• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gollum nao tivesse pulado atráz do anel ?

nortonff

Usuário
O que vocês acham que teria acontecido com Gollum se ele nao tivesse se jogado atráz do anel ? Sera que ele voltaria a ser um hobbit normal como o Frodo imaginava ?
 
Acho [bem por achismo mesmo] que não, pois nem Frodo, que passou apenas um ano e pouco com contanto direto com O Anel conseguiu retomar a vida normal. Gollum, que passou 500 anos sob influência de tanto poder, não conseguiria nunca se estabelecer como hobbit normal, acho até mais provável que morresse assim que o poder d'O Anel acabasse...
 
Acho que eu já disse coisa parecida em outro post. Também acredito que Gollum não retornaria ao que era, ou mudaria para um ser bom. Ele passou tempo demais com o Um e a mudança dele para um ser amargurado aconteceu. Acredito que o que o Um causa é irreversível. Uma prova disso é que os Nazgûl não voltaram a ser homens novamente, eles sumiram junto com Sauron.
 
Acho que não eu já estava muito deformado pelo anel...
O seu corpo e mente...
Como a Mariana Hoffmann disse Frodo nunca recuperou, mas nunca recuperou foi da ferida causada pelo espectro, causa pelo desejo da obtenção do anel...
Concluindo Gollum/Smeagle estava muito modificado em corpo e mente nada poderia inverter o seu processo de desagregação... a não ser que alguma força divina o ajudasse pelo que fez por Frodo (mas ele depois invejou o anel e estragou tudo lol)
 
"[...]E assim, no momento que erguia os olhos para se regorjizar com sua presa, deu um passo grande demais , trpeçou, vacilou por um momento na beirada, e então com um grito agudo caiu.[...]"
O Senhor dos Aneis o Retorno do Rei, pg 295.

Bem Gollun não pulou atras do Anel.

Ele vacilou nua dança louca com seu "Precioso" nas mãos e penso eu por algum feito dos Valar ("passo grande demais"), ele caiu.
 
Acho que nao mudaria muita coisa, provavelmente ele e Frodo poderiam ficar 'amigos' assim como ocorreu por um pequeno espaço de tempo nas Duas Torres. Frodo tentaria tornar Gollum um ser melhor e educado oque seria bem dificil, enfim essa é minha opnião :D
 
Gollum morreria. Na minha opinião, instantaneamente após a destruição do Anel; viraria pó. Ele já tinha vivido centenas de anos e a preservação com a longevidade que o Anel lhe proporcionou não ocorria num ciclo normal de sua espécie (um Hobbit vivia mais ou menos o tempo de um homem comum, atualmente). Bilbo envelheceu rapidamente após a destruição do Anel, coisa que não tinha acontecido (se não me engano Frodo vê mudança mínima ou nenhuma em Bilbo) quando Frodo foi para Valfenda, antes de a Sociedade ser constituída.

Há um texto interessantíssimo na Valinor (está no topo do meu top 10 de artigos prediletos), aqui, que trata basicamente de esmiuçar muitos questionamentos a respeito dos Anéis de Poder em geral. O artigo é um pouco comprido, mas vale muito a pena ser lido. Veja o trecho dele que trata dessa parte:


Nós sabemos que a continuada preservação de Bilbo e Gollum era um efeito continuado do Anel, e não alguma mudança que ele fez em seus corpos, porque aquele efeito terminou com o fim do Anel. O próprio Gollum predisse isso: “quando o Precioso se for vamos morrer, é sim, morrer na poeira ssuja” [SdA VI 3]; em outras palavras, com o fim do Anel ele se tornou um hobbit de 500 anos de idade, o que, claro, significa um hobbit morto. Gollum não era um mestre do conhecimento, claro; mas sua dedução parece razoável.

No evento da destruição do Anel nós não vimos isto acontecer porque o Anel e o corpo de Gollum foram destruídos simultaneamente nos fogos da Montanha da Perdição [SdA VI 3]. Mas nós vimos o efeito em Bilbo: em menos de um ano ele se tornou positivamente mais velho, parecendo e agindo como se tivesse de fato 129 anos [SdA VI 6]. O efeito pode ter sido instantâneo ou, mais provavelmente, quando o Anel foi destruído Bilbo rapidamente começou a envelhecer até onde deveria ter envelhecido se nunca tivesse o Anel. Seria fascinante saber se Bilbo em Valfenda ficou ciente do momento em que o Anel foi destruído.

Nós temos uma pista. Arwen chega a Minas Tirith no final de Junho, três meses após o Anel ter sido destruído. Portanto ela deve ter deixado Valfenda poucas semanas depois da destruição do Anel e mesmo naquele curto tempo Bilbo tornou-se visivelmente mais velho e enfraquecido. Quando Frodo perguntou a Arwen sobre a ausência de Bilbo na festa de casamento, ela respondeu, “Surpreende-se com isso, Portador do Anel? Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente ... agora está avançado em anos, de acordo com a sua espécie; e ... não deverá mais fazer qualquer viagem longa, exceto uma” [SdA VI 6]. A preservação de Bilbo foi “realizada por aquele poder” do Um Anel, e, portanto seu vigor “agora está morrendo” tão rapidamente que dentro de poucas semanas ele já estava fraco demais para viajar.
 
Não, parece que para Gollum não havia mais volta a partir do momento que tomou o Um, por um momento ele pareceu se libertar, mas isso retornou e a vontade do anel cresceu sob ele e ele o quis.

Se Gollum não tivesse se jogado atrás do Um, Frodo teria fujido e não jogado o Um, Sam não poderia fazer nada, e os Nazgûl o teriam tomado, Sauron dominaria e o pior iria acontecer.

Na verdade, Frodo (com ajuda de Sam) levou o Um até a montanha, mas quem completou a tarefa foi Gollum.
 
Creio que, ou ele em estado de fúria e desespero, não acreditando no acabara de acontecer (o Um ser destruído), tentaria matar Frodo e Sam de qualquer jeito, a qualquer cursto, por vingança ao seu precioso.
Ou ele poderia em desespero também, fugir, sair correndo para se proteger, não só por causa das larvas da montanha em erupção, mas devido saber que com o precioso destruído, não haveria nada o que fazer, nem tentar recuperar; tramando então uma possível vingança posterior, quando tivesse uma oportunidade.
 
Depois de muita discussão em um outro topico, tambem acho que Gollum morreria, pois ele vivera além da conta com o Anel em mãos e não tendo mais ele por um longo tempo, o peso dos anos cairia sobre ele e ele envelheceria rapidamente e logo morreria, isso se não virasse poeira.
 
Bom, acho que poderia acontecer duas reações diferentes pra duas ações diferentes.

Primeira ação: Se o Um fosse destruido.

Acho que o Gollum continuaria na forma ''ser malvado'', o poder que o Um possuia sobre ele acabaria, mas a maldade que tomou conta do coração continuaria dominando-o.
Ele vagaria pelas terras, faria armadilhas e praticaria as suas maldades com todo e qualquer viajante despreparado que cruzasse o seu caminho.
Ou então ele se esconderia em alguma caverna perto de um lago onde ele pudesse ''pescar'' a vontade e comer os seus peixes.

Segunda ação: Se o Um não fosse destruido

Ele tentaria de todas as formas roubar o Um novamente.
Como já foi dito, Sauron dominaria, e iria dar um jeito de ter como prisioneiros todos aqueles que tentaram destruir o Um e os que lutaram ao lado dos mesmos.
Mas voltando ao Gollum...
É provavel que ele faria de tudo pra ficar na sombra do Sauron, e como o desejo dele pelo Um é muito forte tramaria alguma coisa para tentar reaver o seu amado anel, provavelmente na primeira tentativa Sauron se irritaria com ele, torturaria ele, e depois de se ''divertir'' torturando o pobre coitado, iria mata-lo de uma forma lenta e dolorosa.

Bom, eu acho que é isso...
Pra cada ação uma reação diferente, mas no fim ele sempra acabará igual.
 
Hummm...quem sabe ele voltaria ao normal, mas espiritualmente, mas com resquícios como um soldado que foi para o Vietnã e ainda com isso tem traumas...fisicamente acredito que ele não mudaria.
 
acredito que gollum naum teria mais salvação.. ele passou muito tempo com o Um e ja estava completamente dominado por ele.. se naum morresse assim que o anel fosse destruido ele tbm naum voltaria a ser o hobbit que era antes de achar o Um!
 
Gollum nunca voltaria ao normal! Impossível... O Anel já tomara conta de sua mente e seu corpo. Com a destruição do Anel Gollum pereceria e morreria subitamente.

Como é dito em O Retorno do Rei:

- É verdade que desejo retornar ao Condado - disse Frodo. - Mas primeiro preciso ir a Valfenda. Pois se alguma coisa pois se alguma coisa está faltando em dias tão abençoados, essa coisa é justamente a presença de Bilbo; fiquei triste quando vi que entre todos os da casa de Elrond ele não viera.

- Supreende-se com isso, Portador do Anel? - disse Arwen. - Pois você conhece o poder da coisa que agora foi destruída, e sabe que tudo o que foi realizado por aquele poder agora está morrendo. Mas o seu parente a possuiu por mais tempo que você. Agora está avançado em anos, de acordo com sua espécie, e ele o aguarda, pois não deverá fazer mais qualquer viagem longa, exceto uma.

Portanto, a longevidade de Gollum fora mantida pelo Um e assim que este fosse destruído, Gollum simplesmente envelheceria rápida e mortalmente e, então, bye bye...
 
Um debate interessante no facebook me deixou com uma dúvida. Pesquisei e o tópico mais próximo que encontrei foi esse.

Se Gollum tivesse sobrevivido à destruição do Um Anel, ele também poderia ir para Valinor?
 
Bem, se o anel caísse no fogo sem cobrar o preço da vida de Gollum algumas coisas seriam diferentes.

Penso que se Gollum não tivesse caído por causa do anel isso significaria que, ao se encontrar no monte da perdição, ele se encontraria menos corrompido a ponto de cair no fogo.

E por causa disso o mais provável seria que ele não fosse para Aman e permanecesse nas terras mortais até que a morte o libertasse igual havia acontecido com os outros membros hobbits da comitiva do anel os quais ficaram nas terras mortais.

Além disso, antes de Frodo viajar para Aman ele libertaria Gollum da relação mestre-servo. E eu penso que mesmo depois de se curar Gollum continuaria longe dos elfos e repeliria qualquer idéia de ter que ir para Aman junto deles (Smeagol os achava cruéis).

E podia ocorrer de algum poder residual maligno permanecer na forma do mal que machucava Frodo então seria piedoso que Gandalf O Branco fizesse um pronunciamento final ou usasse um pouco de conhecimento ou magia para aliviar o sofrimento de Smeagol antes do mago embarcar para Aman.
 
Neoghoster Akira, seria interessante se isto ocorresse, também penso que ele não aceitaria ir para Aman mas de alguma forma teria sua angustia e desconfiança do mundo um pouco diminuída/aliviada por intercessão de Olórin, Galadriel , Elrond, etc aos Valar, ou por magia própria pois não é algo que exija tanto poder, os 3 unidos talvez já baste e tem o Círdan e Celeborn. Isto é, como você mesmo disse, se ele não morresse junto com a destruição do Um!
Bem, se o anel caísse no fogo sem cobrar o preço da vida de Gollum algumas coisas seriam diferentes.
 
De algum modo, Frodo fora merecedor de um lance de boa sorte que Gollum não fora.

Imagino que por causa disso, se Gollum tivesse iniciado a jornada de um jeito menos corrupto, poderíamos até manter a luta na beira do precipício porque ela então já seria uma luta desastrada, menos focada na maldade derradeira que propiciasse para que a boa sorte pudesse também poupar Gollum e deixar o anel rolar ao fogo enquanto os dois hobbits ficassem perplexos olhando a jóia cair lá embaixo. Na balança do destino Bilbo e Frodo haviam poupado Gollum enquanto Gollum não tinha nada para negociar habitando o ponto oposto do merecimento por ter atrelado a vida e jurado em nome do destino do "precioso". No que naquele momento ele se colocara além do alcance da boa sorte.
 
Gollum morreria. Na minha opinião, instantaneamente após a destruição do Anel; viraria pó. Ele já tinha vivido centenas de anos e a preservação com a longevidade que o Anel lhe proporcionou não ocorria num ciclo normal de sua espécie (um Hobbit vivia mais ou menos o tempo de um homem comum, atualmente). Bilbo envelheceu rapidamente após a destruição do Anel, coisa que não tinha acontecido (se não me engano Frodo vê mudança mínima ou nenhuma em Bilbo) quando Frodo foi para Valfenda, antes de a Sociedade ser constituída.

Há um texto interessantíssimo na Valinor (está no topo do meu top 10 de artigos prediletos), aqui, que trata basicamente de esmiuçar muitos questionamentos a respeito dos Anéis de Poder em geral. O artigo é um pouco comprido, mas vale muito a pena ser lido. Veja o trecho dele que trata dessa parte:

Achei interessante esta visão, e com ela surgiu uma pergunta: sabendo o tanto que Bilbo envelheceu após passar o Anel a Frodo, como Gollum continuou vivo após perder o Anel para Bilbo? Pensem bem, ele ainda viveu quase 80 anos sem o Anel!
 
Creio que o Um ainda exercia poder de longevidade sobre seus anteriores portadores mesmo que eles não estivessem mais com ele em mãos.

Vejam o Sauron. Mesmo sem o Um, ele tinha ainda acesso aos poderes (ao menos os "passivos", como manter Barad Dûr de pé, dentre outras coisas) que colocara no Um; então os "ex portadores" talvez ainda fossem influenciados por esse poder também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo