• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gandalf tivesse ficado com o Um?

COm certeza! Quantos guardões existiam? 30? No SdA são citados apenas essa turminha, que pareciam proscritos.....
 
Gandalf realmente ficaria muito forte, mas o anel só responde a seu mestre, somente um pode controlá-lo, Gandalf levaria o "farelo"!!!

Perfeita colocação! SImples, e muito objetivo. Era exatamente isso que ocorreria! Gandalf não resistira muito tempo, e seria dominado pelo Um.:cerva:
 
SImplificando tudo, é isso mesmo. Só creio que ele não ficaria com nenhum exército no norte. (pois não existia nenhum lá né?)

Tinha os dunedáin e o que sobrou dos drunedáin, com isso dava para fazer um pequeno exército. Então poderia escravizar os hobbits para trabalhar em suas construções e projetos. E então tentar criar um exército com seu poder, como Saruman.
 
Tinha os dunedáin e o que sobrou dos drunedáin, com isso dava para fazer um pequeno exército. Então poderia escravizar os hobbits para trabalhar em suas construções e projetos. E então tentar criar um exército com seu poder, como Saruman.

Ter um pingo de homens para seu exército e hobbits para trabalhar em projetos seus? Melhor pegar um punhado grande de homens do sul, e colocá-los alguns deles para trabalhar em projetos seus, se é que é necessário alguém para construir uma coisa pra ele. Ele tomava Orthanc, ou Meduseld, que seja. Muito mais fácil e proveitoso.
 
Última edição:
Ter um pingo de homens para seu exército e hobbits para trabalhar em projetos seus? Melhor pegar um punhado grande de homens do sul, e colocá-los alguns deles para trabalhar em projetos seus, se é que é necessário alguém para construir uma coisa pra ele. Ele tomava Orthanc, ou Meduseld, que seja. Muito mais fácil e proveitoso.

Exato, usar hobbits, em vez de homems fortes? USar trinta homens do norte,a o invés de legiões no sul..muito sábio, digno de Gandalf.
 
Ter um pingo de homens para seu exército e hobbits para trabalhar em projetos seus? Melhor pegar um punhado grande de homens do sul, e colocá-los alguns deles para trabalhar em projetos seus, se é que é necessário alguém para construir uma coisa pra ele. Ele tomava Orthanc, ou Meduseld, que seja. Muito mais fácil e proveitoso.


Muito sábia a teoria de voçês. Ir para o Sul, na direção dos servos de sauron, que o idrolatavam como um Deus, e tentar desvia-los de sua crença, além disso não haveria nenhum servo pessoal de Sauron lá, nenhum espião, nenhuma guarda, só homens burros e manipulaveis não é memso? Ou então invadir Orthanc, e lutar contra 10.000 Uruk-Hai.
 
Pois é hom,nes tinham em toda terra média era so procurar,mas gandalf montar um exército assim catando lá e cá ia ser demorado e trbalhoso...acho dificil.
 
Muito sábia a teoria de voçês. Ir para o Sul, na direção dos servos de sauron, que o idrolatavam como um Deus, e tentar desvia-los de sua crença, além disso não haveria nenhum servo pessoal de Sauron lá, nenhum espião, nenhuma guarda, só homens burros e manipulaveis não é memso? Ou então invadir Orthanc, e lutar contra 10.000 Uruk-Hai.

Primeiro interpretei como uma afirmação, e depois como uma ironia...qual foi a intenção?
 
O tópico tá meio (MUITO) antigo, mas queria dar minha opinião, acho que o Gandalf não sucumbiria ao poder do Um Anel, porque um objeto criado por Sauron não seria mais forte que ele mesmo, e como Gandalf é superior á Sauron, seria consequentemente, mais forte que o Anel e talvez o reforjasse com um poder pacifico, como os anéis dos elfos.

Posso estar errado, se tiver me corrijam pfvr ^^
 
O tópico tá meio (MUITO) antigo, mas queria dar minha opinião, acho que o Gandalf não sucumbiria ao poder do Um Anel, porque um objeto criado por Sauron não seria mais forte que ele mesmo, e como Gandalf é superior á Sauron, seria consequentemente, mais forte que o Anel e talvez o reforjasse com um poder pacifico, como os anéis dos elfos.

Posso estar errado, se tiver me corrijam pfvr ^^

@mellogondorian, seja bem vindo ao fórum.

No livro Cartas de Tolkien, na carta número 246 é dito que:

Of the others only Gandalf might be expected to master him – being an emissary of the Powers and a creature of the same order, an immortal spirit taking a visible physical form.

Então, teoricamente, Gandalf conseguiria dominar o Um Anel. Em seguida, Tolkien fala sobre o provável resultado de um conflito direto com Sauron, caso Gandalf usasse o Um Anel:

If Gandalf proved the victor, the result would have been for Sauron the same as the destruction of the Ring; for him it would have been destroyed, taken from him for ever. But the Ring and all its works would have endured. It would have been the master in the end.

Essa parte é meio estranha. O que será que Tolkien quis dizer exatamente com "it would be the master in the end"? Alguma sugestão @Deriel?

Por fim, a conclusão de como seria Gandalf como o Senhor do Um Anel. E seria pior que Sauron.

Gandalf as Ring-Lord would have been far worse than Sauron. He would have remained 'righteous', but self-righteous. He would have continued to rule and order things for 'good', and the benefit of his subjects according to his wisdom (which was and would have remained great).
 
Sim, mas se ele diz que Gandalf might be expected to master him (o Um Anel), então pq it would be the master in the end? É isso que achei estranho.

A não ser que exista aqui uma diferença entre ser capaz de usar os poderes do Um Anel e ser ou não corrompído por ele. De qualquer forma existe uma sutileza aqui: O Um Anel não teria corrompido Gandalf para o mal, mas o que aconteceria é que ele se tornaria um tipo de tirano que desejaria obrigar todos a fazem o bem - o que é uma contradição, pois o bem deve ser uma escolha e nunca uma imposição.
 
Me parece que a passagem diz que no princípio, Gandalf iria dominar o anel, mas aos poucos isso iria se inverter, até que o anel se tornaria o metre "in the end".
 
Sim, mas se ele diz que Gandalf might be expected to master him (o Um Anel), então pq it would be the master in the end? É isso que achei estranho.

A única coisa que achei estranha foi Tolkien ter usado "him" para se referir ao Anel. :dente:

A não ser que exista aqui uma diferença entre ser capaz de usar os poderes do Um Anel e ser ou não corrompído por ele. De qualquer forma existe uma sutileza aqui: O Um Anel não teria corrompido Gandalf para o mal, mas o que aconteceria é que ele se tornaria um tipo de tirano que desejaria obrigar todos a fazem o bem - o que é uma contradição, pois o bem deve ser uma escolha e nunca uma imposição.

É a minha interpretação também, que Gandalf começaria a usar o Anel para fazer o bem, mas acabaria corrompido por ele, pois sempre usaria do poder do anel para "consertar o mundo" - um tirano sábio que acredita do fundo do coração estar sempre fazendo o bem. XD

Tolkien mesmo escreveu, na margem do rascunho da carta: " Gandalf would have made good detestable and seem evil."

Galadriel já tinha dito a Frodo, em Sociedade do Anel: "The evil that was devised long ago works on in many ways, whether Sauron himself stands or falls."
 
Gente perdão por não ter respondido, n tinha (tenho) muita prática com fóruns e acabei esquecendo de ir me atualizando aqui.

Mas ainda acho que Gandalf "domaria" o Anel, uso o mesmo argumento, acho que o poder em Gandalf muito maior do que o do Anel, que contém o de Sauron, e o Anel não tem como ter adquirido mais poder, e penso mais longe, se Gandalf tomasse o Anel e o usasse p destruir Sauron e não conseguisse, talvez houvesse uma intervenção divina dos Valar ou até msm de Eru, que iria ou destruir o Anel e Sauron, ou dar uma força divina a Gandalf pra conseguir expulsar o mal da terra-média. Porém, o argumento do @Grimnir é sobretudo maior, por ter uma citação do próprio Tolkien de como seria.

Mas ainda acho que Tolkien se contradiz e deixa como impossível um futuro com estas alternativas, sendo ele bom ou ruim :)
 
penso mais longe, se Gandalf tomasse o Anel e o usasse p destruir Sauron e não conseguisse, talvez houvesse uma intervenção divina dos Valar ou até msm de Eru, que iria ou destruir o Anel e Sauron, ou dar uma força divina a Gandalf pra conseguir expulsar o mal da terra-média.
Se eles não fizeram algo até aquele momento porque fariam naquela hora? Esse não é um argumento, é mais uma esperança do que você gostaria que acontecesse. E Tolkien não pensou a Terra Média assim: no fim aparecem os Valar e salvam o dia. Tem uma expressão latina legal pra isso, mas não lembro o nome. Talvez @Bruce Torres saiba qual é.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo