• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eä é uma espécie de céu?

Fharallwad

Usuário
Senhores, muito tardiamente estou lendo o silmarilion, e algumas duvidas me estao vindo, vamos lá.
Se entendi bem primeiro Eru criou os ainu, e depois eles criaram arda( que eu creio seja a terra media), depois por acharem arda um lugar bonito, alguns quiseram lá morar, ai Eru criou Eä, para estes morarrem.
Ai vem minha pergunta, Eä é uma especie de céu?
Estou entendendo errado?



Grato:mrgreen:
 
Última edição:
Re: Senhores...

Senhores, muito tardiamente estou lendo o silmarilion, e algumas duvidas me estao vindo, vamos lá.
Se entendi bem primeiro Eru criou os ainu, e depois eles criaram arda( que eu creio seja a terra media), depois por acharem arda um lugar bonito, alguns quiseram lá morar, ai Eru criou Eä, para estes morarrem.
Ai vem minha pergunta, Eä é uma especie de céu?
Estou entendendo errado?



Grato:mrgreen:

Olá Fharallwad.
Eru criou os Ainur e estes, em suas canções criaram a Terra, sim.
Mas a Terra que eles "criaram" não existia ainda, era só pensamento, substancial, uma visão.
"Entrentando, quando eles entraram no Vazio, Ilúvatar lhes disse - Contemplem sua Música! - E lhes mostrou uma visão, dando-lhes uma imagem onde antes havia somente o som.
-O Silmarillion, pag 6.


Nesse trecho fala que Eru mostrava aos Ainur uma visão, não fala sobre algo concreto.
"...Logo, eu digo:! Que essas coisas Existam! E mandarei para o meio do Vazio a Chama Imperecível; e ela estará no coração do Mundo, e o Mundo Existirá..."
-O Silmarillion, pag 9 .

Somente nessa parte que ele realmente cria Eä, que seria tudo!

Espero ter ajudado :D
 
Última edição:
Re: Senhores...

Simplificando, vamos dizer assim:

Eä = universo
Arda = mundo, planeta, whatever (e portanto não somente a Terra-média)
 
Re: Senhores...

Vou ser bem esquemático:

  • Eä: o Universo, tudo que existe.
  • Arda: o Sistema Solar (já que inclui o Sol e a Lua)
  • Ambar (ou Imbar, dependendo da versão): a Terra, o nosso planeta, com os continentes (Aman incluída)
  • Terra-média: o "continente" onde se passam a maioria das histórias.
Espero que tenha ajudado.
 
Re: Senhores...

Correção do meu post: Célio Meneldur está correto ao afirmar que Arda inclui o Sistema Solar. A concepção inicial de Tolkien era de que Arda se referia somente à Terra, mas posteriormente ele incluiu o Sistema Solar nessa definição, e Ambar passa a ser a palavra que designa especificamente nosso planeta. :wink:
 
Célio e Feanor já responderam.

Mas só pra lembrar que "Eä" quer dizer "seja" ou, simplesmente, "é". E por isso o universo é chamado de "O muno de que é".

Ou seja, é o mundo físico.

Fora de Eä, ou seja, além do Universo, existia o Vazio. E dentro do Vazio existia, também, os palácios de Eru. Este sim chega perto do que se pode chamar de céu, afinal é a morada de Deus.

Mas não é o Paraíso de descanso das almas, pois o destino destas é incerto.

Me prolonguei demais.
 
Também só comecei a ler O silmarilion agora, porque aconselharam a ler ele primeiro antes do Hobbit, não precisa ficar encabulado com isso, aliás achei o mito da criação do mundo segundo Tolkien o mais bonito de todos que existem.
 
Eu sempre vi Eä como a essência, visão como disseram, e não como o universo em si, pois acho universo algo mais "concreto".
 
Ëa não deixa de ter características de "céu".
Não, não tem características de céu.
Yasmin Lothuilë disse:
Eu sempre vi Eä como a essência, visão como disseram, e não como o universo em si, pois acho universo algo mais "concreto".
Não, Yasmin. A visão veio antes.Quando Eru disse "Eä" ("que seja"), então o Universo se formou como matéria.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo