• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se os 300 de esparta enfrentasse o exército de Gondor ou Rohan, quem ganharia?

Os 300 só gritariam aquele "rauw-rauw-rauw" que o exército de Aragorn saia fora em questão de segundos. Além disso, po, os espartanos conheciam as Termópilas como ninguém. E de acordo com Sun Tzu, n'A Arte da Guerra, quem conhece o terreno de batalha tem muito mais chance de vencer o embate.

Concordo, mas acho que se os dunedain fossem ai a coisa era outra pois como sabemos eles são otimos na exploração e reconhecimento de areas, o que pode mudar muito.
 
Os 300 só gritariam aquele "rauw-rauw-rauw" que o exército de Aragorn saia fora em questão de segundos. Além disso, po, os espartanos conheciam as Termópilas como ninguém. E de acordo com Sun Tzu, n'A Arte da Guerra, quem conhece o terreno de batalha tem muito mais chance de vencer o embate.


Ele também diz que o exército que ocupar um desfiladeiro primeiro terá grande vantagem. No caso das Termópilas, acho quase certo que os espartanos a ocupariam primeiro. E de acordo com Sun Tzu não se deve atacar um exército que ocupou um desfiladeiro que esteja fortemente guarnecido.

Mas a diferença numérica é absurda.

Tendo como base o exército que marchou até o Morannon (em torno de 6 mil homens), teríamos 20 soldados de Gondor e Rohan para cada soldado espartano. Mesmo com as Termópilas fortemente protegida, os 300 não suportariam um ataque por muito tempo. Mesmo que no desfiladeiro não coubesse muitos homens, os espartanos se cansariam. E um exército cansado, mesmo um bom exército, não aguentaria um ataque de um exército muitas vezes maior. As linhas de frente do exército de Gondor e Rohan seriam de certa forma sacrificadas e deixariam os 300 exaustos.

Além do mais, um exército de 6 mil homens conseguiria levar muito mais provisões que um de 300, embora consumissem mais (obviamente). Os 6000 poderiam interromper o fornecimento de provisões para os 300, supondo que depois de um certo tempo batedores e espiões dos 6000 explorassem a região. Os espartados acabariam encurralados no desfiladeiro e seriam obrigados a partir pra luta. Se atraidos para fora das Termópilas a derrota é certa.
 
Se eles fossem colocados com tanta habilidade quanto colocaram no filme, com efeito "matrix" e afins, seria difícil vencê-los, principalmente com a estratégia do abismo... Seria até covardia!

Mas se Aragorn tivesse ao menos "10" Legolas como o do filme, em campo aberto como as Pelennor, com algumas espadas elficas que destroem aço, sem chance para os spartanos!! Nem se eles viessem com aquele exercito do final!!:lol:


a batalha realmente aconteceu. Tudo dependeria da estratégia utilizada, da disponibilidade de água, comida, conhecimento do terreno,(dia ou noite?) entre outros fatores , os 300 teriam vantagem nas termópilas mas eram treinados tambem para lutar em lugares abertos. tudo depende.
 
na minha opinião, um exército que tem Aragorn, Legolas e Gimli bota medo em qualquer umhauhauhauhauhauhau. não haveria chance p os espartanos se enfrentassem um exército motivado pela fúria dos três caçadores, independentemente do terreno (abismo ou plano). dá-lhe Andúril, a chama do Oeste. (tchau espartanos):nana::nana::nana:hauhauhau
 
creio que logo após uma demorada e sangrenta batalha, os espartanos seriam exterminados, apesar de os Rohirrins e/ou os filhos de Gondor sofrerem grandes perdas também.
 
Ele também diz que o exército que ocupar um desfiladeiro primeiro terá grande vantagem. No caso das Termópilas, acho quase certo que os espartanos a ocupariam primeiro. E de acordo com Sun Tzu não se deve atacar um exército que ocupou um desfiladeiro que esteja fortemente guarnecido.

Mas a diferença numérica é absurda.

Tendo como base o exército que marchou até o Morannon (em torno de 6 mil homens), teríamos 20 soldados de Gondor e Rohan para cada soldado espartano. Mesmo com as Termópilas fortemente protegida, os 300 não suportariam um ataque por muito tempo. Mesmo que no desfiladeiro não coubesse muitos homens, os espartanos se cansariam. E um exército cansado, mesmo um bom exército, não aguentaria um ataque de um exército muitas vezes maior. As linhas de frente do exército de Gondor e Rohan seriam de certa forma sacrificadas e deixariam os 300 exaustos.

Além do mais, um exército de 6 mil homens conseguiria levar muito mais provisões que um de 300, embora consumissem mais (obviamente). Os 6000 poderiam interromper o fornecimento de provisões para os 300, supondo que depois de um certo tempo batedores e espiões dos 6000 explorassem a região. Os espartados acabariam encurralados no desfiladeiro e seriam obrigados a partir pra luta. Se atraidos para fora das Termópilas a derrota é certa.

Bem tendo em conta o que você disse tenho algumas conclusões

1- Bem enquanto os numeros de Esparta forem 300 e os de Gondor 6000 dependendo eles perderiam pois pensem o exercito de Gondor e Rohan e quase o mes mo que Xerxes usou porem mais habilidoso e mais armado mesmo assim e termopilas os Gondorianos perderiam e em Pellenor ou qualquer outra planice come Dagorland os Homens do Oeste venceriam


POREM a duvida continua quem venceria um duelo

Leonidas ou Aragorn (com as mesmas armas nada de Anduril :D)
 
Supondo que, se nenhum exército fosse ao encontro do outro [6000 até Termópilas ou 300 a campo aberto], eles teriam um tempo para explorar a região, conhecê-la e poder comandar um ataque que burlasse a proteção do desfiladeiro. Como eu disse:
[...] supondo que depois de um certo tempo batedores e espiões dos 6000 explorassem a região. Os espartados acabariam encurralados no desfiladeiro e seriam obrigados a partir pra luta. Se atraidos para fora das Termópilas a derrota é certa.
_____________________

POREM a duvida continua quem venceria um duelo

Leonidas ou Aragorn (com as mesmas armas nada de Anduril )

Nessas condições, Leonidas.
 
Bom andei pensando...
Os Espartanos eram criados para serem guerreiros,selecionados desde o nascimento, treinado para serem os melhores.Enquanto os Rohirim eram apenas guerreiros, corajosos etc e os de Gondor tambem.
Com certeza os 300 venceriam em qualquer lugar, desde que o número não fosse exessivo.

Vi nos posts anteriores que vocês estão considerando 300 contra 6000 nas termópilas.
Mas pelo filme não era 1 Milhão?então 6000 seria fichinha!?
 
Última edição:
E se a batalha fosse apenas dos lídeires -> Theoden, Aragorn e Leonidas?

Théoden acredito que perderia para Aragorn, pelo fator idade e também habilidades manuais; quanto a Leonidas, acho que este último ganharia, pela sua habilidade e perícia e experiência.Não que os dois tivessem em tamanho desregulado, mas acho que Leonidas tem mais determinação do que Théoden.Fica meio estranho dizer isto, pois este Rei da Terceira Era era objetivo e tinha bons planos, mas Leonidas também; e creio que numa quantidade um pouco maior.Seria bem igualado, uma vez que nenhum deles conhece muito sobre Magia.Por este motivo teriamos um bom divertimento com lanças, escudos e armaduras, sem contar as espadas quebradas.

Já Leonidas, me parece ser o mais potente e capacitado de todos, como o Ben disse.
Os Espartanos eram criados para serem guerreiros,selecionados desde o nascimento, treinado para serem os melhores.Enquanto os Rohirim eram apenas guerreiros, corajosos etc e os de Gondor também.
 
Omg, essa parte da batalha somente dos líderes não da pro Aragorn perder, sem falar mais nada, por causa de Andúril...Não existe comparação de outras armas na Terceira Era com ela, nem mesmo Glandring...Ela por si só já era o bastante para, nas mãos de Aragorn, ganhar tanto do Leônidas quanto do Théoden...
E quanto ao que o Ben disse, o "1 milhão" de Xerxes, eram escravos, escolhendo entre um chicote ou uma lança, os exércitos da Terra-Média eram homens livres, que lutavam por amor a seu rei. Existe uma diferença monstruosa nisso ;)
 
Bem, existem diferenças muito grandes entre os dois, e bota diferença nisso, mais de uma maneira geral acho que, se os Espartanos venceram um milhão (no filme pois na história foram noventa mil) poderiam vencer os exércitos de Gondor e Rohan sim.
 
Exércitos da era do bronse e da idade média tem lá suas diferenças, não creio que os 300 venceriam os homens de gondor e rohan, pois a vantagem dos espartanos foi o desfiladeiro de termopilas e a formação de combate que usavam, contra uma cavalaria organizada essa formação não adianta seriam esmagados e pisoteatos e as armas e escudos de bronse não são pareos para o aço.
 
Diferença numérica não é o único fator que determina uma batalha. Pode se ter o triplo de do exército inimigo e ainda assim perder, se atemo-nos tão somente aos livros de estratégia. Se por exemplo são três comandantes liderando três batalhões, pode-se usar isto como vantagem (afinal, não precisa esperar o inimigo se agrupar para lhe massacrar, precisa?)

É como uma dança com um parceiro imprevisível: você tem de intuir rapidamente o que seu adversário planejou, para responder à altura e de preferência até melhor.
 
Disse muito bem prímula, fora o fato que ja foi mencionado dos "heróis"...Com Gandalf, Gimli, Legolas e Aragorn, nem precisava de exército, os 300 de esparta iam pro beleléu
 
Po...:think:...meio complicado essa eim...
mas acho q, como todos jah falaram, depende do terreno onde ocorrerá a batalha. Os espertanos, mesmo sinistros como são, acho q ficariam em profunda desvantagem ao batalhar em campo aberto contra Gondorianos. Digo isso se forem soh os 300, pq se forem os 10 mil, num tem nem chance dos Gondorianos. Os espartanos lutam todos juntops da mesma forma...como uma soh unidade...os gondorianos não...como foi visto na batalha de Pelenor(naum sei se escreve assim)...entao fica realmente dificil lutar contra eles...mesmo se tivessem os 10 LEgolas....
Acho q eh por aih...abraço.
 
Ja fiz muitos posts aqui e ainda me faço perguntas.
Pensem conhecer o terreno ajuda: Com os olhos de elfo do Legolas ficaria facil fazer um reconhecimento superficial do local, e com as habilidades de caça do Aragorn seria ainda mais facil se acostumar ao terreno.
No caso de um duelo entre Leonidas e Aragorn, com armas normais de acordo com seu povo... Leonidas podiria vencer mas teria muita dificuldade em trespassar uma armadura de aço e uma cota de malha com sua lança de ferro... enquanto o Aragorn contaria com uma boa espada de aço de mais ou menos 3kg que nao teria muita dificuldade em causar danos em um escudo de bronze...


Eis minhas opiniões.
 
Primeiro é preciso saber onde a batalha ocorreria. Os exércitos de Gondor e Rohan tem uma superioridade numérica absurda. Não só nas Termópilas, mas em qualquer terreno no "estilo corredor" que anulasse a vantagem numérica de Gondor e Rohan daria vantagem aos 300.

300 aliás que só eram 300 no filme: na real, o exército de Leônidas contava com um bom contingente de mercenários. Mas mesmo assim eles estariam num número bem inferior ao do exécito inimigo.

Outros fatores que devem ser levados em conta são: as habilidades dos guerreiros, [Um Gandalf desequilibraria tudo], a qualidade das armaduras, escudos e armas, [armaduras mais resistentes e que permitam movimentos mais arrojados também são fatores decisivos], o reconhecimento do local da batalha [como já citado por muitos], as estratégias de batalha [Um general velho de guerra faz aquela diferença].

Na minha modesta e nada analítica opinião, creio que os espartanos seriam massacrados, destruídos e aniquilados pelos exércitos de Gondor e Rohan. A explicação é simples e nada convincente: eu detestei o filme e sou fãzasso das obras e Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo