1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E SE....Sam Wise nao fosse tão leal a Frodo?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Eruenvinyatano, 14 Ago 2011.

  1. Eruenvinyatano

    Eruenvinyatano Usuário

    então e se sam não fosse tao leal a Frodo o que seria da comitiva? muita gente direciona os holofotes para frodo, mas Sam teve papel importantíssimo na jornada de frodo.
    Concordo que o fardo que Frodo carregou era pesado de mais, entretando Sam teoricamente carrega frodo como um fardo, protegendo e etc. essa é a minha humilde opinião.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Srta. Peredhil

    Srta. Peredhil Usuário

    Se Sam não fosse leal, provavelmente ele não seguiria Frodo quando este se separou da comitiva naquele rio. Então Frodo seguiria sozinho à Montanha da Perdição. Mas suponhamos que Sam seguisse juntamente com Frodo rio acima...
    Se Sam não fosse tão leal a Frodo, provavelmente ele poderia ser seduzido pelo Um Anel facilmente. Acredito nisso porque a lealdade que ele tinha à Frodo impedia que ele roubasse a cena do seu mestre (Frodo) não deixando que o Um tornasse uma questão pra ele próprio (Sam). Na Torre de Cirith Ungol Sam foi ‘tentado’ a usar o Um (e usou) justamente para ajudar Frodo, e não porque foi seduzido de fato. Acho que Sam não é seduzido pelo Um por causa da sua lealdade à Frodo. Se ele não fosse leal poderia desejar o Um, atrapalharia Frodo em sua missão, poderia matar Gollum (por este também querer o Um pra si), e no final, quando Frodo não tivesse mais forças, ele poderia até tentar tomar o Um.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Hasgath

    Hasgath Usuário

    Creio que uma traição poderia ter ocorrido muito antes, pois tanto Sam como Mery e Pipin, ja tinham uma idéia dos poderes do anel antes mesmo de Frodo "decidir" viajar, Sam teve a vantagem de escutar a conversa com Gandalf e é provável que durante a viagem da comitiva, mesmo antes de chegarem a Valfenda ou até mesmo a Bree, uma traição ja poderia ter ocorrido. Como sempre, qualquer pequena alteração na estória leva a um desastre completo e a uma vitória fácil para Sauron.
     
  4. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    O Anel teria dado meia volta quando Frodo foi levado pelos Orcs e Sam "ficou" com ele. Assim a Demanda não teria se cumprido.
     
  5. Rhya Elessar

    Rhya Elessar Usuário

    Acho que se Sam não fosse tão leal a Frodo, logo na primeira oportunidade ele tentaria obter posse do anel.
    Quero dizer, obviamente ele não seguiria Frodo em sua jornada, ou até seguiria se houvesse algum tipo de obsessão ao anel, o que acho improvável.

    :mrgreen:
     
  6. Nirthol

    Nirthol Usuário

    Acho que ele poderia até seguir em viagem com frodo sim, mas frodo ia passar por muitos apuros e em alguns casos fome, porque convenhamos, ele dependeu do Sam pra quase tudo.
    Como disseram os colegas assima ele seria facilmente seduzido pelo Um mas vamos imaginar que ele suportou a sedução, acho que ele não iria com Frodo para a Montanha da Perdição, gerando um fracasso total na missão pois Smeagol poderia facilmente pegar o anel de frodo e se não conseguisse, frodo não teria ninguem pra salva-lo dos Orcs. #TodosChoram
     
  7. Excluído045

    Excluído045 Banned

    Acho que já seria difícil especular sobre quando tal traição ocorreria, presumindo ser ela possível. Mas quando viria? Em um momento tenso, de perigo absurdo? Se assim fosse, logo ao sair do Condado, isso já teria ocorrido.
     
  8. Siker

    Siker Artista Comercial / Projetista Gráfico

    Essa "lealdade" fica muito em aberto, ele poderia simplesmente não aceitar acompanhar Frodo, ele poderia aceitar porém o entregá-lo logo de cara por medo dos Nazgul, ou então não se oferecer para acompanhá-lo até Mordor, e podemos tentar vê-lo também como o Gollum, que guiou seu mestre (Frodo) até Mordor mas não foi fiel a ele, o traiu, tentou matar e pegar o anel para si, Sam poderia ter feito o mesmo, mas em resumo, se Sam não fosse fiel a Frodo o anel não seria destruido.
     
  9. Gin

    Gin Usuário

    Nem precisa ir tão longe, ou seja, nem seria necessário que o Sam traísse o Frodo. O simples fato de o Sam deixar Frodo seguir em frente sozinho naqueles momentos em que ele [Sam] teve todos os motivos do mundo pra esquecer sua lealdade, levariam a um fim trágico.
     
  10. Lalaith.

    Lalaith. Usuário

    Estamos falando em lealdade não caráter. Então, Sam não ser leal a Frodo não significaria necessariamente cobiçar o Anel.
    Acredito que ele não teria sequer saído do Condado nesse caso. Afinal, que motivos teria para deixar o conforto de sua toca e ingressar em uma aventura de retorno incerto? Nenhum.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. Srta. Peredhil

    Srta. Peredhil Usuário


    O Um Anel por si próprio tem capacidade de corromper os corações, independentemente de a ‘vítima’ ter bom caráter ou não. Então não é questão de Sam cobiçar o Anel, mas do Anel, com sua maldade, instigar alguma malícia em Sam e seduzi-lo.
    O Um tem poder de seduzir qualquer pessoa. Veja o caso de Gandalf: ele poderia ser atraído pelo Um, por isso recusou a oferta de Frodo que quis entregar-lhe o Anel; ou seja, o Um poderia seduzir Gandalf mesmo ele sendo uma pessoa de bom caráter.... o mesmo se aplica à Galadriel, Elrond, Aragorn, por isso todos estes nem se quer tocavam no Um. Frodo não foi seduzido de início, mas o Um lhe corrompia lentamente até acontecer o que aconteceu.
    Mas Sam tinha uma coisa especial que não o deixava ser influenciado pelo Um: provavelmente sua eterna lealdade a Frodo e seus propósitos. Sam não queria saber de outra coisa além de seu propósito ao lado de Frodo. Em virtude disso, o Um Anel nunca foi uma questão para Sam.
    Então aí vem a grande pergunta: “E se ele não fosse leal a Frodo?” Então provavelmente não haveria a sua ‘imunidade’ contra o Um. Concordo com você quando disse que ele nem teria saído do Condado se não fosse leal a Frodo. Mas, se mesmo assim (não leal), ele tivesse viajado com Frodo acredito que poderia ser facilmente seduzido pelo Um.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Lalaith.

    Lalaith. Usuário

    Nesse caso sim.
    Se mesmo sem lealdade Sam seguisse Frodo, a vontade do Anel provavelmente venceria a sua própria. Uma vez que ele não teria um propósito maior e forte suficiente para conserva-la e resistir ao Um.

    Mas ainda acredito que ele não teria deixado o Condado. Hobbits não são criaturas dadas a aventuras e perigos, claro que em toda regra tem-se exceções, mas Sam continuaria com sua vidinha de sempre... seu amor por Frodo e a vontade de protege-lo foi o que o levou a deixar o seu lar e seguir viagem.
     

Compartilhar