• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Merry e Pippin não tivessem se juntado a Frodo e Sam?

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
Começando então, vamos com a primeira suposição:


E se Merry e Pippin não tivessem se juntado a Frodo e Sam?


Com vocês, pessoal =]
 
Última edição:
U-hu! Teoria do Caos! :lol:
Já que eles não se juntariam, o começo ia mudar completamente, que ia sair mudando absolutamente tudo.
Então, vou falar da primeira consequencia: Frodo e Sam não teriam se livrado dos espectros do começo e talvez nem chegassem a Bri.
Eu acho...
 
Última edição:
Tem uma parte la nas batalhas no campo do Pelennor, se não me engano é no capítulo "As Casas de Cura", onde Gandalf fala que se ele não tivesse pedido a Elrond que deixasse Merry e Pippin acompanharem Frodo e Sam, as perdas da batalha em questão seriam muito maiores, visto que Pippin evitou a morte de Faramir, e Merry ajudou Eowyn a combater o Capitão dos Nazgûl.

Essa foi uma das partes, que me recordo, onde os dois foram pra lá de úteis. Mas acredito que, se os dois não tivessem partido de Valfenda, a missão pudesse fracassar, visto que a amizade entre os quatro do Condado chegou a motivá-los em vários momentos "obscuros".

É o que acho.
 
Tem uma parte la nas batalhas no campo do Pelennor, se não me engano é no capítulo "As Casas de Cura", onde Gandalf fala que se ele não tivesse pedido a Elrond que deixasse Merry e Pippin acompanharem Frodo e Sam, as perdas da batalha em questão seriam muito maiores, visto que Pippin evitou a morte de Faramir, e Merry ajudou Eowyn a combater o Capitão dos Nazgûl.

Essa foi uma das partes, que me recordo, onde os dois foram pra lá de úteis. Mas acredito que, se os dois não tivessem partido de Valfenda, a missão pudesse fracassar, visto que a amizade entre os quatro do Condado chegou a motivá-los em vários momentos "obscuros".

De fato, as perdas poderia ser bem maiores. Mas esses são acontecimentos láá do terceiro livro, vamos deixar para debate-los depois, e tentar seguir uma ordem cronológica, pra coisa ficar mais organizada. =]

Podemos supor que Frodo ou Sam se ferissem no trajeto até Bri, quer seja por um Espectro, ou por alguma eventualidade decorrente da fuga dos mesmos, já que eles teriam mais problemas para se virar em dois. Mas acredito que eles conseguiriam prosseguir, já que não houve algum fato onde o destino dos quatro esteve totalmente nas mãos de Merry e/ou Pippin.

E também, não teria graça alguma se a gente cogitasse que eles falhariam, logo de início. :dente:

Então eu acredito que eles poderiam demorar mais para chegar até Bri, mas se Gandalf confiou que Frodo e Sam poderiam chegar até lá sozinhos (já que ele não sabia que Merry e Pippin se uniriam aos dois); então é bem provável que conseguissem.


Deriel disse:
Possivelmente Gandalf não teria morrido com o Balrog de Moria se Pippin não tivesse feito tanto barulho :mrgreen:

:lol:

Mas pode ser mesmo. Chegaremos lá. :D
 
-Os ents não atacariam Isengard tão cedo.
-O rei bruxo mataria Éowyn.
-Gandalf continuaria "o cinzento" e a comitiva poderia manter-se unida até ser massacrada em Mordor.
-O livro não seria tão engraçado.
-Os dois hobbits não ficariam tão altos.
 
Hmmm, vamos ver por ordem...

Supondo que eles chegassem em Bri, e chegassem até o Pônei. Provavelmente não aconteceria o incidente do Anel, e Passolargo talvez demorasse um pouco mais para reconhecer Frodo. Mas eu acho que com ou sem incidente ele conseguiria perceber quem Frodo era e o salvar do ataque noturno.
 
Aldamar disse:
Provavelmente não aconteceria o incidente do Anel, e Passolargo talvez demorasse um pouco mais para reconhecer Frodo. Mas eu acho que com ou sem incidente ele conseguiria perceber quem Frodo era e o salvar do ataque noturno.

Eu creio que Passolargo iria reconhecê-lo rapidamente. Pois ele sabia que o portador do Anel era um Hobbit, vindo do condado e não haviam muitos hobbits forasteiros por lá. Além disso, ele era um homem muitíssimo observador, a ausência do incidente com O Anel talvez até retardasse o reconhecimento, mas muito pouco, IMO. Talvez, até, demorasse mais para Passolargo abordar Frodo, mas ele já o teria reconhecido.


Concordo com o fato de que eles se atrasiariam para chegar em Bri. Seria um sufoco e tanto com os Cavaleiros Negros sem Merry e Pippin!

Depois, talvez Sam sozinho com Frodo não acendesse fogo lá no topo do vento, o que faria com que os Nazgûl não fossem atraídos para lá. Com isso, existe a possibilidade de Frodo não ser ferido pelo Rei Bruxo.
 
Nossa! Olha só as conseqüências dessa possibilidade! Frodo teria muito mais trabalho em deixar o Condado, pois Merry e Pippin não desgrudariam dele um instante. Provavelmente teriam a infelicidade de encontrar o Nazgûl junto com Fatty na casa de Frodo. Sairiam vivos, mas iriam atrás de Frodo sem trégua, dado o enorme perigo que o hobbit está enfrentando e não confiariam à segurança dela ao Sam, de jeito nenhum. Como são só os dois, talvez não precisassem atalhar pela Velha Floresta e não encontrariam o Salgueiro-homem e nem Tom Bombadil; e a primeira implicação disso seria a ausência das facas retiradas da tumba das Criaturas Tumulares, cujo o poder de uma delas quebraria o encanto da armadura do Senhor dos Nazgûl.
 
São tantas possibilidades...

Mas acho meio impossível prever se as conseqüências seriam (em maior quantidade) boas ou ruins. Muita coisa não aconteceria (as que já foram citadas) e a não ocorrência das mesmas poderia acarretar fatos que não dá pra imaginar... Só supor, talvez.
 
São tantas possibilidades...

Mas acho meio impossível prever se as conseqüências seriam (em maior quantidade) boas ou ruins. Muita coisa não aconteceria (as que já foram citadas) e a não ocorrência das mesmas poderia acarretar fatos que não dá pra imaginar... Só supor, talvez.

Mas é bem esta a questão: levantar as suposições e debatê-las. :D

Claro que nada pode ser afirmado categoricamente como certeza, mas o interessante é tentar descobrir até que ponto as coisas poderiam mudar.



Elring disse:
Nossa! Olha só as conseqüências dessa possibilidade! Frodo teria muito mais trabalho em deixar o Condado, pois Merry e Pippin não desgrudariam dele um instante. Provavelmente teriam a infelicidade de encontrar o Nazgûl junto com Fatty na casa de Frodo. Sairiam vivos, mas iriam atrás de Frodo sem trégua, dado o enorme perigo que o hobbit está enfrentando e não confiariam à segurança dela ao Sam, de jeito nenhum.

Bem, a questão que se levanta é que de forma alguma Merry e Pippin iriam com Frodo e Sam. Os motivos não são muito relevantes. Talvez eles nunca tivessem descoberto nada (apenas Sam e talvez Fatty), talvez eles ficassem receosos de acompanhá-lo, etc.

Baseado nisso, acredito que não há muita lógica em supor que, por causa disso, eles encontrariam um nazgûl na nova casa de Frodo.


Elring disse:
Como são só os dois, talvez não precisassem atalhar pela Velha Floresta e não encontrariam o Salgueiro-homem e nem Tom Bombadil; e a primeira implicação disso seria a ausência das facas retiradas da tumba das Criaturas Tumulares, cujo o poder de uma delas quebraria o encanto da armadura do Senhor dos Nazgûl.

Isso é bem importante. Afinal, o principal entusiasta de entrar na Floresta Velha foi Merry. Quase certo que se Frodo e Sam estivessem juntos, eles iriam pela Estrada do Leste ou um pouco ao norte da mesma.
 
Bom, se é para brincar de "e se..." é bom fazer com um pouco de coerência. Partindo do princípio, precisamos encontrar um porquê de Merry e Pippin não acompanharem Frodo. Eles eram bem íntimos de Frodo e, com certeza, teriam interesse em saber tudo sobre uma possível fuga dele (como de fato ocorreu). Então, creio que a forma mais plausível de tirá-los da jogada é acabando com o espião deles: Sam. Ele poderia ter ficado muito amendrontado com alguma ameaça de Gandalf ou simplesmente foi fiel em demaia à promessa feita a Frodo.

Assim, a partida de Frodo para Crincôvo não teria grandes diferenças, sendo acompanhado por Pippin e Sam, encontrando o cavaleiro e os elfos de Gildor.

Em Crincôvo é que a coisa complica. Os Hobbits com certeza trocariam tocariam no assunto dos Cavaleiros Negros, o que levantaria suspeitas entre eles da partida de Frodo de Bolsão. Frodo tinha medo que os Cavaleiros Negros ainda estivessem em seu encalço e queria partir o mais cedo possível. Então ele teria de inventar algo para se desfazer de Merry, Pippin e Fatty. Realmente não sei o que poderia ser. Frodo não é notório por ser muito ardiloso, mas sim por sua sinceridade (mesmo no capítulo Conspiração desmascarada ele se sai muito mal tentando se fazer de desentendido).

Então temos algumas possibilidades para sua saída: ele sai furtivamente durante a madrugada enquanto os demais dormem ou ele inventa alguma lorota para que eles saiam logo de manhã, sendo sua partida então atrasada para a próxima noite. Pode ser que os Cavaleiros os encontrassem, mas acho pouco provável, já que a investida na casa de Crincôvo ocorreu apenas quatro dias depois de sua partida original, quando eles já se encontravam na estalagem em Bri.

Talvez Pippin tivesse razão ao dizer que "todo atalho dá trabalho". Sem os dois Hobbits, Frodo e Sam iriam certamente seguir a estrada e se esconder apenas em suas margens e não entrariam em charcos e nem mesmo na Floresta Velha. Então, como Elring bem já disse, não haveria as adagas dos dunedain, o que já seria um ponto a favor do time de Mordor para o futuro.

Temos de levar em conta também que sem o desvio da Floresta Velha, Frodo e Sam estariam muito mais propensos a se deparar com os Cavaleiros. O jogo de esconde-esconde então poderia tê-los atrasado quase o mesmo tempo que sua viagem através da Floresta Velha e pela Colina dos Túmulos.

Chegando a Bri, a diferença principal seria que não haveria Pippin para cometer nenhuma gafe que pudesse revelar a identidade do Sr. Monteiro. Desta forma não haveria o incidente com a cantoria e o Anel, o que atrairia menos suspeitas para os Hobbits (lembremos que os espiões de Mordor estavam na estalagem, e que com o deslize de Frodo, os Nâzgul logo foram avisados). Passolargo partiria com os Hobbits de forma bem mais sorrateira e com uma vantagem maior aos Cavaleiros. Quem sabe até ele encontrasse Gandalf na Colina dos Ventos, o que acarretaria outras grandes mudanças na estória.

Bom, tá tarde, chega de divagar por hoje. ;)
 
Talvez se eles não tivessem ido com Frodo e Sam Merry e Pippin teriam cuidado melhor do Condado e não permitido o famoso "expurgo", porém não teriam esse poder, força e determinação se não tivessem ido à guerra, talvez...

O Olho não teria visto onde eles estavam se Pippin não tivesse olhado no Palantír, porém eles talvez não tivessem encontrado a pedra em Isengard...

Realmente, os Ents não teriam atacado Isengard, talvez não tão cedo. Vocês sabem como é lento o processo de reunião dos Ents^^!!!

E Éowyn provavelmente estaria morta, Faramir também, e Gandalf não fosse Branco. Porém quanto a este último fato, eu acredito que ele teria encontrado outro obstáculo para exercer esse tipo de "redenção" que aconteceu com ele, afinal era um processo dos Magos, e a partir do momento que o Mago Branco Saruman usa seus poderes de O Branco para o mau, deve existir um balanceamento e uma compensação... Que seria Gandalf o Branco. Mas isso já é outra história [e se Gandalf não tivesse lutado com o Balrog?]...
^^
 
Merry e Pippin seriam pegos de surpresa pelo cavaleiro negro em Cricôncavo junto com Fatty, Frodo e Sam não passaria pela Floresta Velha e assim não conheceriam Tom Bombadil, Frodo encontraria Passolargo na estrada antes de chegar a Bri, e eles poderiam confiar em Passolargo e não passariam por Bri cortando caminho, assim Frodo não receberia a carta de Gandalf (que não teria mais utilidade mesmo) e Sam não teria Bill. Ou encontrando Passolargo na estrada Frodo não confiaria nele tentaria fugir e seria pego pelos cavaleiros negros.
 
Última edição:
Digo qu eles foram importantes... e no geral...
o anel continuaria no poder do maléfico...
e a minha parte prefirida não existiria: Merry ajudou Eowyn a combater o Capitão dos Nazgûl.
Isso foi demais!!!
 
Eu creio que Passolargo iria reconhecê-lo rapidamente. Pois ele sabia que o portador do Anel era um Hobbit, vindo do condado e não haviam muitos hobbits forasteiros por lá. Além disso, ele era um homem muitíssimo observador, a ausência do incidente com O Anel talvez até retardasse o reconhecimento, mas muito pouco, IMO. Talvez, até, demorasse mais para Passolargo abordar Frodo, mas ele já o teria reconhecido.

Provavelmente não aconteceria o incidente do Anel, e Passolargo talvez demorasse um pouco mais para reconhecer Frodo. Mas eu acho que com ou sem incidente ele conseguiria perceber quem Frodo era e o salvar do ataque noturno.


Isso supondo que eles não tivessem passado pela florenta velha e Aragorn não estivesse vigiando a estrada justo no local onde eles desceram do barranco após se despedirem de Tom Bombadil, e que Frodo pediu para que todos deixassem de lado o nome Bolseiro.
Se isso não tivesse acontecido, provávelmente Frodo e Sam encontrariam Aragorn na estrada já que ele a estava vigiando.
 
Última edição:
Tudo seria diferente!
- talvez Passolargo não os tivesse reconhecido, pois se não me engano quem abriu a boca foi um dos dois e por isso o Frodo acabou colocando o Anel e despertando o interesse do Passolargo.
-se Passolargo não tivesse com eles, o Frodo e o Sam seriam mortos e o Anel já estaria nas mãos de Sauron e a história não passaria de alguns capítulos.8-O
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo