• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E Valinor?

Além do mais Valinor só poderia ser alcansada por barcos elfícos

Opa, para aí! Qualquer um poderia chegar em Aman, mas somente aqueles que tivessem permissão dos Valar poderiam botar o pé em Aman sem receber um destino terrível (veja o caso de Ar-Pharazôn). Além do mais, só chegar lá já era MUITO difícil. Belegaer era EXTREMAMENTE perigoso, e Ossë só piorava as coisas. Somente alguns conseguiam chegar lá, como Earendil e Eriol (que depois teve seu conto abandonado). Earendil acabou tendo que carregar para sempre a Silmaril, e Eriol... bem, como ele "não conta", ele fica de fora, mas, se eu vou falar sobre quem chegou até Aman, já vou logo dizendo: Ele chegou em Tol Eressëa e permaneceu lá por muitos anos, tanto que foi ele que traduziu o Quenta Silmarillion.

Mas como ainda nao acabei de ler o HoME 1 e 2, ainda não sei tudo sobre a Rota Plana (de acordo com o livro, o método para se chegar em Aman), sobre Eriol e o resto do pessoal.

Agora tenho uma pergunta:
No HoME 1, os elfos de Mar Vanwa Tyaliéva falavam sobre um caminho cheio de campos, por onde alguns homens vinham, as vezes, da Terra-Média. Que caminho era esse? Como tem campos, não pode ser a Rota Plana. Então que caminho era esse? Como se achava esse caminho? :o?:
 
Eu acho que essa é mais uma concepção antiguada da obra tolkieniana. Eriol (Elfwine) chegou em Tol Eressëa, mas graças ao bom e velho destino. Ele estava destinado a pisar em Tol Eressëa (que não é Aman).
De qualquer maneira, os elfos de Mar Vanwa tb não são citados em nenhuma das obras publicadas. É mais como uma curiosidade obscura. Mas esse caminho dos campos creio ser uma idéia antiga, pois não era permitido aos mortais pisar nas Terras Imortais.
 
Ele chegou em Tol Eressëa e permaneceu lá por muitos anos, tanto que foi ele que traduziu o Quenta Silmarillion.

Eu pensava que o Quenta Silmarillion fosse originário das traduções do élfico de Bilbo.
 
Nossa pessoal, pelo jeito eu vou ter que começar a comprar HoME, pois vejo o tanto de conteúdo que ele pode me acrescentar! :obiggraz:

Elen síla lúmenn' omentielvo! :beer:
 
Opa, para aí! Qualquer um poderia chegar em Aman, mas somente aqueles que tivessem permissão dos Valar poderiam botar o pé em Aman sem receber um destino terrível (veja o caso de Ar-Pharazôn).


Mais ou menos... Isso foi uma coisa que foi mudando com o tempo... Na verdade a princípio Valinor não era muito distante da Terra Média. Com os anos e com incidentes como o de Ar-Pharazôn Aman foi gradualmente se distanciando da Terra Média até quase constar de outra dimensão... Na verdade o que se recomendam são barcos realmente bons, que não capotem sobre as águas traiçoeiras de Ulmo, e uma tripulação com Greencard pra Valinor...
 
Gradualmente nada! Depois do incidente Pharazôn Aman foi retirada do nosso mundo bem direto, se abriu um precipício entre os continentes de Aman e os 'mortais' e o mundo foi encurvado.
 
Algumas respostas.

Mithrandir, o tal caminho acho que era o caminho dos Sonhos, e só as crianças é que chegavam em Mar Vanwa por ali, enquanto estavam dormindo (e sonhando).

Esse caminho era diferente da Rota Plana, e, bem, você tem o livro aí e pode checar, acho que o Christopher fala... mas acho que a idéia desse caminho não aparece mais nos textos do legendário depois das Lost Tales.

O material sobre Eriol/Aelfwine e a Rota Plana está no final do HoME 2. Se você ainda não leu, se prepara porque é de lascar, acho que é a parte mais difícil das Lost Tales, junto com a parte do Eärendel.

Ringil, dentro do legendário o Quenta de fato foi transmitido através de Bilbo. Mas uma idéia anterior, e que demorou muito para ser abandonada pelo Tolkien, é que um marinheiro, Eriol, teria chegado de barco a Tol Eressëa, e lá teria sido instruído pelos elfos sobre tudo o que aconteceu na Primeira Era. Depois esse cara teria voltado, de algum jeito, e teria transmitido o conhecimento que a gente tem do legendário.
 
Gradualmente nada! Depois do incidente Pharazôn Aman foi retirada do nosso mundo bem direto, se abriu um precipício entre os continentes de Aman e os 'mortais' e o mundo foi encurvado.

Sim, mas esse foi o estopim de um processo de afastamento gradual de Aman da Terra Média...
 
Valeu pela confirmação, Swanhild. Eu já tinha ouvido falar desse marinheiro AElfwine, e também de que essa idéia tinha ficado restrita ao Lost Tales. Mas como não li nenhum HoME fiquei na dúvida, já que deduzi que foi o Bilbo que traduziu apenas pelas minhas impressões.

Sim, mas esse foi o estopim de um processo de afastamento gradual de Aman da Terra Média...

Não lembro disso, posta uma referência por favor.
 
Ringil, só mais uma coisinha. Não é verdade que essa idéia ficou restrita aos Lost Tales, não. Aelfwine aparece em vários textos tardios do legendário (década de 50), e inclusive em algumas versões finais. Como eu disse, o Tolkien demorou muito tempo para abandonar essa idéia da transmissão do legendário. Mas o Christopher Tolkien expurgou isso tudo.
 
Eru disse:
Sim, mas esse foi o estopim de um processo de afastamento gradual de Aman da Terra Média...

Não foi nada gradual, foi algo praticamente imediato, por intermédio de Eru.

Pela insolência dos numenorianos, Eru interviu, afundou Númenor, retirou Aman dos Círculos do Mundo, e transformou Arda num mundo redondo.
Assim os homens aprenderam de uma vez por todas que Aman NÃO é o lugar deles, e sim na Terra-média, nas Terras Mortais.

"Todas as rotas agora são curvas".
 
Citação:
Sim, mas esse foi o estopim de um processo de afastamento gradual de Aman da Terra Média...


Não lembro disso, posta uma referência por favor.


Ok, desculpa a demora porque eu não entrava nesse tópico há uns dias. No Silmarillion eles fazem menção a isso, não me lembro em que parte mas juro que quando reler eu posto aqui. No começo do mundo, Valinor podia ser vista a distância da Terra Média. Com as guerras e os conflitos em Valinor e em Aman, foi se afastando, como a própria ingerência direta dos Valar na Terra Média. Parte mesmo da Terra Média se foi quando Beleriand foi transformada na cidade dos Snorkels, afastando mais ainda Valinor da costa da Terra Média. Lembro de algum trecho que fala desse afastamento, não lembro onde. Mas de fato, depois do ultrage de Numenor, abriu-se sobre a ilha uma fenda e o mundo se curvou, deixando Valinor quase que n'outra dimensão. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo