• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se os 300 de esparta enfrentasse o exército de Gondor ou Rohan, quem ganharia?

Depende de que lado do campo estariam as tropas. Se Leônidas e seu grupo tivesse tomado Minas Tirith, com certeza Aragorn suaria sangua para reaver a cidadela. A menos que Gandalf o Branco estivesse autorizado pelos Valar para o uso de força letal. Aí nem 300 ou 1 milhão de persas juntos.
 
Se eles fossem colocados com tanta habilidade quanto colocaram no filme, com efeito "matrix" e afins, seria difícil vencê-los, principalmente com a estratégia do abismo... Seria até covardia!

Mas se Aragorn tivesse ao menos "10" Legolas como o do filme, em campo aberto como as Pelennor, com algumas espadas elficas que destroem aço, sem chance para os spartanos!! Nem se eles viessem com aquele exercito do final!!:lol:

Realmente acho que depende muito do terreno em que a batalha ocorrer. Como já foi provado em querras da história da humanidade, conhecimento de terreno conta muito.
Por isso, se o combate entre os espartanos e o exército de Gondor ou Rohan ocorresse na beira do abismo, as chaces de vitória seriam a favor dos 300, se fosse um combate em campo aberto, os 300 perderiam!
 
Bom, depende. Os 300 do filme ou os 300 verdadeiros da História?

Porque se for os do filme, acho que realmente seria um páreo duro, afinal com tanto efeito especial... Os caras nem precisavam de armadura!:mrgreen:

Agora se for os verdadeiros, então na verdade seriam os 300 de esparta, os 700 de Téspia e os outros 6.000 de várias outras cidades aliadas. Concordo que os Espartanos eram sem dúvida soldados fomidáveis, mas nem tanto assim como se propaga nas lendas. Se tiverem dúvidas deêm uma pesquisada sobre o Batalhão Sagrado de Tebas e a Batalha de Leuctras. Ou sobre as Falanges Macedônicas de Alexandre O Grande.:think:

Abraço.
 
Bom, depende. Os 300 do filme ou os 300 verdadeiros da História?

Porque se for os do filme, acho que realmente seria um páreo duro, afinal com tanto efeito especial... Os caras nem precisavam de armadura!:mrgreen:

Agora se for os verdadeiros, então na verdade seriam os 300 de esparta, os 700 de Téspia e os outros 6.000 de várias outras cidades aliadas. Concordo que os Espartanos eram sem dúvida soldados fomidáveis, mas nem tanto assim como se propaga nas lendas. Se tiverem dúvidas deêm uma pesquisada sobre o Batalhão Sagrado de Tebas e a Batalha de Leuctras. Ou sobre as Falanges Macedônicas de Alexandre O Grande.:think:

Abraço.

É... vamos separar realidade de Frank Miller.

Falou bem... nada mais a declarar.
 
Só pra esclarecer. Eu não quero que os colegas pensem que eu não gostei do filme. Pelo contrário, eu adorei. Mas isso porque eu sabia que não era um épico, e sim uma adaptação do HQ do Frank Miller, que por sinal eu também adoro.

Citando a minha grande amiga Creusa, que faz faxina lá em casa: Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.:cool:
 
Caramba, acho que seria uma batalha em tanto_Os dois exércitos são bem preparados e fortes, mas não sei quem ganharia não.

OBS:se bem que os 300 não são bem um EXÈRCITO.^^
 
Eaparta era uma cidade militar seu exercito era treinado pra morrer...porém uma das suas vantagens era estar no abismo...mesmo assim acho que eles ganhariam...
 
Bom, depende. Os 300 do filme ou os 300 verdadeiros da História?

Porque se for os do filme, acho que realmente seria um páreo duro, afinal com tanto efeito especial... Os caras nem precisavam de armadura!:mrgreen:

Nem armadura, nem tanga. Lutavam peladões. Só de elmo, escudo e espada! :grinlove:

Mas falando a sério e deixando Frank Miller à parte, Esparta era a elite militar da época - o feito dos 300 espartanos contra os persas foi apenas um dos feitos mais notáveis dos espartanos. Os caras eram selecionados desde muito pequenos (entravam no exército aos 7 anos, inclusive as meninas!), e treinados para a guerra em todos os aspectos: disciplina, força física, senso de honra e patriotismo. Trocando em miúdos, uma potência bélica por excelência.

Frank Miller se baseou sobre a história real da Batalha das Termópilas mas os soldados da Téspia, que integravam batalhões de mais ou menos 7000 homens (destreinados e amedrontados) de outras cidades gregas foram dispensados da carnificina pelo próprio Leonidas, que permaneceu com a elite dos 300. A história da sabotagem pela denúncia da trilha secreta das cabras, segundo pesquisadores, foi verdadeira - o que, presumimos, se não tivesse acontecido, as baixas dos exércitos persas teriam sido muito maiores.

O que uma tropa de 300 soldados de elite contra uma imensa falange de escravos, ferreiros e comerciantes significa, então? Solte uma só jaguatirica num grande galinheiro, e acontece algo bastante parecido: um massacre.

Lógico que Frank Miller dourou a pílula, mas de fato eles foram simplesmente "os caras", pô! E isso sem contar que eles realmente existiram, enquanto Gondor e Rohan... :yep:
 
Última edição:
Os 300 naum ganharam nem dos Persas...que dirá dos Rohirrim ou dos soldados de Gondor....


kkkkkkkkkkkkkkk verdade! Nem os 300 espartanos nem todo o resto do exército do exército grego junto, não conseguiu e a Grécia foi invadida pelos persas. É o que nos conta a história. Concordo com vc... Gondor ou Rohirrim venceria!
 
Realmente acho que depende muito do terreno em que a batalha ocorrer. Como já foi provado em querras da história da humanidade, conhecimento de terreno conta muito.
Por isso, se o combate entre os espartanos e o exército de Gondor ou Rohan ocorresse na beira do abismo, as chaces de vitória seriam a favor dos 300, se fosse um combate em campo aberto, os 300 perderiam!

Concordo, mas há um quesito que Elring disse que conta muito: Motivação.
Com exércitos como esses que lutavam pelo que acreditavam, aqueles com maior persistência venceriam.(Sei que parece coisa de anime, mas como estamos trabalhando com uma hipótese, então...)
 
Se fosse os cavaleiros de rohan estes venceriam os 300,mas convenhamos o exercito de gondor tem um bando de fracote
 
kkkkkkkkkkkkkkk verdade! Nem os 300 espartanos nem todo o resto do exército do exército grego junto, não conseguiu e a Grécia foi invadida pelos persas. É o que nos conta a história. Concordo com vc... Gondor ou Rohirrim venceria!

Errado.

A Guerra começa com a Invasão Persa... temos vitórias, derrotas e traições por toda a Grécia, mas no final da guerra os gregos permanececeram vitoriosos e o persas que não morreram, fugiram.
 
A "Batalha das Termópilas" foi apenas uma batalha que não logrou êxito. Como bons conhecedores de Tolkien, sabemos que uma Guerra é composta por várias batalhas - podem não ter sido os 300 que venceram o domínio de Xerxes, mas no final das contas a vitória foi dos gregos. :yep:
 
Nem armadura, nem tanga. Lutavam peladões. Só de elmo, escudo e espada! :grinlove:

Mas falando a sério e deixando Frank Miller à parte, Esparta era a elite militar da época - o feito dos 300 espartanos contra os persas foi apenas um dos feitos mais notáveis dos espartanos. Os caras eram selecionados desde muito pequenos (entravam no exército aos 7 anos, inclusive as meninas!), e treinados para a guerra em todos os aspectos: disciplina, força física, senso de honra e patriotismo. Trocando em miúdos, uma potência bélica por excelência.

Frank Miller se baseou sobre a história real da Batalha das Termópilas mas os soldados da Téspia, que integravam batalhões de mais ou menos 7000 homens (destreinados e amedrontados) de outras cidades gregas foram dispensados da carnificina pelo próprio Leonidas, que permaneceu com a elite dos 300. A história da sabotagem pela denúncia da trilha secreta das cabras, segundo pesquisadores, foi verdadeira - o que, presumimos, se não tivesse acontecido, as baixas dos exércitos persas teriam sido muito maiores.

O que uma tropa de 300 soldados de elite contra uma imensa falange de escravos, ferreiros e comerciantes significa, então? Solte uma só jaguatirica num grande galinheiro, e acontece algo bastante parecido: um massacre.

Lógico que Frank Miller dourou a pílula, mas de fato eles foram simplesmente "os caras", pô! E isso sem contar que eles realmente existiram, enquanto Gondor e Rohan... :yep:

Na verdade os 700 Téspios morreram todos defendendo a retaguarda espartana. E Leônidas e seus 300 ficaram para trâs porque o código de guerra espartano não permitia a retirada. Você está se baseando muito no filme. Deveria saber que em todas as cidades-estado gregas havias tropas de Hoplitas( o soldado grego de infantaria munido de escudo, elmo, lança, espada e couraça). Este eram soldados cidadãos, que tinham treinamento militar para os tempos de guerra. Também a tática da falange não foi invenção dos espartanos, e sim dos Atenienses, que a utilizaram pela primeira vez na batalha de Maratona, quando destroçaram o exército Persa do pai de Xerxes. Aliás, diga-se de passagem que os espartanos nesta batalha deixaram os Atenienses na mão, por isso era tão importante para eles lavar a honra nas Thermópylas.
Outro fato importante é que os Persas só foram derrotados porque Atenas construiu uma poderosa Marinha e destruiu a frota Persa em Salamina, deixando o exército persa sem provisões e sem poder receber reforços. Meses depois uma coalisão de todas as cidades gregas destruiu o que restava dos persas em Platéia.
Outro dado importante dos "tão poderosos Espartanos": Anos depois eles entraram em guerra com Atenas pela supremacia na Grécia e para poder derrotar os Atenienses ele se uniram aos Persas na batalha de Aegos-Potamos.
Afinal de contas, eles não eram tão invencíveis assim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo