• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eärendil no espaço?!?!?!?

Cësárin

Usuário
Gente, uma coisa me ocorreu enquanto relia o capítulo do Sillma sobre Earendil; quando diz-se que ele partia em longas viagens pelo vazio do lado de fora, era literalmente? Ele saia de Arda e ia pelo espaço? Eu sempre achei que por imposição de Eru a ninguém fosse permitido sair dos Círculos do Mundo... Como é isso? Aliás, diz-se também que ele saia em busca Da Chama Imperecível; essa chama não era de Eru e mais ninguém?
 
Entenda por "fora dos Círculos do Mundo" sendo além de Eä inteira, e não somente Arda.

Sim, Eärendil realmente navega no espaço; lembre-se que, junto com Thorondor, ele vigia a Porta da Noite para evitar a volta de Melkor.

E Eärendil nunca perseguiu a Chama Imperecível, foi Melkor quem fez isso.
 
bom, eu acho q isso ae ja eh uma questao meio filosofica do tolkien, se vc fir analisar, varios trechos do silmarillion possuem um duplo sentido
meio filosofico e tal, nao acho q ele tenha viajado no espaço em um barquinho e tal, mas sei la, julguem por vcs msmos
 
Ele é até referenciado como a estrela guia; ele viaja pelo firmamento com o Vingilot, e vigia a Porta da Noite.

Do Glossário do Silma:

Eärendil Chamado "Meio-elfo", "Abençoado", "Luminoso" e "Marinheiro", filho de Tuor e Idril, filha de Turgojn; escapou do saque a Gondolin e desposou Elwing, filha de Dior, nas Fozes do Sirion, navegou com ela para Aman e implorou por ajuda contra Morgoth; saiu velejando pelos céus em sua nau Vingilot, portanto a Silmaril que Beren e Lúthien haviam retirado de Angband. O nome significa "Amante do Mar".

Ele voava sim; foi para o espaço depois, para vigiar a Porta da Noite.
 
thunderbreaker disse:
bom, eu acho q isso ae ja eh uma questao meio filosofica do tolkien, se vc fir analisar, varios trechos do silmarillion possuem um duplo sentido
meio filosofico e tal, nao acho q ele tenha viajado no espaço em um barquinho e tal, mas sei la, julguem por vcs msmos

Não, na realidade Eärendil subiu realmente com o seu barco Vingilot, de Silmaril na proa, para fora dos "círculos de Arda"; por isso se tornou uma estrela nos céus, onde guarda juntamente com Thorondor, como disse Fëaruin, a Porta da Noite, para que Melkor não saia. Não existe aqui um duplo significado. É óbvio que cada um interpreta à sua maneira, mas existe ali apenas um único significado. Não nos podemos esquecer que O Silmarillion é um livro de fantasia, e como tal, coisas como barcos no "espaço" tornam-se realidade.
 
O 10º membro da Sociedade disse:
thunderbreaker disse:
bom, eu acho q isso ae ja eh uma questao meio filosofica do tolkien, se vc fir analisar, varios trechos do silmarillion possuem um duplo sentido
meio filosofico e tal, nao acho q ele tenha viajado no espaço em um barquinho e tal, mas sei la, julguem por vcs msmos

Não, na realidade Eärendil subiu realmente com o seu barco Vingilot, de Silmaril na proa, para fora dos "círculos de Arda"; por isso se tornou uma estrela nos céus, onde guarda juntamente com Thorondor, como disse Fëaruin, a Porta da Noite, para que Melkor não saia. Não existe aqui um duplo significado. É óbvio que cada um interpreta à sua maneira, mas existe ali apenas um único significado. Não nos podemos esquecer que O Silmarillion é um livro de fantasia, e como tal, coisas como barcos no "espaço" tornam-se realidade.
E também há citações, como a de Eärendil navegando pelo céu na Guerra da Ira; Elwing, que partia voando de sua torre branca para encontrá-lo; e também da referência à estrela Rothinzil (tradução na língua dos homens para Vingilot, a nau dele) guiando o povo que ia pra Númenor até a ilha. :wink:
 
Itarillë disse:
E também há citações, como a de Eärendil navegando pelo céu na Guerra da Ira; Elwing, que partia voando de sua torre branca para encontrá-lo; e também da referência à estrela Rothinzil (tradução na língua dos homens para Vingilot, a nau dele) guiando o povo que ia pra Númenor até a ilha. :wink:

Na realidade, durante a Guerra da Ira Eärendil não ia a voar no espaço; aí quando se referem céus são realmente os céus da Terra-Média. Eärendil voo em cima de Thorondor Senhor das Águias, e nos céus da Terra-Média, que não podia voltar a pisar, matou Ancalagon o Negro, o mais poderoso dos dragões.

Quanto à estrela Rothinzil, é um muito bom exemplo quanto a Eärendil no espaço. :wink:
 
Pelo menos dá pra saber que não é metáfora, sendo no céu da Tm ou no espaço de fora, mesmo que a pergunta do Césarin refira-se ao segundo. Ou seja: dá pra ver que Eärendil voava mesmo na Vingilot. :wink:
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Sim, Eärendil realmente navega no espaço; lembre-se que, junto com Thorondor, ele vigia a Porta da Noite para evitar a volta de Melkor.
Vinnie, onde é dito que Thorondor vigiava a Porta da Noite?
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Sim, Eärendil realmente navega no espaço; lembre-se que, junto com Thorondor, ele vigia a Porta da Noite para evitar a volta de Melkor.


.... to procurando isso e realmente não achei...a unica mensão a Porta da Noite q achei foi na página 318, parágrafo 2, linha 12... mas nada sobre Thorondor... posso estar enganado...e não ter visto...mas espero achar...vou dar mais uma olhada :)
 
Fëaruin Alcarintur disse:
É que eu gosto de pensar que Thorondor ajuda Eärendil na vigília de Arda... :grinlove:

Não deixa de ser uma hipótese descartável :think: Quem nos diz que Thorondor não teve realmente esse destino? Afinal, será que ele ficou apenas em Valinor, o resto dos seus dias?

Uma das coisas boas em Senhor dos Anéis é a maneira de como podemos imaginar as coisas à nossa maneira, como nos podemos transportar para mundos novos com a vontade da nossa imaginação. Nada nos impede de irmos para além dos escritos de Tolkien, no papel, e deixarmos a nossa mente seguir o seu caminho. Portanto acho que podemos muito bem imaginar Thorondor, Senhor das Aguiás, no seu altivo posto, guardando as portas da Noite juntamente com Eärendil, seu companheiro.

Free your minds folks.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo