1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se Sam fosse o Portador do Anel?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Lindë Farfalla, 5 Dez 2007.

  1. Lindë Farfalla

    Lindë Farfalla A Música é o idioma da Alma

    Essa é uma coisa para se pensar. Sam resistiu, no tempo em que possuiu o Anel, ao mal do Um.
    Ele não foi convocado para ser o Conselho de Elrond, portanto, essa possibilidade ficou "à ver navios". Pela leadade, força e perseverança... poderia Sam ter sido o verdadeiro Senhor dos Anéis, aquele que tem controle sobre o Um e, logo, sobre os outros anéis, sem corromper-se?:think:
    Ele teria destruído??? Ele teria desistido?
     
  2. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    O único senhor dos anéis foi Sauron.

    Sam poderia resistir um pouco, mas não tanto quanto Frodo. Frodo, além de amigo-dos-elfos e ser considerado o melhor hobbit do Condado, fi incumbido de levar o Um, não pelo Conselho ou por Gandalf, mas ele foi "predestinado" (IMO) a levar o Um.

    E outra, Sam teria matado Gollun de primeira.
     
  3. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    Impossível. Qualquer ser em posse do Um por muito tempo, acabaria corropendo-se. O Um possuía maldade e dominação em sua essência. O domínio total não é bom. Além disso Sam não tinha "poder" suficiente para controlar os demais anéis.

    Veja a fala de Galadriel (A Sociedade do Anel):

    "... me diga: Gandalf contou a você que os anéis dão poder de acordo com a estatura de cada dono? Antes de você puder usar este poder você deveria tornar-se muito mais forte e treinar sua vontade para a dominação de outras ..."
     
  4. Lindë Farfalla

    Lindë Farfalla A Música é o idioma da Alma

    Senhor dos Anéis é aquele que está acima do poder do Um, aquele que é mais forte que o Anel de Sauron..esse para mim é o Senhor dos Anéis.. como alguém que é "senhor de si", entende? E outra coisa: do jeito que vc fala, parece que Frodo não falhou, não foi seduzido pelo Um... e foi, já Sam... E matar Gollum não quer dizer que ele teria se perdido.... (aí já teriamos que abrir um tópico "e se Sam tivesse matado Gollum").
     
  5. Babth

    Babth Usuário

    Acho que não daria certo não, Sam não foi predestinado para essa tarefa, tudo bem que ele ajudou muito Frodo e quem sem ele Frodo poderia ter falhado, pra essa tarefa de ajudar Frodo ele foi muito bem sucedido, mas acho que pra ser o Portador do Anel, ele teria falhado concerteza!!! :roll:
     
  6. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    O Senhor dos Anéis é o dono do Um, que tinha como objetivo controlar os demais anéis, e este foi Sauron! XD
     
  7. Lindë Farfalla

    Lindë Farfalla A Música é o idioma da Alma

    Para mim, esse título tem uma pluralidade de sentidos quie a sua limitada visão não consegue captar... deixe essa questão de lado, portanto. Vc acha mesmo que uma obra com uma apologia tão forte teria como título aquele cujas mais de 1200 páginas visam destruir??????????

    Lógico que é Sauron que tem poder sobre o Um. e sobre todos os outros.. mas e quem está acima desse poder de INFLUECIAÇÃO??? Esse sim é maior que aqueles que facilmente se submetem ao seu mal.... Um rei se curva diante desse ser pequeno e forte, com tamanha força de vontade e resistência, que está acima de Sauron..
     
  8. Mestre Elrond Peredhil

    Mestre Elrond Peredhil Blá blá blá

    Sim, talvez minha limitada visão não consiga captar, pois para mim o Senhor dos Anéis é Sauron. Sim, acho mesmo que o título se refere a Sauron; como você mesma disse, nas suas 1202 páginas, todos tentam destruir Sauron: esse é o objetivo principal. Se é o principal, portanto não há problemas quanto ao título.

    Não acho também que Frodo estava acima da maldade e do poder de Sauron. Ele foi forte? Claro que sim, e muito mais do que pessoas mais fortes e sábias que ele. Mas de qualquer forma, no final, nem ele resistiu à tentação e poder do Um. Somente Sauron poderia controlar integralmente os poderes do Um.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  9. Tuor

    Tuor Usuário

    Se Sam fosse o portador, a coisa não vingaria, pois seria corrompido. Qualquer um poderia ser portador do Anel, mas a questão é saber quem suportaria o fardo. Somente Frodo mesmo. Aí a aptidão para portar o Anel cai sobre Frodo, que era o único capaz de chegar tão longe com esse propósito.
     
  10. Danee

    Danee Demônio angelical

    Sam era leal e 'bonzinho' mas não acho que isso teria ajudado em muita coisa. Frodo era mais esperto e forte, soube sair de muitas situações na jornada para destruir o anel que talvez Sam não teria a mesma malícia e rapidez pra escapar.
    Sam foi importantíssimo como companheiro de Frodo, mas se ele fosse o portador acredito que nem sucumbiria ao poder do Um, porque acho que ele perderia o anel para os nazgul bem antes.
     
  11. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito


    Não. Sauron e somente ele é o Senhor dos Anéis. Leia o capítulo "Muitos encontros" ou muitos outros, que mostram trechos onde Gandalf afirma isso.
    Um deles é quando Pippin diz, brincando: Salve Frodo, o Senhor dos Anéis" E Gandalf acaba com ele.

    Mestre Elrond está certo. O portador não é o Senhor dos Anéis, até porque, se prestar mais atenção, verá que o título é graças aos Grandes Anéis, que Sauron (e só ele) dominou.
     
  12. ELFOARQUEIRO

    ELFOARQUEIRO Usuário

    o sam é mais fraco o frodo não teria tamta resistencia quanto o frodo
    si colocasse o anel ñ comcigiria tiralo
     
  13. Ar-Rick

    Ar-Rick Back to life!!!

    Como eu já disse antes em posts muito antigos, depende de quando. Acredito que se ele fosse escolhido pra ser o portador do Anel em Valfenda, não duraria muito, apesar da força e do bom coração. Não que ele fosse corrompido, mas a falta de astúcia de Sam o colocaria logo frente a um dos Nazgûl, ou um orc qualquer. Ele jamais teria coragem de encarar a viagem também. Mas se digamos, ele terminasse a demanda no lugar de Frodo, aí sim, talvez ele até conseguisse.
     
  14. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Sam era muito bom, mas creio que seria mais cedo ou mais tarde corrompido pelo Um. E se não fosse, ele tentaria destuí-lo, mas acho que fracassaria, para conseguir ele precisaria de uma ajuda. Assim como Frodo precisou de Sam em muitos momentos, acho que Sam também iria precisar de ajuda em vários momentos de perigo.
    Sam era corajoso, mas por causa de Frodo. Se Frodo não estivesse lá, ele certamente não teria coragem de ser o portador do Anel, e muito menos de ir para essa jornada!!
     
  15. Guilherme Thorikan

    Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

    O Problema de tudo isso é: Sam seria tão bom quanto Frodo?
    Acho que sim. Se Sam tivesse toda a ajuda que teve de amigos e de Gandalf, certamente conseguiria.

    Sam provou ser muito forte, resistente e infinitamente leal e companheiro para com Frodo. Frodo tinha suas qualidades, mas Sam também tinha muitas das qualidades de Frodo, que se tivesse oportunidade poderia desenvolver mais elas, e talvez seria capaz de ser o Portador do Anel.

    Quanto ao Senhor dos Áneis, somente Sauron foi o verdadeiro Senhor dos Anéis, tanto porque o Um sempre o procurava e toda vez que Frodo colocava-o via o Olho.

    Complemento que não desmereço Frodo de forma alguma.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  16. Anarien

    Anarien Usuário

    Se Sam tivesse o mesmo apoio que foi dado a Frodo não vejo o que o desabonaria na viagem.Só resta saber se Frodo(ou outro Hobbit )teria seguido-o tão fielmente quanto ele o fez .
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  17. Ardanos

    Ardanos Usuário

    Acho que Sam não teria resistido como Frodo, pois no OSDAORT (ou seria OSDAADT)quando Sam e Frodo brigam por causa do Gollum (que jogou a comida deles fora)Sam se ve tentado pelo Anel quando Frodo mostra a ele
     
  18. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Isso acontece no filme, no livro Sam não passa por isso. Mas tanto o Sam do filme quanto o do livro, creio, não deixaria a desejar como o Portador.
    Acredito que a devoção de Sam, comoveria outros da Sociedade que o ajudariam. E quanto a resistir ao Um, acredito que nenhum dos envolvidos na "tarefa/empreitada/coisa"(citando Pippin) conseguiria...
     
  19. Myllah_Éowyn

    Myllah_Éowyn Usuário

    Não acho que Sam seria "corrompido" pelo Anel... apesar de tudo, ele sempre manteve a sua inocência de Hobbit... ele tinha o coração bom, e acho que nada, nem mesmo O Anel, mudaria isso...
    Acho que, de fato, ele não o destruiria, acabaria sucumbindo ou então morrendo... mas Sam nunca seria dominado.
     
  20. frodobolçeiro

    frodobolçeiro Usuário

    Se Frodo tivesse seguido Sam não sei o que poderia dar errado.
     

Compartilhar