• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se o portador do anel não fosse Frodo?

Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

De facto Frodo não foi "escolhido", ele ofereceu-se para levar o Anel. Mas era, ao fim e ao cabo, o Portador ideal. Não só ele havia demonstrado grande resistência aos poderes do Anel, depois de o ter durante 20 anos e o levar até Rivendell, como era uma pessoa inteligente é sábia, fora dos padrões normais de um Hobbit.

Não acho que Pippin e Merry tivessem capacidade de fazer o que Frodo fez. Pode parecer que Frodo um era um bocado fraco (pelo menos é a imagem que muita gente, erradamente, tem), mas isso é devido ao facto de ter suportado tormentos que muito poucos aguentariam, e dos quatro hobbits, ele era sem dúvida o mais capaz. Duvido que Merry e Pippin conseguíssem resistir ao Anel tanto tempo quanto o que Frodo resistiu, pois não tinham a mesma capacidade e preparação psicológica para tal demanda.

Os hobbits demonstravam uma grande resistência ao poder do Anel porque eram um povo simples, que não desejava grandes riquezas ou ser senhor de poderosos reinos - apenas queriam viver no seu cantinho, sossegados e em conforto com a sua família. E, mais importante ainda, os hobbits do Shire eram, em geral, boas pessoas, altruístas, desinteressados e sempre prontos a ajudar o próximo. Basta ver o caso de Sméagol que apesar de ser Hobbit, sucumbiu num ápice aos poderes do Anel, devido à malícia que já fazia parte de si.

E o Anel sem dúvida que não criou nenhuma "afinidade" com a raça Hobbit - bem pelo contrário, sendo esta uma raça pouco influenciável, ele faria tudo para evitá-la.

Bom, pode parecer paranóia, mas eu andei relendo o Silma e os Anais do RdR e tentei traçar uma linha cronologica entre a familia Bolseiro até a chegada dos grados ao Anduin, onde Sméagoll matou seu irmao Déagoll. Cheguei até o ano em Isengrim I ou II governava e tentei procurar a ramificação de Gollum e ver a qual familia ele pertencia, se havia algum elo com os Bolseiros.
O curioso é que, quando Déagol foi morto, Sméagoll já estava sob influência do Anel, ou seja ele deve tê-lo encontrado uns 10 ou 20 anos antes durante o reinado de Isengrim I.
Resumindo, nao encontrei a origem de Gollum, nem a qual familia ele pertence. É como se ele tivesse sugido do nada. Sem passado. E por isso levantei essa hipótese maluca de que Gollum, Bilbo e Frodo pertencessem a mesma familia.
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

O curioso é que, quando Déagol foi morto, Sméagoll já estava sob influência do Anel, ou seja ele deve tê-lo encontrado uns 10 ou 20 anos antes durante o reinado de Isengrim I.
Resumindo, nao encontrei a origem de Gollum, nem a qual familia ele pertence. É como se ele tivesse sugido do nada. Sem passado. E por isso levantei essa hipótese maluca de que Gollum, Bilbo e Frodo pertencessem a mesma familia.

Bom, o Conto dos Anos diz que Déagol encontra o Anel e é morto por Sméagol em 2463 da Terceira Era, no mesmo ano em que é formado o Conselho Branco. Gollum só vai para as Montanhas Sombrias em 2470, onde ficou até 2944.
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Não acho que Pippin e Merry tivessem capacidade de fazer o que Frodo fez. Pode parecer que Frodo um era um bocado fraco (pelo menos é a imagem que muita gente, erradamente, tem), mas isso é devido ao facto de ter suportado tormentos que muito poucos aguentariam, e dos quatro hobbits, ele era sem dúvida o mais capaz. Duvido que Merry e Pippin conseguíssem resistir ao Anel tanto tempo quanto o que Frodo resistiu, pois não tinham a mesma capacidade e preparação psicológica para tal demanda.

Os hobbits demonstravam uma grande resistência ao poder do Anel porque eram um povo simples, que não desejava grandes riquezas ou ser senhor de poderosos reinos - apenas queriam viver no seu cantinho, sossegados e em conforto com a sua família. E, mais importante ainda, os hobbits do Shire eram, em geral, boas pessoas, altruístas, desinteressados e sempre prontos a ajudar o próximo. Basta ver o caso de Sméagol que apesar de ser Hobbit, sucumbiu num ápice aos poderes do Anel, devido à malícia que já fazia parte de si.

Como o 10º falou, Merry e Pippin não teriam capacidade de fazer o que Frodo fez. Tolkien queria, como portador, alguém que se tornasse grande por qualidades mais importantes que o tamanho ou força. Por isso nenhum outro membro da Comitiva foi escolhido. E, dentro do povo simples e pequeno do Condado o que pareceu ter mais qualidades foi Frodo.
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Mas creio que Sauron sabia da existência de hobbits através de Gollum. E também provavelmente sabia do poder que o anel exercia sobre eles, ja que "mudou" o modo de viver e se relacionar de Gollum.
Acredito ainda que para derrotar Sauron e seus aliados Gandalf portaria o anel e o destruiria na Montanha da Perdição. Acho ate mesmo que iria sozinho para este caminho para não pôr em risco outras "pessoas".
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Acredito ainda que para derrotar Sauron e seus aliados Gandalf portaria o anel e o destruiria na Montanha da Perdição. Acho ate mesmo que iria sozinho para este caminho para não pôr em risco outras "pessoas".

Duvido que Gandalf alguma vez fizesse isso. Ele não era invencível, tinha algumas fraquezas, e sabia que caso cedesse à tentação de ficar com o Anel para si, as consequências seriam devastadoras para todos os povos da Terra Média. Seria como colocar um substituto no trono de Sauron, não tão poderoso mais igualmente esperto, e com a mesma força de vontade para levar em frente as suas convicções, sem olhar a meios para atingir os fins.
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Mas creio que Sauron sabia da existência de hobbits através de Gollum. E também provavelmente sabia do poder que o anel exercia sobre eles, ja que "mudou" o modo de viver e se relacionar de Gollum.
Acredito ainda que para derrotar Sauron e seus aliados Gandalf portaria o anel e o destruiria na Montanha da Perdição. Acho ate mesmo que iria sozinho para este caminho para não pôr em risco outras "pessoas".

Se Sauron só tomou conhecimento dos hobbits através de Gollum, isto ocorreu entre os anos de 3009 e 3017 da Terceira Era, ou seja, apenas um ano antes de sua caçada contra Frodo. Gandalf menciona que Sauron até o ano 3018 ignorou os hobbits por completo.

Gandalf não tomaria o Um Anel, em hipótese alguma, tão logo Gandalf colocasse o Anel, Sauron se daria conta dele, isto sem mencionar que Gandalf iria se corromper pelo Anel. Ele mesmo diz isso:

A Sociedade do Anel disse:
"— Um anel de poder toma conta de si próprio, Frodo. Ele pode escapar traiçoeiramente, mas quem o possui nunca o abandona. No máximo brinca com a idéia de entregá-lo aos cuidados de alguma outra pessoa — e isso apenas num estágio inicial, quando ele começa a se apoderar.

[...]

— Não! — gritou Gandalf, levantando-se de repente. — Com esse poder eu teria um poder grande e terrível demais. E comigo o Anel ganharia uma força ainda maior e mais fatal. — Seus olhos brilharam e seu rosto se acendeu como se estivesse iluminado por dentro. — Não me tente! Pois eu não quero ficar como o próprio Senhor do Escuro. Mas o caminho do Anel até meu coração é através da piedade, piedade pela fraqueza e pelo desejo de ter forças para fazer o bem. Não me tente! Não ouso tomá-lo, nem mesmo para mantê-lo a salvo, sem uso. O desejo de controlá-lo seria grande demais para minhas forças. E vou precisar delas. Grandes perigos me esperam."

Gandalf não tomaria o Anel, mas se por um infortúnio, ele o tomasse, seria corrompido e falharia, de forma a torna-se o novo Senhor do Escuro.
 
Última edição:
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Lembrem-se de uma coisa dita nos apendices de SdA, o Um não interferiria no modo de pensar dos Anões, pois eles eram uma raça muito robusta e cabeça-dura, então eu acho que poderia sim ser um anão. Mas o modo de como le encontraria o Um seria completamente diferente.
radagast.jpg
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Acho que, mesmo não sendo influenciados, eles sempre foram ambiciosos, não destruiriam o Um.
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Com certeza, os anões provávelmente colocariam o Um entre os seus tesouros mais valiosos, o que consequentemente seria uma proteção para que esse não caísse em mãos erradas.
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Mas o Um, faria com que a grande cobiça dos anões aumentasse ainda mais....
Difícil mesmo saber o que rolaria depois de um tempo...
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

E se o portador do anel nao fosse Frodo, mas sim outro membro da comitiva, como Aragorn ou mesmo o Sam, que tipo de decisoes eles tomariam, sera que teriam partido sozinhos como fez Frodo, ou teriam escolhido ir por Moria como Frodo fez???Alias, sera que teriam que passar por essas situaçoes??

Seria bom!!:joy: Mas agora a sério; SdA não teria tanta piada sem aquele cara-de-parvo... e o outro hobbit poderia ser mais «fraco» (se é que me entendem) e não poderia chegar ao destino com a encomenda.

Cavaleira Negra
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

Por que seria bom? Não vi nenhuma piada no SdA por causa de Frodo...
 
Re: E se o portador do anel nao fosse Frodo?

taí um boa pergunta pq realmente frodo se saiu tão bem como portador que é difícil imaginar outro.
Eu até tinha pensado em Gimli mas tenho que concordar com a opinião do nosso amigo aqui:

Mas o Um, faria com que a grande cobiça dos anões aumentasse ainda mais....
Difícil mesmo saber o que rolaria depois de um tempo...

Portanto,se fosse necessário escolher outro portador eu acho que seria Legolas,mas ele não duraria tanto tempo.
 
Acho que Aragorn poderia aguentar o fardo mas seria descoberto não por sua incopetencia mas porque Sauron realmente já estava de olho no herdeiro de Isildor como já citaram...
Boromir já mostrou sua fraqueza...
Sam concerteza seria o melhor a cumprir tal missão e poderia segar até o fim com sucesso...
Faramir provavelmente não seria lembrado para tal missão mas poderia conseguir pelo menos um bom caminho mas receio que ele pereceria estando tão perto do inimigo e com tamanho peso que o anel iria possuir perto de seu verdadeiro mestre.
Legolas mesmo sendo um bravo elfo da floresta das trevas provavelmente não conseguiria um sucesso maior que seu companheiro Gimli que também pereceria.
Gandalf não teria a ousadia de tentar segurá-lo e leva-lo para Mordor.
Que me consta, nenhum outro anão, elfo ou homem poderia ser lembrado para tal fato, até mesmo porque os mais poderosos citando Glorfindel, não estariam dispostos a tentar tal possibilidade.
Também nenhum outro hobbit aguentaria, nem mesmo o velho Bilbo que já estava corroido de mais pelo anel.
Resumindo, Aragorn ou mais adequadamente, Sam.

Abraços
 
Ou seja, se fôssemos colocar todos os que estavam vivos na TE que foram relatados no SdA, concluiríamos que todos poderiam levar o Anel. A questão é saber quem resistiria. Vendo pelo lado de todo mundo, ou seja, Aragorn, Legolas, Gandalf, e outros, ninguém conseguiria destrui-lo; mas se caso alguém apoiasse o portador, talvez, veja, talvez conseguisse. Exemplo disso é Frodo, que encontrou suporte em Sam; se estivesse só, não conseguiria. Eu chutaria o grande e caro Tom Bombadil para levar o Anel por si só, mas o que ou quem o tiraria do local onde morava?
 
Última edição:
Penso que a força que Frodo tinha superava a de qualquer um na Terra-média em suportar a tentação do Anel. Ele já estava destinado a levá-lo, não havia outro com mais força para tal. Grandes homens também poderiam tentar destruí-lo, mas duvido que a tentação permitisse. O mesmo para qualquer outra raça, mesmo que desconhecesse o poder. Outros hobbits poderiam tentar o feito, mas agiriam com tamanha displicência que rapidamente seriam pegos. Não era qualquer um que era amigo de Gandalf, o Cinzento, nem sobrinho de Bilbo Bolseiro. Diria, portanto, ou guerra ou a volta de Sauron. Mas poderia haver uma esperança. Mais um voto pro velho Tom Bombadil. Mas como disse o amigo AlissonTuor: quem o persuadiria?
 
Creio que o fato dos Hobbits serem praticamente seres desprezíveis para o resto do mundo, seres desconhecidos ajudou muito! Ajudou o anel a ficar escondido no condado por exemplo. O fato de serem pequenos e muito furtivos como diziam os livros ajudaram eles a sairem de diversasa enrascadas coisa que não aocnteceria se fosse um humano pq provavelmente ele não tentaria fugir desapercebido e mesmo que tentasse talvez não conseguisse.

Eu não sei, mas acho que o fato de serem tão desprezados e praticamente fardos nas batalhas tenha criado uma chama interior nos Hobbits que fazia com que eles continuassem que tentassem provar seu valor, e foi isso que fizeram.

Se fosse outro Hobbit provavelmente conseguiriam, mas outra raça, creio que não.
 
Creio que o fato dos Hobbits serem praticamente seres desprezíveis para o resto do mundo, seres desconhecidos ajudou muito! Ajudou o anel a ficar escondido no condado por exemplo. O fato de serem pequenos e muito furtivos como diziam os livros ajudaram eles a sairem de diversasa enrascadas coisa que não aocnteceria se fosse um humano pq provavelmente ele não tentaria fugir desapercebido e mesmo que tentasse talvez não conseguisse.

É verdade...acho que o fato de serem pequenos e praticamente desprezados na TM ajudou muito....e que se fosse outro ser, não conseguiria...
mas acredito que além de Frodo o único que poderia levar o Anel seria o Sam...
Mas como ele só foi pelo Frodo, então fica meio difícil saber quem mais poderia levá-lo!!
Acho que ninguém, se outro tentasse, seria corrompido pelo Um e acabaria morto ou entregando o Anel à Sauron!!
 
Creio que o fato dos Hobbits serem praticamente seres desprezíveis para o resto do mundo, seres desconhecidos ajudou muito! Ajudou o anel a ficar escondido no condado por exemplo. O fato de serem pequenos e muito furtivos como diziam os livros ajudaram eles a sairem de diversasa enrascadas coisa que não aocnteceria se fosse um humano pq provavelmente ele não tentaria fugir desapercebido e mesmo que tentasse talvez não conseguisse.

Concordo, pois se os hobbits fossem conhecidos e "visados", seriam um povo na lista de suspeitas que poderiam estar portando o Anel de Sauron, e conseqüentemente, seriam bastante observados e/ou perseguidos. O desconhecimento e seu tamanho fez com que chegassem longe, e fez com que, de uma vez por todas, Sauron conhecesse os hobbits e os odiassem :lol:. Mesmo a mais ínfima pessoa pode fazer algo grande: lição tolkieniana!
 
realmente pareceria um absurdo, mas acho que no fim o Gollum mesmo jogaria o Um Anel em Orodruim por medo de Sauron conseguir tomá-lo, mas até ele fazer isso Sauron já teria destruido boa parte da Terra Média na procura do UA.
Os humanos pereceriam logo após os elfos, que apesar de serem "imortais", são extremamente fracos em comparação aos homens mais burros, mas em conpensação mais fortes fisica e mentalmente!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo