• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Frodo pedisse para Bombadil destruir o Um?

Tom Bobadil o eterno mistério! hehehehe
Acho que Tom não aceitaria o anel, como disse o capitão Nemo ele não estava nem ai, e não se meteria nos assuntos dos outros, nem se pedissem!
Para mim Tom surgiu junto com Arda e está lá deste sempre acompanhando seus acontecimentos. Sem nunca se manifestar. Talvez ele tenha surgido com a música dos Ainur.
Mas como eu já disse: Tom é um grande mistério.

Sérë! e Saudações! :cerva:
 
Sim... masi o fato não é Tom Bombadil em sí, e sim se ele poderia ou não destruir o um anel.

Como eu já falei lá atras, como ele é indiferente ao mundo, ele poderia ou não facilmente aceitar fazê-lo. O que eu queria saber é se ele aceitasse, haveria poder para destruí-lo.

Mesmo com essa imensa página de discussão, ainda tenho essa dúvida...
Sem saber se Tom é Maia, Vala, Eru, Tolkien, sei lá... é complicado saber se ele poderia ou não destruir o Um. :tsc:
 
Alucard disse:
Sim... masi o fato não é Tom Bombadil em sí, e sim se ele poderia ou não destruir o um anel.

Como eu já falei lá atras, como ele é indiferente ao mundo, ele poderia ou não facilmente aceitar fazê-lo. O que eu queria saber é se ele aceitasse, haveria poder para destruí-lo.

Mesmo com essa imensa página de discussão, ainda tenho essa dúvida...
Sem saber se Tom é Maia, Vala, Eru, Tolkien, sei lá... é complicado saber se ele poderia ou não destruir o Um. :tsc:
É...realmnete...a pergunta não foi respondida...e acredito que infelizmente não será com plena certeza...já que tudo varia de acordo com a interpretação...você pode dizer que não....o Um não tem poder sobre ele e vice-versa então...não poderia fazer nada...por outro lado...ele "combateu" criaturas tumulares...e meio que "representa" a força de Arda(principalmente a natural)...tendo assim poder para combater o "mal"...podendo pelo menos "afetar" o Anel...se não dispor de meios para destruí-lo... :mrgreen:
 
Elrohir disse:
e meio que "representa" a força de Arda(principalmente a natural)
Hum... :think:

Se ele representa a "força" de arda, ele poderia representar o fogo da Montanha da Perdição também né? :g:
Desse modo, ele poderia destruir o Um! : :dente:
 
Alucard disse:
Hum... :think:

Se ele representa a "força" de arda, ele poderia representar o fogo da Montanha da Perdição também né? :g:
Desse modo, ele poderia destruir o Um! : :dente:
Não foi exatamente nisso que eu pensei...mas está aí uma prova...na sua interpretação...pode estar muito bem correto...que Bombadil pudesse destruir o Anel...àfinal...fogo...faz parte "das forças naturais"...mas como disse àbaixo...pode-se dizer que ele não tinha poder sobre o anel...e o mesmo do anel sobre ele...por isso que se torna tão dificíl chegar à uma "verdade absoluta"...vai de cada um.... :mrgreen:
 
Acredito que Tom tinha um conhecimento que vinha da propria Terra, talvez devido ao tempo que passou lá ele mesmo diz que não era dono do tempo ou dono de qualquer coisa ele era apenas o "senhor" tipo administrador, então pode ser que fora dos limites que ele fez para si mesmo ele não fosse tão poderoso assim e que talvez também sucumbisse ao Um não podendo levá-lo até a montanha e como a montanha não fazia parte do seus limites ele não poderia representar o fogo da montanha e destruir o Anel.
 
*laninha* disse:
Acredito que Tom tinha um conhecimento que vinha da propria Terra...
Ter um conhecimento que todos nem imaginassem sobre Arda não influenciaria positivamente as chances de Tom poder destruir o Um Anel?

*laninha* disse:
devido ao tempo que passou lá ele mesmo diz que não era dono do tempo ou dono de qualquer coisa ele era apenas o "senhor" tipo administrador
Quem administra todas as coisas de um local tem o direito de organizar do modo como ache que tudo deveria se encaminhar.
No caso do Bombadil é interessante porque ele diz que não se intromete nos assuntos do homens, mas mesmo assim, ele pode de algum modo fazer algo para Arda de forma que nenhum saiba. Afinal, por que el eajudou os hobbits, então? ;-)

*laninha* disse:
pode ser que fora dos limites que ele fez para si mesmo ele não fosse tão poderoso assim e que talvez também sucumbisse ao Um não podendo levá-lo até a montanha e como a montanha não fazia parte do seus limites ele não poderia representar o fogo da montanha e destruir o Anel.
Bem, aí eu já não concordo muito. Não creio que o poder de Tom residisse apenas em um local(o seu lar, no caso). Se ele pode ser grande entre muitos reis, e mais poderoso que a força do Um, não faz muito sendido dizer isso, ao meu ver... :think:

Concluindo, não consigo saber se Tom Bombadil poderia destruir ou não, de modo fácil ou não. Mas acredito que ele é bem mais forte que Sauron, e que muita coisa ele fez contra o Senhor do Escuro sem que ninguém tenha tido conhecimento do mesmo(talvez até mesmo o ataque dos Ents contra Isengard tenha tido uma leve influência "bombadiliana" :lol: ). Então, Tom é muito forte, só não sei o que aconteceria se ele destruisse o Um, caso fosse forte o bastante para isso...

Abraços. =]
 
creio eu se pedissem para ele destruir o um ele não o faria pois para ele não importaria o que iria acontecer com arda, ele não dava importancia para o destino dos homens.
 
O mistério acerca de Tom é muito grande mais eu acredito que ele não pode ser mais forte que Sauron (não sei como explicar, afinal nem se sabem quem ele é). Mas parece que o territorio dele tem alguma coisa a ver com o seu poder uma vez que ele diz: "Para o Leste meu conhecimento falha. Tom não é o senhor dos Cavaleiros da Terra Negra que fica distante da sua região". Isso pode ser um indicio de que seu poder fora do seu lar é pequeno. Agora ajudar os hobbits pode ser o sinal de que ele tinha um bom coração, afinal ele meio que "tomava conta da floresta velha", só isso mostra que ele é um bom camarada!
 
O material de estudos e pesquisas acerca de Iarwain Ben-Adar é relativamente pequeno; mas não podemos deixar de usá-lo, juntamente com fatos que possam vir a explicar algo mais de sua origem. É claro aos leitores, no seu imaginário, que Iarwain não tinha seus poderes limitados a Floresta Velha. Este é um pensamento que toma forma em nossas mentes ao lermos passagens que mostram como ele lida com um Huorn e com uma Criatura Tumular, por exemplo. Sabemos bem que esses seres não restringem sua existência e sua origem a Floresta Velha.
As explicações de Fruta D'Ouro sobre quem é Tom Bombadil deixam um ar de mistério sobre a origem de Tom, porém, ao mesmo tempo deixa claro que ele possui grandes poderes e respeito. Vejam:

" - Linda senhora! - disse Frodo novamente, depois de um tempo.
Diga-me, se minha pergunta não parece tola, quem é Tom Bombadil?
- Ele é. - disse ela, cessando seus movimentos rápidos e sorrindo.
Frodo olhou para ela curioso. - Ele é, como já viram - disse ela em resposta ao olhar de Frodo. - Ele é o Senhor da Floresta, das águas e das colinas.
- Então toda essa região lhe pertence?
- Na verdade não! - respondeu ela, e o sorriso que tinha no rosto desapareceu. - Isso seria um fardo pesado demais. - acrescentou ela em voz baixa, como se falasse consigo mesma. - As ávores e o capim, e todos os seres que crescem ou vivem neste lugar só pertencem a si mesmas."


Temos claramente, na resposta de Fruta D'Ouro, algo que vai além do simples fato de ser Senhor de Terras, ou possuir determinada coisa. Fica claro a existência antigüíssima de Iarwain quando citam sua entrada em Arda antes do Primeiro Senhor do Escuro. Porém, como a Guerra do Anel fora retratada pela visão de um Hobbit, temos nos relatos, o que ele pode entender sobre Tom, mas não necessariamente o que Tom é.
Tanto há a possibilidade de Tom ser um ser de tamanha grandeza, talvez quase divina, como a visão de um simples Hobbit assim pode ter mal entendido. Fruta D'Ouro deixa claro que Tom não é "dono" dos seres e da Floresta, mas que é o Senhor das águas e das colinas também, isso implica em Grande Poder, e responsabilidade para com os demais seres. Infelizmente, além disso é difícil progredir nas deduções, diria que seriam vãs demasiadamente.

Abraços.
 
Última edição:
"E de fato, tanto sabia Tom, e tão habilidosas eram suas perguntas, que Frodo se viu contando a ele mais sobre Bilbo e suas próprias esperanças e temores do que jamais contara a alguém, até mesmo a Gandalf.
- Mostre-me o precioso Anel! - disse ele de repente, em meio à história: e Frodo, para a própria surpresa, puxou a corrente do bolso, e soltando dela o Anel, entregou-o imediatamente a Tom.

(...) Depois Tom colocou o Anel na ponta de seu dedo mínimo, levando-o para perto da luz da vela. Por um momento, os hobbits não perceberam nada de estranho a respeito disso. Então ficaram pasmos. Nenhum sinal de Tom desaparecer.

Tom riu de novo, e jogou o Anel para os ares - e ele sumiu num clarão. Frodo soltou um grito - e Tom se inclinou para frente, devolvendo o Anel com um sorriso.

(...)

Frodo se levantou e andou em silêncio, da lareira até a porta de entrada.
- Você aí! - gritou Tom, olhando em direção a ele com um olhar de quem enxerga perfeitamente - Ei! Venha Frodo! Aonde você está indo? O velho Tom Bombadil ainda não está tão cego assim. Tire seu Anel de ouro. Sua mão fica mais bonita sem ele. (...)"




Bom, nesses trechos podemos concluir que Tom consegue enxergar alguém com o Um (o que não é tão surpreendente, afinal ele, assim como os elfos que viveram nas Terras Imortais e ainur, deveria estar na seen e unseen); segundo, o anel não o influencia de nenhuma forma, ele não some e nem se sente atraído por ele; e por último, ele consegue fazer o anel sumir. Será que ele não conseguiria fazê-lo sumir para sempre, se desejasse? Eu acho que sim.

Outra coisa é que ele parece "hipnotizar" Frodo, que entrega o anel a ele sem pensar. Se isso for verdade, ele possuiria um poder de lábia muito maior que a do Saruman, e poderia ter ajudado muito com isso, se quisesse.
 
Se fosse tão simples para o Tom destruir o Um o Conselho Branco teria enviado uma "super missão diplomática" pra que ele fizese isso.

Dúvidas sobre o Tom são complicadas pq o que temos certeza foram as palavras do Tolkien sobre ele, o que, em suma, significam que não há nada a se saber.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo