• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"E se...." só sem a PROVIDÊNCIA!

bombadil

FATHERLESS
Eu acredito que Tolkien tenha inserido algumas passagens nos livros sobre a PROVIDÊNCIA DIVINA.
Quando do embate entre Melkor e Ilúvatar, durante o Ainulindalë, ficava claro que para cada insistência de Melkor, Ilúvatar transformava os sons distoantes em coisas ainda mais grandiosas que o primeiro nunca havia pensado, como por exemplo, a neve e a chuva. Fica para mim claro que ARDA sempre esteve PREDESTINADA a ter um determinado fim e que, mesmo com os "se Saruman não tivesse isso ou aquilo", ou "se Sauron fizesse assim ou assado", tudo já estava previsto e preparado para que algo ou alguém se contraposse àquele mal (originado da canção de Melkor) para a transformação em uma coisa boa (originada por um dos novos temas que Ilúvatar criou para contrapor à Melkor).

Mesmo Gandalf, ou melhor, Olórin, não sabia o que estava por vir, como, quando e onde seria o ataque de Sauron, se Frodo conseguiria destruir o Anel ou se tudo não passava apenas da esperança de um tolo. Entretanto, Gandalf bem sabia que a Providência Divina sempre está em ação, principalmente naqueles tempos escuros e de grandes feitos a serem realizados. Isto está bem evidente quando Gandalf diz em ‘A Sociedade do Anel’:

Por trás disso havia algo mais em ação, além de qualquer desígnio de quem fez o Anel. Não posso dizer de modo mais direto: Bilbo estava designado a encontrar o Anel, e não por quem o fez. Nesse caso você também estava designado a possuí-lo. E este pode ser um pensamento encorajador.

E também:

Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados. Não tenho muita esperança de que Gollum possa se curar antes de morrer, mas existe uma chance. E ele está ligado ao destino do Anel. Meu coração me diz que ele tem ainda algum tipo de função a desempenhar, para o bem ou para o mal, antes do fim; e quando a hora chegar, a pena de Bilbo pode governar o destino de muitos – e o seu também.

Cabe aqui citar o livro de SMITH, ‘O Senhor dos Anéis e a Bíblia’, em um trecho sobre a Divina Providência:

Todos os dias acontece uma dança muito estranha. O mal usa coisas boas para propósitos malignos e o bem transforma o mal em coisas ainda melhores. A luz é verdadeiramente maior, mas enquanto o mal sempre procura a destruição, às vezes até de si mesmo, o bem sempre busca a redenção, até mesmo para aquelas coisas que parecem irremediavelmente más. (SMITH, 2002, p. 83)

O que quero dizer com tudo isso, portanto, é que em nenhuma hipótese do tipo "E se" Arda cairia nas mãos do inimigo.

Agora, abaixo, peço a sua opinião e a resposta para a pergunta:

E se não houvesse a Divina Providência?

Abraços a todos,
do bombs.
 
O que quero dizer com tudo isso, portanto, é que em nenhuma hipótese do tipo "E se" Arda cairia nas mãos do inimigo.

Agora, abaixo, peço a sua opinião e a resposta para a pergunta:

E se não houvesse a Divina Providência?

Abraços a todos,
do bombs.

ahh, "E se" era uma boa maneira da gente criar mais teorias conspiracionistas e se divertir pra caramba!!:geel:
concordo com o que foi falado, mas tenho pra mim que era mais por diversão mesmo...:think:
e se não houvesse a divina providência, a gente tava f...quer dizer, ferrado.:jornal:
 
Eu não sei se estou errado, ou ainda se alguém poderia dizer que existe certo ou errado em relação a isso, mas não acredito que houvesse um destino traçado para arda. Eru sabia, sim, com que proposito ele mesmo criou cada coisa, e conhecia sua obra ilimitadamente. Devido a esse conhecimento é dito que tudo o que qualquer filho(é esse o termo certo pros Ainur?) seu, incluindo Melkor, fizesse teria como sua fonte de inspiraçao mais primordial o próprio Eru, e assim, o que quer que se fizesse, no fim se provaria como instrumento do designio dele.
Todos são livres pra fazer escolhas(e sendo assim, os "E se..." são sempre validos), e ninguém esta salvo, por destino, de sofrer ou fadado ao erro. A questão é que Eru sabe quais serão as decisões, e enxerga as relações mais infimas entre cada decisão que é tomada.

Acho que o mais próximo à Divina Providencia que se teria seriam as inspirações que os Valar ou Maiar as vezes davam ao coração dos Filhos de Iluvatar(algo como o que é dito sobre Olórin falar no ouvidos dos elfos quando ainda andava sem hroa/fana em Aman).

De qualquer forma, eu acho que se a Divina Providencia não existe, nós somos...independentes. =)
 
Nossa esse é um dos "e se..." mais complexos que eu já vi!

Bom Nao creio que na obra tenha-se desejado mostrar que o destino de tudo já estava traçado, mas que apenas parte dele já estava pronto, como o fato de Bilbo encontrar o anel e Frodo ser o encarregado de portá-lo, porém creio que era primordial dar um toque de livre-arbitrio aos personagens para que tomassem o rumo q quisessem, assim mesmo Frodo sendo predestinado a carregar o anel ele poderia escolher em destrui-lo ou usa-lo e tornar-se mal.
Assim sem a tal "providencia divina" Bilbo poderia nao ter encontrado o anel e Frodo poderia ter se recusado a leva-lo, assim seria um total livre-arbitrio, e não parcial como acredito que ocorra na obra, e tudo ocorreia ao acaso.
 
inspiraçao mais primordial o próprio Eru, e assim, o que quer que se fizesse, no fim se provaria como instrumento do designio dele.
Todos são livres pra fazer escolhas(e sendo assim, os "E se..." são sempre validos), e ninguém esta salvo, por destino, de sofrer ou fadado ao erro. A questão é que Eru sabe quais serão as decisões, e enxerga as relações mais infimas entre cada decisão que é tomada.

Concordo com o que vc falou à respeito do desígnio. Mas quanto à resposta da pergunta (que ficou para o final e que não estou citando), acredito que não tem ligação à ser independente; porque afinal, assim já o somos. Tem mais ligação com o que vc falou sobre Eru, que ele enxerga as relações mais ínfimas entre cada decisão que é tomada. Assim, não há intervenção de Eru, digo, ele não é a Divina Providência, mas ele tem o conhecimento do que vem pela frente.
Realmente, esse 'e se...' é complexo (bem bolado)
 
Complexo demais até nusa onde bombadil foi tirar isso...? pois bem, acho que quem vive em arda tem sim livre arbitrio, eru, deixou que seus filhos fizessem o que queriam, que eles buscassem a luz ou a escuridão e dependendo de cada escolha de cada um, teria seu destino, acho que eru sim sabia o que ocorreria com tudo em arda, inclusive qual seria a escolha de cada um e as consequencias dessa escolha, porem ele não interviria completamente só em parte no limite de não escolher ele, eru, o destino de cada ser.
 
Ainda bem que a despeito de qualquer destino sempre tem a divina providência.É uma maneira de o criador dizer peraí vamos mudar o rumo dessa história né?
 
Caramba, gostei!! Um "E se" bem bolado... mas vamos ao que interessa.

A meu ver, se a Providência não existisse, o mundo (de Tolkien ou, permitam-me dizer, o nosso também) seria um caos maior do que foi (é). Desde lá do comecinho, quando Arda foi criada... como falou o bombadil colocou, cada vez que Melkor criava uma melodia dissonante, Eru sobrepunha-se a ela e fazia algo ainda mais grandioso. Assim, tudo, creio eu, foi Eru que dissuadiu Bilbo de matar Gollum, foi Eru que deu um "empurrãozinho" no Frodo pra ele ser o Portador, etc. E foi Eru que permitiu que o Gollum mordesse fora o dedo do Frodo e caísse com Anel e tudo dentro de Montanha da Perdição.

Pelo menos, eu penso assim.
 
Imagino que a pergunta ja implica na existencia da divina providencia...

Creio que, sem a divina providencia, não haveria nem musica, pois foi eru quem propôs o tema :P
 
Nossa, desenterraram meu tópico! Tava olhando no fundo do baú da Valinor, não? Vi que o Cisne (Reinaldo) lançou um livro sobre a teologia na TM. Sempre me encantou esse tema, Criador e criaturas na obra de Tolkien. Tomara que tenham feito tudo aquilo a que me propus no passado mas jamais finalizei, uma análise completa entre a mitologia tolkieniana (Valar, Maiar...) e a judaico-cristã (anjos, demônios...).

Abraços,
bombs.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo