Algum tempo antes da guerra, tropas de Rhûn e Harad se concentrariam na região de Umbar. O objetivo era angariar um grande exército e entrar nos navios, para assim desembarcar no Enedwaith, onde não haveria grande resistência, já que não pertece a nenhum grande reino.
Então, no momento em que Mordor disputava Osgiliath com Gondor, 5,000 Haradrim e 2,500 soldados de Rhûn começaram a longa jornada até o sul de Eriador.
Depois de semanas de viagem, 7,250 guerreiros (250 morreram de doenças) desembarcaram nas vastidões do Enedwaith. Agora, precisavam marchar pelas planícies, contornando as Montanhas Brancas até chegar a Fenda de Rohan.
Enquanto Gandalf "exorcisava" Théoden, os soldados chegaram aos limites de Rohan, pilhando e matando. A resistência era pequena, pois os sobreviventes da Batalha dos Vaus do Isen estavam espalhados pelo reino.
Terceira Batalha dos Vaus do Isen:
Rohan: 200-300 rohirrim.
Isengard, Harad e Rhûn: 500 Uruk-hai e 2,500 homens.
Saruman repetia "Resistir é inútil" em sua torre enquanto seus Uruk-hai, aliados com os orientais, massacravam a fútil força dos rohirrim. Os poucos sobreviventes fugiram para Edoras, alertando o rei.
Os rohirrim decidiram ficar em Edoras, pois o Hornburg jazia repleto de bandeiras de Harad. Theoden mandou mensageiros para reforços, sabendo que em menos de 2 semanas os homens e uruks já estariam lá.
Ao mesmo tempo, pediu a Aragorn para viajar até Gondor, na esperança de reforços que podiam ajudá-los. Enquanto isso, todas as mulheres e crianças foram evacuadas para Dunharrow.
O Cerco de Edoras
Rohan: 1,500 rohirrim; Possível reforço de Gondor.
Isengard: 7,000 uruk-hai, terrapardenses e orcs.
Harad e Rhûn: 6,000 homens.
De manhã, 3,000 uruks com escadas avançaram em direção as muralhas, enquanto os orientais atacaram o portão. Atrás, catapultas e balistas atiravam sem parar, protegidas pelos orcs e terrapardenses de reserva.
Os rohirrim lutaram bravamente, com Gimli e Legolas matando dezenas de inimigos. No final do dia, os inimigos retrocederam sem grandes avanços, enquanto Gamling jazia morto em frente ao portão.
Rohan: 1,000 rohirrim.
Isengard: 4,000 uruk-hai, terrapardenses e orcs.
Harad e Rhûn: 4,500 homens.
Mais um dia de feroz luta. Porém, os rohirrim estavam exaustos e Gondor não chegou. Uma caótica retirada a Dunharrow foi posta em ação. Assim, os rohirrim começaram dura cavalgada até a cidade, deixando os inimigos para trás.
Dunharrow era um lugar mais defensável do que Edoras. Os soldados, Gimli, Legolas e Gandalf ergueram barricadas, esperando pelo ataque. Enquanto isso, refugiados de diversos vilarejos chegavam ao local.
Porém, o ataque nunca veio. Sem saber da fuga dos rohirrim, 3,000 gondorianos, liderados por Aragorn, marcharam pelas planícies até encontrar o acampamento inimigo.
O Raide de Aragorn
Gondor: 3,000 soldados.
Isengard, Harad e Rhûn: 7,000 uruks, orcs e homens.
O inimigo fora pego de surpresa. À noite, os gondorianos atacaram de surpresa, espalhando caos entre as barracas. Os inimigos, apavorados, fugiram. As baixas entre os uruks e orientais foram relativamente baixas. Porém, teve um efeito desmoralizador enorme.
Gondor: 2,800 soldados.
Isengard, Harad e Rhûn: 6,000 uruks, orcs e homens.
Seguindo trilhas, Aragorn decobriu que os rohirrim estavam em Dunharrow. Depois de deixar uma pequena guarnição em Aldburg, ele partiu, com o intuito de reforçar as defesas do refúgio.
O Grande Ataque a Dunharrow
Gondor: 2,500.
Rohan: 2,000.
-----------------------------
Isengard: 6,000.
Harad e Rhûn: 5,000.
Em uma certa tarde, os orientais e uruks, ansiosos por destruição, começaram a longa subida até Dunharrow. Do alto, rohirrim e gondorianos atiram rajadas de flechas, matando muitos.
Os poucos inimigos que chegaram ao topo se depararam com barricadas de 2m de altura, sendo rapidamente despachados por Legolas e Gimli.
O dia terminou, e nenhum Homem do Oeste caíra. Em oposto, as rampas de Dunharrow enchiam-se de corpos de uruks e orientais.
Gondor: 2,500.
Rohan: 2,000.
-----------------------------
Isengard: 4,500.
Harad e Rhûn: 3,500.
No segundo dia, os inimigos aprenderam com os erros e passaram a adotar estratégias, como a parede de escudos.
Porém, a fúria dos humanos era tamanha que, mesmo quando os inimigos entraram aos montes no refúgio, eles revidavam com lanças e espadas. Varios gondorianos e rohirrim caíram, mas eles não se abalaram. O dia estava ganho para os homens do Oeste.
Gondor: 2,250.
Rohan: 1,500.
-----------------------------
Isengard: 1,200.
Harad e Rhûn: 750.
Os poucos sobreviventes inimigos bateram em retirada, sendo despachados por Éomer, que os encurralou com 1,500 cavaleiros recolhidos em Aldburg e região.
Porém, as brechas deixadas por Gondor em suas linhas fizeram Osgiliath cair mais rapidamente. O cerco a Minas Tirith começara, com 7,000 orientais a menos.