• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Saruman não fosse corrompido?

Ravanoc

The ring has been lost.
Na Sociedade do Anel, Saruman alia-se à Sauron; e então o Mago Branco começa à criar exércitos, Isengard, e se torna contra Gandalf e a sociedade.Isso é claro e óbvio no filme e no livro.Mas, e se Saruman não utilizasse as Palantíri ou simplesmente não se aliasse à Sauron?
Ele se aliaria à sociedade?Seria mais um inimigo contra Sauron?
Abraços.
 
Sim, caso Saruman não fosse corrompido, só pra começar, os exércitos de Rohan seriam bem maiores e bem treinados, o que tornaria o contingente nos Campos bem maior. Os Cavaleiros também teriam chegado mais cedo, o que poderia ter favorecido a luta para o lado "do bem". Ele lutaria lado a lado a Gandalf no campo de batalha e, talvez, usasse sua astúcia para "corromper" servos do Inimigo e para criar engenhos que ajudassem no campo de batalha. Ah, sem contar que o Condado não teria sido destruído

Por fim, o lado negativo de tudo isso seria que os Ents nunca teriam despertado e que talvez Sam não teria dado o "upgrade" que ele deu no Condado (veja bem, eu disse talvez. Ele poderia muito bem ter feito a mesma coisa que ele fez, deixando o Condado ainda melhor, da mesma forma que poderia ter usado toda a terra num jardim só dele).

Acho que é só.
 
Se Saruman ñ fosse corrompido, Gandalf ganharia um importante aliado na guerra contra Sauron e seus exercitos. Dois magos Brancos seriam de grande valia!!! Mas, se Sauron ñ fosse corrompido, Gandalf teria Lutado com o Balrog? não lutando com o Balrog, Gandalf não teria conseguido se tornar Gandalf, O Branco. Pois por conta do Saruman que a comitiva teve que atravessar as Minas de Moria, caso não esteja enganada. Por favor esclareçam essa minha dúvida.
 
Sim, se Saruman permanecesse fiel, Gandalf continuaria a ser o Cinzento, uma vez que o Branco não teria se "encardido". Os orcs, porém, foram obras de Sauron, via seu servo, a Ruína de Dúrin. Mas aí vem outra pergunta: se Saruman permanecesse fiel e a Comitiva tivesse que passar por Moria mesmo assim, Gandalf teria morrido? E, se tivesse, será que ele seria ressuscitado em sua forma "humana", uma vez que Saruman estaria a postos para continuar a missão?
 
Se Saruman ñ fosse corrompido, Gandalf ganharia um importante aliado na guerra contra Sauron e seus exercitos. Dois magos Brancos seriam de grande valia!!! Mas, se Sauron ñ fosse corrompido, Gandalf teria Lutado com o Balrog? não lutando com o Balrog, Gandalf não teria conseguido se tornar Gandalf, O Branco. Pois por conta do Saruman que a comitiva teve que atravessar as Minas de Moria, caso não esteja enganada. Por favor esclareçam essa minha dúvida.

Penso que Gandalf só se torna O Branco porque Saruman não só se esqueceu do real motivo de ter sido mandado a TM, como também traiu o Conselho Branco e aqueles que ele deveria orientar e ajudar a proteger no momento em que mais precisavam. Sede de poder e tudo mais. Sendo assim, Gandalf é mandado de volta depois da batalha com o Balrog como o novo líder, digamos, ou guia dos povos livres da TM. Assumindo então o lugar ocupado anteriormente, dentro da Ordem dos Istari, por Saruman.
 
Talvez sim e talvez não.
Acho árduo adivinhar o futuro, assim como nesta ocasião em que ele pode ter vários frutos e caminhos.Acho que Gandalf poderia ter morrido; se outra criatura nefasta tivesse sido criada por Saruman enquanto ele se aliava à Sauron e confabulava em sua torre.Pode ser que não; e que Gandalf sobrevivesse à Moria.

Uma pergunta que eu tenho é se isso não seria meio antigo, indo para a primeira era ou algo do gênero?Pois Saruman é uma entidade antiga, assim como Elrond ou Gandalf.Se ele se alia desde o começo à Sauron, então as influências que ele teve num passado distante foram outras.Quer dizer que, se Saruman, há muito muito tempo, foi corrompido, Gandalf poderia ir para o lado de Sauron também.
Com isso, teriamos 2 MAGOS contra a comitiva.Que apelação, não é?Ou não?
E se Elrond também se aliasse?Mas daí acho que não haveriam as guerras antigas, e os povos da Terra-Média estariam perdidos.Razão pela qual não existiria A Guerra do Anel.
 
Penso que Gandalf só se torna O Branco porque Saruman não só se esqueceu do real motivo de ter sido mandado a TM, como também traiu o Conselho Branco e aqueles que ele deveria orientar e ajudar a proteger no momento em que mais precisavam. Sede de poder e tudo mais. Sendo assim, Gandalf é mandado de volta depois da batalha com o Balrog como o novo líder, digamos, ou guia dos povos livres da TM. Assumindo então o lugar ocupado anteriormente, dentro da Ordem dos Istari, por Saruman.


<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CUSURIO%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:none; mso-hyphenate:none; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:#00FF;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->"— Estava nu quando fui enviado de volta — por um tempo curto, até que minha tarefa estivesse cumprida. E nu jazi sobre o topo da montanha. A torre atrás dela estava desfeita em poeira, a janela já não existia mais; a escada arruinada estava obstruída por rochas quebradas e queimadas. Eu estava sozinho, esquecido, sem possibilidades de escapar, sobre o duro chifre do mundo. Fiquei ali deitado, olhando para cima, enquanto as estrelas rodavam, e cada dia era longo como uma era na vida da terra. Chegavam aos meus ouvidos os rumores longínquos de todas as terras: o nascimento e a morte, o canto e o choro, e o gemido lento e eterno da rocha sobrecarregada. Então, finalmente, Gwaihir, o Senhor do Vento, me encontrou novamente, e me carregou para longe."

(SDA-As Duas Torres. Cap. 5, O Cavaleiro Branco)

Não lembrava mais disso, já faz um tempo que não vejo os filmes e não leio os livros.
 
eu acredito que se Saruman não tivesse sido corrompido , sem dúvida a jornada de Frodo seria muito mais curta.porém não haveria motivo para o Gandalf tornar-se branco.
eu particularmente prefiro o Gandalf como o Branco mas confesso que gosto muito do Saruman e gostei ainda mais quando vi o Christopher lee fazendo o papel de Saruman.também se o Saruman não tivesse sido corrompido não ira existir a cena mais bala das duas torres,quando o Gandalf quebra o cajado do Saruman
 
Realmente perderiamos as cenas.E também foi legal o auxílio dos Grifos e quando Gandalf foge com eles dos cumes da torre do Saruman.
Abraços.
 
Eu acho que se Saruman não tivesse sido corrompido acabaria ficando na mesma. Ele é muito egocêntrico na minha opinião para mover uma única palha e ajudar os outros. Certamente ele continuaria trancado em Ortanc observando toda a presepada que estaria ocorrendo na Terra Média.

É o que eu acho.
 
E se Saruman não fosse corrompido?

Ele seria bastante valioso no desandar das histórias. Muita coisa poderia acontecer, e outros caminhos poderiam ser tomados. Como já disseram, Gandalf continuaria sendo o Cinzento e Saruman, por não ter se designado "o de muitas cores", permaneceria sendo o Branco.

Mas dependendo de como a história decorresse, não creio que a Comitiva passaria por Moria; afinal, o Desfiladeiro de Rohan estaria livre. Mesmo com o povo mais hostil da Terra Parda, eles exerciam maior fúria exatamente por conta da influência do Saruman mau.

De qualquer forma, estou tomando Saruman como líder da Comitiva, pois ele o era com relação aos Istari. Ele iria crer que o Desfiladeiro era melhor, e em Orthanc a Comitiva poderia descansar. Logo depois, poderiam passar por Minas Tirith, e a coisa lá seria mais segura, até pelo fato de Denethor gostar dele, coisa que não acontecia com Gandalf. Boromir, nota-se logo, estaria do lado de Saruman.

Já Gandalf, que aparenta pensar mais antes de tomar certas atitudes, iria preferir passar pelo Passo do Chifre Vermelho e atingir Lothlórien para, quem sabe, obter conselhos de Celeborn e Galadriel. Pelo que se nota desde a partida de Valfenda, Gandalf queria evitar Minas Tirith. Neste caso, Frodo (Sam conseqüentemente) concordaria.

Nisto, a situação se torna um pouco complicada se Gandalf influenciasse a tomada de decisões durante a partida do Anel de Valfenda, pois não imagino que atitudes ciumentas e invejosas Saruman poderia tomar, já que tinha tais sentimentos desde a "puxação-de-saco" que faziam para com Gandalf há muito tempo antes.
 
Última edição:
O fato é que a queda de Saruman pro lado negro da força não se deve apenas a cobiça, é um pouco mais complicado, talvez magoa e ressentimento também tenham influenciado. Recomendo a leitura deste tópico que fiz a algum tempo.

Saruman seria de grande ajuda, como em ocasiões passadas, temos por base o 'conronto' com o Necromante (Sauron) em que Gandalf afirma que Saruman teve importância vital.
 
Obrigado à todos que contribuiram!
Eu gostaria de acrescentar que, mesmo Saruman não sendo corrompido, no primeiro livro d'O Senhor dos Anéis [A Sociedade do Anel], Gandalf revela à Frodo, ainda no condado, que Saruman é um mago antigo que não se importa com as demais raças.Não se importa nem 1% com os Hobbits.Por isso, não sei se ele se aliaria à comitiva.Porém, como o assunto é salvar a Terra-Média, talvez isso o faria mudar de opinião.
Sauron, obrigado por recomendar o post.
 
Se Saruman não tivesse se corrompido, a jornada de Frodo jamais chegaria a ocorrer, posto que o mago já estava a procura do Um há muito tempo. Se não estivesse sob a influência do mesmo, ele provavelmente teria dado um jeito de destruir o anel de Sauron enquanto este ainda se encontrava em poder de Bilbo.
 
Se Saruman não tivesse se corrompido, a jornada de Frodo jamais chegaria a ocorrer, posto que o mago já estava a procura do Um há muito tempo. Se não estivesse sob a influência do mesmo, ele provavelmente teria dado um jeito de destruir o anel de Sauron enquanto este ainda se encontrava em poder de Bilbo.
Na Sociedade do Anel, Gandalf conta à Frodo que Saruman jamais viu um hobbit ou simplesmente deu importância para eles.Pode ser que isso aconteça, pois a gravidade do que você está falando é alta.
 
Teriamos um livro a menos, e uma demanda mais fácil a ser cumprida.
A inteligencia de Saruman aliada a força da Sociedade, seria muito fácul cumprir com a demanda.
Porém Gandalf não iria ganhar o titulo de Branco, na minha opinião estaria tudo bem, estava mais acostumado a vê-lo como Cinzento.
 
Cinzento ou não, Branco ou não, há apenas uma diferença entre sabedoria e poder entre os dois títulos, entre os dois Gandalfs; que no final tornam-se um só.

Quanto à Sociedade e sua tarefa, o achado de Anel e as metas que foram impostas na vida de Frodo, do Condado, já foram grandiosas e perigosas ao ponto de vista de muitos.Se com a ajuda de Saruman a tarefa, que se revela grandiosa no começo e no final também, fosse menor, isso ajudaria em grande escala; mas em pequena também.Pois as tarefas são árduas dentro de um conceito geral; mas como se diz, aos poucos se consegue..

Valeu pela sua opinião...Aliás, o que disse aqui, foi só uma opiniãozinha minha :P
 
Bacana.Qualquer suposição, estamos de prontidão, ou pelo menos eu estou.Obrigado por dar uma opinião :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo