• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se um livro inspirado em Tolkien estivesse sendo escrito agora?

Nite Lion

Usuário
O que vocês diriam para o escritor(a) que estivesse escrevendo esse livro baseado em Tolkien?

Pergunto isso, é claro, por que existem e não vão deixar de existir; e eu estava lendo uns contos na internet, olhando uns livros parados aqui na estante; e eles não agradam tanto quanto sua inspiração, mesmo que sejam muito bons. motivos óbvios é claro, a competência de Tolkien em tudo que construiu, mas mesmo assim... alguma coisa ainda falta...

Um "Tolkien based" já nasce para fazer "menor" sucesso por que ele sempre vai ser comparado a sua inspiração?

E o que esse(a) escritor(a) deveria fazer para agradar aos leitores, de verdade?

E principalmente, para não desagradar? já que você escreve com sua inspiração, e resolve ir de modo diferente, alguém vai reclamar, alguém sempre reclama.

Bem, é isso ai, minha dúvida; acho que pode até ajudar quem quer seguir esses caminhos de escritor de fantasia, fantásticos etc; e não se perder na trilha, se as pessoas responderem sinceramente e digam a direção certa.


há sim, é meu primeiro tópico, fiz muito mal em não me apresentar? é que eu quero dormir logo e deixar ele aberto.
 
Pra mim isso não faz diferença nenhuma, até porque existem vários livros inspirados em Tolkien (vide Harry Potter, Eragon ou os filmes baseados em D&D). E não só, existem muitas fanfics (aqui mesmo no forum existem milhares) que são muito bem feitas, ou algumas nem tanto.

Não vejo nada de mais alguém querer publicar algo diretamente baseado em Tolkien. Claro para ser publicado, esse algo teria de ser "original", caso contrário bateria de frente com as leis de direitos autorais.

E se o livro vai ser fadado ao fracasso? Claro que não. Não tem nada a ver. Comparaçõe serão feitas, mas existem fãs para tudo. Se o livro for mesmo bom, eu vou poder gostar dele e talvez até me torne fã.
 
Livros nunca são escritos sozinhos, o autor sempre busca inspiração em outros lugares fora de sua própria mente, e principalmente e outras obras. O prórprio Tolkien se inspirou em contos medievais, como o Kullervo e Beowulf, e no poema The Faerie Queene, de Eric Spenser. Ainda, antes de Tolkien já havia outro autor que havia criado o gênero "capa e espada" e de fantasia medieval: Robert E. Howard, com seu bárbaro, Conan.

A principal habilidade de um escritor de fantasia (e qualquer escritor) é saber aproveitar suas influências e saber ser original, seu fracasso ou sucesso depende apenas dele e de sua habilidade de escrita e imaginação.
 
Eu também não vejo em si problema nenhum de se escrever um livro com os personagens de Tolkien. O problema maior ia ser as pessoas que usariam o livro como fonte de argumentação, achando que ele é canônico.

Pode ser que ficasse ótimo, pode ser que ficasse uma porcaria completa.
 
Eu também não vejo em si problema nenhum de se escrever um livro com os personagens de Tolkien. O problema maior ia ser as pessoas que usariam o livro como fonte de argumentação, achando que ele é canônico.

Pode ser que ficasse ótimo, pode ser que ficasse uma porcaria completa.
Algo para ser confundido com algo canônico jamais seria publicado, pois seria barrado pelas leis de direitos autorais! E pelos javalis de Christopher!
 
Algo para ser confundido com algo canônico jamais seria publicado, pois seria barrado pelas leis de direitos autorais! E pelos javalis de Christopher!
Bem, mas se for parecido mesmo eles publicariam na moita.:roll: Algo meio o The Hunt for Gollum.

Tá, tu tens razão. Não seria publicado mesmo. Mas se for só inspirado continuo não vendo problemas. Afinal, já saíram vários livros que foram inspirados pelas Obras de Tolkien.

Eu tenho medo dos javalis do Christopher.
 
Última edição:
Tolkien se inspirou em praticamente tudo que existia até então: mitologia grega / romana / germânica / etc; contos de fada; poemas; escritas arcaicas; histórias reais / obras de outros autores consagrados, como Shakespeare; fé e religião... e por aí vai. Ele não foi original, pois ninguém é 100% original. A genialidade dele estava em remodelar todas essas influências para criar uma história nova e única!!!

Logo... se um autor novo tiver essa habilidade de se inspirar, e não copiar, para criar um universo novo, seria maravilhoso!!! Precisamos urgentemente de novos autores assim... E se alguém conseguir, lhe daria os parabéns!!!

Mas vale lembrar que isso é trabalho de uma vida toda, para criar um universo e uma trama tão complexos... Pode ser que alguém esteja trabalhando nisso agora ou que até já esteja em fase de 'encerramento' e revisão, procurando uma editora interessada. Vai saber? Mas o fato é que não se lança um autor genial com frequência, justamente por ser um trabalho complicado e demorado.
 
Seria mais um livro baseado no que Tolkien criou, a diferença vai ser se a história é boa ou não. Eu diria pra pessoa não se preocupar com quantidade e sim com criatividade.
 
O que que eu diria?

- "Amigo escritor, você tem três caminhos a seguir:

Você pode criar uma história muito bem baseada em Senhor dos Anéis. Converse diretamente com o filho dele, o Christopher, para entrar no seleto grupo que detêm os direitos da obra de Tolkien. Então, crie uma história sobre a Quarta Era, por que não?
Ou simplismente, crie algo muito parecido com Senhor dos Anéis e troque os nomes, e algumas raças. Como élfos por fadas e orcs por trolls.

Com isto, ganhará (será?) a simpatia dos fãs do Professor, enquanto for crucificado pela crítica por não ter criatividade.

--

Você pode também criar alguma história medieval, uma história sua, mas com referências claras à Tolkien. Cire uma história que tenha um anel poderoso, ou 9 amigos que se unem para combater o mal. Ora, todas as histórias de fantasia medieval tem o dedinho de Tolkien nelas, não é mesmo?
Lógico, prepare-se para receber críticas ácidas de um fã mais fervoroso, que ficará feito louco abrindo o Silmarillion, explicando para todos que ... sua história também foi chupinhada do J.R.R... Sem contar a crítica, que massacrará o seu belo livro se você não for um escritor competente.

--

A última alternativa, e de longe a mais trabalhosa, será se inspirar na pâciencia tolkieniana, deixar de preguiça e criar seu próprio universo, desde como foi criado até onde a sua história começa. Lembre-se: três livros, mais um livro só de mitologia e cronologias. Um idioma novo é fundamental. E faça muitos, muitos mapas.

Boa sorte."
 
Não vejo problema algum.E se todo autor deixasse de escrever um livro por ter influências,logo logo,não teríamos mais livros novos.
Afinal,com tantos milhares e milhares de livros ja escritos,é impossível uma ideia nunca ter passado por alguém antes,e se não passou,esse é raríssimo.
Enfim,problema em ter influências não quer dizer nada,desde que a história seja inédita em sentido de aventura,e original.Com toda criatividade do autor.
Se fosse por influências,metade dos livros que eu li não poderia ler.São quase uma fanfic de um e de outro...E não me arrependo de nenhum
 
Seria apenas mais um entre tantos outros... o que há demais nisso?
Para se escrever um livro é necessário alguma fonte de inspiração, o próprio Tolkien teve várias. E é impossível não se deixar influenciar pelas obras desse ou daquele autor.
Com criatividade, imaginação e bom senso suficiente para usar toda essa influência e inspiração é possível escrever uma boa e original história.
 
Aiya, interessante sua pergunta, acredito que um livro sempre é influenciado quando é escrito, não existe uma forma de não ser. O importante é que ele realize quem lê e quem escreve, às vezes a proximidade com o livro inspirador pode até ser útil como se os dois se complementassem.

Abraços, Etienne.
 
Acho muito bom, desde que tenha qualidade.

Eu gosto somente de uma fanfic aqui do Fórum: Os Relatos de Melkor, feitos pelo Eriadan. Poderia resultar em um bom livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo