• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Sam não tivesse sido escolhido como membro da Sociedade do Anel?

O que aconteceria se Sam não estivesse na Sociedade do Anel?

  • Absolutamente nada

    Votos: 3 3,9%
  • Frodo falharia

    Votos: 74 96,1%

  • Total de votantes
    77
Gostei bastante da questão..
Ok, na real aqui mal está ocorrendo um debate, pois todos acham a mesma coisa. Mas sei lá... eu não acho isso não... no fundo meu coração aposta no Frodinzin :grinlove:
:lol:
Mas é sério.. é óbvio e inegável que o Sam foi de uma ajuda excepcional para o Frodo e pela trajetória normal dos fatos este não conseguiria sem a ajuda do primeiro. Mas eu acho que se Frodo estivesse sozinho, ele se obrigaria a ficar mais atento, a ficar mais concentrado e sempre alerta.. não acho que ele morreria dormindo.. Com ceretza seria muito mais fácil para ele sucumbir em diverso pontos, mas se vc olhar tudo, qualquer um diria que mesmo os dois sozinhos NUNCA conseguiriam o que conseguiram! Se fosse uma aposta antes de se conhecer a história, duvido que alguém aqui dissesse que dois hobbits descalços e mal-pagos iriam conseguir passar pelo que passaram... por isso ainda dou crédito aos acasos do destino e penso que se ele fosse sozinho tudo seria diferente e não devemos pensar que ele passaria exatamente pelas mesmas coisas...

Se Sam nao fosse, duvido que Aragorn deixaria Frodo sozinho um só minuto. Mesmo que ele fugisse depois daquele ataque de orcs, Aragorn iria atras dele até que logo o alcançaria e acompanharia ele até a montanha mesmo. Mesmo que nao fosse Aragorn, acredito que outro iria, mas nao deixariam Frodo sozinho de jeito algum.

Tb acredito firmemente nisso!

Eu não acho que algum outro membro da Sociedade iria com ele. Nenhum deles era tão amigo de Frodo quanto Sam.

Olha, eu realmente acho que o Sam é o verdadeiro herói da história. Será que ele não poderia ter levado o Anel?

A questão ali não era amizade. Claro que tendo isso no contexto foi de extrema importância, mas se vc pensar no propósito original a sociedade não deveria ter sido rompida...ou seja, estavam dispostos a ir até o final pela missão e não pela amizade. A amizade foi algo que cresceu durante a jornada e se tornou crucial.
E o Sam, como muitos já disseram, e eu concordo, só tinha força pq estava com o Frodo... eu vejo a relação de dependência muito mais Sam para com Frodo, do que o inverso, por mais q o inverso tenha sua essencial importância.

Acho que Tolkien deixa claro em vários pontos do livro que o Sam foi fundamental na jornada... com certeza Frodo não teria destruído o Anel sem a ajuda dele...
Além de todos os perigos, ele sentiria falta do companherismo do Sam, que deu forças á ele em muitos momentos...
Não acho que o Sam conseguiria levar o Anel até Mordor... nenhum deles sozinho conseguiria... só com a amizade dos dois é que seria possível levar a Demanda até o fim.

Gostei do seu texto e seus argumentos ;)


ps: essa enquete nem está tendenciosa neh? 'Absolutamente nada' é claro que não!Algo aconteceria! Teria que ser Frodo falharia, e Frodo cumpriria a missão... >P
 
Eu não sei se o fator predominante foi a presença específica de Sam em si, mas eu creio que caso não fosse Sam, alguém precisaria estar com Frodo. Por diversas vezes Frodo esteve a um passo de ser controlado pelo anel, sendo "trazido de volta" por Sam.

Sam foi também aquela voz de incentivo, que não se cala e não pára de repetir que é preciso seguir em frente, é preciso continuar. Isso é sempre muito necessário para qualquer pessoa carregando qualquer tipo de fardo. Por isso eu creio que Frodo jamais teria conseguido chegar até Mordor sozinho. Se não fosse Sam, outra pessoa teria que assumir o papel de fiel escudeiro.

O problema nisso é: Frodo se afastou da comitiva por não confiar em mais ninguém para ficar perto dele. Acabou confiando em Sam e apenas nele, devido à ligação que os dois tinham. Como podemos ter certeza que outra pessoa no lugar de Sam não seria tentado pelo Anel de alguma outra forma, assim como foi Boromir? Creio que a única coisa que impediu Sam de ser seduzido pelo Um Anel foi a profunda devoção que Sam sentia por Frodo, por isso creio que assim como Frodo era o único capaz de levar o Um Anel até Mordor, Sam era o único capaz de acompanhá-lo nessa jornada. Se não fosse por Sam, Frodo não teria chegado ao fim de sua missão.
 
Ah, não sei se Aragorn teria caído não..e talvez não no aspecto de incentivo amigo, mas acho que ele poderia facilitar bastante a jornada e inclusive carregar Frodo por pedaços bem mais longos e diminuir a jornada (inclusive de repente evitasse o início da batalha - o que na verdade seria uma pena >D).

Concordo que uma presença, alguém que te apóie é algo necessário, principalmente quando o 'herói' em questão não possui por si só nenhum 'superpoder específico'. Mas ainda assim acredito que coisas podem se desenvolver e tendo consciência de ser a única esperança mesmo, Frodo crescesse mais e conseguisse seguir adiante. Talvez a presença de Sam, justamente por aliviar o fardo (em parte) que ele carregava, por sua presença, tb o aliviasse no pensamento *e se eu falhar* ( o que não aconteceu :mrgreen:) pensando que Sam poderia sgeuir a jornada (tanto que foi o que aconteceu marroumenos..). A presença de Sam era uma alternativa viável e que de certa forma trazia essa possível 'redenção' q seria se livrar do fardo e deixá-lo para o próximo. Ok, abstrai alucinadamente.. mas eu acredito na capacidade de pessoas 'inspiradas' a crescerem mais e mais na dificuldade e eu acho que Frodo seria uma dessas...
 
O Frodo, sem o apoio do Sam, ficaria muito vulnerável. Ele não poderia contar com um grande amigo, qu o ajudou sempre. Ele falharia, com certeza...
 
Calma Neithan! Você leu o SE que eu coloquei? Se ele jurasse pelo Anel, não mataria Frodo. Se não jurasse, mataria Frodo. E quem sabe Frodo conseguisse dominá-lo, de alguma forma?!
------
Sim, elrohir99, Laracna é Shelob.

Mesmo que Frodo tivesse conseguido dominá-lo, ele o trairia como fez no livro que ele os levou para a toca da laracna. E sem o Sam frodo concertesa falharia na sua missão.
 
Já havia dito isso em posts pelo Fórum, mais uma vez, e não somente eu, aumento a contagem contra Frodo!!:lol:
 
Vocês acham mesmo que Aragorn deixaria Frodo ir sozinho para Mordor?:roll: Alguém iria com ele e iria ajudá-lo. Não tanto como Sam, mas iria. Frodo, também, seria mais responsável se estivesse com alguém que não fosse de tanta confiança.

Sei não, se apenas sam não estivesse na sociedade, as mesmas "coisas" aconteceriam certo? então ou frodo chegaria penando à mordor ou ele teria sido morto por gollum quando este o encrontrou.
 
Sem o Sam, a comitiva nunca teria deixado ele partir sozinho como foi feito depois da morte de Boromir. Eles escolheram ir atrás dos Hobbits e deixar Frodo seguir com Sam porque ele estava em 'boas maõs', mas sem isso, não teriam permitido de maneira alguma que Frodo partisse sozinho.
 
Falharia...
Sam foi muito mais que apenas um apoio
foi o protetor do Frodo
sem ele
eu acho que ele teria morrido
 
Ta na cara.

Frodo não conseguiria nada sem o seu Sam.

O Sam foi muito importante na ajuda da destruição do anel.

Pois sozinho não tinha como fazer aquilo.
 
Muitos concordam que Frodo sem Samwise não conseguiria muita coisa... Porquê ainda cultuam tanto Frodo, que foi carregado por Sam e que fracassou no final da tarefa??:eek::doido:
 
Acho q frodo falharia, ele seria enganado por Gollum, não teria quem cuidasse dele, que o carregasse e lhe desse esperanças, quando já não tinha!!!
8-O
 
Muitos concordam que Frodo sem Samwise não conseguiria muita coisa... Porquê ainda cultuam tanto Frodo, que foi carregado por Sam e que fracassou no final da tarefa??:eek::doido:

acho que ele foi a personificação de qualquer pessoa normal...
qualquer um de nós passa por isso, de ter que lutar por algo e sempre ter alguem do nossa lado, muitas vezes até nos carregando... Eu me identifico (não cultuo) porque eu sei que sem os meus amigos eu nao teria nada, eu nao seria nada, nem sequer sei se estaria aqui hoje escrevendo nesse forum... Na verdade o grande herói da historia toda é Sam... mas com certeza nessa vida, no 'mundo real' poucos são como o Sam... a maioria são como o Frodo (e nem sabem disso... as vezes nao tem um pingo de reconhecimento com seus amigos, mas enfim...) por isso a maior fama de Frodo. [pelo menos é o que eu acho]
 
Bela defesa! Respeito sua opinião. Amigos, muitas vezes, são por sí muito maiores do que alguns pais.
Sendo assim, Frodo deveria ter reconhecido a grande ajuda de Sam. Não só Frodo, mas a maioria dos que leram a estória, deveriam reconhecer o grande herói e amigo que Sam foi.

PS: Você sabia que Tolkien, ao compôr Sam, o identificava mais com Bilbo do que ao próprio Frodo? Achava Sam um hobbit ainda melhor que Frodo!
 
Mathan... tambem acho que as pessoas deveriam ter maior reconhecimento com ele, mas fazer o que? ninguem pode mudar o pensamento de ninguem

nossa, nao sabia... mas com certeza Sam é melhor que Frodo! =)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo