• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gandalf tivesse ficado com o Um?

Se eles não fizeram algo até aquele momento porque fariam naquela hora? Esse não é um argumento, é mais uma esperança do que você gostaria que acontecesse. E Tolkien não pensou a Terra Média assim: no fim aparecem os Valar e salvam o dia. Tem uma expressão latina legal pra isso, mas não lembro o nome. Talvez @Bruce Torres saiba qual é.

Muito embora as águias sejam um tipo de deus ex machina.

se Gandalf tomasse o Anel e o usasse p destruir Sauron e não conseguisse, talvez houvesse uma intervenção divina dos Valar ou até msm de Eru, que iria ou destruir o Anel e Sauron, ou dar uma força divina a Gandalf pra conseguir expulsar o mal da terra-média. Porém, o argumento do @Grimnir é sobretudo maior, por ter uma citação do próprio Tolkien de como seria.

Acho que não - e vou usar uma outra referência do Silmarillion.

"E, se algum dia no seu trato com os elfos e homens, os Ainur tentaram forçá-los, quando eles não queriam ser orientados, raramente o resultado foi bom, por melhor que fossem as intenções."
 
Muito embora as águias sejam um tipo de deus ex machina.
Verdade, mas sempre pra coisas "pequenas" (embora importantes num contexto geral). É, bem apontado. Mas eles vieram pela amizade, creio eu, não salvaram o dia, apenas Gandalf uma vez e os anões numa outra, mas nada muito definitivo. Mas, é deus ex machina de certa forma.
 
Bom, com respeito a intervenção divina, estava errado msm, mas ainda acredito no poder de Gandalf de poder usar o Anel.
E uma dúvida, com a morte de Sauron, o Anel não perderia seu poder? Assim Gandalf poderia destruir Sauron e destruir o Anel, não ?
Mas acredito q Tolkien foi gênio em tudo oq fez, e não erraria nisso, e se o jeito era mandar o Frodo, quem sou eu p questionar hahah
 
Bom, com respeito a intervenção divina, estava errado msm, mas ainda acredito no poder de Gandalf de poder usar o Anel.
E uma dúvida, com a morte de Sauron, o Anel não perderia seu poder? Assim Gandalf poderia destruir Sauron e destruir o Anel, não ?
Mas acredito q Tolkien foi gênio em tudo oq fez, e não erraria nisso, e se o jeito era mandar o Frodo, quem sou eu p questionar hahah

Eu posso estar falando uma besteira muito grande, mas eu tenho a impressão que o filme criou um elo entre Sauron e o Um Anel que eu não sei se era tão literal assim.

Por exemplo: É dito no filme que Sauron não pode recuperar sua forma física por não ter mais o Um Anel, mas na verdade existem algumas evidências textuais que indicam que Sauron possuía algum tipo de forma, mas que ele só sairia da Torre Negra em caso de extrema necessidade (parecido com Morgoth escondido em Angband). Outra questão relevante é que mesmo depois da destruição do Um Anel, Sauron ainda conseguiu um último esforço, ou seja, ele não foi instantaneamente destruído:

'The realm of Sauron is ended!' said Gandalf. 'The Ring-bearer has fulfilled his Quest.' And as the Captains gazed south to the Land of Mordor, it seemed to them that, black against the pall of cloud, there rose a huge shape of shadow, impenetrable, lightning-crowned, filling all the sky. Enormous it reared above the world, and stretched out towards them a vast threatening hand, terrible but impotent:
for even as it leaned over them, a great wind took it, and it was all blown away, and passed; and then a hush fell.

Será que essa grande sombra que surgiu depois da destruição do Um Anel foi só um último suspiro de Sauron? Ou será que era realmente uma ameaça real de modo que Sauron poderia continuar vivo mesmo após a destruição do Um Anel? O vento que varreu a sombra foi só um vento ou foi uma ajudinha de Manwë? Agora eu é que fiquei curioso...
 
Minha memória dos livros é desrespeitosamente ínfima :(

Sob minha perspectiva, o Um não provoca a corrupção, mas maximiza a corrupção (egoísmo, orgulho...) do seu portador. Daí vem a grande resistência dos Hobbits e a aparente imunidade do Tom. É viagem minha ou funciona assim mesmo?
 
Minha memória dos livros é desrespeitosamente ínfima :(

Sob minha perspectiva, o Um não provoca a corrupção, mas maximiza a corrupção (egoísmo, orgulho...) do seu portador. Daí vem a grande resistência dos Hobbits e a aparente imunidade do Tom. É viagem minha ou funciona assim mesmo?

Cara, essa é uma pergunta difícil e eu acho que existe uma resposta comumente usada, mas que é meio sobrevalorizada. É dito que os hobbits são mais resistentes e tal, mas nada é dito sobre o pq dessa resistência.

Em uma das cartas de Tolkien, algo bem interessante é dito:

It was part of the essential deceit of the Ring to fill minds with imaginations of supreme power.

Sam, por exemplo, durante seu breve papel como Portados do Anel, teve aquela tal visão do mundo coberto por um grande jardim.

Eu estou um pouco "poluído" pelos filmes, mas ficou me perguntando se aquela fixação de Frodo em dizer que o Um Anel é um fardo somente dele e que ninguém mais poderia leva-lo até a Montanha da Perdição, enfim, se essa fixação dele não seria justamente um tipo de paranoia. Poderia ser um "bug" do Um Anel? Sei lá, to viajando também. :lol:
 
Cara, essa é uma pergunta difícil e eu acho que existe uma resposta comumente usada, mas que é meio sobrevalorizada. É dito que os hobbits são mais resistentes e tal, mas nada é dito sobre o pq dessa resistência.

Em uma das cartas de Tolkien, algo bem interessante é dito:



Sam, por exemplo, durante seu breve papel como Portados do Anel, teve aquela tal visão do mundo coberto por um grande jardim.

Eu estou um pouco "poluído" pelos filmes, mas ficou me perguntando se aquela fixação de Frodo em dizer que o Um Anel é um fardo somente dele e que ninguém mais poderia leva-lo até a Montanha da Perdição, enfim, se essa fixação dele não seria justamente um tipo de paranoia. Poderia ser um "bug" do Um Anel? Sei lá, to viajando também. :lol:
Acho que precisaremos ler a opinião do supremo viajador: @Neoghoster Akira
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo