• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Minos

Usuário
Saudações Amigos,
Este é meu primiro post, não sei se esta bom mas queria resolver essa duvida. Estou lendo alguns textos e histórias nordícas, e li sobre o fim do mundo segundo os contos, onde fala que haverá uma luta entre os deuses e os seres maléficos:taco: :panela:. Sabemnos que o Professor Tolkien se inspirou em alguns contos nordícos para criar o seu fantástico mundo. Há muito tempo eu me pergunto e fico matutando idéias. Se um dia a Terra-Média iria ter um "Crepúsculo dos Deuses" como nos contos nordícos? Aonde a ultima guerra iria acabar com todo o mundo Médio ou se a história continuaria a seguir até digamos os dias de hoje? Será que o Professor escreveria ou escreveu, uma história sobre este assunto."

é isso ai pessoal, até mais! ::byebye:
 
Re: A se Tolkien desse continuação as hist´ria sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Acho que o fim do mundo para os Nórdicos se chama Ragnarok, não tenho certeza.

Bom... acredito que todos os povos tem um mito sobre o final do mundo. Seria um processo normal das civilizações, mas o que me intriga é saber se seria um final renovador ou simplesmente destruidor.
 
Re: A se Tolkien desse continuação as hist´ria sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Bem eu sou da opinião que a história iria continuar...
Se formos bem a ver o mal acabou...Sauron foi derrotado, Saruman morto, Melkor já nem se fala, os povos inimigos de Gondor tornaram-se "amigos" do Rei Elessar...
A história continua mas Tolkien "cançou-se" pois o mal tinha acabado os livros seguintes iriam tornar-se um bocado massudos e claro Tolkien acabou por morer (infelizmente esse é que devia de ser elfo LOL).
Cá para mim se continuasse iria unicamente falar da descendência do Rei Elessar, e se calhar de Valinor (dos Eldar que para lá voltariam)...
Mas não ia ter muita graça...
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

O fim do mundo é sempre algo curioso. Primeiramente acredito que o que todos chamam de "fim do mundo" seja simplesmente uma mudança drástica. É como a letra do REM "It's the end of the world as we know it".

Portanto acho a Terra Média não teria fim, mas sim uma mudança drástica nos povos que a habitam, e o mal teria fim! Concordo, portanto, com o Passo'Gigante: a história ficaria muito sem graça!
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Minos, o Professor Tolkien não escreveu muita coisa sobre a Quarta Era em diante, ele mesmo diz isso na carta 338 (As Cartas de J.R.R. Tolkien, pp.395-6). Respondendo a um leitor que queria mais informações sobre Entesposas Tolkien diz:

"[...] Não escrevi nada além dos primeiros anos da Quarta Era. (Exceto o início de uma história que se referiria ao final do reinado de Eldarion, cerca de 100 anos após a morte de Aragorn. Então obviamente descobri que a Paz do Rei não teria histórias dignas de serem contadas; e suas guerras teriam pouco interesse depois da derrota de Sauron; mas que seria quase certo que uma inquietação apareceria por volta dessa época, devido (aparentemente) ao tédio inevitável dos Homens com o bem: haveriam sociedades secretas praticando cultos sombrios e "cultos órquicos" entre os adolescentes)[...]".

Entretanto, há 2 textos que você pode consultar e que tratam de coisas mais ou menos relacionadas a sua dúvida e sobre o que Tolkien diz na carta que citei acima, como A Nova Sombra (The New Shadow). E sobre o "Crepúsculo dos Deuses" de Tolkien A Segunda Profecia de Mandos. Espero que ajude! ;)
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Entretanto, há 2 textos que você pode consultar e que tratam de coisas mais ou menos relacionadas a sua dúvida e sobre o que Tolkien diz na carta que citei acima, como A Nova Sombra (The New Shadow). E sobre o "Crepúsculo dos Deuses" de Tolkien A Segunda Profecia de Mandos. Espero que ajude! ;)

Bom, eu ia dizer sobre a Segunda Profecia de Mandos, mas Elendil chegou na frente!! :g:
Ela fala muito bem do que poderia ser considerado este "Crepúsculo dos Deuses" em Arda, além de ser um belíssimo texto também!! =]
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Acho que meu post é muito nada haver mas :jornal:...

Fim do mundo? Qual é a graça de saber qual é o final de tudo, como fica aquele gostinho do quero mais. :babar:

Essa foi uma das característica que gostei no Tolkien ele não destruiu seu mundo como s.c. Lewis :silenced: guerra de deuses ja não teve uma la no Silmarillion com Melkor? se eu tiver errada pode criticar, eu so li o resumão do Silma.

Tudo deve continuar.
 
Última edição:
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

O Fim do Mundo, não é o fim de tudo, simplesmente o fim para as coisas vivas. Provavelmente, seria uma grande catástrofe, que engoloria tudo o que conhecemos e recomecaria novamente.

Os dois textos que Elendil citou são muito importantes, um Nova Sombra se levantou, ainda que pequena, mas se levantou. Acho que o Professor não teve tempo para continuar a sua história, que concerteza seria igualmente interessante e fantastica. É o um pouco do que vimos ao longo das três eras, a batalha foi vencida contra Melkor e contra Sauron, porém essa Guerra jamais terá fim.

"[...]mas que seria quase certo que uma inquietação apareceria por volta dessa época, devido (aparentemente) ao tédio inevitável dos Homens com o bem: haveriam sociedades secretas praticando cultos sombrios e "cultos órquicos" entre os adolescentes)[...]". Tolkien já disse né! ^^
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Eu acho que não teria um fim,é como se fosse o passado do mundo,e ainda estariamos neles,já que a grande e ultima guerra,estaria para o nosso apocalipse.
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Ou então os homens voltariam a ser arrogantes e juntando-se ( Gondor, Rohan, Harad, Rhum e Umbar) desafiariam os Valar uma vez mais e ai acabaria o reino dos homens e a terra media seria destruida
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Ou então os homens voltariam a ser arrogantes e juntando-se ( Gondor, Rohan, Harad, Rhum e Umbar) desafiariam os Valar uma vez mais e ai acabaria o reino dos homens e a terra media seria destruida

Eita! Catastrófico, não??? Hehehehe... Talvez os homens desafiassem os Ainur e tivessem seus traseiros humanos chutados categoricamente. Mas por que razão destruir a Terra Média? O objetivo da criação de Arda era tornar real a Ainulindalë... Não consigo imaginar os Ainur simplesmente destruindo sua própria criação.

Como eu já disse, é o fim do mundo como conheçemos. Não necessariamente o fim físico do mundo.
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Algumas mudanças aconteceriam, algumas criaturas desapareceriam como desapareceu Laracna, relevos, climas, adaptações dos povos para novas culturas, alguns povos diminuiriam até desaparecer por completo, como os orcs, novas fronteiras surgiriam, guerras, batalhas talvez, talvez surgisse um novo mal para iniciar tudo de novo.
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

A única guerra que poderia haver seria entre Os povos de Gondor e Arnor contra os de Leste... a não ser que os anões se lembrassem e atacassem os homens (ridiculo)...
Mas o Mundo nunca está livre do perigo do mal por isso teria de haver outra guerra com certeza nem que fosse uma nova "guerra de familiares" lol
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Acho que nao teria fim nao... se tivesse seria muito chato. Acredito que apareceria novos fatos, mas sem continuar a historia dos homens do oeste guerreando contra orcs, etc, acho que os acontecimentos "mudariam" de lugar... talvez para partes menos citadas da TM, com novas criaturas, perigos e guerras.
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

A história não acabou dentro da mitologia de Tolkien, estamos vivendo a história neste exato momento. Mas se querem saber minha opinião, é loucura acreditar que o mundo imaginário de Tolkien é o nosso (é o nosso, mas me refiro em creditar em elfos, orcs, Valar etc), mas para quem gosta de viajar...
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

O Professor escreveu a versão dele para o Fim dos Tempos como eram/são conhecidos! Mas não detalhou a coisa, o que partindo de Tolkien é de se espantar, seria mais aceitável, ao menos para nós, que ele tivesse ao menos feito um Conto Inacabado, e não uma "Profecia".

Como foi falado anteriormente, não acredito que ele criaria uma guerra entre "Deuses"/Vala. Na destruição de tudo principalmente... Lembrando que na Profecia sugere-se um novo começo perfeito para todos, com o envolvimento de todos na Nova Música.
Isso entende-se Valar, Maia, Elfos, Homens e Anões... Mas se fala-se de todos, outras criaturas deveriam entrar nessa questão, pois afinal, até mesmo os Orcs são criaturas de Eru, pervertidas e mudadas, mas mesmo assim, ainda o são...

Quanto a se ter um novo Mal/Sombra, também acredito que haveria de ressurgir algo ou alguém, pois a "Sombra" faz parte do equilíbrio da Vida e não se pode destruir ela. Poderia até mesmo ser uma mulher, pois ela deu sinais disso anteriormente e creio, conheceu Melkor! Mas aí, como diria um Amigo, seria uma viagem minha... :ahn?::hanhan:
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Bem, acredito que se abandonasse a historia da TM, e focasse na ultima batalha, seria muito bom pra se concluir a historia, colocando um fim nela, o fato de nao se ter tido a ultima batalha ficou meio que com gostinho de faltou....
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Eu acho que seria bem capaz de ter um fim, sim... Não acredito que seria um fim próximo, acho que poderia haver bastante história ainda, prévia ao "Crepúsculo dos Deuses", mas acho que chegaria lá.

E acredito que seria um texto extremamente interessante e hipnotizante, pq é um tema bastante válido, que com o talento do Professor ficaria belíssimo, não?
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

Quanto ao "ragnarök" , o "juízo final" da mitologia nórdica.....acho que seria muito dificil acontecer algo parecido, o que no caso teria de ser uma guerra entre as divindades (Ilúvatar, os Valar, etc), o que seria muito improvável

bem...eiis a minha teoria:
se algum dia chegasse a ter um fim a Terra-média.... aconteceria uma grande catastrofe (como ja mencionaram em um post acima) ...e tudo voltaria ao vazio inicial... contando apenas com Eru ... então...Eru daria o pontapé inicial para a criação do universo que conhecemos hoje... sim, isso mesmo, o Big-Bang!!!
daí pra frente todos ja sabem acho...evoluímos ao longo dos "zilhões" de anos e por meio de Tolkien (que foi iluminado) relembramos do passado do mundo

fiz uma confusão escrevendo isso tudo (não estou em um dia muito bom, resolvi escrever algo para me descontrair um pouco)... mas esse seria o fim e o pós fim hahaha :lol:
 
Re: A se Tolkien desse continuação as história sobre a Terra-Média ela teria um fim?

É uma questão interessante! A única passagem sobre o fim de Arda esta escrita na Profecia de Mandos. Com relação aos povos da Terra-média, ela ainda continua, já que o objetivo do Professor foi criar uma mitologia para nossa sociedade ocidental, cujo relato nos chegou através do Livro Vermelho do Marco Ocidental (agora nao recordo o nome da personagem que encontrou os escritos).

Se formos analisar bem, não há muitas estórias que relatam o que acontece durante o Fim do Mundo... a humanidade sempre foi salva aos 49 do segundo tempo :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo