1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se Saruman não fosse corrompido?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Ravanoc, 17 Nov 2008.

1. Ravanoc

Ravanoc The ring has been lost.

Na Sociedade do Anel, Saruman alia-se à Sauron; e então o Mago Branco começa à criar exércitos, Isengard, e se torna contra Gandalf e a sociedade.Isso é claro e óbvio no filme e no livro.Mas, e se Saruman não utilizasse as Palantíri ou simplesmente não se aliasse à Sauron?
    Ele se aliaria à sociedade?Seria mais um inimigo contra Sauron?
    Abraços.

2. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Sim, caso Saruman não fosse corrompido, só pra começar, os exércitos de Rohan seriam bem maiores e bem treinados, o que tornaria o contingente nos Campos bem maior. Os Cavaleiros também teriam chegado mais cedo, o que poderia ter favorecido a luta para o lado "do bem". Ele lutaria lado a lado a Gandalf no campo de batalha e, talvez, usasse sua astúcia para "corromper" servos do Inimigo e para criar engenhos que ajudassem no campo de batalha. Ah, sem contar que o Condado não teria sido destruído

Por fim, o lado negativo de tudo isso seria que os Ents nunca teriam despertado e que talvez Sam não teria dado o "upgrade" que ele deu no Condado (veja bem, eu disse talvez. Ele poderia muito bem ter feito a mesma coisa que ele fez, deixando o Condado ainda melhor, da mesma forma que poderia ter usado toda a terra num jardim só dele).

Acho que é só.

3. Daiane Quesado

Daiane Quesado Usuário

Se Saruman ñ fosse corrompido, Gandalf ganharia um importante aliado na guerra contra Sauron e seus exercitos. Dois magos Brancos seriam de grande valia!!! Mas, se Sauron ñ fosse corrompido, Gandalf teria Lutado com o Balrog? não lutando com o Balrog, Gandalf não teria conseguido se tornar Gandalf, O Branco. Pois por conta do Saruman que a comitiva teve que atravessar as Minas de Moria, caso não esteja enganada. Por favor esclareçam essa minha dúvida.

4. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Sim, se Saruman permanecesse fiel, Gandalf continuaria a ser o Cinzento, uma vez que o Branco não teria se "encardido". Os orcs, porém, foram obras de Sauron, via seu servo, a Ruína de Dúrin. Mas aí vem outra pergunta: se Saruman permanecesse fiel e a Comitiva tivesse que passar por Moria mesmo assim, Gandalf teria morrido? E, se tivesse, será que ele seria ressuscitado em sua forma "humana", uma vez que Saruman estaria a postos para continuar a missão?

5. Elendil

Elendil Equipe Valinor

Penso que Gandalf só se torna O Branco porque Saruman não só se esqueceu do real motivo de ter sido mandado a TM, como também traiu o Conselho Branco e aqueles que ele deveria orientar e ajudar a proteger no momento em que mais precisavam. Sede de poder e tudo mais. Sendo assim, Gandalf é mandado de volta depois da batalha com o Balrog como o novo líder, digamos, ou guia dos povos livres da TM. Assumindo então o lugar ocupado anteriormente, dentro da Ordem dos Istari, por Saruman.

6. Ravanoc

Talvez sim e talvez não.
    Acho árduo adivinhar o futuro, assim como nesta ocasião em que ele pode ter vários frutos e caminhos.Acho que Gandalf poderia ter morrido; se outra criatura nefasta tivesse sido criada por Saruman enquanto ele se aliava à Sauron e confabulava em sua torre.Pode ser que não; e que Gandalf sobrevivesse à Moria.

Uma pergunta que eu tenho é se isso não seria meio antigo, indo para a primeira era ou algo do gênero?Pois Saruman é uma entidade antiga, assim como Elrond ou Gandalf.Se ele se alia desde o começo à Sauron, então as influências que ele teve num passado distante foram outras.Quer dizer que, se Saruman, há muito muito tempo, foi corrompido, Gandalf poderia ir para o lado de Sauron também.
    Com isso, teriamos 2 MAGOS contra a comitiva.Que apelação, não é?Ou não?
    E se Elrond também se aliasse?Mas daí acho que não haveriam as guerras antigas, e os povos da Terra-Média estariam perdidos.Razão pela qual não existiria A Guerra do Anel.

7. Daiane Quesado

Daiane Quesado Usuário

<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8"><meta name="ProgId" content="Word.Document"><meta name="Generator" content="Microsoft Word 11"><meta name="Originator" content="Microsoft Word 11"><link rel="File-List" href="file:///C:%5CDOCUME%7E1%5CUSURIO%7E1%5CCONFIG%7E1%5CTemp%5Cmsohtml1%5C01%5Cclip_filelist.xml"><!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning/> <w:ValidateAgainstSchemas/> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables/> <w:SnapToGridInCell/> <w:WrapTextWithPunct/> <w:UseAsianBreakRules/> <w:DontGrowAutofit/> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><style> <!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:""; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:none; mso-hyphenate:none; font-size:12.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-language:#00FF;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} --> </style><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]-->"— Estava nu quando fui enviado de volta — por um tempo curto, até que minha tarefa estivesse cumprida. E nu jazi sobre o topo da montanha. A torre atrás dela estava desfeita em poeira, a janela já não existia mais; a escada arruinada estava obstruída por rochas quebradas e queimadas. Eu estava sozinho, esquecido, sem possibilidades de escapar, sobre o duro chifre do mundo. Fiquei ali deitado, olhando para cima, enquanto as estrelas rodavam, e cada dia era longo como uma era na vida da terra. Chegavam aos meus ouvidos os rumores longínquos de todas as terras: o nascimento e a morte, o canto e o choro, e o gemido lento e eterno da rocha sobrecarregada. Então, finalmente, Gwaihir, o Senhor do Vento, me encontrou novamente, e me carregou para longe."

(SDA-As Duas Torres. Cap. 5, O Cavaleiro Branco)

Não lembrava mais disso, já faz um tempo que não vejo os filmes e não leio os livros.

8. servo de Eru

servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

eu acredito que se Saruman não tivesse sido corrompido , sem dúvida a jornada de Frodo seria muito mais curta.porém não haveria motivo para o Gandalf tornar-se branco.
    eu particularmente prefiro o Gandalf como o Branco mas confesso que gosto muito do Saruman e gostei ainda mais quando vi o Christopher lee fazendo o papel de Saruman.também se o Saruman não tivesse sido corrompido não ira existir a cena mais bala das duas torres,quando o Gandalf quebra o cajado do Saruman

9. Ravanoc

Realmente perderiamos as cenas.E também foi legal o auxílio dos Grifos e quando Gandalf foge com eles dos cumes da torre do Saruman.
    Abraços.

10. Eów Dernhelm

Eów Dernhelm Amigável mesmo sendo um...

Eu acho que se Saruman não tivesse sido corrompido acabaria ficando na mesma. Ele é muito egocêntrico na minha opinião para mover uma única palha e ajudar os outros. Certamente ele continuaria trancado em Ortanc observando toda a presepada que estaria ocorrendo na Terra Média.

É o que eu acho.

11. Tuor

Tuor Usuário

Ele seria bastante valioso no desandar das histórias. Muita coisa poderia acontecer, e outros caminhos poderiam ser tomados. Como já disseram, Gandalf continuaria sendo o Cinzento e Saruman, por não ter se designado "o de muitas cores", permaneceria sendo o Branco.

Mas dependendo de como a história decorresse, não creio que a Comitiva passaria por Moria; afinal, o Desfiladeiro de Rohan estaria livre. Mesmo com o povo mais hostil da Terra Parda, eles exerciam maior fúria exatamente por conta da influência do Saruman mau.

De qualquer forma, estou tomando Saruman como líder da Comitiva, pois ele o era com relação aos Istari. Ele iria crer que o Desfiladeiro era melhor, e em Orthanc a Comitiva poderia descansar. Logo depois, poderiam passar por Minas Tirith, e a coisa lá seria mais segura, até pelo fato de Denethor gostar dele, coisa que não acontecia com Gandalf. Boromir, nota-se logo, estaria do lado de Saruman.

Já Gandalf, que aparenta pensar mais antes de tomar certas atitudes, iria preferir passar pelo Passo do Chifre Vermelho e atingir Lothlórien para, quem sabe, obter conselhos de Celeborn e Galadriel. Pelo que se nota desde a partida de Valfenda, Gandalf queria evitar Minas Tirith. Neste caso, Frodo (Sam conseqüentemente) concordaria.

Nisto, a situação se torna um pouco complicada se Gandalf influenciasse a tomada de decisões durante a partida do Anel de Valfenda, pois não imagino que atitudes ciumentas e invejosas Saruman poderia tomar, já que tinha tais sentimentos desde a "puxação-de-saco" que faziam para com Gandalf há muito tempo antes.

Última edição: 18 Nov 2008
  12. servo de Eru

servo de Eru Chuck Norris passa vergonha

ainda bem que ele foi corrompido,se não o Gandalf continuaria Cinzento

13. Sauron

Sauron Dark Lord

O fato é que a queda de Saruman pro lado negro da força não se deve apenas a cobiça, é um pouco mais complicado, talvez magoa e ressentimento também tenham influenciado. Recomendo a leitura
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    que fiz a algum tempo.

Saruman seria de grande ajuda, como em ocasiões passadas, temos por base o 'conronto' com o Necromante (Sauron) em que Gandalf afirma que Saruman teve importância vital.

14. Ravanoc

Obrigado à todos que contribuiram!
    Eu gostaria de acrescentar que, mesmo Saruman não sendo corrompido, no primeiro livro d'O Senhor dos Anéis [A Sociedade do Anel], Gandalf revela à Frodo, ainda no condado, que Saruman é um mago antigo que não se importa com as demais raças.Não se importa nem 1% com os Hobbits.Por isso, não sei se ele se aliaria à comitiva.Porém, como o assunto é salvar a Terra-Média, talvez isso o faria mudar de opinião.
    Sauron, obrigado por recomendar o post.

15. Mr. J

Mr. J Danny DeVito é um

Se Saruman não tivesse se corrompido, a jornada de Frodo jamais chegaria a ocorrer, posto que o mago já estava a procura do Um há muito tempo. Se não estivesse sob a influência do mesmo, ele provavelmente teria dado um jeito de destruir o anel de Sauron enquanto este ainda se encontrava em poder de Bilbo.

16. Ravanoc

Na Sociedade do Anel, Gandalf conta à Frodo que Saruman jamais viu um hobbit ou simplesmente deu importância para eles.Pode ser que isso aconteça, pois a gravidade do que você está falando é alta.

17. Indu

Indu In sacanagi we trust

Teriamos um livro a menos, e uma demanda mais fácil a ser cumprida.
    A inteligencia de Saruman aliada a força da Sociedade, seria muito fácul cumprir com a demanda.
    Porém Gandalf não iria ganhar o titulo de Branco, na minha opinião estaria tudo bem, estava mais acostumado a vê-lo como Cinzento.

18. Ravanoc

Cinzento ou não, Branco ou não, há apenas uma diferença entre sabedoria e poder entre os dois títulos, entre os dois Gandalfs; que no final tornam-se um só.

Quanto à Sociedade e sua tarefa, o achado de Anel e as metas que foram impostas na vida de Frodo, do Condado, já foram grandiosas e perigosas ao ponto de vista de muitos.Se com a ajuda de Saruman a tarefa, que se revela grandiosa no começo e no final também, fosse menor, isso ajudaria em grande escala; mas em pequena também.Pois as tarefas são árduas dentro de um conceito geral; mas como se diz, aos poucos se consegue..

Valeu pela sua opinião...Aliás, o que disse aqui, foi só uma opiniãozinha minha :P

19. Anarorë

Anarorë Usuário

Concordando com as respostas anteriores acrescento também que o Ents não entrariam na guerra. :roll:

20. Ravanoc

Bacana.Qualquer suposição, estamos de prontidão, ou pelo menos eu estou.Obrigado por dar uma opinião :P

Compartilhar