• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Gandalf tivesse aceito o anel quando frodo o ofereceu?

Guilherme3D

Usuário
E se Gandalf tivesse aceito o anel quando frodo o ofereceu?

O que seria se O cinzento não tivesse medo de pegar o anel quando Frodo disse: se ele é tão perigoso leve-o você mesmo?

Será que Gandalf iria tentar controlar o anel e o inimigo o conseguiria?

Será que Gandalf concluiria a missão mais rápido?
 
Acredito que ele teria virado o Saruman...
Seria dominado pelo um, a tentação seria imensa....
 
É dito nos livros, que se alguém toma posse do anel, ele que foi forjado só de maldade, por sauron, nas orodruin, este se corromperia, e etc...
No caso, por ser de mais poder, Gandalf o usaria como arma para derrotar facilmente Mordor, e então teríamos outro senhor do escuro, tão tenebroso ou pior.
 
A questão é muito interessante e eu pensei muito nela. A resposta encontrei nas Cartas, do Mestre Tolkien. De forma bem resumida: pelo fato de o Um Anel ter sido criado por Sauron, que era um Maiar, ele continha em si boa parte do Poder e da Vontade de Sauron e, portanto, só poderia ser totalmente controlado por algum dos Ainur: nem mesmo Aragorn poderia controlar o Um Anel totalmente. Os únicos Ainur da Terra-média na época eram os Cinco Istari, ou Magos: Maiar enviados pelos Senhores do Oeste. Deste Cinco se conhece o nome de três: Radagast, Saruman e Gandalf. Saruman era o mais poderoso, até que Gandalf voltou da morte, enviado de volta pelo próprio Eru. Na ocasião, quando encontrou Aragorn, Legolas e Gimli na Floresta de Fangorn, ele disse que ninguém mais na Terra-média era tão poderoso quanto ele, exceto o próprio Senhor do Escuro. Então, excetuando Sauron, na ocasião ele era o único que poderia com certa tranquilidade tomar o Um Anel e dominá-lo. Mas... O Um Anel era totalmente mal e, uma vez dominado, transformaria seu Portador numa pessoa má. Gandalf, irremediavelmente, teria se transformado num ser mal, com desejos de dominação. E Tolkien vai além: Gandalf não só teria enfrentado e destronado Sauron, como teria se tornado um Senhor do Escuro mais poderoso e terrível do que o próprio Sauron. Uma das justificações de Tolkien para isso é que enquanto Sauron deixava bem claro que ele era uma coisa e o Bem era outra, Gandalf inverteria toda a situação: faria o mal parecer o Bem e vice-versa.

Depois caso tenham interesse eu irei procurar o trecho em questão e posto aqui. Não lembro em qual carta está escrito isso, agora. Depois vejo isso, também.


[]'s!
 
Acho que todos que usaram o Um Anel seria escravos dele, com excessão do próprio Sauron, é claro.
 
Acho q casamento entre magos e hobbits não dariam certo.. >.<
Desculpem-me, eu precisava dizer isso ...hehe

Como o "Sauron!" (esse q ta acima da etienne) disse, acho q Gandalf se tornaria um Senhor do Escuro ate mais poderoso q Sauron (o da historia) ou pior, se eh q da pra ficar pior.. Ora, Gandalf nao so nao quis pegar o um anel. Ele Temia pega-lo. Confesso q quando vi o filme pela primeira vez, chamei Gandalf de idiota! :'( Mas meu pensamento era tao logico.. >Gandalf, se o problema eh "pegar", pede pro Frodo colocar o um anel dentro de uma sacola tua (vc tem tanta tralha naquela carro'ca :D) e vai vc mesmo destrui-lo!< Como se fosse simples assim, neh?!
Mas eh isso ai, Gandalf foi mais q sensato ao evitar o um anel.
 
Acho que a questão crucial em um hipotético "Sim, aceito o Um Anel!" foi apontada pelo Sauron!: o Um Anel faria com que Gandalf agisse de modo a inverter a noção dos valores.

E aí entra uma das coisas que constitui a nobreza de Gandalf: ele sabia do seu poder, tinha noção de que seu grande conhecimento sendo governado pelo Um Anel seria catastrófico demais. Um grande sábio costuma saber a hora de recuar, costuma admitir suas limitações. E ele sabia que, por mais que não quisesse, vacilaria.
 
Última edição por um moderador:
Acho que como foi mencionado ele ou acabaria caindo nas mãos de Sauron ou se tornaria um senhor do escuro...a princípio todos os povos livres lutariam a seu lado contra o mal de Sauron e depois ele iria acabar sucumbindo ao anel...
 
Quando Frodo oferece o Um Anel para Gandalf, este disse :_"Não gritou Gandalf,levantando-se de repente. _ Com esse poder eu teria um poder grande e terrível demais. E comigo o anel ganharia uma força ainda maior e mais fatal. _ Seus olhos brilharam e seu rosto se acendeu como se estivesse iluminado por dentro. _ Não me tente ! Pois eu não quero ficar como o Senhor do Escuro." Logo Gandalf destronaria Sauron e todas as raças da Terra Média estaria fadada a escravidão. É sabido que Gandalf posuia o Anel, Narya, o Vermelho, isso mais uma vez prova a sua sabedoria, este sim ele podeia controlar e moldar segundo propósitos bons.
 
Última edição:
Existe outra questão. Gandalf ainda não era o ser mais poderoso da Terra Média, tirando Sauron, quando lhe foi oferecido o Um. Seu poder era grande, mas Saruman ainda o subjulgará naquela época.

Se o Cinzento tivesse pego o Anel talvez tivesse um grande poder, e assim poderia derrotar Saruman, mas Sauron é outra história. O poder de Sauron ainda era grande, e como permanecia existindo sua influência poderia tentar Gandalf em sua forma ainda mais frágil do que quando retornou O Branco. Dessa forma poderia ter instigado a guerra para o Istari mais cedo, e este talvez aceita-se o que seria sua ruína, pois apesar do Um lhe conceder poder, ele ainda não poderia lutar contra Sauron.

Gandalf talvez pudesse planejar destrui-lo, mas acabaria sendo tomado pelo poder antes de alcançar a Montanha da Perdição. A alternativa seria guerra, e fortalecido pelo anel, Sauron saberia e o ataque seria mais rápido do que foi, e mais destrutivo também.

Não tenho certeza sobre os Nazgul, eram servos do Anel e ao mesmo tempo de Sauron. É possível que um ser suficientemente poderoso pudesse dobrar eles à sua vontade mas a influência de Sauron era poderosa e Gandalf ainda era o Cinzento seu poder e seu limite de força eram bem menores, seria mais facilmente corrompido e derrotado.
 
Resumino o que o pessoal disse: Ele iria fazer merda, e o anel poderia acabar nas mãos de Sauron de novo!
 
Na epoca em que lhe foi oferecido o Um Anel ele ainda não era tão poderoso quanto Saruman, o que aconteceria é que Saruman o derrotaria e então tomaria o anel para si. A partir disso duas coisas poderiam acontecer:

1º: Saruman usaria o anel para derrotar Sauron e se tornar o novo senhor do escuro.
Ou então.
2º: Saruman devolveria o anel para Sauron, fazendo que com que ele reconquistasse todo seu poder novamente, trazendo o caos e destruição de uma vez por todas a terra-média.
 
Acho que se isso tivesse mesmo acontecido, Gandalf iria entrar em uma batalha consigo mesmo... Não acho que no exato momento que ele toca o anel seria corrompido. Não. Acho que ele teria alguns momentos em que ele ficasse tentado a colocar o anel, mas resistindo, sempre. Não defendo a hipótese de que Gandalf é um ser imune ao poder do anel, não é isso. Mas não acho que é como a maioria aqui acha, acho que ele iria ainda lutar ao lado de Rohan e Gondor, podendo, no fim, ceder ao poder do Um. Resumindo, ele ia ficar do mal aos poucos, não de cara.
 
Bom pessoal é dificel prever o que poderia acontecer, mas minha linha de pensamento é a seguinte:

Sauron sem o um anel, não passava de um espectro, que através de sua influencia para o mal, conseguiu levantar os exercitos
de orcs, atavés do coração dos que eram facilmente dominados pelo seu poder. Porem, isso era a unica coisa que ele podia fazer sem o "precioso". Assim se Gandalf aceita-se o anel, não existiria a minima possibilidade de que Sarumon o tomasse dele, uma vez que ele estaria diante de um poder imenso. Como o próprio Gandalf diz, ele tentaria usa-lo para o bem, mas diante do poder do anel ele acabaria se corrompendo, e o anel passaria a controlá-lo, pois como foi citado varias vezes, as criaturas mais resistentes ao poder do anel foram os Hobbits.

Acredito que Gandalf se tornaria o novo senhor do escuro das Terras Médias....
 
Não tenho certeza sobre os Nazgul, eram servos do Anel e ao mesmo tempo de Sauron. É possível que um ser suficientemente poderoso pudesse dobrar eles à sua vontade mas a influência de Sauron era poderosa e Gandalf ainda era o Cinzento seu poder e seu limite de força eram bem menores, seria mais facilmente corrompido e derrotado.

Você está correto. Na Cartas o próprio Tolkien afirma que, na Montanha da Perdição, se não houvesse acontecido o incidente que destruiu o Um Anel, os Nazgûl chegariam e simples não atacariam Frodo, pelo fato de, naqueles breves momentos, ele ser o Senhor do Anel e, portanto, o Senhor deles. No entanto, este efeito seria parcial, pois Sauron era o verdadeiro Senhor, tanto do Um Anel quanto deles; além disso, o Senhor do Escuro detinha os Anéis que lhes pertenciam e, com isto, controlava a vontade deles. Numa palavra: eles ficariam divididos em sua lealdade, mas ainda assim permaneceriam, no final das contas, ao lado de Sauron, que era o mais poderoso. Então, só teria acontecido duas coisas: ou teriam iludido Frodo, parabenizando-o por ser o novo Senhor de Mordor e tentado conduzi-lo à Torre Negra para ser pego por Sauron ou manteriam ele ali até que o próprio Sauron viesse para pegá-lo. Em todo o caso, Frodo não teria forças, mesmo com o Um Anel, de enfrentar Sauron e seria facilmente destruído: o Um Anel voltaria para Sauron, Gandalf e seu Exército seriam destroçados e a Terra-média cairia em completa Escuridão, até sabe lá Eru quando...


[]'s!
 
Como a maioria já disse, o Um Anel corromperia Gandalf.

Mas quando os Nazgûl Apareceram n'O Condado, o Um já havia sido ofertado a Gandalf(acho, não achei o primeiro livro para consulta), então acho que os servos do Senhor do Escuro seriam enganados nesse ponto por Gandalf, portanto acho que Sauron estaria um pouco mais ciente de seu oponente. Sendo assim os Nazgûl ficariam mais fortes e provavelmente já matariam Gandalf e levariam o Um de volta para Sauron
 
Ele seria o mais foda da história, viraria "Gandalf o Negro" AUSHAUHSAUHSAAUHSUAH' e dominaria o mundo (vejo as coisa pelo lado simples, podem me chamar de retardada).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo