentar o que achei. :D

3. Arcanjo[SK]

4. Armitage

Armitage Usuário

Comprei o Eclipse aqui e to lendo. Muito intessante o cenário. E muito jogável, o que é muito importante (diferente do Transhuman Space, que é fodástico conceitualmente, mas é tão realista que intimida).

Quando terminar de ler, posto mais impressões.

5. Oromë

Oromë Purge 'em all

Finalmente termeinei de ler. Não que a leitura propriamente dita tenha tomado muito tempo, mas foi mais de um mês pra tomar coragem de encarar o livro. :lol:

Enfim, achei fodástico. Estou me coçando até pela oportunidade de mestrar uma aventura nele, o que é um acontecimento raro. :D

O problema é que eu sou praticamente o único que sabe inglês do grupo, então eu fico meio desesperado só de me imaginar tentando explicar tudo verbalmente ou fazendo um grande resumo escrito. :lol:

Como o Arcanjo havia dito, o sistema também é ótimo, e irei adotá-lo num outro jogo que devo começar a mestrar no máximo semana que vem, pra dois amigos.

Assim que tiver dinheiro planejo encomendar o livro impresso, junto com o Gatecrashing. :mrgreen:

6. Arcanjo[SK]

Saiu mais uma resenha do RedeRPG:

Qualquer hora eu farei comentários pessoais sobre o livro, opiniões, etc.

Compartilhar