• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se... Os elfos fossem mortais?

CaiÒ.ó

Usuário
Yoo minna! =^.^= \/,,

Fiz esse tópico inspirado pelo tópico "Por que os elfos foram embora" da Etienne-chan... Pela discussão que tivemos lá, fiquei com essa dúvida...

E se os elfos não fossem imortais e tivessem um tempo de vida semelhante ao dos humanos? Isso iria influênciar muito na história da Terra Média? Eles iriam conseguir manter todas as suas caracteristicas, como a belesa, inteligencia, etc? Ou eles só eram daquele modo pela sabedoria dos anos que viviam?
Eles seriam simplesmente humanos com orelhas pontudas? :hihihi:


Eu sou o primeiro a dizer que sou um amante dos elfos (ui, pego mal isso), e das elfas (ahh bom :yep:), acho que os elfos, não seriam 'elfos' se fossem imortais... Não acho que aquela raça iria conseguir se aperfeiçoar tanto se não conseguissem acumular toda a sabedoria que tinham... E vocês, o que acham?


Tenken :lily:
 
Não consigo ter uma visualização dos elfos sem a imortalidade, realmente seria algo meio que '''estranho'' em meu ponto de vista. Eu também sou admiradora da raça élfica, não somente por sua beleza e inteligência, mas também por sua cultura e estória na terra-média. Mas alguém já pensou na hipótese da raça élfica ser ''rara'' digo, por algum motivo Eru os tornou imortais, não creio que seria apenas para morar com os Valar, creio que tenha algo mais, que seja um ''mistério'' essa ''sorte'' ou como muitos pensam '''má sorte'', por serem seres ''imortais'' (Depende porque eles podem morrer com uma grande tristeza, com ferro, aço ou fogo em guerra). Alguém já pensou nisso?!!??? Outra coisa, continuando com o assunto do tópico do nosso amigo Caio, se os elfos fossem mortais, creio que não haveria necessidade da existência dos humanos, afinal os elfos eram bem parecidos com os humanos, porém eram mais belos, mais sábios (Talvez pelo tempo de vida na terra) mais altos (Pouca coisa, mas eram) entre outros fatores. Essa estória de orelhas pontudas, hum, seria apenas uma alteração (Alias vejam os meios-elfos, tinham o direito de escolher em ser um humano ou um elfo, caso escolhessem ser um elfo ou humano, para onde iriam suas orelhas pontudas? ou seria humanos com orelhas pontudas?? :think: se alguém puder me responder isso. Bom é difícil pensar em elfos sem imortalidade, mas penso que seria algo estranho, e uma das raças não existiria, ou a humana, ou a élfica.:ahn?:
 
Última edição por um moderador:
Os sábios contam que a mortalidade dos humanos na verdade é um dom. E que antes do fim dos tempos as suas vozes irão se juntar em coro à música de Ilúvatar. Os elfos amam muito mais as suas terras por conta do tempo que permanessem nela. Os elfos não teriam tanto apego às coisas, não dariam importância à terra Média, ela se acabaria mais rapido e muitos dos que ajudaram na Guerra do Anel não teria vivido pra ajudar.
Elrond, Galadriel, Cirdan e Celeborn entre muitos outros, e nem Glorfindel poderia ter retornado do palácio de Mandos.
 
Bem... Em alguns universos ficcionais (sem ser o Tolkien) eu vi elfos mortais. Eles tinham vidas bem compridas (chegando aos milhares de anos) e mantinham sua magia e beleza física. Imagino que seria mais ou menos assim se fosse com os elfos de Tolkien, a não ser que o autor decidisse que eles perdessem mais alguma característica.

Quanto as histórias seria uma reviravolta enorme.

Seria possível que eles fossem incluídos no mesmo grupo das dádivas dos homens. Outra possibilidade (mais difícil de ocorrer) seria que eles morressem e sumissem da existência para sempre (algo que seria ruim e chato como diria Gimli, uma grande perda para todos e para o mundo que ficaria muito mais pobre).

Sua visão de mundo seria um pouco melhor que a dos homens, afinal eles ainda seriam seres com poder sub-criativo e seriam também a raça dos filhos mais velhos o que lhes daria vantagem cultural em relação aos homens. Todavia, a visão da morte poderia ser bem parecida, apesar de melhorada em relação aos filhos mais jovens.
 
... se os elfos fossem mortais, creio que não haveria necessidade da existência dos humanos, afinal os elfos eram bem parecidos com os humanos, porém eram mais belos, mais sábios (Talvez pelo tempo de vida na terra) mais altos (Pouca coisa, mas eram) entre outros fatores.... mas penso que seria algo estranho, e uma das raças não existiria, ou a humana, ou a élfica.:ahn?:

Hmm, em parte eu concordo, mais em parte não cpm22 :T...

Acho que se os elfos também fossem mortais, não teria como eles substituirem os homens, ou o contrário... Acho que mesmo que os elfos fossem mortais, mesmo que perdessem muita sabedoria com isso, eles ainda seriam... Hmm... Distintos, superiores que os humenos. Afinal eu acho que concorda comigo que sendo mortais ou imortais, eles poderiam, e deveriam substituir os humanos, mais isso é minha opinião, o que não conta aqui xD

O que eu quis dizer eh que, mesmo mortais, seriam ainda os amantes da natureza, teriam ainda os laços de amizade que tem com os da sua própria gente que ao meu ver, são muito mais fortes que os dos humanos....

Não sei se entendeu o que eu quis dizer, mais ta ai xD



Os sábios contam que a mortalidade dos humanos na verdade é um dom. E que antes do fim dos tempos as suas vozes irão se juntar em coro à música de Ilúvatar. Os elfos amam muito mais as suas terras por conta do tempo que permanessem nela. Os elfos não teriam tanto apego às coisas, não dariam importância à terra Média, ela se acabaria mais rapido e muitos dos que ajudaram na Guerra do Anel não teria vivido pra ajudar.
Elrond, Galadriel, Cirdan e Celeborn entre muitos outros, e nem Glorfindel poderia ter retornado do palácio de Mandos.

Gimli-san, meu velho amigo :D

É o que eu disse lá em cima para nossa amiga... Acho que eles não iriam deixar de amar tanto suas terras, por viverem menos nelas, não acredito que com a imortalidade, eles iriam perder essa caracteristica também... Quanto a ajuda na Guerra do anél, eu concordo 100% com você ^_^


Tenken :lily:
 
Só sei que, se eles fossem mortais, talvez Arwen e Aragorn não fossem sofrer tanto, a ponto dela ter que abrir mão da sua imortalidade. Ou no caso de Beren e Lúthien . A linhagem dos elfos seria maior, com certeza. E muito mais gente iria morrer na Terra Média e ficaria lá, ao invés de mudar de opinião e voltar para Valinor.
 
Última edição:
Os sábios contam que a mortalidade dos humanos na verdade é um dom. E que antes do fim dos tempos as suas vozes irão se juntar em coro à música de Ilúvatar. Os elfos amam muito mais as suas terras por conta do tempo que permanessem nela. Os elfos não teriam tanto apego às coisas, não dariam importância à terra Média, ela se acabaria mais rapido e muitos dos que ajudaram na Guerra do Anel não teria vivido pra ajudar.

Iriam acabar igual aos humanos em relação a sua terra, não se importariam com um futuro distante com a certeza de que não participariam dele, assim como fazem muitos por ai, desperdiçando agua e jogando lixo na rua...e Olha que nesse ano de 2010 tivemos muitos exemplos de Catastrofes da Natureza(acho que posso chamar assim) Filosofei !

#GarotoNatureza:lol:

é isso que eu acho, concordo com o Gimli Axefighter !
 
A raça dos elfos é a mais bela raça que existiu, e se eles fossem mortais a Terra Média não seria tão bela, já que como disse Iluvatar, os elfos teriam e fariam mais beleza que qualquer criatura terrestre, os elfos são como são, excluindo o carater beleza , por causa de sua imortalidade, o que pode ser em muitos casos uma faca de dois gumes. A longevidade trouxe aos elfos aquilo que falta aos homens, sabedoria e justiça, mas no entanto a tristeza e desesperaça são presentes uma vez que é mui difícil ver tudo o que e belo nascer, crescer e morrer, em um ciclo interminável.
 
Alguém sabe oq aconteceu c/ Arwen depois q ela abriu mão de sua imortalidade?!
Não me lembro se o livro fala algo sobre isso... :\
Talvez ela seja o exemplo mais próximo q poderíamos chegar da Mortalidade dos elfos.
>>>>>Já faz muuito tempo q li a trilogia e não entendi ou não lembro uma coisa.. A Imortalidade dos elfos tinha relação com um pingente ou alguma outra coisa material (como no caso de Arwen)??? Sei q eles são tão mortal quanto os humanos quando alguem os mata, mas e se por exemplo, lhe roubassem o pingente ou objeto de sua Imortalidade (se existir, é claro)?! Ou será q só eles, individualmante, teriam acesso ao seu?
Enfim, tenho muuitas outras dúvidas, mas só lembro dessas por enquanto...
P.S.: ñ precisa ser uma resposta correta, afinal, só o próprio Tolkien a teria (acho)... Mas gostaria de ler a sua opinião :D
Hantalë
 
Alguém sabe oq aconteceu c/ Arwen depois q ela abriu mão de sua imortalidade?!
Não me lembro se o livro fala algo sobre isso... :\
Talvez ela seja o exemplo mais próximo q poderíamos chegar da Mortalidade dos elfos.
>>>>>Já faz muuito tempo q li a trilogia e não entendi ou não lembro uma coisa.. A Imortalidade dos elfos tinha relação com um pingente ou alguma outra coisa material (como no caso de Arwen)??? Sei q eles são tão mortal quanto os humanos quando alguem os mata, mas e se por exemplo, lhe roubassem o pingente ou objeto de sua Imortalidade (se existir, é claro)?! Ou será q só eles, individualmante, teriam acesso ao seu?
Enfim, tenho muuitas outras dúvidas, mas só lembro dessas por enquanto...
P.S.: ñ precisa ser uma resposta correta, afinal, só o próprio Tolkien a teria (acho)... Mas gostaria de ler a sua opinião :D
Hantalë

Bem, nos apêndices do SdA tem um texto sobre os últimos momentos de Aragorn e Arwen. :)

Nesse fragmento, Aragorn se encontra próximo do momento que escolheu para morrer e Arwen diz que havia feito a decisão de seguir com Aragorn e para ela não havia mais a opção de ir para os portos.

Aragorn a consola dizendo que além do mundo existe mais do que lembrança e depois morre. Arwen então decide deixar o reino com o filho deles e parte em direção a terra abandonada de Lórien em busca de esquecimento.

Em razão da natureza refinada e poderosa do corpo dos elfos é provável que Arwen ainda tivesse que viver alguns séculos antes de morrer, a exemplo do que aconteceu com Elros de Númenor. Poderíamos estimar que sua vida ainda devesse durar uns bons 500 anos como foi a de Elros. O que seria curto para um elfo mas enorme para os padrões humanos.

Seguindo um pouco antes disso no mesmo apêndice Elrond alerta para que Arwen tivesse que perder tudo antes de poder seguir Aragorn, o que seria uma dura prova para ela, afinal, Elros também deve ter visto muitas pessoas que amava morrerem antes dele até que ele mesmo pudesse ir quando seu corpo estivesse suficientemente pronto para morrer.

Não obstante nada é dito sobre os últimos momentos dela no bosque de lórien, o que é indicativo de que ela aceitou sorver esse destino até o final de seus dias para poder seguir o amado.
 
Última edição:
>>>>>Já faz muuito tempo q li a trilogia e não entendi ou não lembro uma coisa.. A Imortalidade dos elfos tinha relação com um pingente ou alguma outra coisa material (como no caso de Arwen)??? Sei q eles são tão mortal quanto os humanos quando alguem os mata, mas e se por exemplo, lhe roubassem o pingente ou objeto de sua Imortalidade (se existir, é claro)?! Ou será q só eles, individualmante, teriam acesso ao seu?
Enfim, tenho muuitas outras dúvidas, mas só lembro dessas por enquanto...
P.S.: ñ precisa ser uma resposta correta, afinal, só o próprio Tolkien a teria (acho)... Mas gostaria de ler a sua opinião :D
Hantalë

A imortalidade não está vinculada a um objeto.
Eru determinou que os elfos não morreriam em Ëa, que estes ficariam até o final dos tempos, não sendo atacados por nenhuma enfermidade, mesmo assim eles podem ser assassinados por armas, tormentos ou tristeza. E ao morrer são reunidos na morada de Mandos, em Valinor, de onde podem depois retornar.

Fonte:O Silmarillion
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo