• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se o Expurgo do Condado não tivesse acontecido?

Dúnadan Thorongil

Mensageiro de Gondor
E se Saruman não tivesse ido para o Condado, mudando tudo por lá e fazendo com que não houvesse o Expurgo do Condado?

Como ficariam Saruman, o Condado, os hobbits do Condado e os da Sociedade do Anel?
 
Saruman não seria humilhado! Essa é a melhor parte ever do capítulo! =]
 
O Saruman continuaria como o que Gandalf disse, que ele seria apenas uma pobre alma decadente, que um dia foi um grande homem, e que a unica coisa que lhe resta é a sua conversa(labia).

Primeiro os hobbits continuariam a ser humilhados pelo "Chefe", até o dia em que Frodo, Mery, Sam e Pippin chegasse para tomar o lugar de volta, porque quem começo a tomar o poder na vila não foi primeiramente o Saruman, e sim o Chefe.

Eles iriam que fazer o expurgo do memso jeito, ja que como eu disse o Condado ja tinah sio tomado antes que Saruman chegasse lá.
 
Digamos que Saruman tivesse sido menos orgulhoso e ouvido o conselho de Gandalf... Ele poderia ter adotado uma postura mais correta a um istarí e seguido para o Condado. Lá, como punição e exemplo de simplicidade, ele acabaria auxiliando os hobbits em muitas questões. Sendo ele um sábio, isso seria muito proveitoso para os pequenos e muito mais para ele mesmo, que descobriria um novo modo de vida.
Seguindo esse pensamento, Saruman voltaria a dignificar sua condição de istarí e poderia ser perdoado pelos Valar. E assim a TM teria novamente um mago de valor para ajudar Aragorn e todos os outros povos. E quem sabe, um dia, ele poderia voltar para Valinor!
 
Seguindo o raciocínio do MNeithan, além de voltar a ser um istari digno de sua linhagem e quem sabe um dia viver em Valinor, ficaria bem mais fácil pra ele arrumar os charutos também :mrgreen:

Mas nesse caso acho que dependeria do Saruman fosse querer fazer, por exemplo, se ele tivesse um ato de humildade ele faria isso que disse o MNeithan, agora, caso ele continuasse como estava na época da Guerra do Anel, ele iria acabar sem nada, vagando pela TM.
 
Sei lá, mas acho bem mais fácil, tendo em vista a personalidade dele no fim da 3ª Era, que Saruman continuaria do mesmo jeito.
 
Sei lá, mas acho bem mais fácil, tendo em vista a personalidade dele no fim da 3ª Era, que Saruman continuaria do mesmo jeito.

É, mas lembre-se dos ultimos momentos dele no Condado, em que ele recebe o julgamento de Frodo. E se ele tivesse mudado sua conduta nesse ponto? Poderia ele ter seguido da forma que eu postei anteriormente?
 
Se o Expurgo não tivesse acontecido, algumas coisas seriam evitadas, como por exemplo, a destruição do Condado e a humilhação por que os hobbits passaram. E para que o Expurgo não acontecesse, Saruman não teria estado no Condado. Então não teria tido aquela influência pelas bandas de lá no caso das ervas encontradas por Merry ou Pippin em Isengard. Ou seja, sem o comércio de ervas, nada de Expurgo. Talvez eu esteja errado, mas a lógica é mais ou menos essa.
 
Um grande problema do Condado eram os Sacola-bolseiros, que, de uma forma ou de outra, acabariam causando problemas aos demais Hobbits. Talvez sem a influência de Saruman os danos causados por tal família ao Condado seriam menores, mas existentes. Consequentemente, um "pequeno expurgo do Condado" se faria necessário para arrumar aquela sociedade.
 
É difícil de dizer o que seria de Saruman, acho que ele se tornaria um "desapercebido" por um tempo, assim como os outros Maias que passaram sem ser notados durante a guerra do Anel, porém, o ódio dele era tão grande que ele não descansaria enquanto não tivesse sua vingança, e buscaria alianças para tal vingança. Quanto ao Condado, concordo com Karnillë, com Saruman ou sem ele, o Condado passaria por problemas, maiores ou menores, mas no fim, problemas...
 
Bom, se o Expurgo do Condado não tivesse acontecido, o final do livro não ficaria com tanta aventura como ele ficou com esse capítulo. Uma das possibilidades de aulgum fato ser ocorrido se o Expurgo do Condado não tivesse acontecido, seria que o Saruman e o Grima não tivessem sido mortos pelo os hobbits, o que seria um grande perigo para todos, mesmo ele sem poderes ele ainda era muito esperto, e poderia dar um geito de atrapalhar a vida de alguém, como o Aragorn ou a floresta de Fangorn, do geito que le era meio pisicopata ele com sua loucura poderia colocar fogo na Floresta, como consequencia da iria dele com os Ents já que ele foi aprisionado pelo o mesmo.

Os Hobbits ao chegarem, veriam um sussego e paz no Condado.

Talvez como Saruman era muito espeto ele poderia ter ido aos Portos Cinzentos e tomar algum anel elfíco para ele. Será que isso traria algum problema? Eu penso que não, pois os Três Anéis perderam os seus poderes depois da destrição do Um, mas Saruman era tão esperto será que ele não daria um geito de atrapalhar mais alguém?

Esse fato poderia ter sido ocorrido, já que Saruman não iria morrer já que o Expurgo do Condado não tivesse aconteciso?
 
gugamatheusbr disse:
Talvez como Saruman era muito espeto ele poderia ter ido aos Portos Cinzentos e tomar algum anel elfíco para ele. Será que isso traria algum problema? Eu penso que não, pois os Três Anéis perderam os seus poderes depois da destrição do Um, mas Saruman era tão esperto será que ele não daria um geito de atrapalhar mais alguém?

Duvido muito que ele fosse aos Portos Cinzentos. Primeiro que não deixariam ele avançar mais, pois imagino que todos os locais onde elfos vivem são vigiados; a não ser que, com a derrota de Sauron, o relaxamento sobre a vigilância acontecesse. Segundo que ele aparentava não se importar tanto com os Três Anéis, ou nunca se importou, já que não tomou o de Gandalf quando teve a oportunidade, em Isengard.

Só imagino que, para que o Expurgo não tivesse acontecido, não teria que ter ocorrido a influência que Saruman pôs sobre o Condado com o comércio de ervas. E como Saruman não estava para morrer mesmo, creio que se misturaria em algum local com gente hostil e faria algum mal contra algum povo. Pode até ser que, com uma máscara, se misturasse com gente boa e tranqüila, e trouxesse discórdia. Ele estava humilhado, e do jeito que era orgulhoso, creio que iria querer algum poder sobre alguma coisa ou alguém.
 
O Saruman continuaria como o que Gandalf disse, que ele seria apenas uma pobre alma decadente, que um dia foi um grande homem, e que a unica coisa que lhe resta é a sua conversa(labia).

Primeiro os hobbits continuariam a ser humilhados pelo "Chefe", até o dia em que Frodo, Mery, Sam e Pippin chegasse para tomar o lugar de volta, porque quem começo a tomar o poder na vila não foi primeiramente o Saruman, e sim o Chefe.

Eles iriam que fazer o expurgo do memso jeito, ja que como eu disse o Condado ja tinah sio tomado antes que Saruman chegasse lá.

É exatamente o que eu acho, pois não foi Saruman quem começou tudo, então se ele não fosse para o Condado o expurgo ocorreria, só que Saruman ainda continuaria vivo provavelmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo