• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Thorin não tivesse investido tão temerariamente contra os orcs?

Ana Lissë

Nazgûl boazinha
Oi, pessoal. Estava lendo O Hobbit e cheguei na Batalha dos Cinco Exércitos, onde Thorin, do nada, sai da Montanha (em uma cena realmente ÉPICA) e investe contra os orcs chamando seu povo para junto dele, além dos elfos e homens.

O problema é o seguinte: muitos vieram em seu auxílio porém não em número suficiente para realmente fazer um estrago tremendo (se bem que um estrago considerável eles fizeram). Será que, se ele não tivesse feito isso e tivesse adotado outra estratégia, o rumo da batalha poderia ser alterado? E, por falar em estratégia, o que seria recomendável fazer naquela hora?

Eu, pessoalmente, considerei esta investida de Thorin bastante temerária.
O que vocês acham?
 
É a mesma coisa que eu penso do Fëanor. Ele foi loucamente contra Angband, um monte de balrogs o capturaram no meio do caminho e "C'est fini". Todo mundo que fez coisas de forma mais poderada acabou levando a melhor: Lúthien foi de uma astúcia impressionante ao se disfarçar de Thuringwethil e ainda por cima não tentar lutar com ngm, e sim colocar geral pra dormir... :P

Todo mundo que "vai com tudo" se ferra, podem reparar.
 
Lindoriel e Glonduil, concordo com vocês. Em situações assim não adianta ser O Cara e chegar arrasando se, no fim das contas, você acaba morto... o que é uma pena nos dois casos, tanto de Fëanor quanto no de Thorin (mais ainda no caso de Thorin, na minha opinião :grinlove:)

Por isso mesmo ele deveria ter colocado a cabeça no lugar. Mas... o que exatamente ele deveria ter feito? E que implicações suas atitudes teriam na batalha?:think:
 
Ele deveria parar de ser tão CABEÇA DURA. O cara tinha uma montanha de dinheiro, e não queria contribuir nem para quem tinha ajudado ele: ele sua companhia chegaram na cidade dos homens ESFOMEADOS, MOLHADOS, foram MUITO BEM RECEBIDOS pelo Povo ( não pelo prefeito), ai quando Smaug ARRASA a cidade, ele se nega a dar uma ajuda em ouro. Se ele tivesse feito a politica da boa vizinhança, teria tropas suficientes para realizar manobras estratégicas INFINITAMENTE mais eficientes.

Ps: da para ver que eu realmente fico puto da vida com o Thorin .
 
Pior que é, viu Glonduil...

Essa atitude do Thorin foi pra acabar mesmo... Eu também fiquei indignada com ele, mas fiquei pensando no que você disse sobre ele ter mais gente com ele. Será mesmo? Acho que nem com uma boa amizade as coisas podiam ter sido melhores com aquela investida.
 
Ana, quando eu digo que com mais gente ele teria se dado bem, quero dizer: com mais soldados ele poderia ter feito uma estrategia mais eficiente do que simplesmente partir para porrada.Mais soldados resulta em maiores números de posições de combate.
 
Eu gosto muito do Thorin, era um cara gente boa, mas quando via ouro, se sentia O HOMEM, ou melhor O ANÃO.
 
Como 90% das pessoas!! :lol:

Mas anões pareciam ser ainda mais fascinados por ouro, pedras preciosas e etc...

Eu acho que isso se dá por causa do meio em que vivem. Pode parar para pensar: anões moram em palácios nas montanhas, montanhas tem pedras preciosas, logo os anões vem pedras preciosas todos os dias, logo anões amam pedras preciosas. O mesmo se dá com elfos das florestas. Eles simplesmente amam as arvores, como se fossem seus iguais.Porém não as idolatram, porque são mais controlados do que os anões.FATO.
 
Thorin já estava no seu limite no fim do livro. Já não aguentava mais para retomar sua terra, seu ouro e se vingar dos orcs. Além do mais, ele te uma atitude de herói, investindo contra os orcs.
 
Na guerra (e na vida) quem vence é quem tem mais sangue frio. FATO.

Não sou muito avançada em idade, mas já percebi isso. Quem mais sente, quem mais se enraivece, até mesmo quem mais ama, acaba perdendo ou "escorregando" mais facilmente. Quem tem menos sentimentos vê as coisas de forma mais clara, pois não se envolve.

Por isso psicopatas (que não têm sentimentos) acabam conseguindo coisas mais facilmente, embora machuquem muita gente no meio do trajeto...

Tá, estou saindo do propósito do tópico... :lol:
 
Thorin já estava no seu limite no fim do livro. Já não aguentava mais para retomar sua terra, seu ouro e se vingar dos orcs. Além do mais, ele te uma atitude de herói, investindo contra os orcs.
No seu limite? Sim. Foi um herói ? Sem duvida. Mas dai a negar ouro para queles que o haviam ajudado, quando ele estava, com fome, sedento e com frio na minha HUMILDE opinião é muito egoismo.
 
Demais. Alem do que é ingratidão. Como a pessoa se torna ingrata àqueles que o alimentaram?

Só isso já faz dele quase um "anti herói".
 
EU não diria um anti herói. Para mim até Fëanor tem suas razoes e motivos compreensíveis. No caso de Thorin, ele entrou em uma paranoia de que todos queriam o que era seu por direito. Isso afetou seu julgamento, levando-o a ficar egoísta. Mas no fim ele vê que estava errado e morre em paz. É esse final que não o torna um anti herói
 
É que em Tolkien os personagens têm características "humanas", ou seja, não existe 100% bonzinho ou 100% mauzinho; sempre tem uns que mesmo sendo "heróis" têm umas ações nada heróicas! :lol:

Turin é outro exemplo disso.

Isso é bom para lembrar aqueles que acham que nesse ponto o Martin é superior a Tolkien quando dizem que em Tolkien os personagens são mais maniqueístas.
 
EU não diria um anti herói. Para mim até Fëanor tem suas razoes e motivos compreensíveis. No caso de Thorin, ele entrou em uma paranoia de que todos queriam o que era seu por direito. Isso afetou seu julgamento, levando-o a ficar egoísta. Mas no fim ele vê que estava errado e morre em paz. É esse final que não o torna um anti herói


Isso é verdade. Esse final redimiu o Thorin de todos os seus erros.

Mas um amigo meu me alertou para uma coisa: a suposta traição de Bilbo, que podia ter levado Thorin à loucura. Talvez, se o hobbit tivesse dado a Pedra Arken a ele, a coisa não teria ficado tão feia. Afinal, "ele vale mais que um rio de ouro"...

Quanto à atitude heróica ou não do Anão, na minha opinião, podíamos ter passado sem ela...
Estou sendo talvez injusta, porque, afinal de contas, poucos conseguiriam fazer o que ele fez, mas poxa... ele não conseguiu muita coisa com isso, e ainda (acho eu) atrapalhou as estratégias já formadas. O pessoal tava cuidando dos orcs pra que fossem para onde eles queriam. Mas aí o Thorin entrou e bagunçou tudo... Corrijam-me se eu estiver falando besteira...
E pra piorar ele acabou morto.

Dá uma dor no coração escrever isso, porque eu AMO o Thorin, mas fazer o quê...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo