1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se... Manwe tivesse se tornado o "Morgoth" no lugar de Melkor?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Húrin, 21 Dez 2007.

  1. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Acabei de responder a um tópico (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ) e levantei essa pergunta. O que vocês acham que seria da TM? :think:
     
    Última edição: 21 Dez 2007
  2. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Seria confuso...:think:

    Para Manwe se "revoltar", ele deveria cantar a música de Eru de um modo diferente do qual o Único propôs. Consequentemente Manwe desejaria criar, o que o tornaria perverso e autoritário como Melkor é na obra original.

    Se Manwe assume o papel de Morgoth no lugar de Melkor, então o inverso também ocorre, com Melkor sendo o líder dos Valar. Melkor seria sábio, justo e não se revoltaria contra Eru.

    Concluo que nada mudaria na história.
     
  3. Carol

    Carol Visitante

    Só a inversão dos papéis! =]

    Enfim, coisa estranha de pensar!
     
  4. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Eu concordo com a Karnillë. Creio que a única coisa que mudaria seriam os nomes.

    Melkor sempre foi muito poderoso, não sei se seus poderes se equiparavam com os de Manwë, mas caso os papéis fossem invertidos ele seria o Vala mais poderoso. O fod*stico! :lol:

    Manwë seria o malvadão e não vejo possibilidade de suas ações se diferenciarem de Melkor. Afinal, a mente do novo Manwë seria parecidíssima com a do velho Melkor.

    Seria trocar 6 por meia dúzia.:yep:
     
  5. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Não acho que seria tão simples assim. Imaginei algo do tipo, ser mais cruel sendo que ele seria o segundo em força depois de Melkor.
    Ele poderia ser movido por inveja por exemplo. A pergunta foi feita baseada na personalidade do vala. De certo que não sabemos muito sobre isso, não é mesmo? No Silma fala-se pouco sobre a personalidade dele, então poderiamos especular...:think:
     
  6. Carol

    Carol Visitante


    Eu não entendi direito, enfim.. é o sono! :dente:

    Você acha que Manwë seria mais cruel por ser mais poderoso que Melkor? :think:

    Ou será que é o contrário?

    Enfim, melhor eu ir dormir! :yep:
     
  7. Estranho

    Estranho Dancer



    :think:

    Discordo.

    Melkor era mais poderoso que Manwë. SUpondo que Melkor mantivesse sua grande vontade fazer as coisas, sua, digamos assim, impulsividade, muita coisa teria sido diferente.

    Creio que ele teria sido mais duro na punição de Manwë, o que com certeza só aumentaria a raiva dele. Supondo que ele fosse perdoado em algum momento(talvez por ser mais sábio, Melkor perceberia que isso não seria grande idéia).

    Chegamos então aquele momento que ocorre muito aqui no "E Se...":

    Daí pra frente, tudo é totalmente diferente das obras, então não vou continuar a especular
     
  8. Excluído002

    Excluído002 Excluído a Pedido

    Melkor era mais poderoso que Manwë, portanto, creio que Manwë seria facilmente reprimido. Manwë era mais sábio, o que está sujeito a mudanças no caso de uma mente corrompida.

    Tudo teria se concluido mais facilmente, orcs nao existiriam e assim em diante..
     
  9. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Não concordo que Manwë era mais sábio que Melkor. Pois só é possível concluir isso se tomarmos como base os atos malignos de Melkor e compará-los com a justiça inerente a Manwë. Uma vez que Melkor era mais poderoso que Manwë e que, segundo a proposta do tópico, não seria cruel e "revoltado", também é possível deduzir que seria sábio.
    Mas é difícil de prever o que Melkor faria se estivesse no lugar de Manwë.
     
  10. Carol Bloom

    Carol Bloom Usuário

    Dificil imaginar Manwe se revoltando desse jeito.. mas acredito q o caos seria menor... menos devastador.. menos tão cheio de odio... e inveja

    pq Morgoth teve a chance de se arrepender, qdo foi perdoado.. e achoq Manwe teria se arrependido
     
  11. Elfo doidão

    Elfo doidão Usuário

    Comcordo no fato do caos ser menos mas acho q ele num se arrependeria mas... nunca vamos saber!
     
  12. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Feliz Natal para Todos!:cerva::pula::lol:=]:pula::cerva:

    Estamos chegando a um ponto interessante... Seria interessante imaginar se Manwë seria mais destruidor. Se ele conseguiria disvirtuar outros valas como Ulmo e Aulë. Imaginem essa possibilidade:think:
    - Ele (Manwë) tinha uma devoção/afeto de muitos outros valas, e sendo assim, será que eles se uniriam a ele?:think:
    - Seriam capazes de guerrear entre sí e dividirem a TM em dois clãs distintos?:think:
    - Esquecendo algumas das velhas alianças, quais valas ficariam do lado de quem?:think:
     
    Última edição: 25 Dez 2007
  13. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Isso depende muito da intensidade da "revolta" de Manwë e do momento em que a mesma se dá. O mais provável é que ela ocorra durante a grande música de Eru, assim como foi a "revolta" de Melkor.
    Se Manwë se voltasse contra Eru desde o início, é mais provável que poucos Valar, e menos ainda os Ainur, simpatizassem com ele ou criassem algum afeto pelo mesmo, pois não pensariam da mesma forma.

    Creio que Manwë só conseguiria aliados Maias (como Melkor) pois a maioria dos Valar, e muito menos dos Ainur, provavelmente não estariam do lado dele desde o início, pois ele pensou de modo diferente ao de Eru.

    Essa é a pergunta mais difícil, pois é absolutamente especulativa, sendo que os eventos que ocorreriam se afastariam demasiadamente da obra original.
    Mas, conforme minha resposta à pergunta anterior, creio que apenas Maiar se aliariam à Manwë se ele lhes oferecesse algo interessante em troca.
     
  14. Estranho

    Estranho Dancer


    Acho que não funcionaria bem assim. A bondade era inerente à todos os Valar, creio eu, claro que de maneiras diferentes, de acordo com cada personalidade (talvez de certa forma, o fosse até a Melkor, mas isso é outro discussão). Se, de repente, temos um Manwë "maligno" e um Melkor "bondoso", esse se tornaria líder dos Valar, justamente por ser mais poderso, sábio, etc.

    Não haveria porque os outros Valar se aliarem a Manwë, pois a personalidade de Manwë que levou ao afeto e devoção dos Valar era a "boa", que na nossa hipótese, está com Melkor.

    Teríamos uma inversão de papéis, nesse ponto, com os Valar do lado de Melkor.


    Manwë era muito ligado ao elemento "ar", então creio que ele atrairia muitos Maiar ligados a esse elemento. Mas será que ele atrairia espíritos do Fogo, como os que se tornaram os Balrogs?
     
  15. poveron

    poveron Usuário

    A inversão de papéis só ocerreiria se Melkor tivesse algum motivo para não ser o Senhor do Escuro, caso contrário... Teriamos dois Vilões!?!
     
  16. Elfo doidão

    Elfo doidão Usuário

    Comcordo!
    Pior sera q os Balrogs se uniriam a ele?
    Sera q teria outras criaturas malignas?
     
  17. Estranho

    Estranho Dancer

    Mas a gente tá dizendo aqui é se Manwë fosse o Morgoth, ao invés do Melkor.



    Teriamos um equivalente "aéreo" dos Balrogs.

    Talvez um bicho que tivesse asas, com certeza...
     
  18. Karnillë

    Karnillë Geologista

    Talvez uma variação dos Dragões. :think: Penso também na possibilidade de águias malignas.

    Mas por que Maiar ligados ao elemento fogo não se uniriam à Manwë? Penso que tais Maiar seriam os mais ousados e com maiores probabilidades de se "revoltarem" (excluindo os do ar, que eram mais próximos de Manwë).
     
  19. Estranho

    Estranho Dancer

    Não, problema nenhum. Tipo, da mesma forma que Sauron(que era um Maia de Aulë, então mais ligado à terra) se aliou a Melkor, todos os outros poderiam se aliar a Manwë.

    O que eu quis dizer foi que Manwë muito provavelmente atrairia Maiar ligados ao ar, que eram os mais ligados a ele.

    Bem, não sei dizer se os balrogs eram os Maiar originalmente designados a Melkor, mas se eram, então creio que poucos deles "cairiam" para o lado negro.

    Uma versão deturpada das águias é quase certo. O que daria muito trabalho para Turgon manter Gondolin (claaaro, supondo que a história se mantivesse basicamente a mesma até aquele ponto).
     
  20. Victroo

    Victroo Ranger

    Seria o Caos...
    Concordo que não seria uma simples mudança de papeis, principalmente pelo fato, de como dito acima, Melkor ser o mais forte dos Valar seria bem diferente ele como sendo o "senhor do oeste" e do mesmo modo Manwe seria bem diferente no lugar do Melkor e acho que ele daria menos trabalho do que Melkor deu, isso pois melkor era forte e bem mais revoltado que Manwe e se esse se revoltasse não acho que faria tanta "merda" quanto o morgoth fez... E Acho que Manwe não conseguiria corromper tantos Maiar quanto morgoth corrompeu...
    Enfim, é bem estranho pensar no Manwe como sendo o cara q destroi tudo e causa o caos, mas é bem interessante...
     

Compartilhar