• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eça de Queirós

-Arnie-

Usuário
200px-E%C3%A7a_de_Queir%C3%B3s_c._1882.jpg


O maior escritor do realismo lusitano, e o único que rivaliza com Machado de Assis na lingua portugesa. Ao menos é o que dizem os livros, pois de minha parte só li O primo Basílio, que é bom, mesmo sendo Bovary demais. Acredito que os outros não sejam assim; sou bem curioso para ler Os Maias.

Vocês, o que acham dele?
 
Eu li Os Maias e achei muito bom...Uma história bem construída sobre a família Maia, com cenas lindíssimas de Portugal.... eu adorei
 
Li "O Primo Basílio" e "A Cidade e as Serras" ambos pra vestibulares que prestei.
Lembro de ter gostado, não foi uma leitura que fiz só por obrigação (e de, no caso de "O Primo..." ter achado a Luisa uma ridícula e de ter tido um pouco de medo da Juliana! XD ).
"Os Maias" parece ser bom, tenho que me dedicar mais à leitura de autores brasileiros e portugueses, meu conhecimento dessas obras é bem pobre.
 
[align=justify]Comecei a ler A Ilustre Casa de Ramires há muito tempo atrás, bastante mesmo, e foi um dos únicos livros que abandonei, considerei-me despreparadíssimo para aquele vocabulário e construção intrincada das frases me deixaram boquiaberto e sem entender nem 20% do que lia. Por isso é que Eça de Queirós se apresenta como um grande desafio para mim, espero poder ler alguma coisa dele em breve. Vocês também acharam difícil compreendê-lo ou sou só eu mesmo?[/align]
 
Quando peguei O primo Basílio estava numa fase bem literária, onde lia muitos autores brasileiros, portugueses e grandes clássicos, de forma que não tive grandes dificuldades com o vocabulário, isso foi a tempos já, mas o que me recordo foi do ódio que senti da criada e também da personagem principal pela sua falta de ação, quanto a Os Maias e A ilustre casa de Ramires eu sinceramente não me recordo se os li...
Um livro do autor que me divertiu muito foi A relíquia, tenho em edição de bolso comprado a tempos e relido várias vezes, onde trata das peripécias de Teodorico Raposo em busca da herança de sua parenta, escrito todo em primeira pessoa...
 
Lucas_Deschain disse:
(...) Por isso é que Eça de Queirós se apresenta como um grande desafio para mim, espero poder ler alguma coisa dele em breve. Vocês também acharam difícil compreendê-lo ou sou só eu mesmo?[/align]

Não me lembro de ter achado os livros que li difíceis.


kirah disse:
(...)Um livro do autor que me divertiu muito foi A relíquia, tenho em edição de bolso comprado a tempos e relido várias vezes, onde trata das peripécias de Teodorico Raposo em busca da herança de sua parenta, escrito todo em primeira pessoa...

"A Relíquia"! :sim:
Várias pessoas já disseram pra eu ler, mas eu nunca me lembro dele quando procuro algo pra ler.
Preciso ler esse livro, vou anotar em algum canto pra não esquecer.
 
[align=justify]O português dele é lusitano? Fico pensando se isso não me fez parar de ler aquela vez...bom, o jeito é ler de novo.[/align]
 
Não achei dificil, mas pode ser que A Ilustre Casa de Ramires seja uma exceção, ou à epoca você não estivesse preparado.
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]O português dele é lusitano? Fico pensando se isso não me fez parar de ler aquela vez...bom, o jeito é ler de novo.[/align]

Mas o Português lusitano não é difícil.
Veja o Saramago por exemplo, o texto dele flui muito bem, na minha opinião, com exceção de uma ou outra palavra ou expressão, mas aí é até legal porque você vai atrás do significado.
Vai ver você não estava preparado pra o autor mesmo, para aquela história.
Isso acontece, quem sabe você dando mais uma chance, agora ou daqui a alguns anos, não seja diferente. :sim:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo