• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se o dólar se igualar ao valor do real?

Resumindo tudo numa única frase: ótimo pra importações, péssimo pras exportações

Será muito fácil obter produtos eletrônicos baratos, mas pode ocassionar recessão, com os produtos nacionais não conseguindo mercado.
 
Era muito legal na década passada ir pra loja de games e comprar um cartucho de GB com uma nota de 50 e ainda receber uns 5 ou 15 de troco.
 
O bicho pega para os empresários nacionais.

Já pensou? O camarada exporta 10 milhões de reais em mercadorias e lucra menos de 10 milhões devido às taxações dos impostos nas alfândegas dos outros países. Aí o produto além de não lucrar para o empresário brasileiro, acaba saindo muito mais caro o produto nacional no marcado internacional. Claro que isso depende dos países. Por exemplo, os Eua sobretaxam nossos produtos, principalmente os oriundos da agricultura e o minério de ferro. Se a tonelada do minério custa US$ 500,00, deve-se desconsiderar o que o empresário paga para o produto entrar nos Eua. Sai muito caro e não compensa. Nem sempre ter uma paridade de 1 por 1 não é vantagem. O dólar não é bom chegar a isso. Mas ficar no 1,90 a 2,00 tá bom.
 
As empresas nacionais estariam ferradas.
Literalmente.
Embora fosse muito bom pra gente a curto prazo. Compras supérfluas seriam mais baratas e, em geral, as coisas seriam mais baratas.
Mas a longo prazo... sei lá, dependendo de como as coisas acontecessem, teríamos problemas a vista.
 
Muito pelo contrário, como o Deriel disse, "será muito fácil obter produtos eletrônicos baratos", originais né. Não do paraguai.

Pod cre. Mas assim como o real, a maioria das moedas por aí estão valorizando em relação ao dólar, e se isso for válido p/ o paraguai, lá ainda vai ser mais barato, já que não tem impostos. E, se aqui vai ser barato, imagina por lá. "Ou não..." (Caetano Veloso) :blah:
 
A situação já está difícil para o empresariado nacional com o dólar a R$1,70. Se igualar, seria o caos. Os produtos chegariam mais baratos, e todo mundo iria querer comprar os importados.

Eu não concordo, de maneira alguma, com nenhuma medida para fixar o câmbio. O máximo que o BC pode fazer é comprar e vender dólares, então o que tiver de ser, será.

E tudo tem um amenizante. Uma idéia interessante, por exemplo, seria desenvolver de forma mais intensa um programa para beneficiar as importações de bens de capital (maquinário, etc). Pelo menos aí o prejuízo para a indústria nacional poderia ser reduzido, quem sabe anulado.
 
Os estados unidos vai cair , e quando ele cair vai levar metade do mundo com ele (pelo menos por um tempo), tá na hora do brasil investir mais no seu mercado interno do que ''oh um mp4 dos estados unidos por 99R$ e um do brasil por 98R$ vamo levar o do eua q é melhor :disgusti:'' (só um exemplo) mais tambem se o governo quiser controlar o preco do dolar ele consegue, só usar a reserva de dollar .
 
Alguém sabe qual a intenção do governo ao não segurar o câmbio?

Afinal, isso é um tiro no próprio pé, etc.
 
Última edição:
A crise de 29 vai parecer brincadeira de criança se a recessão nos EUA chegar a tal ponto...
 
Algumas consequências:
- Paraguai vai quebrar.
- Nossas exportações vão despencar.
- Os brasileiros que estão nos EUA vão voltar com o rabo entre as pernas e este país deixará de ser o destino de quem quer tentar fazer grana lá fora, concentrando mais na europa (principalmente Inglaterra com sua libra super-valorizada).
- Várias empresas brasileiras serão obrigadas a se reestruturar rapidamente ou quebrarão, visto que os produtos importados estarão com preço extremamente atrativos.
- Teremos a nossa disposição produtos de tecnologia de ponta com preços nunca tão baixos.
- Eu ou trocar meu computador.
- Eu vou comprar uma TV 42´ LCD.
- No geral, o Brasil vai se lascar pois nossas impresas, infra-estutura, carga-tributária, burocracia, etc nos impedem de ser competitivos com dolar 1 pra 1. Ou seja, por mais que eu goste da ideia de ter tecnologia de ponta mais acessível, prefiro um país com saúde financeira melhor. Nada de dólar e real tão próximos.
 
Será que vai ser tão fácil assim comprar importados?

Se atualmente o imposto é 60% sobre o valor da mercadoria, imagina o quanto será caso isso aconteça?

Proteção do mercado interno, etc...
 
Será que vai ser tão fácil assim comprar importados?

Se atualmente o imposto é 60% sobre o valor da mercadoria, imagina o quanto será caso isso aconteça?

Proteção do mercado interno, etc...

Existem meios de amenizar. Mas mesmo esse aumento de impostos tem um limite, pois as empresas e os paises afetados sem dúvida vão reclamar junto à OMC. Além disso, o Brasil não tem um parque industrial tecnológico tão expressivo pra justificar uma proteção exageirada. Se fosse no segmento de agronegócios, por exemplo, seria outra história.Alias, os preços já estão baixos com o dólar no patamar em que esta.
 
De início, vai ser moleza conseguir aquele produto super eletrônico, que estava super caro, por um preço baratinho. Assim como é vendido nos EUA.
Mas depois, vai ser igualzinho ao que aconteceu a crise de 29 nos EUA. Mas vai ser como nos EUA, um impacto grande.
 
Assim como é vendido nos EUA.

+ imposto, que não é pouca coisa, atualmente 60% pra pequenas quantidades.

o Brasil não tem um parque industrial tecnológico tão expressivo pra justificar uma proteção exageirada.

Realmente, eu não sei quem é responsável pela definição dessa taxa, mas não creio que seja levada em conta somente os interesses brasileiros, se esses forem considerados, etc...
 
O Paraguai vai quebrar nada
Muitos produtos do Paraguai é Made In Japan ou China, e não modifica tanto com o preço do dolar.
Eu lembro, quando eu tinha uns 10 anos, que o preço do dolar era um real, ou no maximo um e 10
Não tinha nada disso de Paraguai falir, ou nada disso. Era ótimo, as viagem fora do Brasil eram super em conta. Pode até desvalorizar um pouco o turismo nacional, mais isso é mais coisa da nossa cultura, do que da economia em si. Se fossemos educados a primeiro valorizar o Brasil para depois ir pro exterior, a moeda não iria fazer diferença.
Acho que independente do valor do dolar, o mercado brasileiro é um pouco desvalorizado para fora, e com o dolar equiparado ao real, isso só acentua um problema já existente.
Nós mandamos para fora nossas melhores mercadorias, e em geral, ficamos com o resto. Isso é com frutas, verduras, entre outros.
Eu acho que o dolar se igualar ao real tras mais benefícios que maleficios. Saudades da epoca que gasolina era 75 centavos....

Bjus
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo