• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Merry e Pippin não tivessem se juntado a Frodo e Sam?

Acho que os pontos principais já falaram:
- Não atalhariam pela Floresta Velha;
- Não teriam encontrado Tom Bombadil e Fruta D'Ouro;
- Não teriam sido aprisionados pelas Criaturas Tumulares;
- Não teriam as adagas numenorianas;
- Os ents não conheceriam ainda a raça dos hobbits;
- Isengard não teria sido destruída (não tão rápido);
- Éowyn enfrentaria o Rei Bruxo sozinha, provavelmente;
- O livro perderia boa parte da graça! =]
 
Acredito que se Frodo e Sam realmente quisesse deixar Merry e Pippin para trás, ele o teria feito como fez com Fatty. Não seria uma coisa escondida, afinal eles eram amigos. Como esse é um tópico que dá a base para suposições, eles teriam aceito a idéiae ficado no Condado.
 
Bom, já temos algumas teorias interessantes aqui para debatermos sobre o começo da história:

-Os Hobbits não entram na Floresta Velha e encontram Passolargo na estrada, sendo conduzidos por ele com muito adiantamento quanto ao que realmente aconteceu.

-Frodo e Sam vão pela estrada, mas se atrasam mesmo assim. Encontram Passolargo que, pela ausência do incidente com o Anel, leva-os sem que eles sejam notados para a colina dos ventos, onde eles talvez encontrassem Gandalf.

-Frodo e Sam se atrasam na estrada, tentando se esconder dos Cavaleiros e chegam em Bri com um atraso tão grande quanto o que o outro caminho acarretaria. Mesmo sem o incidente do Anel, tanto Passolargo quanto os espiões de Mordor reparam nos Hobbits e tudo acontece da mesma maneira.

-Frodo não é reconhecido por Passolargo e se atrasa ainda mais em Bri.

Quais suas opiniões sobre este começo? (podem ser diferentes das que eu citei, eu só coloquei essas aí para organizar um pouco o debate)

Eu, particularmente, acredito que eles não pegariam o atalho pela Floresta Velha, mas mesmo assim se atrasariam, pois teriam de se esconder por todo o percurso. Com certeza correriam muito mais risco em relação aos cavaleiros do que correram no outro caminho. Chegando à Bri, Passolargo os reconheceria rapidamente, mas não os espiões do Mordor. Eles seriam conduzidos para as colinas dos ventos com uma vantagem maior sobre os Cavaleiros. Não creio que encontrassem Gandalf por lá.


Edit:
Antes dos acontecimentos que citei no post, ainda há de se pensar sobre uma coisa: Frodo e Sam fugiram de Merry e Pippin, engaram eles ou os contaram a verdade e mesmo assim foram sozinhos?
 
Última edição:
Quais suas opiniões sobre este começo? (podem ser diferentes das que eu citei, eu só coloquei essas aí para organizar um pouco o debate)

Bem, eu acredito que mesmo que encontrassem Passolargo antes de chegar à Bri, eles acabariam indo até lá, já que essa havia sido a recomendação de Gandalf. Lembrem-se que Gandalf havia dito que estaria n'O Pônei Saltitante, então eles tentariam convencer Passolargo à levá-los para lá, mesmo que esse lhes informasse que Gandalf ainda não chegara. Se Aragorn se recusasse, eles poderiam desconfiar mais ainda dele.

E também acho que eles teria uma vantagem maior sobre os Nazgûl. Se encontrariam mesmo Gandalf no topo do vento, é difícil precisar, mas eu tenho suspeitas de que mesmo assim não o encontrariam.


Antes dos acontecimentos que citei no post, ainda há de se pensar sobre uma coisa: Frodo e Sam fugiram de Merry e Pippin, engaram eles ou os contaram a verdade e mesmo assim foram sozinhos?

Fugir e enganar meio que é a mesma opção, não? :mrgreen:
Bem, eu tenho a mesma opinião de Lukaz: não seria escondido. Acho que eles iriam convencer seus amigos à permanecer no ondado ou em Cricôncavo.
 
De fato, as perdas poderia ser bem maiores. Mas esses são acontecimentos láá do terceiro livro, vamos deixar para debate-los depois, e tentar seguir uma ordem cronológica, pra coisa ficar mais organizada.

Sim, usei essa parte apenas para ilustrar que mesmo Gandalf sabia que os dois seriam de grande importância, caso contrário não pediria para Elrond deixar que eles acompanhassem a Comitiva do Anel.

Acho que os pontos principais já falaram:
- Não atalhariam pela Floresta Velha;
- Não teriam encontrado Tom Bombadil e Fruta D'Ouro;
- Não teriam sido aprisionados pelas Criaturas Tumulares;
- Não teriam as adagas numenorianas;
- Os ents não conheceriam ainda a raça dos hobbits;
- Isengard não teria sido destruída (não tão rápido);
- Éowyn enfrentaria o Rei Bruxo sozinha, provavelmente;
- O livro perderia boa parte da graça!

Concordo com tudo, principalmente com o último ponto ^^
 
Outra parte que faria enorme diferença nos acontecimentos seria a condução de Frodo e Sam ao Topo do Vento e o reencontro com Gandalf. Lá Aragorn ficaria sabendo da traição de Saruman (se não me engano, Gandalf havia escapado de Isengard) e teriam de enfrentar os nove. E que poderes o mago usaria para afugentá-los de lá? Teria de ser diferente daquele que ele utilizou quando estava só. Provavelmente só restasse ao mago conduzir o Portador em Scadufaux pelo restante da estrada, deixando Aragorn e Sam para tentar retardá-los.
 
Acredito que se Frodo e Sam realmente quisesse deixar Merry e Pippin para trás, ele o teria feito como fez com Fatty. Não seria uma coisa escondida, afinal eles eram amigos. Como esse é um tópico que dá a base para suposições, eles teriam aceito a idéiae ficado no Condado.
Creio que não seria assim tão fácil. Afinal, Frodo não queria a princípio a companhia de mais ninguém. Sabia que era uma jornada extramamente perigosa e, talvez, sem volta, e não gostaria que seus amigos se arriscassem a esse ponto. Foi somente o fato deles já saberem toda a história do Anel e afirmarem categoricamente que eles assumiam total responsabilidade por seus atos é que convenceram Frodo (claro que a amizade prestada também contou muito). Frodo não tinha como impedi-los de segui-lo, mas não os culparia se, mesmo sabendo sobre sua jornada, optassem por ficar para trás, como fez Fatty. Creio assim, ser mais plausível que Frodo tenha saído na surdina para evitar explicações a seus companheiros, assim como ele fez quando do rompimento da Sociedade.

Bom, voltando a minhas divagações: Me paresse que quando dos eventos do Topo do Vento, a cuidadosa cronologia que Tolkien elaborou ainda vale para as ações de alguns personagens. Assim, na cronologia original, Gandalf chega à Colina do Vento três dias antes de Frodo, Sam e Passolargo (Livro I, Cap. XI). Mesmo se levarmos em conta algum atraso ou adiantamento que eles tenham conseguido em nossa estória paralela, acho pouco provável que o encontro aconteça. Já o confronto com os Nâzgul é mais certo. Passolargo estava muito preocupado com a falta de notícias de Gandalf, e era capaz de esperar mais um pouco em busca de pistas. Mesmo que eles saíssem da colina antes, um encontro com os Nâzgul na estrada era bem provável. Assim, o incidente da facada do Rei-Bruxo em Frodo poderia ser o mesmo, talvez só mudando o cenário.

A partir daí tudo ocorreria igual até a chegada em Valfenda. A grande mudança mesmo ocorreria durante o Conselho de Elrond. Afinal, quem completaria a comitiva para formar os Nove Andantes em oposição aos Nove Cavaleiros Negros? Não haveria pressentimento de Gandalf de que a amizade dos hobbits seria de grande valia, e talvez grandes figurões integrassem a comitiva como deu a entender Elrond:
- Restam mais dois - disse Elrond. - Nesses ainda vou pensar. Em minha própria casa poderei encontrar alguém que me agrade. (Livro II, Cap. II)
Creio que uma escolha lógica seria Glorfindel, que fora enviado de volta à Terra-média para auxiliar na luta contra escuridão. Algum outro elfo de grande valor também integraria o grupo.

Creio que essa seria a primeira grande mudança que a ausência dos Hobbits acarretaria. Imaginem o que a presença de alguém como Glorfindel faria na Comitiva? O cara que afugentou o Rei Bruxo anos atrás. Os orcs se borrariam de medo. :lol:

Bom, além das lutas ficarem menos difíceis para a comitiva, também há a questão de que não há mais Pippin para jogar a pedra no poço de Moria. Assim, quem sabe a travessia ocorresse sem grandes incidentes. Gandalf não mais tombaria ao lutar conta o Balrog e a comitiva não choraria sua perda nas florestas de Lórien.

A presença de Gandalf influiria também no caminho a ser tomado pela Comitiva após a partida de Lórien. Originalmente, Aragorn foi incapaz de tomar uma decisão sobre o melhor caminho, sempre relegando para o último momento, bem como Frodo. Certamente eles discutiriam qual seria o melhor caminho. Não tenho dúvidas que Gandalf seguiria o plano original, e não tentaria mudar a rota do Portador do Anel para Minas Tirith. Provavelmente eles ainda seguiriam Anduin abaixo de barco, mas o deixariam e seguiriam para o Leste rumo a Mordor.

O tempo da decisão, no entanto influiria se a comitiva se encontraria ou não com os orcs de Saruman e Sauron. Se eles a adiassem até o último minuto, como no original, o encontro seria certo.

Neste novo cenário levanto as seguintes hipóteses:

1) Boromir não pretendia acompanhar o Portador até Mordor e sim retornar a Minas Tirith e de preferência com o Anel, uma vez que já se encontrava seduzido. Então, vendo que Frodo, aconselhado por Gandalf, partiria para Mordor, ele atrairia Frodo para longe dos companheiros e tentaria tomar o Anel.

2) Frodo, assustado com o ataque de Boromir e vendo o que o Anel poderia fazer em seus amigos, fugiria sorrateiramente, acompanhado por Sam e seguira seu caminho para Mordor tal qual no original.

3) A comitiva é atacada pelos orcs. Boromir não morre e vive em remorso. Não há redenção para ele, pois não há os Hobbits para proteger.

4) Após o ataque a comitiva percebe que Frodo partiu junto com Sam e, sem a necessidade de resgatar outros membros, resolvem segui-lo, à excessão de Boromir que volta a Minas Tirith em desgraça.

Com isso todos os eventos do segundo volume sofrem uma tremenda transformação.:think:
 
Creio que essa seria a primeira grande mudança que a ausência dos Hobbits acarretaria. Imaginem o que a presença de alguém como Glorfindel faria na Comitiva? O cara que afugentou o Rei Bruxo anos atrás. Os orcs se borrariam de medo. :lol:

E isso pode render outro bom tópico. :mrgreen:
Mas realmente, a presença de Glorfindel poderia mudar muita coisa. É porém difícil precisar o que a adição de um membro poderia fazer na Comitiva, ao invés da retirada de um.

Uma questão que penso a respeito, é: será que Aragorn continuaria sendo o líder da Comitiva após a queda de Gandalf, ou Glorfindel assumiria esse papel? :think:

Bom, além das lutas ficarem menos difíceis para a comitiva, também há a questão de que não há mais Pippin para jogar a pedra no poço de Moria. Assim, quem sabe a travessia ocorresse sem grandes incidentes. Gandalf não mais tombaria ao lutar conta o Balrog e a comitiva não choraria sua perda nas florestas de Lórien.

De alguma forma, eu imagino que ainda assim a Comitiva sofreria o ataque em Moria. Aquela montoeira de orc estaria à espreita em algum lugar, eu acredito.
E mesmo assim, a possibilidade de outro membro da comitiva cometer algum deslize no lugar de Pippin também pode ser cogitada.
 
Será que Aragorn iria mesmo para Mordor, como o Galahad disse? Pois creio que mesmo ali ele já sabia que teria um papel a cumprir nas batalhas de Gondor, como seu futuro rei. Gandalf também teria consciência desse papel. Talvez os dois, mesmo sem Merry e Pippin para resgatar, deixariam os hobbits prosseguirem sozinhos.

Se todos fossem para Mordor juntos muita coisa teria sido mudada: Théoden não teria saído de Medulsed e do domínio de Gríma. Talvez Boromir iria a Rohan pedir auxílio e convencer o rei Théoden (ou será que apenas alguém com o poder de Gandalf poderia fazê-lo?). Porém, mesmo assim Rohan cairia sem Gandalf para trazer o auxílio de Erkenbrand.

Gondor não teria o auxílio de Rohan e de Aragorn, e cairia também. Isengard não seria destruída. Enfim, muita coisa seria mudada.
 
Última edição:
Eu acredito que na verdade, Aragorn escolheria ir para Gondor, junto com Legolas e Gimli.
Gandalf, por sua vez, iria sozinho à Meduseld para liberar Théoden.

Talvez, depois disso, Gandalf enviasse uma mensagem para Aragorn em Gondor, lembrando-o a respeito das Sendas dos Mortos. Aragorn sabia que as Sendas eram muito importantes, e talvez fosse até lá para conseguir o auxílio dos Mortos.

Após isso, acredito que ele não iria tentar tomar os navios dos Corsários, pois provavelmente não teria observado no palantír de Orthanc a ameaça dos mesmos.
 
Será que Aragorn iria mesmo para Mordor, como o Galahad disse? Pois creio que mesmo ali ele já sabia que teria um papel a cumprir nas batalhas de Gondor, como seu futuro rei. Gandalf também teria consciência desse papel. Talvez os dois, mesmo sem Merry e Pippin para resgatar, deixariam os hobbits prosseguirem sozinhos.

Eu acredito que na verdade, Aragorn escolheria ir para Gondor, junto com Legolas e Gimli.
Acho pouco provável que Aragorn escolhesse ir para Gondor deixando Frodo ir sozinho, sem proteção se não houvesse uma grande urgência. Veja o que ele diz para os outros membros quando Frodo sai para meditar qual será seu destino:
- Seria desleal dizer adeus agora. Na verdade, seria uma traição, se todos nós o abandonássemos - disse Aragorn. - Mas se ele for para o Leste, então não é preciso que todos o acompanhem: nem eu acho que todos deveriam. Essa aventura é desesperada: tanto para oito, para três, como para uma única pessoa. Se me deixassem escolher, eu apontaria três companheiros: Sam, que não suportaria se fosse de outra forma, Gimli e eu. Boromir retornará a sua própria cidade, onde seu pai e seu povo precisam dele; com ele os outros deveriam ir, ou pelo menos Meriadoc e Peregrin, se Legolas não tiver intenções de nos abandonar.

Vê-se que Aragorn não tinha propósito de abandonar Frodo, embora ele desejasse, tanto como os outros, ir para Minas Tirith.
Legolas e Gimli são "maria-vai-com-as-outras". :lol:

Feanor disse:
Gandalf, por sua vez, iria sozinho à Meduseld para liberar Théoden. Talvez, depois disso, Gandalf enviasse uma mensagem para Aragorn em Gondor, lembrando-o a respeito das Sendas dos Mortos. Aragorn sabia que as Sendas eram muito importantes, e talvez fosse até lá para conseguir o auxílio dos Mortos. Após isso, acredito que ele não iria tentar tomar os navios dos Corsários, pois provavelmente não teria observado no palantír de Orthanc a ameaça dos mesmos.
Não creio que Gandalf partiria para Rohan. Ele não caiu e não recebeu a percepção aumentada que os poderes de Gandalf o Branco lhe conferiam. Sem falar que a dica das Sendas dos Mortos foi dada não por Gandalf, que foi só o mensageiro, mas sim por Galadriel. Se Gandalf não caiu, retornou e foi levado a Lórien, ele nunca teria recebido a mensagem, tampouco poderia transmiti-la.

Assim, por mais que o grupo fosse grande, fica meio difícil de desmembrá-lo sem que ocorresse um trauma de iguais proporções ao que ocorre na obra original (ainda mais se colocarmos outros integrandes da sociedade). Ou talvez Gandalf, apoiado na mesma idéia que Aragorn apontou acima, decidisse dividir o grupo, sendo que ele e Glorfindel seguiriam Frodo, enquanto os outros iriam com Boromir até Minas Tirith para fornecer toda ajuda possível.
 
Última edição:
Primeiro: o livro não seria tão engraçado, definitivamente. Gandalf não voltaria como "O Branco". Faramir ia rodar, Isengard continuaria dando trabalho para Rohan, Éowyn ia rodar, Frodo e Sam demorariam mais para chegar em Valfenda e escapar dos Espectros. Basicamente, tudo o que vcs já disseram.
 
Ou talvez Gandalf, apoiado na mesma idéia que Aragorn apontou acima, decidisse dividir o grupo, sendo que ele e Glorfindel seguiriam Frodo, enquanto os outros iriam com Boromir até Minas Tirith para fornecer toda ajuda possível.

Boromir estando vivo, ele iria para Minas Tirith, querendo Gandalf ou não. Mas não sei o que os outros teriam feito com Boromir após este ter tentado tomar o Anel de Frodo. Supondo que os deixasse ir para Minas Tirith, ele poderia ser mandado para Ithilien, e só com um batalhão de homens o servindo, ele iria tomar o Anel de Frodo (supondo que Gandalf e os outros tivessem ido para Rohan ou mesmo para Gondor) e o levaria para Minas Tirith, caso sobrevivesse o caminho até Minas Tirith, seu pai o mandaria para Osgiliath e não Faramir.
Faramir portanto não morreria, pelo menos ainda não.

Caso Gandalf fosse com Frodo, este não teria problemas maiores em Ithilien. Mas não estariam todos, pois alguém teria que ajudar Rohan (e sinceramente acho que este alguém seria Gandalf).

Barbárvore teria que ser despertado por outro, talvez Legolas e Gandalf; enquanto isso Aragorn prepararia caminho para a chegada de Gandalf em Rohan.

Mas não vejo como a Demanda teria dado tão certo se não fosse Pippin e Merry. A Única coisa boa a meu ver, é que talvez o Condado não teria sido dominado tão facilmente. Nem o fato de Gandalf não morrer é bom, pois ele ainda seria O Cinzento.
 
Possivelmente Gandalf não teria morrido com o Balrog de Moria se Pippin não tivesse feito tanto barulho

Acho que Moria eh o melhor exemplo...
Pipin fez todo aquele barulhão... primeiro jogando pedras na agua
e acordando aquele .. bixo lah.. hausuahs.. dps derrubou o corpo
no poço... praticamente chamando os orks..
se nao fosse por isso qm sabe teriam passados despercebidos
por lá.. sem maiores perdas...

e acredito que eles teriam escapado dos espectros no começo sim...
pq foi meio que culpa deles que frodo e sam cairam ribanceira
abaixo.. foram parar perto da estrada.. e quase foram pegos..
2 hobbits passam mais despercebidos que 4 hobbits...

:mrgreen:
 
Espera ai, dou graças a deus que Pipin derrubou o corpo sem a atenção dos orcks o Balrog não viria e Gandalf não se transformaria no Branco causando perdas bem maiores.
 
Bem apesar da TM estar mergulhada em desgraça sem os bons hobbitzinhos, o livro perderia metade da graça pois eles são de sua importancia na queda de Saruman, na destruição do Rei Bruxo e no nome de dois dos 12 filhos de Sam.
radagast.jpg
 
Bem apesar da TM estar mergulhada em desgraça sem os bons hobbitzinhos, o livro perderia metade da graça pois eles são de sua importancia na queda de Saruman, na destruição do Rei Bruxo e no nome de dois dos 12 filhos de Sam.
radagast.jpg

Eles foram importantes SIM!, foram as priemiras pedras da avalanche de Fangorn...sem eles, não acho que os Ents atacariam....sem Merry, O Rei Bruxo não seria morto, sem Pippin, Faramir morreria...
 
Os Ents provavelmente atacariam mas tarde de mais , pois demorariam para perceber o que havia ocorrido em suas florestas, mas só esse atraso já resultaria em muitos problemas, pois daria a Saruman tempo de se recuperar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo