Extremamente complicado especular nesse sentido. Sauron foi como foi por ser um Maia de Aulë; por ter, em sua essência, o desenho de criar coisas novas, por isso Sauron foi corrompido, pois Aulë era o que tinha idéias mais parecidas com a de Melkor nesse sentido de querer criar coisas somente suas, mas Aulë era fiel a Ilúvatar.
Se Sauron fosse, por exemplo, um Maia do Fogo, ele não seria mais do que um balrog, o mais forte, provavelmente, mas não mais que um balrog, se ele fosse corrompido, no caso.
Se Sauron fosse um Maia de Ulmo, por exemplo, a gente já tem uma leve idéia de como seria no começo, pois o Silmarillion fala que Ossë quase submeteu-se ao serviço de Melkor, e grandes turbulências ocorreram no mar.
Mas a verdade é que Sauron foi como ele foi justamente por ter sido um Maia de Aulë (talvez o maior deles), e não de outro Vala. Um maia de Manwë, por exemplo, seria extremamente difícil de ser corrompido; pois se Manwë é isento de maldade e não a compreende, os Maiar chamados de Maiar de Manwë seriam parecidos em essência. Gandalf, ele era um Maia de Manwë e Varda. Já dá pra ter uma idéia de como eles se portam.
Um Maia de Yavanna, duvido que Sauron poderia ser um Senhor do Escuro, preocupado com o domínio dos Povos Livres mas que não desejasse acabar com o verde da natureza

. Acho isso um tanto quanto... humm... estranho.
Um Maia de Mandos... Sauron, o Profeta? Não daria muito certo.
