1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se o Gollum não... (spoiler do final do SdA!)

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Uruk-hai, 29 Jul 2003.

  1. Uruk-hai

    Uruk-hai Usuário

    aí está que me pego em pensamentos desse tipo. Se gollum não tivesse caído com anel e dedo na boca para a morte, o que seria dele? Ele usou o anel por mais de 500 anos. Frodo usou bem menos e foi para Valinor. Não estou dizendo que ele iria para lá... talvez... mas o que fariam com ele, se Frodo queimasse o anel de livre e espontânea vontade???
     
  2. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    Hummmmm não creio que o Gollum iria pra Valinor. Ele era tão fissurado pelo anel, que acho que, com a destruição do mesmo, ele enlouqueceria mais e acabaria dando fim à própria vida, mesmo porque, o que fazia ele ter essa existência tão longa era o anel.
     
  3. Goba

    Goba luszt

    O Tisf postou no Obras! 8O

    Mas Gollum pularia dentro do vulcão ao ver que o Anel estivesse caindo lá, ele morreria tostado mais cedo por acidente (como ocorreu) ou mais tarde por obceção. :mrgreen:
     
  4. profeta

    profeta Usuário

    interessante....

    Acredito, primeiramente que Tolkien não deixaria Gollun viver sem o anel, não que ele já trenha vivido, mas o que o mantinha vivo era a "esperança" de recuperar "the preeeeeeeeciiiiiiiiiiiiiiiiioooooooooouuuuusssssssss" (se é assim que se escreve). Porém, caso realmente Gollun não tivé-se ido pro beleleu, bom possivelmente ocorreria uma briga psicológica muito feia dentro dele...
     
  5. Riff

    Riff Usuário

    Ele ia morrer do msmo jeito, pq ele soh se mantinha vivo pelo poder do anel...
     
  6. Inexistence

    Inexistence Usuário

    Bom, acredito que se Smeágol não morrese, e o Anel fosse destruído (embora, como já falaram, ele provavelmente pularia para pegar "seu preciossssso"), ele provavelmente iria ter grandes problemas, pois, embora so a personalidade de Gollum (Sméagol "mau"), desejasse o Anel, Ele crescera tanto em sua mente, com os 500 anos que passou com ele, que até influenciava sua mente de Smeágol (Smeágol "bom"), e causava um desiquilíbrio entre suas duas personalidades, e acredito que a criatura não conseguiria sobreviver sem ter o Anel, pois como é mostrado em SdA, seu único objetivo era recuperar "seu preciossssso", e o guardar consigo. Por isso, caso ele não se matasse, provavelmente enlouqueceria.
     
  7. Prime Nazgûl

    Prime Nazgûl Usuário

    Eu acho q ele pularia com quase certeza. Ou teria uma explosão naquela cabecinha perturbada.
     
  8. Minduim

    Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

    Pularia nada, o Sam pegaria ele antes e daria um fim a ele eu acho.
     
  9. Riff

    Riff Usuário

    Sam ia ficar com pena de um ser tão mediocre e q havia perdido sua unica razão de vida, gollum não teria força nem pra ficar com raiva de Frodo
     
  10. como td mundo já disse: Gollum não viveria sem seu precioso
     
  11. Riff

    Riff Usuário

    Viver sem o anel ele ate viveria, pq ele alimentaria uma esperança de recaptura-lo, mas viver sabendo q nunca voltaria a ver o anel ele não conseguiriia não
     
  12. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Sinto como se o Gollum tivesse um papel alí na obra que transcende a mera atribuição de portador do anel. A maior vítima do anel, além dos nazgul, Gollum poderia ser o meio encontrado por Tolkien para nos passar aquela importante liçãozinha... De que o mal se consome pelos próprios meios. Tornou verossímil que, naquelas circunstâncias, mesmo os mais fracos conseguissem por fim ao dito cujo.
     
  13. Eu naum sei não, pois se era o poder do anle que o mantinha vivo, como e ele ficou tanto tempo sem ele apos bilbo levar o anel para o Condado?
     
  14. Riff

    Riff Usuário

    Pq ele tinha esperança de recuperar o anel
     
  15. Eu naum sei não, pois se era o poder do anle que o mantinha vivo, como e ele ficou tanto tempo sem ele apos bilbo levar o anel para o Condado?
     
  16. quer dizer que a mera vontade dele de recuperar o anle o manteria vivo?mas sem o estar usando nenhum poder atuaria sobre ele para que ele vivesse mais, como o anle ainda poderia afetalo a milhas de distancia?
     
  17. Riff

    Riff Usuário

    Sei lá :|
    Espera aparecer um PhD :roll:

    Mas msmo depois de bilbo pegar o anel, ele ainda viveu por uma cassetada de anos, e ainda era "jovem" no final, ent~so, de certa forma, o anel atuava nele.
     
  18. Goba

    Goba luszt

    O que mantinha Gollum vivo era justamente a esperança de reaver o Anel. Se Bilbo o destruísse, Gollum ainda teria tal esperança, por não saber que o mesmo fora destruído. Ele morreria se Anel fosse destruído pois isso consumiria toda sua esperança, que o matinha vivo. :obiggraz:
     
  19. Inexistence

    Inexistence Usuário

    Depois de tanto tempo portando o Um Anel, Gollum acabou criando uma "dependência" dele, o Anel crescera em sua mente, a dominando e mudando sua mentalidade, de modo que ele não conseguiria viver sem o Anel. E o fato ed Bilbo estar com o Anel aumentava sua dependencia, pois após tantos anos, ficar longe do "seu preciosso" era impóssivel, Gollum não conseguiria isso. Ele próprio encara o Sol, seu antigo inimigo, e a vida fora da caverna, para tentar encontrar o Anel, pois era o único objetivo que ainda lhe restava, reconquista-lo.
     
  20. Stein

    Stein Usuário

    A idade precisa de Sméagol quando se apossou do Um é incerta; eu vi que a estimativa, baseando-se na personalidade infantil, é de que ele tinha cerca de ~23 anos.

    Um novo raciocínio proposto, apesar de que eu também ache que não possa ser aplicado, é o de que "ele deixa de envelhecer" mantendo o Um próximo.

    ( O que é incorreto, visto que Bilbo passou mais de 60 anos na companhia do Um e traços de velhice, embora não condizentes com a média da raça, podiam ser notados ).

    Em todo caso, ele passou cerca de 1 século de sua vida sem estar acompanhado do Um ( antes e depois ); o que pela expectativa de vida de um Hobbit não o deixa com muito tempo sobrando.
     

Compartilhar