1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ecad cobra por vídeos em blog

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por ricardo campos, 8 Mar 2012.

  1. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    Internet.Dois sites pessoais já foram notificados com cobrança de R$ 352 por retransmitirem conteúdo do YouTube.


    São Paulo.

    O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) quer receber pagamento de blogueiros. A organização começou a cobrar R$ 352 mensais de mantenedores de blogs que incorporam vídeos do YouTube em seus posts. A justificativa da entidade é que os vídeos são uma forma de "retransmissão musical" e, por isso, os donos de blogs precisam pagar direitos autorais.

    A primeira a receber a cobrança foi Mariana Frioli, do blog A Leitora. Mariana estranhou quando recebeu, na semana passada, uma ligação de um estagiário do Ecad. Ela não havia fornecido seu celular a ninguém. Além disso, seu blog é pessoal e fala sobre suas próprias leituras.


    O estagiário explicou que a cobrança referia-se ao trailer do filme "Delírios de Consumo de Becky Bloom" e enviou por e-mail mais detalhes sobre a cobrança.

    "Perguntei por que teria que pagar se eu não fiz upload e meu blog é pessoal. O rapaz disse que, de acordo com o Ecad, retransmissão tem que ser paga, independente do Ecad já ter recebido do YouTube", conta Mariana.

    No e-mail, o estagiário do Ecad enviou o "cadastro de mídias digitais", um formulário que o Ecad usa para efetuar a cobrança.

    "Não existe nenhum trabalho de cobrança de direito autoral focado em blogs e sites, porém todo usuário que executa música publicamente em site/blog, ao ser captado pelo setor responsável do Ecad, pode receber um contato", justifica a assessoria do escritório. "O blog foi captado em um trabalho rotineiro e recebeu o contato. Como dito anteriormente, caso haja execução pública musical, há obrigatoriedade do pagamento da retribuição autoral", completa. Outro blog, o Caligraffiti, também recebeu o mesmo tipo de cobrança recentemente.

    Acordo.A questão é que o Ecad já recebe direitos autorais de vídeos postados no YouTube. O escritório assinou, no ano passado, um acordo com o Google para receber direitos por todos os vídeos musicais que circulam na plataforma.

    "As diversas formas de utilização são independentes entre si, conforme preconiza a Lei de Direitos Autorais, e, neste caso, o blog faz uma retransmissão", tenta justificar o órgão.
    Segundo a assessoria, o Ecad está realizando um trabalho focado em "conscientização" para a necessidade de pagamentos de direitos autorais. Se os blogueiros contatados não pagarem, eles podem ser alvo de ação judicial.


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. ricardo campos

    ricardo campos Debochado!

    Se já cobram do google, será que podem cobrar dos blogueiros de novo? De acordo com a matéria seria bitributação ( ?) ... Pegaram vício dos nossos governos. Se alguém tiver uma explicação seria bom. Olha lá receber cobrança do ecad sem esperar...rsrss
     
  3. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

Compartilhar