• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E Se...os Valar não tivessem atendido a súplica de Ëarendil?

Ele era um ser criado por Eru, que vivia no vazio, veio de fora de Arda, no princípio.
 
Se os Valar não atendessem, seria basicamente a opinião, ou teoria de que, com certeza, Eru não deixaria Morgoth chegar tão longe. Ou seja, mandaria outros Ainur para fazer o que os Valar poderiam ter feito. Esses Ainur talvez ficassem em Arda.
 
Ou talvez esse fosse o desejo de Eru.Já que ele poderia pelo menos "informar" Manwë de seu desejo. E se esse negasse atende-lo, pelo seu "Livre Arbítrio" poderia significar que os Valar se tornaram mesquinhos e não se impotavam mais com as terras mortais, e so queriam saber de Aman. E Eru teria que asistir isso tuso já que graças ao "Livre Arbítrio" não poderia intervir. Mas se formos olhar de outra forma Eru interviriam sim de alguma forma, fazendo Manwë voltar atrás de sua decisão ou mandando outro Ainur. Ou simplesmente usando seus poderes sobre Arda, como fez com Numenor.
 
Não faz sentido a sua primeira hipótese, de Eru não fazer nada, até porque ele não deixaria que seus filhos fossem todos exterminados. Prefiro a sua segunda hipótese, de que, ou mandaria alguém, ou o próprio faria alguma coisa. Só estive pensando numa coisa: se Eärendil não tivesse chegado à Aman, os Valar esperariam quanto tempo até intervirem? Até quase todos serem exterminados? Por isso que as vezes os Valar me deixam intrigado.
 
SIm, já pensei nisso, se Eaëndil não chegasse à Valinor, será que os Valar não interviriam?
 
Agora fiquei curisoso também...será emsmo que eles não interviriam? Seria errado penso eu.
 
O mais certo seria perguntar até onde iria a "liberdade de ação" dos Valar. Todos sabem que Manwë não faz nada sem autorização do chefe maior, nisso, ele segue a cartilha à risca. Ulmo não partilha da mesmo opinião de seu irmão, assim como Yavanna e Oromë. Ilúvatar dificilmente ficaria sem entrar em ação para diminuir o conflito e as divergências sobre o que fazer no caso de uma vitória esmagadora de Melkor. E não havia outro designado na Profecia de Mandos. Teria de ser Ëarendil de qualquer jeito. E Eru intercederia em favor do Iluminado de uma forma ou de outra. Não havia outro.
 
Sim, não havia outro, mas...então pra quês os Valar, se Eru interviria de qualquer forma? E quem agiu na Guerra da Ira foram os Valar. Se Earëndil não chegasse até lá, por exemplo, ou se os valar não o atendessem, não consigo imaginar o que poderia acontecer.
 
Eu consigo: Eru teria que bolar um jeito que arrumar aquilo. Só resta essa hipótese...
 
O que será que Eru faria se os Valar não fizesse nada, mas com relação aos próprios Valar. Por exemplo, daria um puxão de orelhas, os expulsaria de Arda por não ajudar seus filhos...
 
Difícil dizer.....talvez n/ao..talvez só "puxaria a orelha" mas tirar de Arda acho difícil.
 
No final, Eru acabaria interferindo para o bem da Terra Média e de seus filhos, ele não deixaria que Melkor chegasse tão longe. Ele não permitiria que os Valar e os Maiar da Terra Média ficassem de braços cruzados enquanto Morgoth destruía tudo e todos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo