• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Peregrin Tûk não tivesse olhado através do Palantír

Thorin III

Usuário
Dêem suas opiniões sobre o que poderia ter acontecido se Peregrin Tûk (Pippin) não tivesse olhado através do Palantír.

No livro,pelo que eu li, foi algo bom ele ter tido esta curiosidade e olhado no Palantír, pois se Gandalf tivesse olhado e fosse vencido por Sauron nem ele coseguiria ter se calado contando sobre a comitiva e sobre o Um anel, e até mesmo ser corrompido como foi Saruman.
 
Acho que nao teria mudado muita coisa, não. Pippin chamou a atenção de Sauron (tenho o estranho costume de ver o filme e prevalecer aquela informação, então, me corrijam se houver algo errado) e o fez pensar que aquele era o hobbit que portava o Anel, sabendo de sua localização, deixou as coisas um pouco mais fáceis para Frodo e Sam. Mas mesmo se não o tivesse feito, não creio que Sauron, como já foi dito aqui no Fórum, mandaria seus servos fazerem rondas nos arredores de Mordor, pois, este caminho era o menos esperado por ele, o nunca imaginado. Realmente, Pippin foi muito forte em não se render de imediato á Sauron, coisa que se acontecesse, se fosse revelado o intuito da Sociedade, poderia ter sido o fim.
Gandalf não teria olhado na Palatír, ele sabia o risco que corria, mas se por algum acaso isso acontecesse, ele rapidamente a cobriria, se Pippim conseguiu se segurar, o bastante, Gandalf não se renderia tão facilmente.
 
Eu acredito que não teria havido grandes mudanças, afinal Gandalf poderia se dar conta dos planos de Sauron e planejado a ajuda de Rohan a Minas Tirith. Talvez houvesse uma certa demora, mas creio que ela não afetaria o resultado da Guerra do Anel. E por certo não interferiu em nada a jornada de Frodo e Sam.

Agora, se a pergunta fosse "e se Pippin tivesse revelado o paradeiro do Um ao usar o Palantír?", tudo mudaria, com certeza. Sauron encontraria o Um e bye bye Terra-média.
 
Além do que Eruannë postou, se Pippin não tivesse se atrevido a olhar através do Palantír, Gandalf não teria ido tão rapidamente para Gondor, onde sua presença era urgente. Se Gandalf não tivesse chego antes em Gondor, os olhos do Regente continuariam fechados para o perigo iminente de Sauron e, durante o primeiro ataque dos Orcs, os danos sofridos por Gondor seriam muito maiores.
 
Mas no Livro, Gandalf disse que ele mesmo poderia ter sido questionado por Sauron e até mesmo revelado informações sobre a missão da comitiva, se tivesse inspecionado o Palantír.Aragorn revela que o usou mas não foi corrompido.Saruman também era forte, ele era mais forte que Gandalf quando foi corrompido por usar o Palantír e acabar sendo dominado por Sauron (muito embora pareça que Saruman já estava atraído pelo poder de Mordor), então até Gandalf poderia ter sido corrompido diferente de Peregrin, que e mais fraco que Gandalf sim, mas não foi corrompido de todo modo.

Qual o critério para saber se alguém pode ser corrompido ao usar um Palantír eu não sei, até mesmo gostaria de saber de alguém com mais conhecimento nisso.
 
Última edição:
Sabe o que acho? É o que disse, claro, Gandalf poderia sim ser corrompido, mas pense. Se Pippin conseguiu se controlar o possivel de frente aquele risco por aquele tempo, Gandalf tambem conseguiria. Pode até ser que ele já notando o risco, nos poucos segundos que lhe restarem antes de Sauron entrar em sua cabeça, ele conseguisse se desvencilhar daquele risco. Agora, realmente, se Sauron conseguisse entrar em sua cabeça e "conversar" com ele, de certa forma, Gandalf correria mais riscos do que qualquer um, pois Sauron saberia de que se tratava não de um ser comum e fraco á seu ver, mas de um maia, e aí sim, investiria com mais força.
Acho que des de que Saruman soube do poder proporcionado pelo Um Anel ele o desejou, e a partir dalí ele foi corrompido por sua ganancia, não por Sauron. Não li todos os textos e não sei o que se diz sobre o tempo em que Saruman se transformou, mas pelo que sei, é o que compreendo.

Bem, no mais, esperando pela opinião de alguém com mais conhecimento disto...
 
Eu tenho certas intrigas com o Pippin, mais se ele não tivesse se "metido" em olhar na palantiri Gandalf e Théoden como também todos os outros não iriam ajudar Gondor e chegariam atrasados quando Gondor estivesse já caída. Foi uma questão de sorte a hora que Pippin se meteu em olhar a palantiri.
 
O filme dá uma impressão diferente do que a do livro...

Filme: Pippin o atrapalhado, metendo os pés pelas mãos sempre, acredito que atrapalhou um pouco, deixando Sauron mais atento, desviou um pouco a sua atenção, sim isso é fato, Pippin viu e localizou as tropas, mas ficou muito mais complicado para Gandalf e a comitiva por que Sauton também os viu.

Livro: Ficou mesmo como se fosse uma coisa boa, Pippin ver Sauron e parte de seu plano, Desviou a atenção de Sauron para a comitiva e Sam e Frodo puderam seguir um pouco mais traquilos, etc e tals.

Mas Pippin ter visto ou não através do Palandir não causou mudanças significativas para o decorrer da história.
 
Não sei se a afirmação de que "não haveria mudado nada se Pippin não tivesse feito isso" pode ser colocada, por que ficou implicito nos posts que isso ajudou na pressa e na defesa de Minas Tirith.
 
As unicas coisas que mudariam seriam que a chegada à Minas Tirith seria mais demorada pois o alerta de pippin foi muita eficaz ao mago e a outra coisa seria que os hobbit nao teria chamado a atenção de Sauron para si oque dificultaria um pouco mais na jornada de Frodo e Sam
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo